Estudo de Salmos 42:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Hino dos filhos de Coré. Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Salmos 42:1

Comentário de Albert Barnes

Como o cervo corre atrás dos ribeiros – Margem, zurra. A palavra traduzida por hart – ??? ‘ayâl – significa comumente um cervo, veado, macho: Deuteronômio 12:15 ; Deuteronômio 14: 5 ; Isaías 35: 6 . A palavra é masculina, mas neste lugar é associada um verbo feminino, como podem ser as palavras do gênero comum e, portanto, denota um cervo traseiro ou feminino. A palavra traduzida no texto “panteth” e na margem “brayeth” – ag?? ?rag – ocorre apenas neste local e em Joel 1:20 , onde é aplicada às bestas do campo como “clamando” a Deus em uma época de seca. A palavra significa propriamente subir; ascender; e então, olhar para qualquer coisa; ansiar por. Refere-se aqui ao intenso desejo do traseiro, no calor do dia, por água; ou, em Joel, ao desejo do gado por água em tempos de seca. Lutero faz com que “chore”; a Septuaginta e a Vulgata a tornam simplesmente “desejos”.

Nem a idéia de ofegar nem zurrar parece estar na palavra original. É a idéia de procurar, desejar, desejar, que se expressa ali. Por “riachos de água” entende-se os córregos que correm em vales. O Dr. Thomson (Land and the Book, vol. I., P. 253) diz: “Vi grandes bandos desses cervos ofegantes reunidos em torno dos riachos nos grandes desertos da Síria Central, tão subjugados pela sede que você poderia se aproximar bastante antes deles fugirem. ” Há uma idéia de ternura na referência à palavra “hart” aqui – veado, gazela – que não nos impressionaria se a referência fosse para qualquer outro animal. São tão tímidos, tão gentis, tão delicados em sua estrutura, tanto os objetos naturais de amor e compaixão, que nossos sentimentos são atraídos por eles e por todos os outros animais em circunstâncias semelhantes. Nós simpatizamos com eles; temos pena deles; nós os amamos; sentimos profundamente por eles quando são perseguidos, quando voam para longe com medo, quando estão em falta. A seguinte gravura nos ajudará mais a apreciar a comparação empregada pelo salmista. Nada poderia descrever de maneira mais bela ou apropriada o desejo sincero de uma alma por Deus, nas circunstâncias do salmista, do que essa imagem.

Assim arfa minha alma após ti, ó Deus – Tão ardente desejo tenho de vir diante de ti, e gozar a tua presença e o teu favor. Tão sensível sou de querer; tanto minha alma precisa de algo que possa satisfazer seus desejos. Isso foi aplicado inicialmente no caso de alguém que foi afastado dos privilégios do culto público e levado para o exílio, longe do lugar em que estava acostumado a se unir a outros naquele serviço Salmos 42: 4 ; mas também expressará os sentimentos profundos e sinceros do coração da piedade em todos os momentos e em todas as circunstâncias, em relação a Deus. Não há desejo da alma mais intenso do que aquele que o coração piedoso tem por Deus; não há desejo mais profundo do que aquele que é experimentado quando alguém que ama a Deus é excluído por qualquer causa da comunhão com ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 42.

O zelo de Davi em servir a Deus no templo: ele encoraja sua alma a confiar em Deus.

Ao músico chefe, Maschil, pelos filhos de Corá.

Título. ??? ???? ?????? ????? lamnatseach maskiil libnei korach. Começa o Segundo Livro dos Salmos: a primeira parte consiste em peças dirigidas aos filhos de Corá, para serem cantadas ou cantadas por eles sob a direção do principal músico que liderou a banda. Alguns destes eram, sem dúvida, a composição de David, pois é evidente que a maioria dos que estão na parte final deste livro são dirigidos da mesma maneira e são reconhecidos por unanimidade por terem sido escritos por ele. Quando ele compôs esse Salmo, é manifesto que sua mente estava flutuando com desânimo e esperança: o que era a ocasião em particular, não é expresso; mas geralmente se acredita que foi por causa da rebelião de Absalão, quando ele foi expulso da casa e serviço de Deus. Quanto mais atentarmos a este Salmo, melhor discerniremos suas belezas. É um desempenho requintado; em que Davi nos dá em seu próprio exemplo uma imagem viva e natural de um grande e bom homem em aflição; e isso é trabalhado com tanta arte e endereço quanto talvez seja encontrado em qualquer escrita do mesmo tipo. O estado flutuante da mente, mesmo de um homem bom, que, quando muito oprimido, pode às vezes ser desanimador; depois, outras vezes, lembrando-se e corrigindo-se com considerações religiosas, continua por toda parte e faz a repetição do quinto e último dia. 6 versos no final do Salmo extremamente bonito. A angústia de Davi é exposta de maneira fina e poética, agravada com essas três considerações: sua ausência da adoração a Deus em seu tabernáculo, os insultos graves e as censuras blasfemas de seus inimigos, e a triste comparação que ele não podia deixar de fazer entre seu presente miserável circunstâncias e as de seu estado próspero e feliz. Encontrando-se em um estado de espírito melancólico e desanimador a partir desses pensamentos, Salmos 42: 5 . Ele se corrige com uma lembrança da poderosa providência de Deus, Salmos 42: 6 . Mas ( Salmos 42: 9. ) Suas reflexões sobre sua condição miserável retornam mais horríveis do que eram antes. Por fim, porém, ele retoma sua confiança e conclui com a mesma persuasão que o consolara, Salmos 42: 6 . Veja a 23ª Preleção do Bispo Lowth.

Salmos 42: 1 . Como o cervo arfa Como o cervo zomba. Mudge. A palavra original ??? arag é forte e expressa a ânsia e o fervor do desejo, que uma sede extrema pode criar em um animal quase gasto em fuga dos cães perseguidores. Nada pode nos dar uma idéia mais elevada do desejo ardente e inexprimível do salmista de assistir à adoração pública de Deus, do que a sede ardente de um animal tão caçado por um refresco refrescante e refrescante. A energia das expressões no versículo seguinte é muito marcante e sublime: “Minha alma tem sede de Deus; mesmo para o Deus vivo:” aquele que é a eterna fonte de vida e conforto; – depois que ele explode naquele interrogatório enfático Quando, quando voltará o happy hour, que voltarei a aparecer diante de Deus? Quando serei tão feliz em ter acesso novamente ao seu tabernáculo, onde ele manifesta sua presença, e de onde agora sou movido por aqueles que buscam minha vida?

Comentário de Joseph Benson

Salmos 42: 1-2 . Como o cervo arfa ???? , tagnarog, zumbe: “A palavra é forte e expressa essa ânsia e fervor do desejo, que uma sede extrema pode criar em um animal quase gasto em fuga dos cães perseguidores. Nada pode nos dar uma idéia mais alta do desejo ardente e inexprimível do salmista de comparecer à adoração pública de Deus do que a sede ardente de uma criatura tão caçada por uma corrente de água refrescante e refrescante. Assim, ofega minha alma depois de ti, ó Deus – Depois do gozo de ti no teu santuário, como aparece nos Salmos 42: 4 . Minha alma tem sede de Deus – a sede é mais veemente que fome e mais impaciente de insatisfação; para o Deus vivo – Aquele que é a eterna primavera de vida e conforto. Ele menciona isso como uma justa causa de sua sede. Ele não tinha sede de ídolos vãos e inúteis, mas do único Deus verdadeiro e vivo, que era sua vida e a duração de seus dias, Deuteronômio 30:20 ; sem cuja presença e favor Davi representava um homem morto e perdido; quando devo ir e aparecer diante de Deus – no lugar de sua presença especial e adoração pública? Quando, quando voltará o happy hour, terei mais uma vez acesso ao seu tabernáculo, onde ele manifesta sua presença, e da qual sou agora expulso por aqueles que buscam minha vida? Sermões do Arcebispo Sharp , vol. 3. p. 2)

Comentário de E.W. Bullinger

Salmos 42-72, O Livro do Êxodo, tem a ver com Israel; como o primeiro livro (1-41) tinha a ver com o homem. O Salmo 42 e o Salmo 43 estão ligados, porque (1) o Salmo 43 não tem título; (2) a Estrutura mostra a correspondência do recurso repetido.

Título. Maschil = Instrução. O segundo dos treze assim nomeado. Veja nota no Salmo 32, Título e App-65

para = por.

os filhos de Corá. O primeiro dos onze Salmos assim distinguidos (Salmos 42, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 84, 85, 87, 88). Corá morreu por julgamento divino ( Números 16: 31-35 ), mas seus filhos foram poupados na graça ( Números 26:11 ). Os homens de Números 16:32 não incluíram os “filhos” . Veja notas e App-63.

filho = descendentes.

panteth = crieth, ou longeth. Compare Joel 1:20 . O clamor de Israel no Egito.

depois = para.

riachos = canais: água em desfiladeiros ou canos, difícil de abordar. Hebraico. “aphikim. Ver nota em 2 Samuel 22:16 .

minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh.

depois = depois.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4. O Criador, ainda não revelado como Jeová a Israel na opressão egípcia.

Comentário de Adam Clarke

Como o cervo corre atrás do ribeiro da água – O cervo não gosta apenas de alimentar perto de um pouco de água para o benefício de beber “, mas quando é caçado com dificuldade e quase gasta, ele leva para algum rio ou riacho, no qual, “diz Tuberville”, ele manterá o tempo que a respiração o sofrer. Entenda que, quando um cervo é gasto e ferido, seu último refúgio é a água; e ele normalmente desce a corrente e nada na região mais mediana. disso, porque ele fará o melhor possível para não tocar em galhos ou galhos que crescem nas margens do rio, pois não haverá mais cães que o mandem, e às vezes o cervo ficará debaixo da água, tudo mas o seu próprio nariz; e eu tenho visto mergulhadores sê-lo até que os cães estejam sobre eles, antes que eles se levantem; pois eles são constrangidos a tomar a água como seu último refúgio. ” – Art of Venerie de Tuberville, capítulo 40: Lond. 4o., 1611.

Os extratos acima darão uma boa ilustração dessa passagem. O cervo sente-se quase inteiramente gasto; ele está quase caçado; os cães estão em plena perseguição; ele está ressecado de sede; e em um calor ardente, a água cai e, quando ele chega ao rio, mergulha como seu último refúgio. Assim perseguido, gasto e quase pronto para desistir do fantasma, o salmista anseia por Deus, pelo Deus vivo! para quem pode dar vida e salvar da morte.

Comentário de John Calvin

1. Como o coração pede as fontes de água, etc. O significado desses dois versículos simplesmente é que Davi preferiu a todos os prazeres, riquezas, prazeres e honras deste mundo, a oportunidade de acesso ao santuário, que em dessa maneira, ele pode valorizar e fortalecer sua fé e piedade pelos exercícios prescritos na Lei. Quando ele diz que chorou pelo Deus vivo, não devemos entendê-lo apenas no sentido de um ardente amor e desejo por Deus: mas devemos lembrar de que maneira é que Deus nos atrai a si mesmo e por o que significa que ele eleva nossas mentes para cima. Ele não nos ordena a subir imediatamente para o céu, mas, consultando nossa fraqueza, ele desce até nós. Davi, então, considerando que o caminho de acesso estava fechado contra ele, clamou a Deus, porque ele foi excluído do serviço externo do santuário, que é o vínculo sagrado da relação com Deus. Não pretendo dizer que a observância de cerimônias externas possa, por si só, nos levar a favor de Deus, mas são exercícios religiosos que não podemos suportar querer em razão de nossa enfermidade. Davi, portanto, sendo excluído do santuário, não fica menos triste do que se tivesse sido separado do próprio Deus. É verdade que ele não parou nesse meio tempo para dirigir suas orações ao céu e até ao próprio santuário; mas consciente de sua própria enfermidade, sentiu-se especialmente triste por o modo como os fiéis obtinham acesso a Deus estavam fechados contra ele. Este é um exemplo que pode ser suficiente para envergonhar a arrogância daqueles que, sem preocupação, podem ser privados desses meios (113) ou melhor, que orgulhosamente os desprezam, como se estivessem em seu poder subir ao céu em um momento de vôo; antes, como se eles superassem Davi em zelo e entusiasmo mental. No entanto, não devemos imaginar que o profeta se apoiou em elementos terrenos (114), mas apenas que os utilizou como uma escada, pela qual ele poderia subir a Deus, descobrindo que não tinha asas para sustentar. voe para lá. A semelhança que ele tira de um cervo é projetada para expressar o extremo ardor de seu desejo. O sentido em que alguns explicam isso é que as águas são avidamente procuradas pelos cervos, para que possam se recuperar da fadiga; mas isso talvez seja muito limitado. Admito que, se o caçador persegue o veado, e os cães também o seguem com força, quando se trata de um rio, ele ganha força ao mergulhar nele. Mas sabemos também que, em certas épocas do ano, os harts, com um desejo quase incrível, e com mais intensidade do que poderiam advir da mera sede, buscam a água; e embora eu não o contendesse, acho que isso é referido pelo profeta aqui.

Comentário de John Wesley

Como o cervo corre atrás da água, assim como a minha alma após ti, ó Deus.

Panteth – Após o gozo de ti no teu santuário.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *