Estudo de Salmos 130:4 – Comentado e Explicado

Mas em vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, vos sirvamos.
Salmos 130:4

Comentário de Albert Barnes

Mas há perdão contigo – A Septuaginta torna essa propiciação ??asµ?? hilasmos , reconciliação; o propitiatio da Vulgata Latina. A palavra hebraica significa “perdão”. A idéia é que o pecado seja perdoado; ou que Deus é um Ser que perdoa o pecado e que esse é o único fundamento da esperança. Quando chegamos a Deus, o fundamento de nossa esperança não é que possamos nos justificar; não que possamos provar que não pecamos; não que possamos explicar nossos pecados; não que possamos pedir desculpas por eles; é apenas em uma confissão franca e completa, e na esperança de que Deus os perdoe. Quem não vem dessa maneira não pode ter esperança de aceitação com Deus.

Para que sejas temido – Para que sejas reverenciado; ou que homens possam ser trazidos para servir e adorar a você – podem ser levados a uma devida reverência por seu nome. A idéia é, não que o perdão produz medo ou terror – pois o verdadeiro contrário é verdadeiro – mas que Deus, ao perdoar o pecador, o leva a reverenciá-lo, a adorá-lo, a servi-lo: isto é, o pecador é verdadeiramente reconciliado para Deus, e se torna um adorador sincero. O ofendido é tão perdoado que está disposto a adorar e honrar a Deus, pois Deus se revelou como alguém que perdoa o pecado, a fim de que o pecador seja encorajado a ir até ele e ser seu verdadeiro adorador.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 130: 4 . Mas há perdão contigo, para que sejas temido pois, caso contrário, quem poderia levantar a cabeça diante dele? Veja a nota sobre Salmos 111: 10 e Sherlock’s Discourses, vol. 4: Disco. 5)

Comentário de Scofield

temido

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

But = For; ou porque; correspondendo aos Salmos 130: 7 .

perdão = o perdão: viz. o que Heze-kiah deu graças em Isaías 38:17 .

Comentário de Adam Clarke

Mas há perdão contigo – Você pode perdoar; a misericórdia pertence a ti, assim como o julgamento. A doutrina aqui é a doutrina de São João: “Se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados. do mundo inteiro “. “Ouve, céus, e ouve, ó terra; porque o Senhor falou!” Jesus morreu por nossos pecados; portanto, Deus pode ser justo, e ainda assim o justificador daquele que crê em Jesus.

Comentário de John Calvin

4. Mas contigo há perdão. Este versículo nos leva mais longe. Embora todos os homens confessem com a boca que não há ser humano no mundo que Deus não possa julgar com justiça à morte eterna, se assim o agradar, ainda assim como poucos estão convencidos da verdade que o Profeta agora acrescenta, que a graça de que eles precisam não lhes será negado? Eles dormem em seus pecados por estupidez ou flutuam em meio a uma variedade de dúvidas e, por fim, ficam sobrecarregados de desespero. Essa máxima, “que nenhum homem está livre do pecado”, é, como eu disse, recebida entre todos os homens sem disputa, e ainda assim a maioria fecha os olhos para suas próprias falhas e se instala com segurança em esconderijos nos quais, em suas por ignorância, eles se mataram, se não são despertados à força e, então, quando perseguidos de perto pelos julgamentos de Deus, são surpreendidos pelo alarme, ou tão atormentados que caem em desespero. A conseqüência dessa falta de esperança nos homens, de que Deus será favorável a eles, é uma indiferença em entrar na presença divina para pedir perdão. Quando um homem é despertado com um sentido vivo do julgamento de Deus, não pode deixar de ser humilhado pela vergonha e pelo medo. Tal insatisfação no entanto não seria suficiente, a menos que, ao mesmo tempo, houvesse fé adicional, cujo ofício é elevar os corações que foram abatidos pelo medo e incentivá-los a orar por perdão. Davi agiu como deveria ter feito quando, a fim de alcançar genuíno arrependimento, ele primeiro se convoca diante do tribunal de Deus; mas, para preservar sua confiança de falhar sob a influência avassaladora do medo, ele atualmente acrescenta a esperança de obter perdão. É, de fato, um assunto que fica sob nossa observação diária, que aqueles que não procedem além do passo de pensar que merecem uma morte sem fim, correm, como homens enlouquecidos, com grande impetuosidade contra Deus. O melhor, portanto, para confirmar a si mesmo e aos outros, o Profeta declara que a misericórdia de Deus não pode ser separada ou arrancada de si. “Assim que penso em ti”, ele diz em quantidade, “a tua clemência também se apresenta à minha mente, de modo que não tenho dúvidas de que me compadecerás, sendo impossível para ti te despir de ti mesmo. natureza: o próprio fato de que você é Deus é para mim uma garantia segura de que você será misericordioso ”. Ao mesmo tempo, entenda que ele não fala aqui de um conhecimento confuso da graça de Deus, mas de tal o conhecimento disso permite ao pecador concluir com certeza que, assim que buscar a Deus, ele o encontrará pronto para se reconciliar com ele. Portanto, não é de surpreender que entre os papistas não haja um apelo constante a Deus, quando consideramos que, em conseqüência de misturarem seus próprios méritos, satisfações e preparação digna, quando a denominam com a graça de Deus, eles continuam sempre em suspense e dúvida a respeito de sua reconciliação com Deus. Assim, acontece que orando, eles apenas aumentam suas próprias tristezas e tormentos, como se um homem colocasse lenha no fogo já aceso. Quem quer que obtenha lucro com o exercício da oração, deve necessariamente começar com a remissão gratuita dos pecados. Também é apropriado marcar a causa final, como dizemos pela qual Deus está inclinado a perdoar, e nunca se apresenta sem mostrar-se fácil de ser pacificado com aqueles que o servem; que é a necessidade absoluta dessa esperança de obter perdão, a existência de piedade e a adoração a Deus no mundo. Este é outro princípio do qual os papistas são ignorantes. Realmente, fazem longos sermões (121) sobre o temor de Deus, mas, mantendo as pobres almas em perplexidade e dúvida, elas constroem sem fundamento. O primeiro passo para o serviço correto de Deus é inquestionavelmente, submeter-nos a ele de boa vontade e com um coração livre. A doutrina que Paulo ensina sobre ações esmolas, 2 Coríntios 9: 7 , de que “Deus ama um doador alegre” deve ser estendida a todas as partes da vida. Como é possível que um homem se ofereça alegremente a Deus, a menos que confie em sua graça, e certamente esteja convencido de que a obediência que ele produz lhe agrada? Quando esse não é o caso, todos os homens preferem evitar Deus e têm medo de aparecer em sua presença, e se eles não lhe derem as costas, pegarão subterfúgios. Em suma, o senso do julgamento de Deus, a menos que esteja associado à esperança do perdão, atinge os homens com terror, que deve necessariamente gerar ódio. Sem dúvida, é verdade que o pecador, que, alarmado com as ameaças divinas, é atormentado em si mesmo, não despreza a Deus, mas ainda assim ele o evita; e esse afastamento dele é absolutamente apostasia e rebelião. Daí resulta que os homens nunca servem a Deus corretamente, a menos que saibam que ele é um ser gracioso e misericordioso. A outra razão pela qual eu apelei também deve ser lembrada, ou seja, que, a menos que tenhamos certeza de que o que oferecemos a Deus é aceitável para ele, seremos apreendidos com indolência e estupidez que nos impedirão de cumprir nosso dever. Embora os incrédulos freqüentemente mostrem uma grande dose de sinceridade, assim como vemos os papistas ocupados laboriosamente com suas superstições, ainda assim, por não serem persuadidos de que Deus está reconciliado com eles, eles nem sempre lhe prestam qualquer obediência voluntária. Se eles não fossem retidos por um medo servil, a horrível rebelião de seu coração, que esse medo mantém oculto e reprimido, logo se manifestaria externamente.

Comentário de John Wesley

Mas há perdão contigo, para que sejas temido.

Perdão – Tu és capaz e pronto para perdoar pecadores arrependidos.

Temido – Não com um servo, mas com um medo infantil. Essa sua misericórdia é o fundamento de toda religião, sem a qual os homens seguiriam desesperadamente seus cursos ímpios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *