Estudo de 1 Coríntios 3:17 – Comentado e Explicado

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós.
1 Coríntios 3:17

Comentário de Albert Barnes

Se alguém profanar … – Ou “destrua, corrompa” ( f?e??e? phtheirei). A palavra grega é a mesma em ambas as partes da frase. “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá.” Isso é apresentado na forma de um ditado ou provérbio. E a verdade aqui declarada é baseada no fato de que o templo de Deus era inviolável. Aquele templo era sagrado; e se alguém o destruiu posteriormente, pode-se presumir que Deus o destruiria. O sentido figurado é: “Se alguém, por suas doutrinas ou preceitos, seguir um caminho que tende a destruir a igreja, Deus o castigará severamente.

Pois o templo de Deus é santo – o templo de Deus deve ser considerado sagrado e inviolável. Essa era inquestionavelmente a opinião comum entre os judeus a respeito do templo em Jerusalém; e era a doutrina comum dos gentios a respeito de seus templos. Lugares sagrados eram considerados invioláveis; e essa verdade geral que Paulo aplica à igreja cristã em geral – Locke supõe que Paulo tenha uma referência particular aqui aos falsos mestres em Corinto. Mas a expressão “se algum homem” é igualmente aplicável a todos os outros falsos mestres quanto a ele.

Qual templo você está – Isso prova que, embora Paulo os considerasse lamentavelmente corruptos em alguns aspectos, ele ainda os considerava uma verdadeira igreja – como parte do santo templo de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

desfigurar . Grego. phth eiro. A mesma palavra que “destruir” abaixo. Ocorre também em 1 Coríntios 15:33 . 2 Coríntios 7: 2 ; 2 Coríntios 11: 3 . Efésios 4:22 . Judas 1:10 . Apocalipse 19: 2 (corrupto). A palavra “mar” atenderá a ambas as cláusulas. O homem que estraga o templo de Deus, introduzindo divisões, e a sabedoria que não é de cima ( Tiago 3:15 ), ele próprio será estragado ( 1 Coríntios 3:15 ).

ele = este. Grego. houtos. Enfático.

santo . Grego. hagios .

qual = e tal, isto é, santo ou separado. Omita templo na última cláusula.

Comentário de John Calvin

17. Se alguém corrompe o templo de Deus. Ele se submete a uma ameaça terrível – que, como o templo de Deus deve ser inviolávelmente sagrado, esse homem, quem quer que seja, que o corrompa, não passará impunemente. O tipo de profanação de que ele agora fala é quando os homens se intrometem, de modo a dominar a Igreja no lugar de Deus. Pois, assim como a fé, que é dedicada à pura doutrina de Cristo, é chamada de castidade espiritual em outros lugares ( 2 Coríntios 11: 2 ), também santifica nossa alma pela adoração correta e pura a Deus. Pois assim que somos tinturados com os artifícios dos homens, o templo de Deus é poluído, por assim dizer, com sujeira, porque o sacrifício da fé, que ele reivindica somente para si, é, nesse caso, oferecido às criaturas.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém profanar o templo – Esta cláusula não é traduzida consistentemente. Any? t?? t?? ?a?? t?? Te?? f?e??e?, f?e?e? t??t?? ? Te?? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá. O verbo é o mesmo em ambas as cláusulas. Se alguém ferir, corromper ou destruir a Igreja de Deus por falsa doutrina, Deus o destruirá – tirará sua parte do livro da vida. Isso se refere àquele que voluntariamente se opõe à verdade; o homem errado e enganado mal escapará; mas o oponente obstinado será destruído. O primeiro deve ser tratado com indulgência; estes terão julgamento sem piedade.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 3:17 . Se alguém Não é irracional pensar que, por qualquer homem, São Paulo projeta um homem em particular; – ou seja, o falso apóstolo, que, é provável, pela força de seu partido, apoiando e retendo o fornicador mencionado, cap. 5 na igreja, tinha profanado . Podemos considerar a maioria das desordens nesta igreja devido ao falso apóstolo; essa é a razão pela qual São Paulo se coloca tanto contra ele nessas duas epístolas, e faz com que seja o principal negócio delas atrair os coríntios desse líder; julgando, como é provável, que a igreja não poderia ser reformada, desde que essa pessoa fosse creditada e tivesse um partido entre eles. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Se alguém profanar o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus é santo, que templo sois.

Se alguém destruir o templo de Deus, destrua um cristão real, por cismas ou doutrinas fundamentalmente erradas.

Deus destruirá – Ele não será salvo; nem como através do fogo. ”

Referências Cruzadas

Gênesis 28:17 – Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”.

Exodo 3:5 – Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

Levítico 15:31 – “Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles”.

Levítico 20:3 – Voltarei o meu rosto contra ele e o eliminarei do meio do seu povo; pois deu os seus filhos a Moloque, contaminando assim o meu santuário e profanando o meu santo nome.

Números 19:20 – Mas, se aquele que estiver impuro não se purificar, será eliminado da assembléia, pois contaminou o santuário do Senhor. A água da purificação não foi aspergida sobre ele, e ele está impuro.

1 Crônicas 29:3 – Além disso, pelo meu amor ao templo do meu Deus, agora entrego das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo.

Salmos 74:3 – Volta os teus passos para aquelas ruínas irreparáveis, para toda a destruição que o inimigo causou em teu santuário.

Salmos 79:1 – Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a ruínas.

Salmos 93:5 – Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa.

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Isaías 64:11 – O nosso templo santo e glorioso, onde os nossos antepassados te louvavam, foi destruído pelo fogo, e tudo o que nos era precioso está em ruínas.

Ezequiel 5:11 – Por isso, juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que por ter contaminado meu santuário com suas imagens detestáveis e com suas práticas repugnantes, eu retirarei o meu favor. Não olharei com piedade para ti e não a pouparei.

Ezequiel 7:22 – Desviarei deles o meu rosto, e eles profanarão o lugar que tanto amo; nele entrarão ladrões e o profanarão.

Ezequiel 23:38 – Também me fizeram isto: ao mesmo tempo contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados.

Ezequiel 43:12 – “Esta é a lei do templo: Toda a área ao redor no topo do monte será santíssima. Essa é a lei do templo.

Sofonias 3:4 – Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei.

1 Coríntios 6:18 – Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *