Estudo de Romanos 12:19 – Comentado e Explicado

Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor {Dt 32,35}.
Romanos 12:19

Comentário de Albert Barnes

Caríssimos amados – Essa expressão de ternura foi especialmente apropriada em uma exortação à paz. Isso os lembrou da afeição e amizade que deveriam subsistir entre eles como irmãos.

Vingar-se não – Vingar-se é ter satisfação por uma lesão, infligindo punição ao infrator. Ter tanta satisfação pelos danos causados ??à sociedade é lícito e apropriado para um magistrado; Romanos 13: 4 . E ter satisfação pelos danos causados ??pelo pecado ao universo é a província de Deus. Mas o apóstolo aqui está se dirigindo a cristãos particulares. E a ordem é evitar um espírito e um propósito de vingança. Mas esse comando não deve ser entendido de tal maneira que não possamos buscar “justiça” de maneira regular e adequada perante os tribunais civis. Se nosso caráter é agredido, se somos assaltados e saqueados, se somos oprimidos contra a lei da terra, a religião não exige que nos submetamos a tal opressão e dano sem buscar nossos direitos de maneira ordenada e regular. Se assim fosse, seria premiar a iniqüidade, aceitar a iniquidade e exigir que um homem, ao se tornar cristão, abandonasse seus direitos.

Além disso, o magistrado é designado para louvar quem faz o bem e para punir os malfeitores; 1 Pedro 2:14 . Além disso, nosso Senhor Jesus não renunciou aos seus direitos João 18:23 ; e Paulo exigiu que ele próprio fosse tratado de acordo com os direitos e privilégios de um cidadão romano; Atos 16:37 . A ordem aqui “de não nos vingarmos” significa que não devemos tirá-lo das mãos de Deus ou das mãos da lei e infligir nós mesmos. É sabido que, onde não há leis, os negócios de vingança são praticados por indivíduos de maneira bárbara e implacável. Em um estado de sociedade selvagem, a vingança é “imediatamente tomada”, se possível, ou é perseguida por anos, e o homem ofendido nunca fica satisfeito até que tenha impregnado as mãos no sangue do ofensor. Tal foi eminentemente o caso entre os índios deste país (América). Mas o cristianismo busca a ascensão das leis; e nos casos que não admitem ou exigem a interferência das leis, em ataques e discussões particulares, exige que soframos paciência e comprometamos nossa causa a Deus; veja Levítico 19:18 .

Mas, antes, dê lugar à ira – Essa expressão foi interpretada de várias maneiras. Seu desígnio óbvio é induzir-nos a não tentar nos vingar, mas deixá-lo com Deus. “Ceder”, então, é deixar que Deus entre e execute ira ou vingança sobre o inimigo. Não execute ira; deixe isso para Deus; comprometer tudo com ele; deixe você e seu inimigo em suas mãos, certo de que ele irá justificá-lo e puni-lo.

Pois está escrito – Deuteronômio 32:35 .

A vingança é minha – isto é, pertence a mim infligir vingança. Esta expressão implica que é “impróprio” que as pessoas interfiram naquilo que pertence a Deus corretamente. Quando estamos com raiva e tentamos nos vingar, devemos lembrar, portanto, que estamos infringindo as prerrogativas do Todo-Poderoso.

Eu retribuirei … – Isto é dito em substância, embora não em tantas palavras, em Deuteronômio 32: 35-36 . Seu objetivo é garantir-nos que aqueles que merecem ser punidos serão; e que, portanto, o negócio da vingança pode ser deixado com segurança nos bandos de Deus. Embora “nós” não devamos fazê-lo, ainda que deva ser feito, será feito. Essa garantia se sustentará, não no “desejo” de que nosso inimigo seja punido, mas na crença de que “Deus” levará o assunto em suas próprias mãos; que ele pode administrá-lo melhor do que nós; e que se nosso inimigo “deveria” ser punido, ele será. “Nós”, portanto, devemos deixar tudo com Deus. Que Deus vindicará seu povo, é clara e abundantemente provado em 2 Tessalonicenses 1: 6-10 ; Apocalipse 6: 9-11 ; Deuteronômio 32: 40-43 .

Comentário de E.W. Bullinger

Caro . Omitir.

amado . App-135.

vingança = vingança. Ver Lucas 18: 3 .

sim . Omitir.

até = para. ira = a ira (isto é, de Deus). Veja Romanos 1:18 .

Vingança . Grego. ekdikesis. Veja Atos 7:24 .

reembolsar = recompensa. Grego. antapodidomi. Veja Deuteronômio 32:35 .

Senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

19. Não se vingem, etc. O mal que ele corrige aqui, como lembramos, é mais grave do que o anterior, que ele acabou de declarar; e, no entanto, ambos surgem da mesma fonte, mesmo de um amor desordenado por si próprio e por orgulho inato, o que nos torna muito indulgentes com nossas próprias falhas e inexoráveis ??para as dos outros. Como então essa doença gera quase em todos os homens uma paixão furiosa por vingança, sempre que eles são tocados, ele ordena aqui que, por mais gravemente que sejamos feridos, não devemos procurar vingança, mas cometê-la ao Senhor. . E na medida em que eles não admitem facilmente o freio, que uma vez foi tomado por essa paixão selvagem, ele coloca sua mão sobre nós para nos conter, gentilmente se dirigindo a nós como amados.

O preceito; então é: – que não devemos nos vingar nem procurar vingar os ferimentos causados ??a nós. A maneira é adicionada, um lugar deve ser dado à ira. Dar lugar à ira é comprometer com o Senhor o direito de julgar, que eles tiram daquele que tenta se vingar. Portanto, como não é lícito usurpar o ofício de Deus, não é lícito se vingar; pois assim antecipamos o julgamento de Deus, que terá esse ofício reservado para si. Ele ao mesmo tempo sugere que eles terão Deus como seu defensor, que pacientemente esperam por sua ajuda; mas que aqueles que o antecipam não deixam lugar para a ajuda de Deus. (397)

Mas ele proíbe aqui, não apenas que não devemos vingar com nossas próprias mãos, mas que nossos corações também não devem ser influenciados por um desejo desse tipo: é, portanto, supérfluo fazer uma distinção aqui entre vingança pública e privada ; pois aquele que, com uma mente malévola e desejoso de vingança, procura a ajuda de um magistrado, não tem mais desculpa do que quando inventa meios para se vingar. Não, a vingança, como veremos atualmente, não é de fato procurada em Deus em todos os momentos: pois se nossas petições surgem de um sentimento particular, e não do puro zelo produzido pelo Espírito, não fazemos de Deus tanto assim. julgar como o carrasco de nossa paixão depravada.

Portanto, não damos lugar à ira, senão quando, com mentes calmas, aguardamos o tempo oportuno de libertação, orando ao mesmo tempo, para que aqueles que agora são nossos adversários, por arrependimento, se tornem amigos.

Pois está escrito, etc. Ele traz provas, tiradas do cântico de Moisés, Deuteronômio 32:35 , onde o Senhor declara que ele será o vingador de seus inimigos; e os inimigos de Deus são todos que sem justa causa oprimem seus servos. “Quem toca em você”, diz ele, “toca a pupila do meu olho”. Com esse consolo, devemos ficar contentes – que eles não escapem impunes que nos merecem ser injustamente punidos – e que nós, ao suportarmos, não nos tornaremos mais sujeitos ou abertos aos danos dos iníquos, mas, pelo contrário, , dará lugar ao Senhor, que é nosso único juiz e libertador, para nos trazer ajuda.

Embora não seja realmente lícito orar a Deus por vingança contra nossos inimigos, mas orar por sua conversão, para que se tornem amigos; todavia, se eles prosseguirem em sua impiedade, o que acontecerá com os desprezadores de Deus lhes acontecerá. Mas Paulo não citou esse testemunho para mostrar que é correto estarmos em chamas assim que somos feridos, e de acordo com o impulso de nossa carne, pedir em nossas orações que Deus possa se tornar o vingador de nossos pecados. lesões; mas ele primeiro nos ensina que não nos pertence a vingança, exceto que assumiríamos para nós mesmos o ofício de Deus; e segundo, ele sugere que não devemos temer que os ímpios se enfurecerão mais furiosamente quando nos virem tendo paciência; pois Deus não assume em vão o ofício de executar vingança.

Comentário de Adam Clarke

Amados, não se vingem – Vocês são filhos de Deus, e ele os ama; e porque ele te ama, ele não permitirá que nada seja feito para que ele não se vire a seu favor. Nunca tome a execução da lei em suas próprias mãos; preferem sofrer ferimentos. O Filho do homem veio, não para destruir a vida dos homens, mas para salvar: tenha o mesmo espírito. Quando ele foi injuriado, ele não injuriou novamente. É parte de uma mente nobre suportar uma desgraça imerecida; mentes pequenas são litigiosas e briguentas.

Dar lugar à ira – ??te t?p?? t? ???? · Deixe espaço para o magistrado civil cumprir seu dever, ele segura a espada para esse fim; e se ele for infiel à confiança depositada nele pelo Estado, deixe o assunto para Deus, que é o juiz justo: pois ao vingar-se, você tira sua causa das mãos do magistrado civil e das mãos de Deus. Eu acredito que este seja o significado de dar lugar à ira, punição; a penalidade que a lei, devidamente executada, infligirá. Isso é bem expresso pelo autor do livro de Eclesiástico, 19:17: Admoesta o teu próximo antes de ameaçá-lo e, sem ficar zangado, dá lugar à lei do Altíssimo.

A vingança é minha – Isso fixa o significado do apóstolo, e ao mesmo tempo mostra que a exortação: Em vez disso, dá lugar à ira ou punição, significa: Deixe o assunto para o julgamento de Deus; é sua lei que, neste caso, é violada; e para ele a imposição de punição merecida pertence. Alguns pensam que isso significa: “Ceda um pouco a um homem em uma paixão violenta, pelo bem da paz, até que ele fique mais frio”.

Eu retribuirei – No meu próprio tempo e do meu jeito. Mas ele dá ao pecador espaço para se arrepender, e esse sofrimento leva à salvação. O Dr. Taylor, depois do Dr. Benson, conjetura que o apóstolo nessas direções estava de olho nas indignidades que os judeus, e provavelmente os cristãos também (pois eram freqüentemente confundidos pelos pagãos), sofridos pelo edito de Cláudio, mencionou Atos 18: 2 , que “ordenou que todos os judeus se afastassem de Roma”. Nessa ocasião, Áquila e Priscila se mudaram para Corinto, onde Paulo os encontrou, e ficaram com eles um tempo considerável. Sem dúvida, eles lhe deram um relato completo do estado da Igreja Cristã em Roma e de tudo relacionado à perseguição tardia sob Cláudio. O edito desse imperador provavelmente morreu com ele, se não fosse revogado antes, e então os judeus e os cristãos (se os cristãos também foram expulsos) retornaram novamente a Roma; pois Áquila e Priscila estavam lá quando Paulo escreveu essa epístola, Romanos 16: 3 , que estava no quarto ano de Nero, sucessor de Cláudio.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 12:19 . Não se vingem o imperador Cláudio, por seu decreto, baniu todos os judeus de Roma, Atos 18: 2 . Nessa ocasião, Áquila e Priscila se mudaram para Corinto, onde São Paulo os encontrou, e ficaram com eles um tempo considerável. Sem dúvida, eles lhe deram um relato completo do estado da igreja cristã em Roma, e tudo relacionado à perseguição tardia sob Cláudio. O decreto desse imperador morreu com ele em cerca de dois anos. Então os judeus e os cristãos [se os cristãos foram expulsos] retornaram novamente a Roma; pois Áquila e Priscila estavam lá, quando São Paulo escreveu esta Epístola (cap. Romanos 16: 3. ), que era aproximadamente o quarto ano de Nero, sucessor de Cláudio. Portanto, parece mais do que provável que o Apóstolo, neste e nos seguintes versos, esteja de olho nas indignidades e ferimentos causados ??aos judeus cristãos, se não aos cristãos em geral, na perseguição mencionada. Veja “O primeiro plantio da religião cristã” de Benson, vol. 2: p. 106 e Ecl 19: 17.

Comentário de John Wesley

Amados, não se vingem, mas dêem lugar à ira; porque está escrito: A vingança é minha; Eu retribuirei, diz o Senhor.

Caro amado – Então ele suaviza o espírito áspero. Não se vingem, mas deixem isso para Deus. Talvez possa ser traduzido mais adequadamente, deixe espaço para a ira; isto é, a ira de Deus, a quem a vingança pertence apropriadamente. Deuteronômio 32:35

Referências Cruzadas

Levítico 19:18 – “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

Deuteronômio 32:43 – Cantem de alegria, ó nações, com o povo dele, pois ele vingará o sangue dos seus servos; retribuirá com vingança aos seus adversários e fará propiciação por sua terra e por seu povo.

1 Samuel 25:26 – “Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal.

1 Samuel 25:33 – Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos.

Salmos 94:1 – Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém!

Provérbios 24:17 – Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar,

Provérbios 24:29 – Não diga: “Farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez”.

Ezequiel 25:12 – “Assim diz o Soberano Senhor: ‘Visto que Edom vingou-se da nação de Judá e com isso trouxe grande culpa sobre si,

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Mateus 5:39 – Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.

Lucas 6:27 – “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,

Lucas 9:55 – Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los”;

Romanos 12:14 – Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.

Romanos 12:17 – Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Romanos 13:4 – Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.

Hebreus 10:30 – Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *