Estudo de Salmos 99:6 – Comentado e Explicado

Entre seus sacerdotes estavam Moisés e Aarão, e Samuel um dos que invocaram o seu nome: clamavam ao Senhor, que os atendia.
Salmos 99:6

Comentário de Albert Barnes

Moisés e Arão entre seus sacerdotes – Entre os ministros da religião; ou, como oficiante no serviço de Deus. Que eles venham como representantes de sua ordem – como representando aqueles que conduzem o culto público a Deus e se juntem a Seu louvor. A idéia é que toda a humanidade se junte aos seus louvores, e os mencionados aqui como um dos mais eminentes daqueles que se empenhavam em dirigir o culto público a Deus. Moisés poderia ser chamado de “sacerdote” apenas no sentido mais geral do termo, como tendo sido empregado na direção e organização do culto público e como sendo da tribo original de Levi, de quem toda a ordem sacerdotal surgiu.

E Samuel entre os que invocam o seu nome – Entre os que são verdadeiros adoradores, em distinção dos sacerdotes que foram especialmente designados para o serviço público de Deus. A idéia é que esse elogio seja oferecido por todas as classes: pelos padres e pelas pessoas. Como Moisés e Arão estavam entre os mais eminentes da classe anterior, Samuel também estava entre os mais ilustres dos que não eram da ordem sacerdotal. Estes eram “homens representativos”; e o significado é que todos os que eram de sua ordem ou posição – sacerdotes e pessoas – deveriam se unir na adoração a Deus.

Eles invocaram o Senhor – eles invocaram o Senhor; eles adoraram ao Senhor. Eles deram a influência de seus nomes e de suas posições ao serviço público dele. Eles mostraram, assim, seu senso de propriedade de louvar a Deus; eles deram o semblante de seu exemplo ao culto público e louvor; e os benefícios que eles receberam em resposta à oração mostraram a propriedade e a vantagem de reconhecer publicamente a Deus.

E ele lhes respondeu: Eles não o invocaram em vão. Ele ouviu as orações deles. Ele lhes concedeu bênçãos em conexão com a adoração. Não era inútil elogiá-lo e adorá-lo. A adoração a Deus é, portanto, recomendada a nós, não apenas pela propriedade do ato em si, mas por suas vantagens. Não é necessário se referir a casos particulares na história dessas pessoas quando suas orações foram respondidas. Suas vidas estavam cheias de tais exemplos – como são as vidas de todos os que verdadeiramente invocam a Deus. Se um homem que ora pudesse “ver” tudo o que acontece todos os dias em resposta à oração – todas as coisas concedidas que ele “desejava” em oração, e que não seriam conferidas a ele se ele não tivesse orado, não haveria mais dúvida sobre se Deus responde à oração.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 99: 6 . Moisés e Arão entre seus sacerdotes com seus príncipes – seus chefes. Nold. 879. Ou seja, seus principais e mais famosos ministros. O significado é: “Assim fizeram Moisés e Arão, que estavam entre seus sacerdotes, e Samuel também, um dos maiores profetas que costumavam interceder por você”. Até o momento tivemos ocasiões em que observamos que a palavra sacerdotes traduzidos é um título comum de oficiais civis e eclesiásticos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 99: 6 . Moisés e Arão entre seus sacerdotes, etc. – Ou, com seus príncipes, como o hebraico ?????? , pode ser traduzido, ou com seus chefes; isto é, seus principais e mais famosos ministros. Moisés, no entanto, pode com propriedade ser classificado entre os sacerdotes, porque, antes da instituição do sacerdócio, ele executava esse ofício e porque muitas vezes intercedia com Deus pelo povo; que era uma parte considerável do trabalho dos padres. E Samuel – que costumava interceder com solenidade com Deus em nome do povo. O significado é: “Assim fizeram Moisés, Arão e Samuel também, um dos maiores profetas que costumavam interceder por você”. Assim, ele os exorta a cumprir o dever de louvar e adorar a Deus, pelos exemplos das três pessoas mais eminentes, que praticaram esse dever com feliz sucesso.

Comentário de E.W. Bullinger

Moisés. Ele era neto de Levi e exerceu funções sacerdotais diante de Arão ( Êxodo 24: 6-8 ); até mesmo consagrá-lo (Êx 28). Ele e Aaron estão incluídos “entre os sacerdotes” .

Samuel. Compare 1 Samuel 7: 9 , 1 Samuel 7:10 ; 1 Samuel 12:18 .

Eles chamaram. Omita “Eles” , que obscurece o sentido, deixando Moisés e Arão sem um predicado. Compare Êxodo 15:25 ; Êxodo 32: 11-14 ; Êxodo 33: 12-14 . Números 11: 2 ; Números 21: 7 . Deuteronômio 9:20 , Deuteronômio 9:26 . Salmos 106: 23 .

Comentário de Adam Clarke

Moisés e Arão – Como Moisés e Arão entre os sacerdotes, e como Samuel entre os profetas, adoraram a Deus em humildade, gratidão e espírito de obediência, e receberam os símbolos mais fortes do favor divino; então adorei o Senhor, para que ele possa abençoar, apoiar e salvar você. Moisés era propriamente o sacerdote dos hebreus antes de Arão e sua família serem designados para esse cargo.

Comentário de John Calvin

6. Moisés e Arão. O salmista amplia a graça especial que Deus concedeu de maneira muito notável à semente de Abraão, que dali escolheu profetas e sacerdotes para serem, por assim dizer, mediadores entre ele e o povo, para ratificar a aliança da salvação. E ele menciona três pessoas que eram famosas nos tempos antigos. Pois Moisés era, por assim dizer, um mediador para reconciliar o povo com Deus. Aaron foi investido no mesmo escritório; e, posteriormente, Samuel manteve o mesmo caráter. Não há dúvida, porém, de que nessas três pessoas ele incluía todas as pessoas com as quais Deus havia feito um pacto. Mas ele menciona os nomes daqueles que eram depositários e guardiões desse tesouro inestimável. Pode parecer impróprio que ele fale de Moisés como entre os sacerdotes, já que seus filhos estavam apenas entre os levitas comuns, e que o próprio Moisés, depois da lei, nunca ocupou o cargo de sumo sacerdote. Porém, como os hebreus chamam ?????? , chohanim, aqueles que são personagens principais e muito eminentes, (121) como os filhos dos reis, não há nada para impedir que o profeta dê essa designação a Moisés, como se ele tivesse dito que ele era um. dos santos governantes da Igreja. (122) Além disso, se voltarmos ao primeiro original – ao período anterior à publicação da lei, é certo que Moisés foi então investido no escritório do sumo sacerdote. O desígnio do profeta também deve ser lembrado, a saber, que Deus não apenas adotou a semente de Abraão, mas separou alguns deles para agir como mediadores, a quem ele ordenou que invocassem seu nome, a fim de que sua aliança pudesse seja o mais confirmado. Pois a invocação da qual ele fala não deve ser compreendida indiscriminadamente de todos os modos de invocar, mas apenas daquilo que pertence aos sacerdotes, que foram escolhidos por Deus, como intercessores para aparecerem em sua presença em nome de todo o povo, e falar em seu nome.

Eles apelaram a Jeová. O salmista explica mais detalhadamente o que acabei de dizer, que Deus desde o início, e com uma referência especial à sua graciosa aliança, concedeu grandes benefícios aos descendentes de Abraão – os judeus. E, portanto, sempre que experimentavam a bondade de Deus, cabia a eles recordar sua antiga bondade. O profeta também menciona particularmente o símbolo visível do pilar nublado, pelo qual Deus planejou testemunhar em todas as épocas que sua presença estava sempre com seu povo, de acordo com o emprego de sinais temporais, não apenas em benefício deles a quem eles foram exibidos, mas também para o benefício daqueles que os sucederam. Não que Deus sempre mostrasse um pilar nublado ao seu povo antigo, mas considerando que a monotonia dos homens é tão grande, que eles não percebem a presença de Deus a menos que sejam lembrados por sinais externos, o profeta lembra muito bem os judeus. deste token memorável. E como Deus havia aparecido abertamente no deserto para seus pais, então sua posteridade poderia ter certeza de que ele também estaria perto deles. Ele acrescenta que eles mantiveram o testemunho de Deus, com o objetivo de impor o dever de igual obediência às gerações seguintes.

Comentário de John Wesley

Moisés e Arão entre seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam seu nome; invocaram o SENHOR, e ele lhes respondeu.

Moisés – Moisés antes da instituição do sacerdócio executou esse ofício, Êxodo 24: 6 .

Aquele chamado – que costumava interceder com solenidade com Deus em nome do povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *