Estudo de Isaías 55:5 – Comentado e Explicado

conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua glória.
Isaías 55:5

Comentário de Albert Barnes

Eis que chamarás … – Este é evidentemente um endereço para o Messias, e é uma promessa de que os gentios devem ser chamados por ele para a comunhão do evangelho.

Que você não sabe – A frase ‘você não sabe’ significa uma nação que não tinha sido considerada como seu próprio povo.

E nações que não te conheciam – As nações pagãs que eram estranhas para ti.

Devem correr para ti – Indicando a pressa e a ansiedade que eles teriam para participar dos benefícios da verdadeira religião.

Por causa do Senhor teu Deus – Por respeito ao Deus que havia designado o Messias e que havia organizado a Igreja.

Pois ele te glorificou – João 16: 5 . Deus o glorificou ao designá-lo para ser o Messias; e ele o glorificaria nos futuros triunfos do evangelho, no dia do julgamento e nos eternos esplendores do céu.

Comentário de John Calvin

5. Eis que chamarás uma nação que não conheces. Isaías explica mais amplamente o que ele olhou anteriormente com uma única palavra; pois ele declara que Cristo será o “líder”, não de um único povo, mas de todos os povos. “Ligar” aqui indica posse; pois existe uma relação mútua entre as palavras “ligar” e “responder”. Cristo, portanto, “chama” no exercício da autoridade, como alguém que é investido com poder supremo; e ele “chama” os gentios, para que os leve a um estado de obediência e faça com que eles se submetam à sua palavra.

Ele diz que eles estarão prontos para obedecer, embora até agora fossem desconhecidos; não que o Filho de Deus, por quem eles foram criados, não os conhecesse, mas porque ele não lhes deu atenção (83) até que eles começaram a ser considerados pertencentes à Igreja. Deus havia chamado de maneira peculiar os judeus; os gentios pareciam ser excluídos como se não pertencessem a ele. Mas agora, dirigindo-se a Cristo, (84) ele promete que Cristo obrigará os gentios a obedecê-lo, embora antigamente eles se opusessem à sua autoridade. Ele expressa isso ainda mais claramente no que se segue imediatamente.

Uma nação que não te conheceu correrá para ti. Ao colocar o verbo ????? ( yarutzu ) será executado, no número plural, ele pretende explicar mais detalhadamente que a Igreja será coletada de vários povos, de modo que os que anteriormente foram dispersos sejam reunidos em um corpo; pois a palavra “correr” se refere à harmonia da fé. Quando ele agora diz que os gentios “não conheciam a Cristo”, ele emprega a expressão em um sentido diferente daquele em que ele disse, um pouco antes, que eles eram desconhecidos para Cristo; pois todos os pagãos e incrédulos são declarados, literalmente, em estado de ignorância, por serem destituídos da luz da doutrina celeste, sem a qual não podem ter o conhecimento de Deus. Embora por natureza o conhecimento de Deus esteja gravado no coração de todos os homens, ele seja tão confuso e sombrio, e enredado por muitos erros, que, se a luz da palavra não for acrescentada a ela, sabendo que eles não conhecem a Deus , mas vagueie miseravelmente na escuridão.

Aqui temos um testemunho notável de Deus quanto ao chamado dos gentios, para quem Cristo, assim como para os judeus, foi designado. Por isso, também aprendemos que Deus cuida de nós, se nos curvarmos à sua autoridade, e não apenas o cuidado que ele toma de todas as criaturas, mas o cuidado que o pai cuida de seus filhos.

No entanto, a palavra “correr” descreve mais plenamente a eficácia desse chamado, pois o objetivo é que obedeçamos a Deus, que nos colocaremos prontamente e alegremente diante dele como ensináveis ??e prontos para obedecer a qualquer expressão de sua vontade. vai; da mesma maneira, como Paulo mostra que a obediência é o fim de nosso chamado. ( Romanos 1: 5 ) Mas, como os gentios estavam a uma grande distância de Deus, era necessário que trabalhassem arduamente para superar todos os obstáculos, para que se aproximassem dele.

Por causa do Senhor teu Deus. Ele mostra qual é a fonte dessa prontidão e alegria. É porque os gentios saberão que eles têm a ver com Deus; pois, se contemplarmos Cristo meramente como homem, não seremos poderosamente afetados por sua doutrina, mas quando contemplamos Deus nele, um calor espantoso de afeição se acende em nossos corações. Agora, Cristo é aqui descrito como um ministro designado por Deus para realizar sua obra; pois ele assume o caráter de um servo junto com a nossa carne e, nesse aspecto, não há impropriedade em ser submetido ao Pai, como se ele pertencesse à categoria de outros homens.

No entanto, devemos guardar em lembrança o que vimos com freqüência sobre a união do Chefe e dos membros; pois o que agora é dito sobre Cristo se relaciona com todo o corpo e, portanto, a glorificação é comum a toda a Igreja. No entanto, Cristo sempre ocupa o posto mais alto; pois, sendo elevado ao alto, ele é exaltado acima do mundo inteiro, para que possa haver um concurso de todas as nações. Em uma palavra, ele mostra que os homens obedecem a Cristo e se submetem à sua doutrina, porque Deus o exaltou e determinou tornar sua preeminência conhecida por todos os homens; pois, caso contrário, a pregação do evangelho seria pouco útil se Deus não desse poder e eficácia à sua doutrina pelo Espírito.

Comentário de John Wesley

Eis que chamarás uma nação que não conheces, e nações que não te conheceram correrão para ti por causa do SENHOR teu Deus e pelo Santo de Israel; porque ele te glorificou.

Tu – Tu, ó Messias.

Chamada – Para o conhecimento de si mesmo.

Não sabia – Com esse conhecimento especial que implica aprovação.

Porque – Porque o Senhor, por muitos sinais, se manifestará como teu Deus, e você como seu filho e servo fiel.

Glorifica-te – Confirmando tua palavra com sinais e milagres ilustres, e particularmente por tua ressurreição e ascensão gloriosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *