Estudo de Hebreus 10:30 – Comentado e Explicado

Pois bem sabemos quem é que disse: Minha é a vingança; eu a exercerei {Dt 32,35}. E ainda: O Senhor julgará o seu povo {Sl 134,14}.
Hebreus 10:30

Comentário de Albert Barnes


Pois conhecemos aquele que disse – Sabemos quem disse isso – Deus. Eles sabiam disso porque estava registrado em seus próprios livros sagrados.

A vingança me pertence … – Isso é encontrado em Deuteronômio 32:35 ; veja explicado nas notas em Romanos 12:19 . É citado para mostrar que não devemos nos vingar; é aqui citado para mostrar que Deus certamente infligirá punição àqueles que a merecem. Se alguém apostatar da maneira aqui mencionada pelo apóstolo, eles seriam, diz ele, culpados de grande e inigualável iniquidade, e teriam a certeza de que devem enfrentar a ira de Deus.

E novamente, o Senhor julgará o seu povo – Isto é citado em Deuteronômio 32:36 . Ou seja, ele os julgará quando eles merecem, e os punirá se eles devem ser punidos. O simples fato de serem seu povo não os salvará da punição, se o merecerem, assim como o fato de alguém ser um filho amado o salvará da correção quando cometer algum erro. Esta verdade foi abundantemente ilustrada na história dos israelitas; e o mesmo grande princípio seria aplicado se qualquer cristão sincero apostatasse de sua religião. Ele teria diante de si a certeza do mais terrível e severo de todos os castigos.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 30-31 . Pois nós o conhecemos – Como se ele tivesse dito: Podemos muito bem pensar que isso será punido com muita severidade, porque Deus declarou isso, dizendo: A vingança me pertence, Deuteronômio 32:35 ; Salmos 94: 1-2 . Embora isso tenha sido originalmente dito das nações idólatras que oprimiam os israelitas, foi muito adequadamente aplicado pelo apóstolo aos apóstatas, sendo uma máxima geral do governo de Deus, segundo a qual ele atuará em todos os casos em que a vingança ou punição for devida. Eu recompensarei – Recompensa é o exercício real de vingança, e vingança é a execução real de julgamento sobre pecadores, de acordo com seu deserto, sem mitigação da misericórdia. No entanto, muitas vezes exerce grande paciência e paciência, mesmo quando a vingança pode ser esperada com justiça. E isso geralmente aumenta a segurança dos homens maus, que dela tiram uma ocasião para desprezar todas as ameaças dos juízos divinos que eles mereciam; concluindo, que a vingança não pertence a Deus ou que deve ser executada quando e onde não estiverem envolvidas. E o Senhor julgará o seu povo – Se eles se rebelarem contra ele; e isso muito mais rigorosamente do que ele julgará os pagãos. É uma coisa terrível – uma coisa acima de todas as outras a mais a temer; cair nas mãos – Ser exposto à justiça vingativa; do Deus vivo – Quem, vivendo para sempre, pode punir para sempre, em que grau ele agrada, as criaturas miseráveis ??que se tornaram objetos de seu descontentamento final.

Comentário de E.W. Bullinger

saber . Grego. oida . App-132.

tem . Omitir.

Vingança . Grego. ekdikesis. Veja Atos 7:24 .

até = para.

juiz . Grego. krino . App-122. Essas citações são de Deuteronômio 32:35 , Deuteronômio 32:36 . Compare Romanos 12:19 .

Comentário de John Calvin

30. Porque conhecemos o que disse etc. Ambas as passagens são tiradas de Deuteronômio 32:35 . Mas, como Moisés promete que Deus se vingará pelos erros cometidos ao seu povo, parece que as palavras são aplicadas de maneira imprópria e restrita à vingança mencionada aqui; pois do que o apóstolo fala? Mesmo que a impiedade daqueles que desprezavam a Deus não fosse impune. Paulo também em Romanos 12:19 , conhecendo o verdadeiro sentido da passagem, a acomoda a outro propósito; por ter em vista exortar-nos a paciência, ele nos pede que dêmos lugar a Deus para vingar-nos, porque esse ofício lhe pertence; e isso ele prova pelo testemunho de Moisés. Mas não há razão para não transformarmos uma declaração especial em uma verdade universal. Embora o desígnio de Moisés fosse consolar os fiéis, pois eles teriam Deus como vingador dos erros; todavia, podemos sempre concluir pelas suas palavras que é um ofício peculiar de Deus se vingar dos ímpios. Nem ele perverte seu testemunho, o que prova que o desprezo de Deus não será impune; pois ele é um juiz justo que reivindica para si o cargo de vingança.

Ao mesmo tempo, o apóstolo aqui também pode raciocinar do menor para o maior, e desta maneira: “Deus diz que ele não permitirá que seu povo seja ferido impunemente e declara que ele certamente será seu vingador: se ele Se não sofrer injustiças aos homens, ele não vingará os seus? Ele tem pouco ou nenhum cuidado e preocupação com sua própria glória, de modo a conivenciar e passar pelas indignidades oferecidas a ele? Mas a visão anterior é mais simples e natural – que o apóstolo mostra apenas que Deus não será zombado impunemente, uma vez que é seu ofício peculiar prestar aos ímpios o que eles mereciam. (187)

O Senhor julgará o seu povo. Aqui surge outra e maior dificuldade; pois o significado de Moisés parece não concordar com o que aqui pretendia. O apóstolo parece ter citado essa passagem como se Moisés tivesse usado a palavra punir, e não julgar; mas, como segue imediatamente a título explicativo: “Ele será misericordioso com seus santos”, parece evidente que julgar aqui é agir como governador, de acordo com seu significado frequente no hebraico; mas isso parece ter pouco a ver com o assunto atual. No entanto, quem pesa bem todas as coisas descobrirá que esta passagem é apropriada e adequadamente aduzida aqui; pois Deus não pode governar a Igreja sem purificá-la e sem restaurar para ordenar a confusão que nela possa estar. Portanto, esse governo deve ser justamente temido por hipócritas, que serão punidos por usurpar um lugar entre os fiéis e por usar com perfeição o sagrado nome de Deus, quando o mestre da família se comprometer a cuidar de pôr em ordem os seus. casa. É nesse sentido que se diz que Deus se levanta para julgar seu povo, isto é, quando ele separa os verdadeiramente piedosos dos hipócritas ( Salmos 1: 4 😉 e nos Salmos 125: 5 , (188), onde o Profeta fala de exterminando os hipócritas, para que não ousassem mais se gabar de serem da Igreja, porque Deus os suportava; ele promete paz a Israel depois de ter executado seu julgamento.

Não foi então irracional que o apóstolo lembrou a eles que Deus presidia sua Igreja e não omitia nada necessário para seu governo legítimo, a fim de que todos aprendessem cuidadosamente a se manterem sob seu poder, e lembrem-se de que precisavam prestar contas. o juiz deles. (189)

Portanto, ele conclui que é uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo. Um homem mortal, por mais irritado que seja, não pode levar sua vingança além da morte; mas o poder de Deus não é limitado por limites tão estreitos; além disso, muitas vezes escapamos dos homens, mas não podemos escapar do julgamento de Deus. Quem, então, considera que ele tem a ver com Deus, deve (exceto que ele é extremamente estúpido) realmente tremer e tremer; antes, tal apreensão de Deus deve necessariamente absorver o homem inteiro, para que nenhuma tristeza ou tormento possa ser comparada a ele. Em resumo, sempre que nossa carne nos atrai ou nos lisonjeamos por qualquer meio em nossos pecados, essa advertência por si só deve ser suficiente para nos despertar, que “é uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo”; pois sua ira é dotada de terríveis castigos que serão para sempre.

No entanto, o ditado de Davi, quando exclamou, que era melhor cair nas mãos de Deus do que nas mãos dos homens ( 2 Samuel 24:14 ), parece ser inconsistente com o que é dito aqui. Mas essa aparente inconsistência desaparece, quando consideramos que Davi, confiando na misericórdia de Deus, o escolheu como seu juiz, e não como homens; pois, embora soubesse que Deus estava descontente com ele, ainda assim ele se sentia confiante de que se reconciliaria com ele; em si mesmo, de fato, ele estava prostrado no chão, mas ainda assim foi ressuscitado pela promessa da graça. Como então ele acreditava que Deus não era inexorável, não é de admirar que ele temesse menos sua ira do que a dos homens; mas o Apóstolo aqui fala da ira de Deus como sendo terrível para os réprobos, que são destituídos da esperança de perdão, não esperam nada além de extrema severidade, pois já fecharam contra si mesmos a porta da graça. E sabemos que Deus é apresentado de várias maneiras, de acordo com o caráter daqueles a quem ele se dirige; e é isso que Davi quer dizer quando diz: “Com o misericordioso, serás misericordioso, e com o perverso, serás perverso”. ( Salmos 18:25 .) (190)

Comentário de Adam Clarke

A vingança me pertence – Esta é a palavra de Deus, Deuteronômio 32:35 , em referência aos gentios idólatras, que eram os inimigos do seu povo; e é aqui com propriedade aplicada aos apóstatas acima, que, sendo inimigos das ordenanças de Deus, e do ministério e mérito de Cristo, também devem ser inimigos do povo de Cristo; e trabalho para a destruição deles, e a causa na qual eles estão envolvidos.

O Senhor julgará seu povo – Ou seja, ele executará julgamento por eles; pois esse é evidentemente o sentido em que a palavra é usada no lugar em que o apóstolo cita, Deuteronômio 32:36 ; : Porque o Senhor julgará o seu povo e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o poder deles se foi. Assim, Deus vingará e reivindicará a causa do cristianismo, destruindo seus inimigos, como fez no caso do povo judeu, a quem ele destruiu por ser uma nação, e fez deles um provérbio de reprovação e monumentos de sua indignação colérica ao presente. dia.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:30 . Pois conhecemos aquele que disse: Moisés: ver Deuteronômio 32:35 . Talvez indagou como essa passagem é aplicada aqui aos que se professam cristãos, uma vez que, em Deuteronômio, evidentemente se relaciona com os idólatras adversários gentios de Israel? A resposta é fácil; pois, além dos que foram apostatados da religião cristã, declararam-se inimigos de instituições de Deus por Jesus Cristo nosso Senhor (que eram muito mais sagrados e importantes do que os de Moisés). Além disso, a afirmação de que a vingança pertence a Deus, etc. deve ser considerado como uma máxima geral e, portanto, igualmente aplicável em todos os casos em que a vingança e uma recompensa penal são devidas. As próximas palavras podem ser tiradas dos lugares de Deuteronômio acima mencionados ou dos Salmos 135: 14, onde temos exatamente as mesmas palavras; e a força deles pode ser a seguinte: “Se Deus vingar e vingar os ferimentos causados ??ao povo escolhido pelos judeus, ele se animará muito mais severamente com os ferimentos que foram oferecidos a seu Cristo, seu Espírito e sua igreja”.

Comentário de John Wesley

Pois conhecemos aquele que disse: A vingança pertence a mim, eu retribuirei, diz o Senhor. E novamente, o Senhor julgará o seu povo.

O Senhor julgará seu povo – sim, com muito mais rigor do que os pagãos, se eles se rebelarem contra ele. Deuteronômio 32:35 , etc.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:35 – A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. “

Deuteronômio 32:36 – O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.

Salmos 50:4 – Ele convoca os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo:

Salmos 94:1 – Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém!

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Salmos 135:14 – O Senhor defenderá o seu povo e terá compaixão dos seus servos.

Isaías 59:17 – Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa.

Isaías 61:2 – para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,

Isaías 63:4 – Pois o dia da vingança estava no meu coração, e chegou o ano da minha redenção.

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Ezequiel 34:17 – ” ‘Quanto a você, meu rebanho, assim diz o Soberano Senhor: Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Romanos 12:19 – Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

Romanos 13:4 – Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *