Estudo de Lucas 6:12 – Comentado e Explicado

Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.
Lucas 6:12

Comentário de Joseph Benson

Lucas 6: 12-13 . E aconteceu naqueles dias – Nomeadamente, de seus ensinamentos perto do mar da Galiléia; que ele foi a uma montanha para orar – Jesus, vendo o aviso geral recebido de sua aparência e o desejo que multidões manifestavam de serem mais informados sobre o plano de sua vinda e a natureza de sua doutrina, determinada a escolher um número de pessoas que devem ajudá-lo e sucedê-lo em seu trabalho ministerial. E como o cargo que ele pretendia atribuir a eles era de grande importância, mesmo para as idades mais remotas, antes de sua escolha, ele se retirou para uma montanha na vizinhança e, apesar de todos os trabalhos do dia anterior, continuou todos noite em oração a Deus; tanto foi seu coração aumentado nesta ocasião importante. A frase original, e? t? p??se??? t?? ?e?? , é singular e enfática, estando literalmente, na oração de Deus, implicando uma devoção extraordinária e sublime. Ou, se a palavra p??se??? for usada como o nome próprio de um lugar, a cláusula pode ser traduzida, ele continuou a noite toda no oratório ou lugar de oração de Deus; os judeus tendo muitas casas nas montanhas e nas margens dos rios, etc., separados para a oração. É sabido que essas casas estavam abertas no topo e plantadas em volta de árvores. É nesse sentido que Drusius, Prideaux, Whitby, Hammond e muitos outros bons críticos entendem a expressão. Essa interpretação não altera o significado da passagem, pois quando Jesus subiu a montanha para orar, não podemos deixar de supor que ele passou a maior parte da noite em atos de devoção. E quando era dia, ele chamou seus discípulos – Marcos diz quem ele faria. E dentre eles ele escolheu doze, a quem também chamou apóstolos – Um nome que expressava bem o ofício para o qual foram designados. Agora ele se fixava neles, para que durante algum tempo estivessem sempre com ele, para que, com a própria boca, aprendessem a doutrina que deviam, no devido tempo, pregar pelo mundo; “Para que pudessem ver sua glória, João 1:14 , a glória transcendente das virtudes que adornavam sua vida humana; e que eles possam ser testemunhas de todas as maravilhosas obras que ele deve realizar e pelas quais sua missão de Deus deveria ser claramente demonstrada. Os doze eram, portanto, qualificados para suprir as pessoas com o alimento espiritual que seus professores deixaram de lhes dar; e isso antes e depois da morte de seu mestre. Assim, quando eles continuaram com Jesus o tempo necessário para esse fim, ele os enviou por dois e dois para a Judéia, sobre o importante trabalho de preparar as pessoas para sua recepção, que era o verdadeiro pastor. Por isso, ele os nomeou apóstolos, isto é, pessoas enviadas. Mas o nome era mais particularmente aplicável a eles, e seu ofício foi elevado à perfeição, após a ascensão de Cristo, quando os enviou a todo o mundo com a doutrina do evangelho, que ele lhes permitiu pregar por inspiração, dando-lhes poder ao mesmo tempo para confirmá-lo pelos milagres mais surpreendentes. Que essa era a natureza da nova dignidade que Jesus agora conferia aos doze, é evidente em João 20:21 , onde o encontramos confirmando-os no ofício apostólico: como meu Pai me enviou, assim eu vos envio; Envio-lhe a mesma tarefa e com a mesma autoridade: envio-lhe para revelar a vontade de Deus para a salvação dos homens. E concedo a você o dom de línguas e o poder de realizar milagres, para que você possa pregar a doutrina da salvação em todos os países e confirmá-la como divina, em oposição a todos os que ganham. ” Macknight. Da provável razão pela qual o número de doze foi fixado em vez de qualquer outro, e para uma maior elucidação da passagem, veja as notas em Marcos 3: 13-17 ; e Mateus 10: 1-4 . Após a eleição, os doze acompanharam Jesus constantemente, viveram com ele em uma família comum, como sua família, e nunca se afastaram dele, a menos que por indicação expressa.

Comentário de E.W. Bullinger

dentro Grego. en. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 6: 8 , Lucas 6:17; Luk_6: -23 .

a = o.

para rezar. A terceira de sete ocasiões em Lucas. Veja nota em Lucas 3:21 .

continuou a noite toda . Peculiar a Luke. Uma palavra médica. Compare Mateus 14:23 .

oração a Deus. Grego. oração de Deus. Genitivo de Relação. App-17.

Comentário de Adam Clarke

Na oração a Deus – Ou, na oração de Deus: ou, no oratório de Deus, e? t? p??se??? t?? Te?? . Portanto, esta passagem é traduzida por muitos críticos; pelas quais o Dr. Whitby apresenta as seguintes razões: Como a montanha de Deus, Êxodo 3: 1 ; Êxodo 4:27 ; o pão de Deus, Levítico 21:17 ; a lâmpada de Deus, 1 Samuel 3: 3 ; os vasos de Deus, 1 Crônicas 22:19 ; o altar de Deus, Salmo 43: 4 ; os sacrifícios de Deus, Salmo 51:17 ; os dons de Deus, Lucas 21: 4 ; os ministros de Deus, 2 Coríntios 6: 4 ; o tabernáculo de Deus, 2 Crônicas 1: 3 ; o templo de Deus, Mateus 21:12 ; as sinagogas de Deus, Salmo 74: 8 ; todas as coisas são consagradas ou apropriadas ao serviço de Deus; portanto, deve-se, por toda razão, ser uma casa de oração a Deus; de onde é chamado t?p?? p??se???? , um local de oração, 1 Macabeus 3:46; e assim a palavra é certamente usada Atos 16:13 ; e por Philo, em sua oração contra Flaccus, onde ele reclama que as suas casas de oração foram demolidas e não havia mais lugar onde eles pudessem adorar a Deus ou orar por César; e por Josefo, que diz que a multidão estava reunida e?? t?? p??se???? , na casa de oração: e assim Juvenal, sab. iii. v. 296, fala ao judeu mendicante:

Ede ubi consistas; em qua te quaero proseucha ?

Em que casa de oração posso te encontrar implorando?

Veja em Atos 16:13 ; (Nota). Mas, sobre isso, pode-se observar que, como as montanhas de Deus, o vento de Deus, o granizo de Deus, as árvores de Deus etc., significam montanhas muito altas, um vento muito forte, granizo grande e terrível, muito alto árvores, etc., portanto, aqui, pode ser traduzida muito adequadamente a oração de Deus; isto é, oração muito fervorosa e sincera; e embora d?a???te?e??? possa significar, alojar-se em um lugar por uma noite, ainda existem vários lugares nos melhores escritores gregos em que é usado, não para significar um lugar, mas para passar a noite em um estado específico. Tão Appian, Bell. Trocadilho. Passed? t??? ?p???? d?e???te?e??e µe??pa?t?? – Ele passou a noite armado com todos eles. Idem, Bell. Civ. lib. v. d?e???te?e??? – Eles passaram a noite sem comida, sem nenhuma consideração pelo corpo e pela falta de todas as coisas. Veja mais exemplos em Kypke, que conclui traduzindo a passagem assim: Ele passou a noite sem dormir em oração a Deus. Alguns dos judeus imaginam que o próprio Deus ora; e esta é uma de suas petições: que seja meu prazer que minha misericórdia supere minha ira. Veja mais em Lightfoot.

Comentário de Thomas Coke

6:12 . Em oração a Deus. ?? t? p??se??? t?? Te??, em uma proseucha, oratória ou casa de oração de Deus. Essas proseuchas, ou casas de oração, eram comuns na Judéia: é sabido que estavam abertas no topo, plantadas em volta de árvores e frequentemente situadas nas margens de mares ou rios. Veja Atos 16:13 . Juízes 20:26 e Calmet na palavra proseuche. O Dr. Heylin é de opinião que a frase é enfática, para importar uma devoção extraordinária e sublime: – Na oração de Deus. Assim, os montes altos, e os altos cedros, nas escrituras, são chamados os montes de Deus e os cedros de Deus. Jesus deveria nomear seus discípulos no dia seguinte.

Comentário de John Wesley

E aconteceu naqueles dias que ele saiu a uma montanha para orar, e continuou a noite toda em oração a Deus.

Na oração de Deus – A frase é singular e enfática, para implicar uma devoção extraordinária e sublime. Marcos 3:13 .

Referências Cruzadas

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Salmos 22:2 – Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

Salmos 55:15 – Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida.

Salmos 109:3 – Eles me cercaram com palavras carregadas de ódio; atacaram-me sem motivo.

Daniel 6:10 – Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.

Mateus 6:6 – Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Mateus 14:23 – Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,

Marcos 1:35 – De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.

Marcos 6:46 – Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.

Marcos 14:34 – E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”.

Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *