Estudo de Lucas 18:14 – Comentado e Explicado

Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
Lucas 18:14

Comentário de Albert Barnes

Eu lhes digo: os fariseus teriam dito que o primeiro homem aqui foi aprovado. Jesus garante que eles julgaram erroneamente. Deus julga isso de maneira diferente das pessoas.

Justificado – Aceito ou aprovado por Deus. A palavra “justificar” significa declarar ou tratar como justo. Nesse caso, significa que em suas orações uma foi aprovada e a outra não; um caiu com o favor de Deus em resposta às suas petições, o outro não.

Para cada um … – Veja as notas em Lucas 14:11 .

Comentário de E.W. Bullinger

para = até. Grego. eis. App-104.

justificado. Considerado justo.

ao invés de . Os textos eram “comparados com” , grego. pára. App-104.

o outro = aquele.

para , etc. Repetido de Lucas 14:11 . Compare Habacuque 2: 4 .

Comentário de John Calvin

14. Este homem caiu justificado. A comparação não é exata; pois Cristo não apenas atribui ao publicano um certo grau de superioridade, como se a justiça pertencesse a ambos, mas significa que o publicano foi aceito por Deus, enquanto o fariseu foi totalmente rejeitado. E esta passagem mostra claramente qual é o significado estrito da palavra justificada: significa estar diante de Deus como se fôssemos justos. Pois não se diz que o publicano tenha sido justificado, porque de repente ele adquiriu uma nova qualidade, mas que obteve graça, porque sua culpa foi apagada e seus pecados foram lavados. Portanto, segue-se que a justiça consiste no perdão dos pecados. Como as virtudes do fariseu foram contaminadas e poluídas por uma confiança infundada, a integridade dele, que merecia elogios diante do mundo, não teve valor aos olhos de Deus; assim, o publicano, confiando em nenhum mérito das obras, obteve a justiça apenas implorando perdão, (334) porque não tinha outro fundamento de esperança senão a pura misericórdia de Deus.

Mas pode ser considerado absurdo que todos sejam reduzidos ao mesmo nível, uma vez que a pureza dos santos é amplamente diferente da do publicano , respondo: qualquer proficiência que qualquer homem possa ter feito na adoração a Deus e na verdadeira santidade, no entanto, se ele considerar até que ponto ele ainda é deficiente, não há outra forma de oração que ele possa usar corretamente senão começar com o reconhecimento da culpa; pois, embora alguns sejam mais e outros menos, todos são universalmente culpados. Não podemos duvidar, portanto, de que Cristo agora estabelece uma regra para todos nesse sentido, que Deus não será pacificado conosco, a menos que desconfiemos das obras e oremos para que possamos ser livremente reconciliados. E, de fato, os papistas são compelidos a reconhecer isso em parte, mas imediatamente depois degradam essa doutrina por uma invenção perversa. Eles admitem que todos precisam do remédio do perdão, porque nenhum homem é perfeito; mas primeiro intoxicam homens miseráveis ??confiando no que chamam de justiça imperfeita, e depois acrescentam satisfações, a fim de apagar sua culpa. Mas nossa fé não precisa de outro suporte além disso, que Deus nos aceitou, não porque nós a merecemos, mas porque Ele não imputa nossos pecados.

Comentário de Adam Clarke

Desceu justificado para sua casa – Seu pecado foi apagado; e ele próprio aceito.

Ao invés do outro – ? e?e???? : isto é, o outro não foi aceito, porque ele se exaltou – ele fez uso das misericórdias que reconheceu que devia a Deus, para reivindicar a aprovação divina e monopolizar a salvação de Deus. o mais alto! Ele foi humilhado, porque confiava em vão que era justo, e dependia do que lhe foi permitido fazer, e não procurava uma mudança de coração nem reconciliação com Deus. É uma estranha perversão da mente humana, tentar fazer de Deus nosso devedor pelas mesmas bênçãos que sua mera misericórdia nos conferiu! Era uma máxima entre os judeus que quem trouxesse um sacrifício ao templo retornasse justificado. Mas nosso Senhor mostra que isso dependia do estado de espírito – se não eram humilhados sob o senso de pecado, não eram justificados, embora tivessem oferecido um sacrifício.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 18:14 . Justificado e não o outro: Justificado, e não o outro. Heylin. O original ded??a??µe???, ? e?e???? é um idioma peculiar da língua grega e não admite uma construção literal em inglês. A passagem a seguir servirá para mostrar que sua verdadeira importação é como acima indicado. Em João 13:10, nosso Salvador diz: Quem é lavado, não precisa lavá-lo, exceto os pés; ?? ??e?a? e?e? ? t??? p?da? ???as?a?, onde a frase é exatamente a mesma que aqui e exclui toda a lavagem, exceto a dos pés . O leitor observará que não há nada mais no original e, portanto, está impresso em itálico em nossas Bíblias. Além disso, é manifesto à menor observação que o fariseu não poderia ser aceitável aos olhos dele, que declarou, que ele humilha todos os que se exaltam. Essa parece ter sido uma máxima muito favorita de nosso Senhor. Veja em Mateus 23:12 .

Da parábola atual, aprendemos várias lições importantes; como, que a generalidade dos homens são grandes estranhos para si mesmos e ignorantes de seu próprio caráter; que muitas vezes agradecem a Deus em palavras por seus benefícios, enquanto seus corações não estão de maneira alguma penetrados com um senso justo deles; é difícil para os homens, em geral, pensar nos pecados dos quais eles próprios são livres, sem censurar as pessoas que, em sua opinião, são culpadas deles; – que um homem pode estar muito pronto para censurar os outros, sem pensar em se reformar. e que, em certo sentido, podemos estar livres de pecados abertos e escandalosos, enquanto estivermos cheios de maldade espiritual interior, orgulho, inveja, malícia, hipocrisia e voluptuosidade. Podemos observar ainda que, ao propor esta parábola imediatamente após a da viúva importuna, nosso Senhor nos ensinou que, embora nossas orações devam ser muito sinceras e frequentes, elas sempre devem ser acompanhadas com a mais profunda humildade; porque nenhuma disposição da mente é mais apropriada para seres tão fracos e frágeis como os homens aparecerem diante do grande Deus, do que um absoluto aborrecimento. Veja as Inferências e Reflexões.

Comentário de John Wesley

Digo-vos que este homem desceu justificado à sua casa, e não ao outro; porque todo aquele que se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado.

Este homem desceu – Da colina em que se erguia o templo, justificado ao invés do outro – Isto é, e não o outro.

Referências Cruzadas

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

1 Samuel 1:18 – Ela disse: “Espero que sejas benevolente para com tua serva! ” Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido.

Jó 9:20 – Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado.

Jó 22:29 – Quando os homens forem humilhados e você disser: ‘Levanta-os! ’, ele salvará o abatido.

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 138:6 – Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Provérbios 3:34 – Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.

Provérbios 15:33 – O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

Provérbios 16:18 – O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.

Provérbios 18:12 – Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.  

Provérbios 29:23 – O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.

Eclesiastes 9:7 – Portanto, vá, coma com prazer a sua comida, e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.

Isaías 2:11 – O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Habacuque 2:4 – Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 23:12 – Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lucas 1:52 – Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.

Lucas 5:24 – Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — “eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 10:29 – Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? “

Lucas 14:11 – Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.

Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Tiago 2:21 – Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Tiago 4:10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *