Estudo de Salmos 22:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Segundo a melodia A corça da aurora. Salmo de Davi. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos?
Salmos 22:1

Comentário de Albert Barnes

Meu Deus, meu Deus – Estas são as próprias palavras proferidas pelo Salvador quando na cruz Mateus 27:46 ; e ele evidentemente os usou como melhor adaptados de todas as palavras que poderiam ter sido escolhidas para expressar o extremo de sua tristeza. O fato de ele os empregar pode ser referido como “alguma” evidência de que o salmo foi designado para se referir a ele; embora deva-se admitir que essa circunstância não é prova conclusiva de tal desígnio, uma vez que ele poderia ter usado palavras tendo originalmente outra referência, como mais adequada para expressar seus próprios sofrimentos. A linguagem é abrupta e é pronunciada sem nenhuma indicação prévia do que a produziria ou causaria. Ela vem do meio do sofrimento – de uma agonia intensa e duradoura – como se de repente uma nova forma de tristeza viesse sobre ele, que ele era incapaz de suportar. Essa nova forma de sofrimento era a sensação de que agora ele era abandonado pelo último amigo dos miseráveis ??- o próprio Deus. Podemos supor que ele suportou pacientemente todas as outras formas de provação, mas, no momento em que o pensamento lhe diz que foi abandonado por Deus, ele clama na amargura de sua alma, sob a pressão da angústia que não é mais suportado. Todas as outras formas de sofrimento que ele poderia suportar. Todos os outros que ele carregara. Mas isso o esmaga; o domina; está além de tudo o que a alma pode sustentar – pois a alma pode suportar tudo o mais, menos isso. Deve-se observar, no entanto, que o próprio sofredor ainda tem confiança em Deus. Ele se dirige a ele como seu Deus, embora pareça tê-lo abandonado: “Meu Deus; Meu Deus.”

Por que me abandonaste? Por que você me abandonou, ou me deixou sozinha, para sofrer sem ajuda e sozinha? Conforme aplicável ao Salvador, isso se refere aos momentos terríveis na cruz em que, abandonado pelas pessoas, ele parecia também ter sido abandonado pelo próprio Deus. Deus não interveio para resgatá-lo, mas deixou que ele suportasse aquelas terríveis agonias sozinho. Ele carregava o fardo da expiação do mundo sozinho. Ele foi dominado pela dor e esmagado pela dor, pois os pecados do mundo, bem como as agonias da cruz, haviam chegado sobre ele. Mas havia evidentemente mais do que isso; “O que” mais somos incapazes de entender! Havia um sentido mais elevado no qual ele foi abandonado por Deus, pois nenhum sofrimento físico, nenhuma dor de morrer mesmo na cruz teria extorquido esse clamor. Se ele tivesse desfrutado da luz do semblante de seu pai; se estes fossem meros sofrimentos físicos; se não houvesse nada além do que é aparente à nossa visão no registro desses sofrimentos, não podemos supor que esse grito teria sido ouvido até na cruz.

Evidentemente, há algum sentido em que era verdade que o Salvador moribundo foi entregue às trevas – a problemas mentais, a desesperar-se “como se” Aquele que é a última esperança dos sofredores e moribundos – o Pai das misericórdias – tivesse retirado dele; como se ele fosse pessoalmente; um pecador; como se ele próprio fosse culpado ou culpado por causa dos pecados pelos quais estava fazendo uma expiação. Em certo sentido, ele experimentou o que o pecador experimentará quando, por seus próprios pecados, será finalmente abandonado por Deus e abandonado ao desespero. Toda palavra nesta maravilhosa exclamação pode ser enfática. “Por quê.” Qual é a causa? Como isso deve ser contabilizado? Que fim deve ser respondido por ele? “Tens.” Tu, meu Pai; tu, o consolador dos que estão com problemas; tu, para quem o sofrimento e o moribundo podem olhar quando tudo mais falhar. “Abandonado.” Deixou-me sofrer sozinho; retire a luz do seu semblante – o conforto da sua presença – a alegria do seu favor manifestado. “Eu.” Teu Filho amado; mim. a quem enviaste ao mundo para realizar tua própria obra de redimir o homem; eu, contra quem nenhum pecado pode ser acusado, cuja vida foi perfeitamente pura e santa; por que, agora, na extremidade desses sofrimentos, você me abandonou e acrescentou à agonia da cruz a agonia mais profunda de ser abandonado pelo Deus a quem eu amo, pelo Pai que me amou antes da fundação do mundo, João 17:24 . Há uma razão pela qual Deus deve abandonar os iníquos; mas por que ele deveria abandonar seu próprio Filho puro e santo nas agonias da morte?

Por que você está tão longe de me ajudar? Margem, da minha salvação. Então o hebraico. A idéia é a de alguém que estava tão longe que não podia ouvir o choro ou que não conseguia estender a mão para entregar. Compare o Salmo 10: 1 .

E pelas palavras do meu rugido – A palavra usada aqui corretamente denota o rugido de um leão, Jó 4:10 ; Isaías 5:29 ; Zacarias 11: 3 ; e então o clamor ou o gemido de uma pessoa com muita dor, Jó 3:24 ; Salmo 32: 3 . Aqui se refere a um clamor alto por ajuda ou libertação, e é descritivo do intenso sofrimento do Redentor na cruz. Compare Mateus 27:50 ; Lucas 23:46 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 22.

Davi reclama com grande desânimo: ele ora com grande angústia; ele louva a Deus.

Ao principal músico de Aijeleth Shahar, Um Salmo de Davi.

Título. ????? ???? Aiieleth hashachar – O Dr. Delaney supõe que este e o 25º Salmo tenham sido escritos por Davi quando ele estava em Mahanaim, o lugar onde Deus apareceu a Israel em sua angústia, Gênesis 32. Os versículos 3, 4 e 5 não recebem nenhuma pequena ilustração e beleza, se deveria ser ocasionada pela lembrança da manifestação anterior da Providência divina neste mesmo local; as idéias que surgiram sucessivamente na mente do salmista são as seguintes: Deus havia cumprido suas promessas a Israel; – promessas feitas neste mesmo lugar: – numa época em que Israel estava em grave sofrimento; e o culto a Israel ainda continuava sendo santo: – Por que Davi não deveria esperar que ele cumprisse suas promessas da mesma forma; embora, para toda a aparência, ele estivesse à beira da destruição? Os próprios judeus, em Midrash, aplicam esse Salmo, como descritivo dos sofrimentos do Messias; e nosso Senhor, ao fazer uso das primeiras palavras dele na cruz (quando, como alguns pensam, ele repetiu o todo), não apenas reivindicou o caráter do Messias, mas também tacitamente insinuou que seus sofrimentos, em vez de chocar sua fé, convenceu-os de que ele só poderia ser o Messias predito pelo profeta, porque as indignidades que ele havia predito, apesar de serem tão extraordinárias e contadas com tanta minúcia, foram realizadas nele. Certamente, algumas passagens deste salmo foram mais literalmente cumpridas em nosso Salvador do que em Davi. Portanto, consideraremos isso mais particularmente como referência a Cristo. É intitulado ????? Aiieteth hashachar; que é comumente traduzido, o final da manhã. “Muitas observações agradáveis ??foram feitas sobre os títulos dos salmos, mas foram atendidas com maior incerteza. Os costumes do leste posterior, respeitando os títulos de livros e poemas, talvez possam tornar esses assuntos um pouco mais determinados; mas grande precisão e positividade não devem D’Herbelot, em sua Bibliotheque Orientale, nos informa que um poema metafísico e místico persa foi chamado de roseira: uma coleção de ensaios morais, o jardim de anemias: outro livro oriental, o leão da floresta: Que Scherfeddin ab Baussiri chamou um poema dele, escrito em louvor ao seu profeta árabe (que, afirmou, o curara durante o sono de um distúrbio paralítico), o hábito de um dervise: e porque ele é celebrado por ter dado a vista a uma pessoa cega, o poema também é intitulado pelo autor, a estrela brilhante. Outros títulos mencionados por ele são tão estranhos. O antigo gosto judaico pode razoavelmente ser do mesmo tipo. A explicação que alguns eruditos deram do mandamento de Davi para ensinar os filhos de Israel, 2 Samuel 1:18, que eles apreendem, não se relacionava ao uso dessa arma na guerra, mas ao hino que ele compôs na ocasião de a morte de Saul e Jônatas; no qual ele mencionou o arco de Jônatas, e de onde ele intitulou essa elegia, como eles pensam, o arco. O salmo atual pode ser chamado da retaguarda da manhã; o 56, a pomba muda em lugares distantes; o 66º, o lírio do testemunho; o 80, os lírios do testemunho, no plural; e o 45º simplesmente os lírios. É suficientemente evidente, eu acho, que esses termos não denotam certos instrumentos musicais: pois, se o fizeram, por que os nomes mais comuns de timbrel, harpa, saltério e trombeta, com os quais os salmos foram cantados, ( Salmos 81: 2-3 .) Nunca aparece nesses títulos? – Significam certas músicas? Não se deve, contudo, imaginar que essas músicas sejam assim chamadas por terem alguma semelhança com os ruídos emitidos pelas coisas mencionadas nos títulos; pois os lírios estão calados, se essa suposição deveria ser permitida em relação à parte posterior da manhã, nem o 56º salmo fala do luto da pomba, mas de sua tolice. Se eles significam alguma música, devem significar, imagino, as músicas nas quais essas músicas ou hinos foram cantados, como foram distinguidos por esses nomes; e assim a investigação terminará neste ponto: se os salmos aos quais esses títulos foram afixados foram chamados por esses nomes; ou se eram alguns outros salmos ou canções, com a melodia da qual eles deveriam ser cantados. E como não encontramos o arco mencionado, nem o mesmo nome usado duas vezes, até onde nossas luzes alcançam, deve parecer mais provável que esses sejam os nomes daqueles mesmos salmos aos quais são prefixados. O 42º salmo, pode-se pensar, poderia muito bem ter sido intitulado o final da manhã; porque, como o cervo ofegava atrás dos ribeiros, também ofegava a alma do salmista segundo Deus. Mas o salmo atual, é certo, poderia igualmente ser distinguido por esse título; os cães me cercaram, a assembléia dos ímpios me cercou; palavras que aludem à maneira oriental de caçar, a saber, reunindo um grande número de pessoas e escolhendo as criaturas que caçam; e como o salmista, no 42º salmo, preferiu comparar-se a um cervo do que a um traseiro, o presente responde muito melhor a esse título, no qual ele fala de sua alma caçada no gênero feminino: Salmos 22:20 . Livra minha alma da espada, minha querida (que no original é feminina) do poder do cachorro. Ninguém que reflete sobre as circunstâncias de Davi na época a que o 56º salmo se refere, e considera o gosto oriental, se surpreenderá ao ver que o salmo intitulou a pomba muda em lugares distantes; nem os lírios são mais impróprios para se tornar o título de outros salmos, com distinções adequadas, do que um jardim de anemonias para ser o nome de uma coleção de discursos morais. “Ver Observations, p. 318. Fenwick pensa que o título deste salmo deve ser traduzida, a força da manhã, e que ela se relaciona com Cristo, como sendo a brilhante estrela da manhã, ou, o dia brota do alto, como é chamado, Lucas 1:78 . o nascimento é do ventre da manhã: o título, portanto, diz ele, nos leva a observar e contemplar neste salmo, a profundidade daquele amor e condescendência que fez o Filho de Deus se humilhar da maneira descrita aqui, e até para a morte da cruz, embora ele seja a brilhante estrela da manhã e o dia brotar do alto.

Salmos 22: 1 . Meu Deus, meu Deus, etc. – É observável que Sabachthani, produzido pelos evangelistas, não é uma palavra hebraica; e, portanto, é mais provável que nosso Salvador tenha usado esse dialeto que era mais comumente entendido pelos judeus em seu tempo; e que, é provável, era um dialeto misto, composto de hebraico, caldeu e siríaco. De acordo com essa suposição, observa-se ainda que eloi, eloi, como São Marcos expressa as palavras de nosso Salvador, era mais próximo de Caldeu. O hebraico, como está agora, de acordo com nosso modo de ler, é ?????? ??? ??? ??? aeli, aeli, lamah aezabtani. Nosso Salvador não ignorou a razão pela qual ele foi afligido; Por que me abandonaste? Ele sabia que todos os rigores e dores que ele suportou na cruz foram apenas porque o castigo de nossa paz estava sobre ele, e Deus colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós; Isaías 53: 5-6 . As palavras implicam então que ele próprio não fez nada para merecer os males que sofreu. Este é o significado da pergunta aqui, como também do Salmo 2: 1 . A última parte do versículo refere-se à oração de Cristo no jardim. Veja Lucas 22:44 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 22: 1 . Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Nessas palavras, Cristo, pendurado na cruz, queixou-se de que foi privado, por um tempo, da presença amorosa e da influência consoladora de seu Pai celestial: e São Mateus e São Marcos nos dão as mesmas expressões que ele usado, Eli, Eli; ou, como diz São Marcos, Eloi, Eloi, lama sabachthani. Talvez seja digno de nota aqui, que sabachthani não é uma palavra hebraica; a palavra hebraica sendo ?????? , gnazabtani; e daqui em diante parece mais provável que nosso Salvador tenha usado o dialeto que era mais comumente entendido pelos judeus em seu tempo; e que, é provável, era um dialeto misto, composto de hebraico, caldeu e siríaco. De acordo com essa suposição, pode-se observar ainda mais que Eloi, Eloi, como São Marcos expressa as palavras de nosso Salvador, era mais próximo de Caldeu. É preciso observar bem que Cristo “não ignorava a razão pela qual ele foi afligido. Ele sabia que todos os rigores e dores que ele sofreu na cruz eram apenas porque o castigo de nossa paz estava sobre ele: e Deus colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós, Isaías 53: 5-6 . As palavras então implicam que ele não fez nada para merecer os males que sofreu. Este é o significado da pergunta aqui: Por que você me abandonou? como também no Salmo 2: 1 , por que os pagãos se enfurecem? ” & c. A repetição das palavras, meu Deus, meu Deus, denota a profundidade de sua angústia, que o fez chorar tão fervorosamente. Das palavras do meu rugido – do respeito, pena ou resposta às minhas orações fervorosas e fortes gritos, forçados de mim pelas minhas misérias. Esta última cláusula parece se referir à oração de Cristo no jardim.

Comentário de Scofield

Aijeleth Shahar

Ou Ay-ys-leth Shachar, “traseiro da manhã”, um título, não um instrumento musical.

Meu deus meu deus

Os Salmos 22, 23, 24 formam uma trilogia. No Salmo 22, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas João 10:11 , no Salmo 23, o grande Pastor, “trazido de novo dos mortos através do sangue da aliança eterna”. Hebreus 13:20 se importa com as ovelhas; nos Salmos 24, o pastor principal aparece como rei da glória para possuir e recompensar as ovelhas 1 Pedro 5: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

de Davi = relacionado a ou relativo ao Filho de Davi e ao Senhor de Davi ( Mateus 22: 41-45 ). “A raiz e a descendência de Davi” ( Apocalipse 22:16 ). Davi “sendo profeta e conhecedor… Falou”. Estes três Salmos (Salmo 22, Salmo 23, Salmo 24) se relacionam com os sofrimentos e a glória do “Homem Cristo Jesus”. Salmo 22 = O Bom Pastor na Terra, na Morte ( João 10:11 ). Salmo 23 = O Grande Pastor, no Céu, pela Ressurreição ( Hebreus 13:20 ). Salmo 24 = O Pastor Principal, vindo em Sua Glória à Terra e a Sião, novamente ( 1 Pedro 5: 4. Ap. 19). Veja a Estrutura (p. 721). O Salmo 22 é Cristo como oferta pelo pecado; Salmo 40, como holocausto; Salmo 69, como oferta pela culpa.

Meu Deus, meu Deus. Hebraico meu El (App-4. IV). Deus como Todo-Poderoso em relação à criatura ; não Jeová (App-4.), em relação à aliança com Seu servo. Citado em Mateus 27:46 . Marcos 15:34 . ). Compare Luke 23:32 , Luke 23:40-42 . The “kingdom” had been referred to by Christ in Psalms 22:22-30 . See note on “roaring”, below. The Figure of speech Epizeuxis (App-6) is used for solemn emphasis. O Salmo é a oração e o apelo de Cristo na cruz. Começa com “Meu Deus, meu Deus” ( Mateus 27:46 . Marcos 15:34 ) e termina com “Está consumado”. Ver nota nos Salmos 22. : 31 e compare João 19:30 . Se o Senhor proferiu todo esse salmo na cruz, o malfeitor moribundo deve ter “ouvido” e crido ( Romanos 10:17 ) .Com Lucas 23:32 , Lucas 23: 40-42 . O “reino” havia sido referido por Cristo nos Salmos 22: 22-30 . Veja a nota sobre “rugido”, abaixo: A figura do discurso Epizeuxis (App-6) é usada para ênfase solene.

rugindo = lamentação. Hebraico. sha “ag = falado de leão e trovão.

[Nota: algumas versões do texto da Bíblia complementar têm o comentário abaixo, mas o livro originalmente publicado que eu tenho não possui.]

Alguns estudiosos acreditam (incluindo este humilde aluno) que nosso Senhor realmente citou tudo, ou a maior parte deste Salmo enquanto estava pendurado na cruz. Compare Mateus 27:46 ; Marcos 15:34 .

Comentário de Adam Clarke

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Mostre-me a causa por que você me abandonou aos meus inimigos; e por que você parece desconsiderar minhas orações e gritos? Para uma ilustração completa desta passagem, peço ao leitor que se refira à minha nota sobre Mateus 27:46 .

As palavras do meu rugido? ????? shaagathi , A Vulgata, Septuaginta, Siríaca, Etíope e Árabe, com os anglo-saxões, fazem uso de termos que podem ser assim traduzidos: “Meus pecados (ou tolices) são a causa pela qual a libertação está tão longe de mim. ” Parece que essas versões têm lido ????? shegagathi , “meu pecado de ignorância”, em vez de ????? shaagathi , “meu rugido:” mas não MS. existente suporta esta leitura.

Comentário de John Calvin

1. meu deus! O primeiro verso contém duas frases notáveis ??que, embora aparentemente contrárias uma à outra, ainda estão entrando nas mentes dos piedosos. Quando o salmista fala em ser abandonado e rejeitado por Deus, parece ser a queixa de um homem em desespero; pois um homem pode ter uma única centelha de fé nele, quando acredita que não há mais socorro para ele em Deus? E, no entanto, ao chamar Deus duas vezes como seu próprio Deus e depositar seus gemidos em seu seio, ele faz uma confissão muito distinta de sua fé. Com esse conflito interior, o piedoso deve necessariamente ser exercitado sempre que Deus retira deles os sinais de seu favor, para que, em qualquer direção em que voltem os olhos, não vejam nada além da escuridão da noite. Eu digo que o povo de Deus, lutando consigo mesmo, por um lado, descobre a fraqueza da carne e, por outro, evidencia sua fé. No que diz respeito aos réprobos, como eles apreciam em seus corações sua desconfiança em relação a Deus, sua perplexidade mental os domina e, portanto, os incapacita totalmente por aspirarem à fé de Deus pela fé. Que Davi tenha sofrido os assaltos à tentação, sem ser dominado ou engolido por ela, pode ser facilmente entendido por suas palavras. Ele foi grandemente oprimido pela tristeza, mas, apesar disso, ele irrompe na linguagem da certeza, Meu Deus! meu Deus! o que ele não poderia ter feito sem resistir vigorosamente à apreensão contrária (499) de que Deus o havia abandonado. Não há um dos piedosos que não experimenta diariamente em si mesmo a mesma coisa. De acordo com o julgamento da carne, ele pensa que é rejeitado e abandonado por Deus, enquanto ainda apreende pela fé a graça de Deus, que está oculta aos olhos dos sentidos e da razão; e assim acontece que afetos contrários são misturados e entrelaçados nas orações dos fiéis. O sentido e a razão carnais não podem deixar de conceber Deus como favorável ou hostil, de acordo com a condição atual das coisas que são apresentadas à sua visão. Quando, portanto, ele nos sofre para ficarmos muito tempo tristes e, como se estivéssemos escondendo debaixo dela, devemos necessariamente sentir, de acordo com a apreensão da carne, como se ele tivesse nos esquecido completamente. Quando um pensamento tão desconcertante toma posse total da mente do homem, ele o oprime em profunda incredulidade, e ele não procura, nem espera mais, encontrar um remédio. Mas se a fé vem em seu auxílio contra tal tentação, a mesma pessoa que, julgando pela aparência exterior das coisas, considerava Deus indignado contra ele, ou como abandonado, vê no espelho das promessas a graça de Deus que está escondido e distante. Entre essas duas afeições contrárias, os fiéis ficam agitados e, por assim dizer, flutuam quando Satanás, por um lado, exibindo à vista deles os sinais da ira de Deus, os exorta ao desespero e se esforça inteiramente para derrubar a fé deles; enquanto a fé, por outro lado, chamando-as de volta às promessas, ensina-as a esperar pacientemente e a confiar em Deus, até que ele mostre novamente seu semblante paternal.

Vemos então a fonte de onde procedeu essa exclamação, Meu Deus! meu Deus! e da qual também procedeu a reclamação que se segue imediatamente depois: Por que me abandonaste? Enquanto a veemência da dor e a enfermidade da carne forçaram do salmista essas palavras, sou abandonado por Deus; fé, para que ele não devesse, quando tão severamente tentado, afundasse em desespero, pusesse em sua boca uma correção dessa linguagem, de modo que ele ousadamente chamou Deus, de quem ele pensava ter sido abandonado, seu Deus. Sim, vemos que ele deu o primeiro lugar à fé. Antes que ele se permita expressar sua queixa, a fim de dar à fé o principal lugar, ele primeiro declara que ainda reivindicava Deus como seu próprio Deus e se dirigiu a ele em busca de refúgio. E como as afeições da carne, quando se rompem, não são facilmente contidas, mas nos levam além dos limites da razão, certamente é bom reprimi-las desde o início. Davi, portanto, observou a melhor ordem possível para dar a sua fé a precedência – expressando-a antes de dar vazão à sua tristeza e qualificando, por oração devota, a reclamação que ele depois faz com relação à grandeza de suas calamidades. Ele havia falado de maneira simples e precisa nesses termos, Senhor, por que me abandonou? por uma queixa tão amarga, ele pareceria murmurar contra Deus; e, além disso, sua mente correria grande risco de ficar amargurada de descontentamento pela grandeza de sua dor. Mas, aqui, levantando-se contra murmúrios e descontentamentos da muralha da fé, ele mantém todos os seus pensamentos e sentimentos sob restrição, para que eles não ultrapassem os limites devidos. A repetição também não é supérflua quando ele chama duas vezes Deus de Deus; e, pouco depois, ele até repete as mesmas palavras na terceira vez. Quando Deus, como se ele tivesse abandonado todo o cuidado de nós, passa por cima de nossas misérias e gemidos como se não os visse, o conflito com essa espécie de tentação é árduo e doloroso, e, portanto, Davi se esforça mais arduamente em buscar o confirmação de sua fé. A fé não ganha a vitória no primeiro encontro, mas depois de receber muitos golpes e depois de ser exercitada com muitos arremessos, ela finalmente sai vitoriosa. Não digo que Davi tenha sido um campeão tão corajoso e valente que sua fé não vacilou. Os fiéis podem envidar todos os seus esforços para subjugar suas afeições carnais, para que se sujeitem e se dediquem totalmente a Deus; mas ainda há sempre alguma enfermidade neles. Disso procedeu a interrupção do santo Jacó, sobre o qual Moisés menciona em Gênesis 32:24 ; pois, apesar de ter lutado com Deus, ele prevaleceu, mas sempre teve a marca de seu defeito pecaminoso. Por tais exemplos, Deus encoraja seus servos a perseverança, para que, a partir de uma consciência de sua própria enfermidade, eles afundem em desespero. Portanto, os meios que devemos adotar sempre que nossa carne se torna tumultuada e, como uma tempestade impetuosa, nos impelem à impaciência, são lutar contra ela e tentar conter sua impetuosidade. Ao fazer isso, é verdade que seremos agitados e extremamente provados, mas nossa fé continuará segura e será preservada do naufrágio. Além disso, podemos deduzir da própria forma da queixa que Davi faz aqui, que ele não redobrou sem motivo as palavras pelas quais sua fé poderia ser sustentada. Ele não diz simplesmente que foi abandonado por Deus, mas acrescenta que Deus estava longe de sua ajuda, tanto quanto quando o via em maior perigo, não lhe dava nenhum sinal para encorajá-lo na esperança de obtenção de libertação. Como Deus tem a capacidade de nos socorrer, se, quando ele nos vê expostos como uma presa de nossos inimigos, ele ainda fica quieto como se não se importasse conosco, que não diriam que ele retirou a mão para que não nos entregar? Novamente, pela expressão, pelas palavras do meu rugido, o salmista sugere que ele estava angustiado e atormentado no mais alto grau. Ele certamente não era um homem de tão pouca coragem que, por conta de alguma aflição leve ou comum, uivava dessa maneira como um animal bruto. (500) Devemos, portanto, chegar à conclusão de que a angústia era muito grande, capaz de extorquir tanto rugido de um homem que se distinguia pela mansidão e pela coragem destemida com que suportou as calamidades.

Como nosso Salvador Jesus Cristo, quando pendurado na cruz e pronto para entregar sua alma nas mãos de Deus seu Pai, fez uso dessas mesmas palavras ( Mateus 27:46 ), devemos considerar como essas duas coisas podem Concordo que Cristo era o Filho unigênito de Deus, e que, no entanto, estava tão penetrado pela dor, tomado por tantos problemas mentais, a ponto de gritar que Deus, seu Pai, o havia abandonado. A aparente contradição entre essas duas afirmações obrigou muitos intérpretes a recorrer a evasões por medo de acusar Cristo de culpar esse assunto. (501) Assim, eles disseram que Cristo fez essa queixa de acordo com a opinião das pessoas comuns, que testemunharam seus sofrimentos, do que com qualquer sentimento que ele teve de ser abandonado por seu pai. Mas eles não consideraram que diminuíram muito o benefício de nossa redenção, ao imaginar que Cristo estava totalmente isento dos terrores que o julgamento de Deus causa aos pecadores. Era um medo infundado ter medo de sujeitar Cristo a tanta tristeza, para que eles não diminuíssem sua glória. Como Pedro, em Atos 2:24 , testemunha claramente que “não era possível que ele se detivesse das dores da morte”, segue-se que ele não estava totalmente isento delas. E quando ele se tornou nosso representante e levou nossos pecados, certamente era necessário que ele aparecesse diante do tribunal de Deus como pecador. Daí procedeu o terror e o pavor que o obrigavam a orar pela libertação da morte; não que fosse tão doloroso para ele simplesmente partir desta vida; mas porque havia diante de seus olhos a maldição de Deus, à qual todos os pecadores estão expostos. Agora, se durante seu primeiro conflito “seu suor era como grandes gotas de sangue”, e ele precisava de um anjo para confortá-lo ( Lucas 22:43 ), não é maravilhoso se, em seus últimos sofrimentos na cruz, ele proferiu uma queixa que indicava a mais profunda tristeza. A propósito, deve-se assinalar que Cristo, embora sujeito a paixões e afeições humanas, nunca caiu em pecado pela fraqueza da carne; pois a perfeição de sua natureza o preservava de todo excesso. Ele poderia, portanto, superar todas as tentações com as quais Satanás o atacara, sem receber nenhuma ferida no conflito que depois o obrigasse a parar. Em resumo, não há dúvida de que Cristo, ao proferir esta exclamação na cruz, demonstrou manifestamente que, embora Davi lembre suas próprias angústias, esse salmo foi composto sob a influência do Espírito de profecia sobre o Rei e o Senhor de Davi.

Comentário de John Wesley

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? por que estás tão longe de me ajudar e das palavras do meu rugido?

Meu Deus – quem é meu amigo e pai, embora agora você esteja de cara feia para mim. A repetição denota, a profundidade de sua angústia, que o fez chorar tão fervorosamente.

Abandonado – Retirou a luz do seu semblante, os apoios e confortos do seu espírito, e me encheu dos terrores da sua ira: isso foi em parte verificado em Davi, mas muito mais plenamente em Cristo.

Rugindo – Meus gritos forçados de mim, por minhas misérias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *