Estudo de Isaías 43:21 – Comentado e Explicado

o povo, que formei para mim, contará meus feitos.
Isaías 43:21

Comentário de Albert Barnes

This people have I formed for myself – To preserve the remembrance of my name; to transmit the knowledge of the true God to future times, and to celebrate my praise (see the notes at Isaiah 43:1 ).

They shall show forth my praise – They shall celebrate my goodness; or, by their restoration to their own land, they shall show manifestly that they are my people.

Comentário de John Calvin

21. Este povo eu criei para mim. O Profeta significa que o Senhor necessariamente fará o que ele disse anteriormente, porque se refere à sua glória para preservar as pessoas que ele escolheu para si; e, portanto, essas palavras são destinadas ao consolo do povo. “Você acha que vou fazer minha glória cair no chão? Está ligado à sua salvação e, portanto, sua salvação será o objeto de meus cuidados. Em uma palavra, saiba que você será salvo, porque você não pode perecer, a menos que minha glória pereça da mesma forma. Portanto, vereis sobreviver, porque desejo que proclamam continuamente a minha glória.

Quando ele diz que criou o povo, aprendamos que procede da graça sobrenatural que somos o povo de Deus; pois devemos lembrar do princípio de que falamos anteriormente, que ele não fala agora da natureza comum dos homens, mas da regeneração espiritual, ou da adoção pela qual ele separa a Igreja do resto do mundo, e que com tudo o que lhe pertence. Portanto, ninguém atribua sua regeneração a si mesmo ou a quaisquer méritos humanos; mas reconheçamos que é inteiramente à mercê de Deus que devemos um favor tão grande.

Eles devem declarar meu louvor. Embora seja o desígnio do Profeta mostrar o que eu disse, que seu povo seja salvo porque diz respeito à glória de Deus, ainda assim aprendemos com ela que o fim de nossa eleição é que possamos mostrar o glória de Deus de todas as maneiras possíveis. ( Êxodo 14: 4. ) Os réprobos são, de fato, os instrumentos da glória de Deus, mas dizem que brilha em nós de uma maneira muito diferente; pois “ele nos escolheu”, diz Paulo, “para que sejamos santos e sem culpa diante dele através do amor, que nos predestinou para que ele nos adotasse para sermos seus filhos através de Jesus Cristo, em si mesmo, de acordo com o bom prazer de sua vontade, para o louvor da glória de sua graça, pela qual ele nos fez aceitos através do Amado. ” ( Efésios 1: 4. ) Tal é também a importância das palavras de Pedro quando ele diz que fomos trazidos das trevas para o maravilhoso reino de Deus, para que possamos declarar suas perfeições ( 1 Pedro 2: 9 😉 e também as palavras de Zacarias,

“Para que, sendo libertados da mão de nossos inimigos, possamos servi-lo sem medo, em santidade e retidão, todos os dias de nossa vida.” ( Lucas 1:74 .)

Este, então, é o fim de nosso chamado, para que, sendo consagrados a Deus, possamos louvá-lo e honrá-lo durante toda a nossa vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *