Estudo de Isaías 61:2 – Comentado e Explicado

proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos,
Isaías 61:2

Comentário de Albert Barnes

Proclamar o ano aceitável do Senhor – (veja as notas em Isaías 49: 8 ). Provavelmente há uma alusão aqui ao ano do Jubileu, quando a trombeta foi tocada, e a liberdade foi proclamada em toda a terra ( Levítico 25: 9-10 ). Da mesma maneira, o Messias viria a proclamar liberdade universal – liberdade para todo o mundo a partir da degradante servidão do pecado. O tempo de sua vinda seria o tempo em que Javé teria o prazer de proclamar através dele a emancipação universal desse cativeiro ignóbil e de restaurar a todo o privilégio de ser o libertador do Senhor.

E o dia da vingança de nosso Deus – (Veja as notas em Isaías 34: 8 ). Esta é a linguagem adaptada à libertação da Babilônia. O resgate de seu povo seria acompanhado de vingança contra seus inimigos. Isso não foi citado pelo Salvador em seu discurso em Nazaré, ou, se citado, o fato não é registrado por Lucas (ver Lucas 4:19 ). O texto que o Salvador tomou então como fundamento de seu discurso Lucas 4:21 , parece ter terminado com a cláusula anterior: Não se deve inferir, no entanto, que ele não considerou as expressões subsequentes como se referindo a si mesmo, mas não era necessário ao seu propósito citá-las. Considerado aplicável ao Redentor e sua pregação, isso sem dúvida se refere ao fato de que sua vinda seria acompanhada de vingança contra seus inimigos. É uma grande verdade, manifestada em toda parte, que Deus que surge a qualquer momento para libertar seu povo é assistido com vingança contra seus inimigos. O mesmo ocorreu na destruição de Idumea – considerada como o representante geral de todos os inimigos de Deus (veja as notas em Isaías 35: 1-10 ); assim foi na libertação do Egito – envolvendo a destruição do faraó e de seu exército; assim na destruição de Babilônia e na libertação dos cativos lá. Da mesma maneira, estava na destruição de Jerusalém; e assim será no fim do mundo 2 Tessalonicenses 1: 7-10 .

Para confortar todos os que choram – A expressão ‘todos os que choram’ pode se referir aos que choram pela perda de amigos e posses terrestres, ou àqueles que choram pelo pecado. Em ambos os casos, o evangelho proporcionou fontes abundantes de consolo (ver as anotações em Isaías 25: 8 ).

Comentário de Joseph Benson

Isaías 61: 2-3 . E o dia da vingança de nosso Deus – Nomeadamente, sobre aqueles que rejeitarem ou negligenciarem essas ofertas graciosas de misericórdia e salvação: eles não serão apenas deixados em cativeiro, como merecem, mas serão tratados como inimigos. Resumimos o evangelho, Marcos 16:16 , onde aquela parte dele, que crer será salva, proclama o ano aceitável do Senhor para aqueles que o aceitarem; mas a outra parte, quem não crer, será condenada, proclama o dia da vingança de nosso Deus; essa vingança que ele assumirá contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, 2 Tessalonicenses 1: 8 ; ver também Hebreus 10: 27-30 ; Mateus 24:21 ; Apocalipse 18: 1 . A cláusula parece ter uma referência especial ao tempo em que Deus puniu os judeus incrédulos e desobedientes pela destruição de Jerusalém e as calamidades incomparáveis ??que vieram sobre sua nação. Encontramos Cristo, em vários de seus discursos, ameaçando-os com os julgamentos de Deus por rejeitá-lo. E ele chama a destruição de Jerusalém dos dias de vingança, Lucas 21:22 , a própria expressão usada aqui. Para consolar todos os que choram – Ou por causa de seus pecados, sofrimentos ou desolações e misérias do espiritual Sião, sua igreja; e que, de luto, procuram por ele, e não pelo mundo, por conforto. Ele não apenas os consola e os proclama, mas os aplica e concede, dando-lhes o Consolador. Nele há o suficiente para confortar todos aqueles que choram, quaisquer que sejam suas aflições ou tristezas; mas esse consolo é certo para os que lamentam em Sião, ou seja, para aquele que é um tipo de piedade, e se aplicam por fé e oração a Deus em Cristo, em alívio e consolo. Para lhes designar beleza – Ou melhor, ornamento (como o hebraico properly?? significa mais apropriadamente) para cinzas. O bispo Lowth apresenta a cláusula: dar-lhes uma bela coroa em vez de cinzas; o óleo de alegria em vez de tristeza; observando: “Em tempos de luto, os judeus vestiam pano de saco, ou roupas grosseiras e sórdidas; e espalharam poeira e cinzas em suas cabeças; pelo contrário, roupas esplêndidas e unguentos derramados sobre a cabeça eram sinais de alegria. ” O óleo da alegria – que faz o rosto brilhar, em vez do luto que desfigura o rosto e o torna desagradável. Esse óleo de alegria que os santos têm daquele óleo de alegria com que o próprio Cristo foi ungido acima de seus semelhantes. As vestes de louvor – As vestes bonitas que foram usadas nos dias de ação de graças, em vez do espírito de peso. Hebraico, , ?? , contração, obscuridade ou obscuridade; “Alegrias abertas”, diz Henry, “pelas lamentações secretas. Os enlutados de Sião guardam consigo o espírito de peso e choram em segredo; mas a alegria com que são recompensados ??é revestida, como com uma roupa, aos olhos dos outros. ” Observe, leitor, onde Deus dá o óleo da alegria, ele dá as vestes de louvor. Aqueles confortos que vêm de Deus depositam o coração e aumentam o coração em ações de graças a Deus. Que eles possam ser chamados de árvores da justiça – Que eles possam ser pessoas justas, profundamente enraizadas na fé na base da verdade do evangelho, sólidas e firmes em sinceridade, fortaleza e paciência; ornamentos para a vinha de Deus e produzir frutos adequados para o solo em que são plantados. A plantação do Senhor – plantada por aquele santo Senhor que, sendo ele mesmo santo e justo, não plantaria nada além de tal: veja em Isaías 60:21 . Para que ele seja glorificado – Nomeadamente, pelos frutos que produzem; pois aqui é glorificado nosso Pai celestial, que produzimos muitos frutos.

Comentário de John Calvin

2. Proclamar o ano da boa vontade de Jeová. Aqui ele menciona expressamente o tempo de conceder essa graça distinta, a fim de remover as dúvidas que possam surgir. Sabemos pela experiência diária quão numerosos e diversificados são os cuidados ansiosos que distraem o coração. Ele afirma que é o arauto da graça futura, cujo tempo ele fixa do “bom prazer” de Deus; pois, como ele deveria ser o Redentor da Igreja pela graça livre, assim estava em seu poder, e com justiça, selecionar o tempo.

Talvez ele faça alusão ao Jubileu ( Levítico 25:10 ), mas sem dúvida ele afirma que devemos esperar calma e gentilmente até que Deus queira estender sua mão. Paulo chama este ano de “o tempo da plenitude”. ( Gálatas 4: 4 ) Da mesma forma, vimos que o Profeta diz: “Eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. ” ( Isaías 49: 8 ) Paulo aplica isso à sua própria pregação; pois, enquanto o Senhor nos dirige pelo Evangelho, a porta do céu se abre para nós, para que agora possamos, por assim dizer, entrar na posse dos benefícios de Deus. ( 2 Coríntios 6: 2 ) Portanto, não devemos atrasar, mas devemos aproveitar o tempo e a ocasião em que essas bênçãos distintas nos são oferecidas.

E o dia de vingança para o nosso Deus. Mas essas expressões parecem ser inconsistentes uma com a outra, a saber, “O dia do prazer” e “O dia da vingança”. Por que Isaías juntou coisas tão opostas? Porque Deus não pode libertar sua Igreja sem mostrar que ele é um juiz justo e sem se vingar dos iníquos. Ele, portanto, emprega o termo “prazer”, com referência aos eleitos, e o termo “dia de vingança”, com referência aos iníquos, que deixam de não perseguir a Igreja e, consequentemente, devem ser punidos quando a Igreja é entregue. Da mesma maneira, Paulo também diz: “É justo com Deus conceder alívio aos aflitos ( 2 Tessalonicenses 1: 6 ) e recompensar os inimigos dos crentes que os afligem injustamente;” e os judeus não podiam esperar o fim de suas angústias até que seus inimigos fossem destruídos.

No entanto, devemos observar a causa de nossa libertação; pois somente à sua misericórdia, e não aos nossos méritos, ou excelência, ou indústria, deve ser atribuída, ele aparece, de fato, como observei brevemente um pouco antes, aludir ao Jubileu; mas, acima de tudo, devemos prestar atenção a isso, para que nossa salvação esteja inteiramente na vontade graciosa de Deus.

Para confortar todo esse luto. Devemos manter em lembrança o que anteriormente observamos, que o fim do Evangelho é que possamos ser resgatados de todos os males e que, tendo sido restaurados à nossa liberdade anterior e todas as lágrimas tenham sido enxugadas de nossos olhos, nós pode participar da alegria espiritual. E se não somos participantes de um benefício tão grande, isso deve ser atribuído à nossa incredulidade e ingratidão, pela qual recusamos e afastamos Deus, que se oferece livremente a nós.

Comentário de John Wesley

Proclamar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; confortar todos os que choram;

Vingança – sendo necessário que, onde Deus libertará seu povo, ele se vingue de seus inimigos; principalmente nos inimigos de sua igreja, e os espirituais principalmente, Satanás, pecado e morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *