Estudo de Salmos 55:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Hino de Davi. Prestai ouvidos, ó Deus, à minha oração, não vos furteis à minha súplica;
Salmos 55:1

Comentário de Albert Barnes

Preste atenção à minha oração – Veja as anotações no Salmo 5: 1 ; Salmo 17: 6 . Esta é a linguagem da seriedade. O salmista estava em profunda aflição, e ele implorou, portanto, que Deus não se afastasse dele em seus problemas.

E não te escondas da minha súplica – Ou seja, não te retiras nem te tornes inacessível à minha oração. Não te escondas a ponto de não ter o privilégio de me aproximar de ti. Compare as notas em Isaías 1:15 . Veja também Ezequiel 22:26 ; Provérbios 28:27 ; Levítico 20: 4 ; 1 Samuel 12: 3 . A mesma palavra é usada em todos esses lugares, e o significado geral é o de “fechar os olhos”, como implicando negligência. Assim também em Lamentações 3:56 , a frase “esconder o ouvido” significa afastar-se para não ouvir. A oração sincera do salmista aqui é que Deus não iria, por assim dizer, se retirar ou se esconder, mas daria livre acesso a si mesmo em oração. A linguagem é, é claro, figurativa, mas ilustra o que geralmente ocorre quando Deus parece se retirar; quando nossas orações não parecem ser ouvidas; quando Deus aparentemente não está disposto a nos atender.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 55.

Davi, em sua oração, se queixa de seu terrível caso: ora contra seus inimigos, de cuja iniquidade e traição se queixa: consola-se na preservação de Deus e na confusão de seus inimigos.

Ao músico-chefe em Neginoth, Maschil, Um Salmo de Davi.

Título. ???? ?????? ?????? ????? lamnatseach binginoth maskiil ledavid. Este Salmo foi escrito por conta da perfídia e traição de Achitophel. O salmista começa com fervorosas orações a Deus por apoio e alívio, devido à grandeza de sua angústia, através da conspiração que foi formada contra ele sob Absalão, e da confusão e clamor, da traição e da violência que abundavam na cidade. aquela ocasião infeliz. Isso causou uma impressão tão grande em sua mente e despertou nele fortes apreensões de seu próprio perigo, que ele desejou, por assim dizer, pelas asas de uma pomba, que pudesse imediatamente apressar sua fuga, daquela cena de confusão e confusão. maldade, que excitou sua aversão e ameaçou sua destruição. A circunstância que lhe causou angústia peculiar foi a baixeza e a traição de alguém que havia sido seu íntimo e amigo em particular, que o carregou de calúnias e se uniu traiçoeiramente à conspiração contra ele; e ele descreve sua antiga amizade mútua em circunstâncias tão ternas e afetantes, que o leitor dificilmente poderá se abster de se juntar às imprecações [ou profecias] do salmista, contra um monstro de ingratidão e perfídia, e desejando que ele possa estar. fez um exemplo público da vingança divina. Quanto a si mesmo, ele expressa sua firme confiança de que Deus o protegeria e salvaria, e que mais cedo ou mais tarde vingaria sua causa e cortaria seus inimigos sangrentos e enganosos por uma destruição repentina e inesperada; como em nossa versão. Existem muitas excelências neste salmo.

A descrição da própria angústia de Davi é muito patética, e a ocasião dela deve afetar profundamente qualquer homem de virtude real; viz. as censuras imerecidas com que seus inimigos o carregaram. Seu desejo pelas asas de uma pomba para carregá-lo para o deserto, e representando as confusões e violências ocasionadas pela rebelião, sob a semelhança de uma tempestade e tempestade furiosa, é verdadeiramente poético. O caráter e a traição de seu falso amigo são pintados com cores tão fortes que ninguém que o lê pode ajudar a detestar o homem e abominar sua falsidade e traição. Sua conduta em lançar seus cuidados sobre Deus, sob todas as angústias em que ele estava envolvido, e sua garantia de que Deus o sustentaria, fazendo com que ele finalmente triunfasse sobre todos os seus inimigos traiçoeiros e sangrentos, descubra seus altos sentimentos de benevolência e fidelidade de Deus, e nos mostra que os princípios da religião apoiarão os homens bons sob as maiores aflições e os perigos mais ameaçadores, aos quais eles podem ser expostos. Chandler. Apenas observamos que o título deste Salmo, na versão siríaca, nos diz: “É uma profecia daqueles que buscavam a destruição de Cristo”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 55: 1-3 . Não te escondas da minha súplica – seja como desinteressado e desatento, seja como desagradável, e resolvido a não ouvir nem ajudar. Eu lamento e faço barulho – não posso suportar tais suspiros e gemidos, e outras expressões de pesar, como descobri-lo para aqueles a meu redor. A palavra ?????? , veahimah, aqui traduzida e faz barulho, é traduzida por Chandler, e estou na maior consternação. Ele foi levado a um perigo tão imediato, que mal sabia que método seguir para evitar a destruição que o ameaçava. Por causa da voz do inimigo – isto é, seus clamours, e ameaças, e calúnias, e ostentação insolente; todos os que te odeiam, assim como me prejudicam. Eles lançam iniquidade sobre mim – fazem de mim o grande objeto de suas práticas perversas e perniciosas; ou melhor, eles acusam falsamente muitos crimes sob minha acusação, como se por minha própria maldade eu fosse a causa de todas as minhas calamidades. E com raiva eles me odeiam – sua raiva e raiva contra mim não é uma paixão repentina e transitória, mas aumentou e amadureceu em constante malícia e ódio estabelecido.

Comentário de E.W. Bullinger


Título. Maschil = Instrução. O oitavo dos treze assim nomeado. Veja nota no título, Salmos 32: 1 e App-65. A ocasião deste salmo é vista em 2Sam. 15. Daí 934BC.

Deus. Elohim hebraico . App-4.

Comentário de Adam Clarke

Ouça a minha oração – A frequência de tais petições mostra a grande seriedade da alma de Davi. Se Deus não ouviu e ajudou, ele sabia que não poderia ter sucesso em outro lugar; portanto, ele continua a bater à porta da misericórdia de Deus.

Comentário de John Calvin

1. Ouça a minha oração, ó Deus! A partir da linguagem com a qual o salmo se abre, podemos concluir que Davi estava trabalhando naquele momento sob grande sofrimento. Não poderia ser uma quantidade comum que produzisse um efeito tão avassalador sobre um santo de sua distinta coragem. A tradução que foi dada de ???? , e prevalecerei, causa violência ao contexto, pois, longe de se gabar da fortaleza que governaria seu discurso, ele está ansioso para transmitir uma impressão de sua miséria, ao sugerir que ele foi obrigado a gritar alto. O que é acrescentado no terceiro versículo, Por causa da voz do inimigo, pode ser visto como conectado ao primeiro verso ou ao imediatamente anterior, ou a ambos. Pela voz, alguns entendem o barulho ocasionado por uma multidão de homens; como se ele tivesse dito, que o inimigo estava reunindo muitas tropas contra ele: mas ele faz alusão às ameaças que podemos supor que Saul tinha o hábito de lançar sobre esse profeta inocente. Também a interpretação, que foi dada sobre a injúria contra ele, como se isso significasse que seus inimigos o carregavam com falsas acusações, é tensa e dificilmente consistente com o contexto. As palavras são projetadas para corresponder à seguinte cláusula, na qual se diz que seus inimigos lutaram contra ele com ira; e, portanto, lançar iniqüidade sobre ele significa, na minha opinião, não mais do que descarregar sua violência injusta sobre ele por sua destruição, ou iniquitamente tramar sua ruína. Se alguma distinção é pretendida entre as duas cláusulas, talvez a luta contra ele com ira possa se referir à violência aberta deles, e ao lançamento de iniqüidade sobre ele (296) à traição enganosa deles. Nesse caso, ??? , aven, que cometi iniqüidade, significará malícia oculta. A aflição dos ímpios está aqui para ser entendida no sentido ativo da perseguição. E, ao aplicar o termo perverso a seus inimigos, ele não apresenta uma acusação contra eles, mas afirma implicitamente sua própria inocência. Nosso maior conforto sob perseguição é a retidão consciente, o reflexo de que não o merecemos; pois daí surge a esperança de que experimentemos a ajuda do Senhor, que é o escudo e a defesa dos angustiados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *