Estudo de Isaías 65:8 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: quando se encontra sumo num cacho de uvas, diz-se: Não o destruam, há aí uma bênção. Assim, por amor a meus servos, em lugar de destruir tudo,
Isaías 65:8

Comentário de Albert Barnes

Assim diz o Senhor: Este versículo é projetado para manter suas mentes em total desespero e assegurar-lhes que elas não devem ser totalmente destruídas. Veja a análise do capítulo.

Como o vinho novo – A palavra hebraica usada aqui ( ?????? ti^yrôsh ) significa apropriadamente “must” ou “vinho novo” (veja as notas em Isaías 24: 7 ). A Septuaginta o processa aqui, ho? ho rox um grão ou baga; significando provavelmente uma boa uva. Os caldeus afirmam: ‹Como Noé foi considerado puro na geração do dilúvio, e eu disse que não os destruiria, para que eu levantasse uma geração dele, assim farei por conta de meus servos, para que eu possa não destruir tudo. Jerome a processa, Granum – ‹A kernel ‘, ou baga.

É encontrado no cluster – Expositores diferiram na interpretação desta passagem. Parece que a verdadeira imagem é obtida na coleta de uvas quando grande parte delas foi danificada ou estragada – pela qualidade da videira ou por uma estação ruim, ou por ter sido colhida muito cedo ou por sofrer permanecer muito tempo em uma pilha. Nesse caso, o aparador de uvas estaria pronto para jogá-los fora. Mas na massa ele encontraria alguns que estavam maduros e bons. Enquanto ele jogava fora a massa, alguém diria que uma parte era boa e pedia que ele não a destruísse. O mesmo com os judeus. A massa estava corrompida e deveria ser cortada. Mas ainda assim uma porção deve ser deixada. Isso está de acordo com a doutrina que ocorre em todo lugar em Isaías e em outras partes das Escrituras, de que toda a nação judaica não deve ser cortada, mas que um remanescente deve ser preservado (veja as notas em Isaías 6:13 ; compare Isaías 1: 9 ; Isaías 7: 3 ; Isaías 10:21 ; Isaías 11: 11-16 ).

Para uma benção – Aquilo que é considerado uma benção; isso é vinho (compare Juízes 9:13 ).

Assim farei – A nação inteira não será cortada, mas um remanescente será mantido e salvo.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 65: 8-10 . Assim diz o Senhor, etc. – Assim, etc. como quando alguém acha uma boa uva no cacho e diz: Não a destrua; pois há uma bênção, etc. Lowth. Veja cap. Isaías 10: 22-23, onde é feita uma promessa semelhante a essa. A proposição da graça divina, respeitando os fiéis, está contida no oitavo versículo e é explicada mais detalhadamente no nono e décimo. No cap. 17: temos um símile quase do mesmo tipo e igualmente elegante com o de Isaías 65: 8 . O significado é que, se em um cacho de uvas ruins for encontrada uma ou duas boas, cheias de bom suco, em que está a bênção, o viticultor a seleciona das demais e não a destrói, como espera que perfeição; então Deus não destruiria toda a nação dos judeus, mas a preservaria para o bem de algumas poucas pessoas justas que se encontrariam entre elas. Acrescenta-se no próximo versículo que a esses fiéis adoradores de Deus, como recompensa de seu dever e constância, deveria ser garantida a habitação e posse seguras da terra de Canaã e de Jerusalém, construída sobre as montanhas sagradas, aqui chamou as montanhas de Deus; juntamente com o uso gratuito dos campos e prados florescentes daquele país; como Scharon e Achor. Ver Oséias 2:15 . Cântico de Salomão 2: 1 . Achor era um vale ao norte de Jericó, em frente à cidade de Ai, onde Acã foi morto, e que era notavelmente fértil. Josué 7:26 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 65: 8-10 . Assim diz o Senhor : Essas palavras podem ser concebidas como uma resposta graciosa de Deus ao profeta, suplicando a aliança de Deus com Abraão, Isaque e Israel. A isto, Deus responde que ele não pretendia tal severidade como a destruição total de toda a nação; que a infidelidade dos homens não deve fazer sua promessa aos antigos patriarcas de nenhum efeito, Romanos 3: 3 ; que sua ameaça deveria ser compensada com a generalidade desse povo, cuja videira era de Sodoma e dos campos de Gomorra, Deuteronômio 32:32 . Como o novo vinho é encontrado no cluster, & c. – Como em uma vinha, geralmente infrutífera, pode haver uma vinha que produz frutos; ou como em uma videira cheia de ramos luxuriantes, que não produz frutos, pode haver aqui e ali um cacho que contém boas uvas e, como tal, o jardineiro pede que seus servos não a destruam, pois há nelas o que fala as bênçãos de Deus . So – So

(diz Deus) farei por amor de meus servos, para que não os destrua todos – Ou seja, por amor de meus servos, Abraão, Isaac e Jacó. Trarei uma semente de Jacó – Um pequeno número, que será como uma semente, de onde surgirão outros, Romanos 9: 27-29 . E fora de Judá – Deus promete trazer de Judá um herdeiro de seus montes – isto é, do país da Judéia, que era montanhoso. Deus os chama de montanhas, porque ele havia escolhido aquele país antes de todos os outros. Embora isso possa se referir primeiro ao retorno dos judeus do cativeiro da Babilônia para sua própria terra, ainda assim, de acordo com toda essa profecia, deve finalmente respeitar sua restauração na terra de Canaã, após sua conversão ao cristianismo. E os meus eleitos a herdarão – Meus escolhidos, a saber, os que devem abraçar o cristianismo, denominado por São Paulo, a eleição da graça ( Romanos 11: 5-7 ), que, em conseqüência do arrependimento para com Deus e fé em Jesus de Nazaré como o verdadeiro Messias, deveria se tornar, com os cristãos gentios, uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis ??a Deus por Jesus Cristo. E Sharon será um rebanho de rebanhos – Depois que eles forem restaurados, como mencionado acima, em sua própria terra. Sharon era um lugar de grande fecundidade para pastos. Tornou-se como um deserto, mas Deus aqui promete que deveria ser novamente um lugar para os rebanhos. E o vale de Achor, um lugar, etc. – Achor era um vale ao norte de Jericó, em frente à cidade de Ai, onde Acã foi morto, e que era notavelmente fértil, Josué 7:26 . Para o meu povo que me procurou – para que os judeus ímpios e idólatras não apliquem essa promessa a si mesmos, Deus aqui a limita às pessoas que devem procurá-lo, ou seja, devem se voltar para ele em verdadeiro arrependimento e fé, e buscar seu favor . Que as palavras têm a força de tal limitação aparece a partir do que se segue.

Comentário de Adam Clarke

Uma bênção está nela – Os hebreus chamam todas as coisas que servem de alimento a ???? berachah , “uma bênção”. Neste verso, Kimchi observa: “Como o cacho de uvas contém, além do suco, a casca e os grãos, os israelitas têm, além dos justos, pecadores entre eles. Agora, como o cacho não deve ser destruído, porque há um bênção, uma parte nutritiva, para que Israel não seja destruído, porque nele há pessoas justas, mas como a casca e os grãos são jogados fora, quando o vinho é espremido, os pecadores serão expulsos do meio do caminho. apenas, e ao voltar do exílio, não será permitido entrar na terra de Israel; ” Ezequiel 20:38 .

Pelo amor de meu servo “Pelo amor de meu servo” – É de observar que um dos MSS de Koningsburg. compilado por Lilienthal aponta a palavra ???? abdi , singular; isto é, “meu servo”, significando o Messias; e então leia a Septuaginta, que dá um bom senso. Em dois dos meus antigos MSS. está apontado ???? abadai , e ab??? abdi , “meu servo”, isto confirma a leitura acima.

Comentário de John Calvin

8. Assim diz Jeová. Aqui o Profeta suaviza a declaração anterior; caso contrário, teria sido muito difícil dizer que as iniqüidades dos pais seriam lembradas de tal maneira que o Senhor destruiria os pais e os filhos junto com eles; e essas coisas podem atingir os crentes com tanto horror que os levam a pensar que sua salvação foi além de toda esperança. Portanto, devemos estar cuidadosamente em guarda e observar a razão pela qual o Senhor está zangado conosco; pois ele deseja nos aterrorizar, a fim de nos levar a si mesmo, e não a nos desesperar. Por esse motivo, ele oferece esperança aos crentes, para que eles não percam a coragem; e, exibindo consolo, ele os encoraja a se arrepender. Ele confirma por uma comparação.

Como se alguém encontrasse uma uva em um cacho. Como se uma pessoa que decidiu arrancar uma videira que lhe é inconveniente ou prejudicial e que encontra um galho frutífero a poupará; assim, o Senhor se abstém de rasgar aqueles em que não encontrará força ou sabor. Anteriormente, ele reclamou que o povo era inútil e até que produzia frutos amargos. ( Isaías 5: 2. ) Isaías mantém a mesma comparação, mas a aplica de uma maneira diferente. “Embora se possa dizer que o povo é uma videira infrutífera e degenerada, ainda restam alguns ramos frutíferos que o Senhor não sofrerá por perecer.

Mas isso pode ser entendido de duas maneiras; ou que o Senhor preservará seu povo por causa dos eleitos, ou que, quando os réprobos forem destruídos, ele salvará os crentes da destruição. Há uma grande diferença entre essas duas interpretações. Quanto ao primeiro, sabemos que às vezes os iníquos são poupados por causa de homens bons, a quem Deus não deseja destruir ou envolver no mesmo julgamento, como mostram vários exemplos das Escrituras suficientemente. O Senhor teria poupado Sodoma, se ele tivesse encontrado apenas dez homens bons nela. ( Gênesis 18:32 .) Todos os que navegaram junto com Paulo, no número de “duzentos e setenta e seis” ( Atos 27:37 ), foram “dados a ele” e resgatados dos naufrágios, o poder que Ele manifestado em seu servo pode ser exibido de maneira mais ilustre. ( Atos 27:24 .) O Senhor abençoou a casa de Potifar e a fez prosperar em todas as coisas, por causa de José, que estava em sua família. ( Gênesis 39: 5. ) Existem outros exemplos do mesmo tipo que cada um facilmente coleciona para si.

Mas eu aprovo mais altamente a outra interpretação, de que o Senhor punirá os pecados de seu povo de maneira a ter consideração, não obstante, a si próprio, e a não envolver todos universalmente na mesma destruição. Tampouco ele quer dizer apenas que os crentes serão salvos, mas que um povo será deixado entre os quais os homens deverão invocar seu nome. E a comparação deve ser cuidadosamente observada; pois ele mostra que o restante será pequeno, em comparação com a multidão que era naquele tempo, como já foi explicado. ( Isaías 1: 9. )

Agora, quanto aos crentes serem freqüentemente punidos junto com os réprobos, não pensemos que isso está errado; pois o Senhor freqüentemente encontrará em cada um de nós o suficiente para nos afligir e nos punir. Além disso, ele deseja instruir e despertar-nos por seus castigos; e, vendo que fomos unidos a certas pessoas e, por assim dizer, inseridos em seus corpos, sem dúvida não devemos achar estranho se nós, que se diz ser membros doentes, compartilharemos os mesmos golpes e dores. No entanto, o Senhor modera o castigo, para não rasgar pelas raízes que os eleitos plantam.

Comentário de John Wesley

Assim diz o SENHOR: Como o vinho novo é achado no cacho, e alguém diz: Não o destrua; porque nela há uma bênção; assim farei por amor de meus servos, para que não destrua todos eles.

Assim, … – Essas palavras podem ser concebidas como uma resposta graciosa de Deus ao profeta, suplicando a aliança de Deus com Abraão, Isaque e Israel. A isto, Deus responde que ele não pretendia tal severidade. Sua ameaça deve ser corrigida pela generalidade desse povo.

Bênção – Mas, ainda assim, como em uma vinha, que geralmente é infrutífera, pode haver uma vinha que produz frutos e que tem esperanças de vinho novo no cacho; e, como tal, o jardineiro pede que seu servo não a destrua, pois há neles o que fala as bênçãos de Deus.

Então – assim (diz Deus) farei por causa de meus servos, para que não destrua todos eles, por causa de meus servos, Abraão, Isaque e Jacó.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *