Estudo de Salmos 33:1 – Comentado e Explicado

Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor.
Salmos 33:1

Comentário de Albert Barnes

Alegrai-vos no Senhor, ó justos – Este é o sentimento com o qual o salmo anterior se fecha. Veja as notas no Salmo 32:11 .

O louvor é agradável para os retos – É adequado, adequado, adequado. Ou seja, os retos – os justos – têm motivos de louvor abundantes, e é para eles um emprego adequado, ou um que os torna. Um homem que é reto, ou que é um homem justo, tem exatamente isso que fundamenta elogios, pois o fato de ele ter esse caráter deve ser atribuído à graça de Deus, e isso por si só é uma possessão mais valiosa do que ouro ou coroas reais. Que ele não é um violador aberto da lei de Deus; que ele não é intemperante; que ele não é vítima de luxúria e paixões; que ele não é um homem desonesto; que ele não é profano; que ele não é um infiel ou um escarnecedor; que ele é um homem piedoso – um homem redimido – um homem de bom caráter – um herdeiro do céu – é a bênção mais alta que lhe pode ser conferida; e aquele que foi salvo da transgressão e do crime violento em um mundo como este, e foi habilitado a viver uma vida íntegra, eminentemente tem ocasião de louvar e abençoar a Deus. Certamente, para um homem assim, o elogio é um emprego apropriado, para esse homem é “agradável”.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 33.

Deus deve ser louvado por sua bondade, por seu poder e por sua providência. Confiança deve ser colocada em Deus.

Um salmo de Davi.

Título Diz-se que é um salmo de Davi; mas a ocasião específica de sua composição não é conhecida: parece provável, no entanto, que ela tenha sido composta por Davi em comemoração à grande libertação de seus antepassados, quando Deus derrubou no mar as carruagens e os cavalos do rei egípcio no mar, e depois alimentou seu povo no deserto. Veja Salmos 33: 7 ; Salmos 33: 9-10 ; Salmos 33: 15-16 ; Salmos 33:18 . Seja como for, porém, sem qualquer referência a um assunto imediato, é um excelente hino sobre o poder e a providência de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 33: 1 . Alegrai-vos no Senhor – deixe que a excelência dele, descoberta em suas obras, seja o assunto do seu louvor. Louvor é honesto para os retos – Torna-se bem que eles sejam empregados nesta obra de louvar a Deus, em parte porque estão sob grandes e singulares obrigações para com ele e têm muitas ocasiões para fazê-lo; e em parte, eles o elogiarão sincera, afetuosamente e com a devida reverência e gratidão, como ele exige e merece ser elogiado; considerando que homens ímpios de fato depreciam e poluem o santo nome de Deus enquanto pretendem elogiá-lo; e, portanto, Deus rejeita seus louvores e orações.

Comentário de E.W. Bullinger

Regozije-se = Grite de alegria. O Salmo 33 (sem título) está, portanto, ligado ao Salmo 32:11 . Outros links talvez observados: Compare Salmos 32: 8 com Salmos 33:17 ; e Salmos 32: 8 com Salmos 33:18 , etc.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Alegrai-vos no Senhor – É muito provável que o último versículo do Salmo anterior tenha sido anteriormente o primeiro verso disso. Como esse salmo não tem título, o verso foi o mais facilmente separado. No Salmo anterior, temos um relato da felicidade do homem justificado: nisto se ensina como glorificar a Deus e louvá-lo pelas grandes coisas que ele havia feito por eles.

Louvor é honesto para os retos – É correto que eles devam agradecer a Ele, que é a fonte de onde receberam todo o bem que possuem e a gratidão se torna os lábios dos retos.

Comentário de John Calvin

1. Alegrai-vos em Jeová, justos. Aqui, o escritor inspirado se dirige aos crentes ou justos pelo nome, porque somente eles são capazes de proclamar a glória de Deus. Os incrédulos, que nunca provaram sua bondade, não podem louvá-lo de coração, e Deus não tem prazer em seu nome ser pronunciado por suas línguas profanas. Mas o contexto mostra mais claramente por que essa exortação é adequada apenas para os crentes. Muitos, consequentemente, expõem a última cláusula: Louvor é honesto para os retos, como significando que, se os ímpios ou hipócritas tentam esse exercício, ele se voltará mais para a reprovação e desonra de Deus do que para seu louvor; mais ainda, que eles apenas profanam seu santo nome. É, sem dúvida, muito verdadeiro, como já observei, que Deus cria para si uma igreja no mundo por adoção graciosa, com o propósito expresso, de que seu nome possa ser devidamente elogiado por testemunhas adequadas para esse trabalho. Mas o verdadeiro significado da cláusula, Elogio , é bonito para os que estão de pé, é que não há exercício no qual eles possam ser melhor empregados. E, certamente, uma vez que Deus, por seus benefícios diários, lhes fornece tal coisa para celebrar sua glória, e como sua bondade sem limites, como vimos em outros lugares, é depositada como um tesouro peculiar para eles, foi vergonhoso e totalmente irracional para eles. calar-se nos louvores a Deus. A questão é que o principal exercício no qual se torna justo empregar é publicar entre os homens a justiça, a bondade e o poder de Deus, cujo conhecimento está implantado em suas mentes. Seguindo outros intérpretes, traduzi a cláusula Louvor é agradável, mas a palavra prestada também pode ser apropriada , se a considerarmos como derivada da palavra hebraica ??? , avah, que significa desejar ou desejar. E certamente, quando Deus atrai os crentes tão docemente, é apropriado que eles se empenhem em celebrar seus louvores com todo o coração. Também deve ser observado que, quando o profeta, depois de ter usado a primeira cláusula na denominação, o justo adiciona imediatamente as palavras, o íntegro, que compreende a integridade interior do coração, ele define o que é a verdadeira justiça, ou no que consiste.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *