Estudo de Sofonias 3:14 – Comentado e Explicado

Solta gritos de alegria, filha de Sião! Solta gritos de júbilo, ó Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém!
Sofonias 3:14

Comentário de Albert Barnes

Cante, ó filha de Sião; grita, ó Israel; alegre-se e regozija-se com todo o coração, ó filha de Jerusalém – Muito notável ao longo de todos esses versículos é o uso do sagrado número três, transmitindo secretamente à alma pensativa o pensamento Dele, Pai Filho e Espírito Santo, o Santo e o Indivíduo Trindade por cuja operação essas coisas serão. Tríplice é a descrição de sua libertação dos pecados:

(1) eles “não praticam iniqüidade”

(2) “nem falar mentiras”

(3) “nem uma língua enganosa será encontrada em suas bocas.”

Triplicar sua bem-aventurança; Devem:

(1) “feed”

(2) “deite-se”

(3) “ninguém os deixa com medo”.

Tripla a exortação à alegria aqui. (Rup.): “Cante a Deus Pai; ‘Grite’ a Deus, o Filho; ‘Alegra-te e alegra-te’ em Deus, o Espírito Santo, que a Santíssima Trindade é um Deus, de quem o recebeste, que és:

(1) ‹a filha de Sião ‘

(2) ‹Israel»

(3) ‹a filha de Jerusalém ‘

‹A filha de Sião ‘pela fé,’ Israel ‘pela esperança,’ Jerusalém ‘pela caridade.” E esse ensinamento oculto desse santo mistério continua; “O Senhor, Deus Pai, tirou os teus juízos; Ele Deus, o Filho, expulsou (expulsou completamente) o teu inimigo; o rei de Israel, o Senhor, o Espírito Santo, está no meio de ti! Sofonias 3:15 . A promessa é tríplice:

(1) “não verás mais o mal”

(2) “não temas”

(3) “não deixes tuas mãos frouxas”

O amor de Deus é triplo:

(1) “Ele se alegrará de ti com alegria”

(2) “Ele descansará em Seu amor”

(3) “Ele se alegrará em ti cantando”

Novamente, as palavras nesses quatro versículos são tão estruturadas que são “completas” – preenchidas no final. Tudo nesta vida são apenas sombras dessa plenitude. Primeiro, seja a Igreja ou a alma fiel, ela é convocada por todos os seus nomes, “filha de Sião” (“a sede” de Deus) ”“ Israel ”(“ Príncipe com Deus ”)“ Jerusalém ”(“ Cidade da Paz ”). Por tudo, ela é chamada à mais completa alegria em Deus com toda expressão e todo sentimento. “Cantar;” é a explosão de alegria inarticulada, emocionante e trêmula; “gritar;” mais uma vez a onda inarticulada e ainda mais alta de alegria, uma trombeta; e então também, no fundo, “alegre-se”, a calma e mesmo alegria da alma interior; “Exultar”, o triunfo da alma que não pode se conter por alegria; e isso, “com todo o coração”, nenhum canto dele não permeava a alegria. O fundamento disso é a completa remoção de todo mal, e a plena presença de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Sofonias 3:14 . Cante, ó filha de Sião Esses hinos de alegria, embora em alguma medida aplicáveis ??ao retorno do cativeiro, ainda que em sua propriedade plena pertençam aos tempos do Evangelho. O rei de Israel, mencionado no versículo seguinte, é Jesus Cristo, que reina verdadeiramente sobre seu povo, por seu império de graça e amor.

Comentário de Joseph Benson

Sofonias 3: 14-15 . Cante, ó filha de Sião – Naquela época, ó filha de Sião, você fará louvores altos e alegres a Jeová, por sua bondade para com você; e você ainda pode fazê-lo agora, pois certamente apreciará este estado próspero. A injunção aqui feita a Sião, de ser grata e alegre, é triplicada, canta, grita e se alegra, como ocorre em outras partes dos dois Testamentos; e é pecado que o povo de Deus não se regozije, nem se arrependa. Assim, depois das promessas de remover o pecado, siga as promessas de remover os problemas; pois quando a causa for removida, o efeito cessará. O que torna um povo santo, certamente o fará feliz. Mas as preciosas promessas aqui feitas ao povo purificado de Deus, embora em alguma medida cumpridas aos judeus em seu retorno do cativeiro, ainda assim, em sua plena propriedade de significado, pertencem aos tempos do evangelho e têm sua plena realização somente no confortos e esperanças alegres de felicidade futura, que são a porção dos verdadeiros discípulos do Senhor Jesus. O Senhor tirou os teus juízos – Ou seja, os teus castigos. O profeta fala do que era futuro, como se já tivesse passado; do que Deus certamente faria, como se já tivesse sido feito. Expulsou o teu inimigo – Tirou o poder de te magoar daqueles que antes lhe eram prejudiciais; ou removeu teus inimigos, que eram os instrumentos de sua vingança. O rei de Israel, etc. , está no meio de ti – ele voltou para redimir e salvar-te, e dá sinais manifestos de sua presença em ti e proteção sobre ti. Você não verá mais o mal – Enquanto a sua conduta é como se torna minha presença contigo, você não sentirá, nem terá motivos para temer, os males que anteriormente sofreu.

Comentário de Adam Clarke

Cante, ó filha de Sião – Aqui não é apenas uma promessa profética graciosa de sua restauração do cativeiro, mas de sua conversão a Deus através de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

Cante, etc. Figura do discurso Poeonismus. App-6.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *