Estudo de Salmos 94:1 – Comentado e Explicado

Senhor, Deus justiceiro, Deus das vinganças, aparecei em vosso esplendor.
Salmos 94:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence … – Margem, Deus das vinganças A idéia é que pertence a Deus se vingar ou punir por crimes. Veja as notas em Romanos 12:19 . O apelo aqui é feito a Deus em vista dos crimes cometidos por outros, e mencionados na parte subsequente do salmo. Deus é tratado como tendo o direito de restringir e punir as pessoas iníquas, e ele é convidado a interpor e afirmar esse direito em um caso que claramente o exigia. O apelo é repetido para torná-lo enfático ou para denotar “sinceridade” na petição.

Mostre-se – Margem, como em hebraico, “brilhe”. O significado é: manifeste-se; saia como um Deus; prove o teu direito; mostre seu poder e mostre que você é um Deus contrário ao crime e ao errado. A mesma palavra hebraica é usada aqui, que é encontrada no Salmo 80: 1 , e que é traduzida como “resplandecer”. Veja as notas nessa passagem.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 94.

O profeta, pedindo justiça, reclama de tirania e impiedade: ensina a providência de Deus; mostra a bem-aventurança da aflição. Deus é o defensor dos aflitos.

Os gregos posteriores atribuem esse salmo a Davi; e de fato é uma descrição exata dos cortesãos de Saul; que abusaram de sua autoridade a todos os tipos de opressão e violência, especialmente contra Davi, sem nenhum medo de Deus, ou pensamentos que ele os chamaria de qualquer maneira; como ele reclama em vários outros salmos, particularmente os 57, 58 e 59. O Dr. Delaney é de opinião que este salmo foi composto por Davi por conta da batalha travada entre os israelitas e os exércitos aliados dos amonitas e sírios, 2 Samuel 10. 1 Crônicas 19 .; e ele acha que os versículos 5 e 6 referem-se particularmente aos ultrajes que cometeram, desperdiçando seu país e assassinando seus súditos. Vida de Davi, livro 3: cap. 6. Ver Salmos 94:17 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 94: 1-4 . Ó Deus, a quem a vingança pertence – A quem, como o Supremo Juiz do mundo, o patrono e protetor dos justos, e o inimigo declarado de toda a iniqüidade e homens maus, e a quem pertence a si mesmo para se vingar daqueles que oprima teu povo quando eles devem protegê-lo; mostre-se – faça sua justiça conspícua, vingando rapidamente seus eleitos e dando uma recompensa aos seus inimigos. Erga-te – Para punir teus inimigos orgulhosos. Seja exaltado em sua própria força e permita que aqueles homens orgulhosos, que agiram como se achassem que ninguém os pudesse controlar, saibam que têm um superior. Por quanto tempo eles proferirão – Derramam livre, constantemente, abundantemente, como uma fonte de água (então ????? , jabbignu significa), e falam coisas difíceis – Palavras severas , insolentes e intoleráveis ??contra ti e para o teu povo; e todos os que praticam a iniqüidade se orgulham – de seu poder invencível e sucesso próspero em seus desígnios maus.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

DEUS. El hebraico App-4. Observe a figura de linguagem Anáfora (App-6) neste versículo.

mostra-te = resplandece.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor Deus, a quem pertence a vingança – Deus é o autor da justiça retributiva, bem como da misericórdia. Essa justiça retributiva é o que geralmente chamamos de vingança, mas talvez indevidamente; pois vingança conosco significa uma excitação de paixões raivosas, a fim de gratificar um espírito vingativo, que supõe ter recebido algum dano real; enquanto o que aqui é referido é aquele simples ato de justiça que dá a todos os seus direitos.

Comentário de John Calvin

1 Ó Jeová! Deus das vinganças Sabemos que os judeus estavam cercados por muitos vizinhos que não eram muito afetados por eles e, portanto, estavam incessantemente sujeitos aos assaltos e opressões de inimigos amargos. Como essa perseguição intestinal foi ainda mais aflitiva do que a violência desenfreada e desenfreada dos ímpios, não precisamos nos perguntar que o salmista implora sinceramente a Deus por sua libertação. As expressões que ele usa, chamando a Deus para brilhar conspícuamente, e elevar-se ao alto, correspondem em linguagem comum a isso, que Deus daria alguma manifestação real de seu caráter como juiz ou vingador; pois nesse caso ele é visto subindo ao tribunal para exigir a punição devida ao pecado e demonstrar seu poder em preservar a ordem e o governo no mundo. A fraseologia é usada apenas em referência a nós mesmos, dispostos como devemos sentir como se ele nos ignorasse, a menos que ele esticasse a mão para nos ajudar de alguma maneira visível e aberta. Ao chamá-lo duas vezes sucessivamente de Deus das vinganças e , em seguida, juiz da terra, o salmista usa esses títulos como aplicáveis ??à situação atual em que ele estava, lembrando-o de uma maneira do cargo que lhe pertencia e dizendo: Ó Senhor! é teu se vingar dos pecadores e julgar a terra – veja como eles tiram vantagem da impunidade que se estende à sua culpa e triunfam audaciosamente em sua maldade! Não que Deus precise ser advertido de seu dever, pois ele nunca se resigna à indiferença, e mesmo quando parece adiar seus julgamentos, apenas os ajusta de acordo com o que ele sabe ser a melhor estação; mas seu povo o concebe dessa maneira para si mesmo e aproveita a ocasião para encorajar e estimular-se a maior veemência na oração. (14) O mesmo pode ser dito da repetição que o salmista usa. Quando os iníquos se entregam a excessos irrestritos, devemos lembrar que Deus nunca pode deixar de afirmar seu caráter como juiz da terra que se vinga da iniqüidade. Parece que, em nossa apreensão carnal, a qualquer momento se retirou e se ocultou? apresentemos sem hesitação a oração que aqui nos é ensinada pelo Espírito Santo, para que ele brilhe

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *