Estudo de Jeremias 23:22 – Comentado e Explicado

Houvessem eles assistido à minha deliberação, e seriam minhas as palavras que haveriam de proferir, fazendo que meu povo renunciasse à perversidade de seu procedimento.
Jeremias 23:22

Comentário de Albert Barnes

Eles deveriam tê-los transformado … – A obra do verdadeiro profeta, que é transformar os homens do mal para o bem.

Comentário de John Calvin

Este verso é como se fosse uma explicação do primeiro; pois muitos poderiam ter ficado perplexos, se lhes dissessem apenas que não existem professores aptos e legítimos, a não ser aqueles que foram enviados e confiados com o que Deus havia ordenado. Portanto, o Profeta aqui chama nossa atenção para a verdade que é certa e manifesta; pois Deus havia entregue a soma de toda verdade em sua lei. Como então a perfeição da sabedoria foi encontrada na Lei, da qual os profetas extraíram tudo o que lemos em seus escritos, nenhuma desculpa, como a seguinte, poderia ser admitida: “Como podemos saber que os profetas falam da boca de Deus, que eles não trazem nada inventado por eles mesmos, que eles têm as instruções que Deus aprova? ”

O Profeta chama então a atenção dos judeus para a Lei, como se Ele tivesse dito como Moisés,

“Não há necessidade de subir acima das nuvens, ou descer nas profundezas, ou correr além do mar; pois a lei e a palavra estão na tua boca, isto é, Deus colocou diante de ti o que é necessário e útil para ser conhecido. ” ( Deuteronômio 30:12 ; Romanos 10: 6. )

Isso, então, é totalmente conhecido por você, e o conhecimento de qualquer coisa necessária será obscuro, se você cumprir a Lei. Portanto, a causa do erro não é apenas sua preguiça, mas também sua perversidade; pois negligenciais voluntariamente a lei, e permanece em dúvida e pergunta: “Qual é o caminho?”

“Este é o caminho”, disse Moisés, “andai nele.” ( Deuteronômio 5:33 .)

Percebemos agora o que Jeremias tinha em vista: ele havia dito antes que ninguém deveria ser atendido, exceto aqueles que foram enviados e falaram da boca de Deus; mas ele agora explica o que ele quis dizer, mesmo que a Lei contivesse toda a soma da sabedoria. Mas, como ele havia apresentado antes os falsos profetas, como ridicularizando os verdadeiros e fiéis servos de Deus, objetando-os e dizendo: “Quem havia estado no conselho de Deus? estes imaginam que caíram das nuvens, aterrorizam-no com ameaças terríveis, como se fossem anjos do céu ”- como então os falsos profetas costumavam falar com desdém dos servos de Deus, e alegavam que eles não estavam em pé. O conselho de Deus, Jeremias agora retruca sobre eles, e diz, falando em nome de Deus: Se eles estivessem no meu conselho, sem dúvida teriam falado da minha lei; como se ele tivesse dito: “Eles não crêem nos meus servos, porque são homens e não anjos; negam, portanto, que sejam do meu conselho; assim persuadem todo o povo a desprezar a doutrina da salvação. Existem, porém, alguns profetas que enviei: agora, se desejam ser considerados enviados, provem que são. Qual é a verdadeira prova? Se eles estivessem em meu conselho, sem dúvida teriam dado a conhecer a minha palavra ao meu povo. Que palavra é essa? a definição a seguir, até a palavra da Lei, eles teriam desviado o povo vadio do seu mau caminho (102)

A passagem pode parecer obscura, mas, a partir do contexto em si, podemos concluir que o verdadeiro desígnio do Profeta era convencer os falsos mestres, para que não mais se vangloriarem do nome de Deus e fingir falsamente que eram dotados do ofício profético, e glória nessa distinção. Ele diz que era uma prova evidente de que eles não eram profetas de Deus, porque não ensinaram fielmente o que deveriam ter derivado da Lei.

De fato, é certo que ninguém foi conselheiro de Deus, de acordo com o que as Escrituras dizem em muitos lugares, quando o objetivo é controlar a arrogância daqueles que, por sua curiosidade, tentam penetrar nos julgamentos ocultos de Deus ( Isaías). 40:13 😉 e Paulo, ao falar da eleição eterna de Deus, sendo incompreensível, exclama: Quem foi seu conselheiro? ( Romanos 11: 0 : 34.) Ele usa uma linguagem semelhante na Primeira Epístola aos Coríntios ( 1 Coríntios 2:16 🙂 e por quê? para que ele possa verificar a temeridade da mente humana, que se aventura mais além do que é lícito. Mas depois Paulo acrescenta, por meio de correção, “mas temos a mente de Cristo:” como assim? porque ele nos deu seu conselho. Quando, portanto, os falsos profetas negavam que os servos de Deus fossem seus conselheiros, eles poderiam realmente ter dito isso, vendo-os apenas como homens mortais; mas o objetivo deles era desacreditar e anular a palavra de Deus; para que desejassem restringir não apenas os homens, mas também o próprio Deus. Este foi um insulto intolerável a Deus.

Além disso, o Profeta agora se volta sobre eles: “Então não há Profeta de Deus no mundo!” Mas estava fixo o ditado: que haveria profetas; e nenhum dos judeus poderia ousar negar que Moisés tivesse sido divinamente inspirado. Sendo permitido, o Profeta agora indiretamente os reprova: “Onde estão os profetas de Deus?” e, ao reivindicarem essa distinção, ele diz: “Sem dúvida não fareis o conselho de Deus. Como assim? porque o conselho de Deus está incluído em sua lei; e como você se afastou da doutrina da verdadeira religião, como não tem o cuidado de transmitir instruções, como sua doutrina não ensina aos homens o temor de Deus, nem leva ao arrependimento, segue-se que não sois conselheiros de Deus nem seus profetas. ” Mas, para que isso pareça mais evidente, devemos ter em mente o que Moisés disse, que Deus tem suas próprias coisas secretas, mas que tudo o que é ensinado na Lei pertence a nós e a nossos filhos. ( Deuteronômio 29:29 .) Portanto, não há razão para que seja difícil questionar o respeito dos verdadeiros profetas de Deus; pois eles, sem controvérsia, merecem ser ouvidos como os anjos de Deus, que são fiéis intérpretes de sua lei; mas aqueles que nos afastam da lei devem ser firme e ousadamente rejeitados.

Mas também devemos ter em mente a definição que é dada quando se diz que eles deveriam ter desviado o povo do seu mau caminho e da maldade de seus atos. (103) Sabemos de fato que os piores homens fingem insolentemente pregue a palavra de Deus, como os papistas fazem hoje: embora eles tenham inebriado o mundo inteiro com suas doutrinas ímpias e delirantes, eles ainda se gabam de serem servos de Deus. Portanto, o Profeta, depois de ter falado geralmente da palavra de Deus, acrescenta uma distinção especial: que a doutrina de Deus é aquela que edifica, que ensina e leva os homens ao arrependimento e ao temor de Deus, de acordo com o que Paulo diz, que as Escrituras é útil para esses propósitos, ( 2 Timóteo 3:16 😉 pois, ao dizer isso, ele pretendia condenar todos os falsos intérpretes das Escrituras, pois havia muitos que se vangloriavam de que eram os melhores mestres, mas ainda assim apenas agradavam seus ouvidos. . Como naquela época havia muitos que consideravam exibição e não edificação, diz Paulo, que a Escritura é útil; e, portanto, ele rejeitou com desprezo todas as exposições nas quais não havia nada útil. Assim também neste lugar o Profeta mostra que o uso correto e legítimo das Escrituras foi quando foi empregado para restaurar os homens de seu mau caminho.

Há, de fato, aqui um exemplo de uma parte sendo declarada para o todo: pois se exortarmos apenas os homens a se arrependerem, não haverá grandes frutos; e nosso ensino seria defeituoso, pois a doutrina do arrependimento seria ineficiente sem fé e sem invocar o nome de Deus. Mas o Profeta não pretendeu aqui mencionar todas as partes de uma doutrina sólida e útil; ele considerou o suficiente para refutar os falsos mestres que desejavam ficar sozinhos em reputação, embora ainda não tivessem o menor interesse em edificar o povo; pois viam todas as coisas em desordem, viam crimes predominantes em toda parte, viam um terrível desprezo a Deus, mas, para essas coisas, eram totalmente cegos. Portanto, poderia facilmente ter sido deduzido que eles não trabalharam fielmente por Deus nem manifestaram qualquer cuidado pela segurança da Igreja; pois assim traíam almas miseráveis, cuja ruína que viam estava próxima.

Agora vemos então todo o design do Profeta. Mas não há dúvida de que, ao mau caminho, ele acrescentou a maldade de seus atos, a fim de expor mais completamente a insensibilidade daqueles que, com tanta urgência, estavam calados e permaneceram inativos. Às vezes há a necessidade de uma reprovação moderada; mas quando as pessoas se permitem uma licença extrema na maldade, quando a impunidade é permitida em todos os lugares, e quando tais corrupções prevalecem em comum, que nada permanece intocado, se a língua do professor está calada e como estava amarrada, ele não é chamado corretamente um cachorro ocioso e burro? E assim o Profeta aumenta a insensibilidade, pela qual ele condena os falsos mestres; eles ficaram em silêncio, como se as coisas estivessem em boa ordem, enquanto precisavam testemunhar não apenas crimes comuns, mas também uma vasta acumulação de todos os tipos de crimes; pois o povo se entregou não apenas a um tipo de maldade, mas a todos os tipos, e totalmente desprezou a Deus e sua lei. Em seguida, segue:

Mas, se estivessem no meu conselho, teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e os desviado do seu mau caminho, e da impiedade dos seus feitos.

Blayney processa o verso da mesma maneira, fazendo com que a cláusula correspondente comece na segunda linha. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Mas se, etc. O sotaque hebraico requer a tradução: “Mas, se eles estivessem no Meu Conselho: então eles teriam feito o Meu Povo ouvir as Minhas palavras, e teriam se virado” , etc.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *