Estudo de Romanos 15:17 – Comentado e Explicado

Tenho motivo de gloriar-me em Jesus Cristo, no que diz respeito ao serviço de Deus.
Romanos 15:17

Comentário de Albert Barnes

Eu tenho, portanto … – Eu tenho causa de glória. Tenho motivo de alegria por Deus ter me feito ministro dos gentios e por ter me dado tanto sucesso entre eles. O fundamento disso ele afirma em Romanos 15: 18-22 .

Glória – de “vanglória” ?a???s?? kauche, a palavra usualmente traduzida como “vanglória”); Tiago 4:16 ; Romanos 3:27 ; 2 Coríntios 7:14 ; 2 Coríntios 8:24 ; 2 Coríntios 9: 3-4 ; 2 Coríntios 10:15 ; 2 Coríntios 11:10 , 2 Coríntios 11:17 . Significa também “louvor, ação de graças” e “alegria”; 1 Coríntios 15:31 ; 2 Coríntios 1:12 ; 2 Coríntios 7: 4 ; 2 Coríntios 8:24 ; 1 Tessalonicenses 2:19 . Este é o seu significado aqui, que o apóstolo teve uma grande causa de “regozijo” ou “louvor” por ter sido tão altamente honrado na nomeação para este ofício e em seu sucesso nele.

Através de Jesus Cristo – Pela assistência de Jesus Cristo; atribuindo seu sucesso entre os gentios à ajuda que Jesus Cristo lhe prestara.

Nas coisas que pertencem a Deus – compare Hebreus 5: 1 . As coisas da religião; as coisas que Deus ordenou e que pertencem à sua honra e glória. Não eram coisas que pertenciam a “Paulo”, mas a “Deus”: não trabalhadas por Paulo, mas por Jesus Cristo; no entanto, ele poderia se alegrar por ter sido o meio de difundir até agora essas bênçãos. O sucesso de um ministro não é para louvores “próprios”, mas para a honra de Deus; não por sua habilidade ou poder, mas pela ajuda de Jesus Cristo; no entanto, ele pode se alegrar que “por meio dele” tais bênçãos sejam conferidas às pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

glória . Veja Romanos 3:27 .

aqueles = o.

que pertencem = pertencentes a. App-104.

Comentário de John Calvin

17. Eu o tenho, etc. Depois de, em geral, elogiar seu próprio chamado, para que os romanos soubessem que ele era um apóstolo verdadeiro e inquestionável de Cristo, ele agora acrescenta testemunhos, pelos quais provou que não apenas assumira sobre ele o ofício apostólico conferido a ele pela nomeação de Deus, mas que ele também a adornou eminentemente. Ele, ao mesmo tempo, registra a fidelidade que exibira no desempenho de seu cargo. É de fato com pouco propósito que somos designados, exceto que agimos de acordo com nosso chamado e cumprimos nosso cargo. Ele não fez essa declaração com o desejo de obter brilho, mas porque nada deveria ser omitido que pudesse obter favor e autoridade para sua doutrina entre os romanos. Em Deus, então, não em si mesmo, ele se gloriou; pois ele não tinha mais nada em vista, a não ser que todo o louvor fosse redundado para Deus.

E que ele fala apenas negativamente, é de fato uma evidência de sua modéstia, mas valeu também a merecer crédito pelo que ele estava anunciando, como se dissesse: “A verdade em si me oferece tanta razão para brilhar, que eu tenho não há necessidade de buscar elogios falsos, ou os de outros, estou contente com os que são verdadeiros. ” Pode ser também que ele pretendesse evitar os relatos desfavoráveis ??que ele sabia serem espalhados por toda parte pelos malévolos; portanto, mencionou de antemão que não falaria, mas de coisas conhecidas.

Comentário de Adam Clarke

Eu aqui, portanto, do qual eu posso me gloriar – Sendo enviado por Deus nesta tarefa mais honrosa e importante, tenho grande exultação, não apenas na honra que ele me conferiu, mas no grande sucesso com que ele coroou minha vida. ministério.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15:17 . Coisas que pertencem a Deus Temos a mesma frase, Hebreus 5: 1, onde significa as coisas que foram oferecidas a Deus no ministério do templo. São Paulo, por meio de alusão, fala dos gentios no versículo anterior, como uma oferta a ser feita a Deus; e então aqui ele lhes diz que ele tinha questão de se gloriar nesta oferta; isto é, que ele teve sucesso em converter os gentios e trazê-los para ser um sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus; um relato do qual ele os apresenta nos quatro versículos seguintes. Veja Locke e Raphelius.

Comentário de John Wesley

Por isso, tenho de que posso me gloriar através de Jesus Cristo naquelas coisas que pertencem a Deus.

Eu tenho o que me gloriar através de Jesus Cristo – toda a minha glória está nele e através dele.

Referências Cruzadas

Romanos 4:2 – Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

2 Coríntios 3:4 – Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo.

2 Coríntios 7:4 – Tenho grande confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho. Sinto-me bastante encorajado; minha alegria transborda em todas as tribulações.

2 Coríntios 11:16 – Faço questão de repetir: ninguém me considere insensato. Mas se vocês assim me consideram, recebam-me como receberiam um insensato, a fim de que eu me orgulhe um pouco.

2 Coríntios 12:1 – É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

Hebreus 5:1 – Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *