Estudo de Gálatas 5:2 – Comentado e Explicado

Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo.
Gálatas 5:2

Comentário de Albert Barnes

Eis que eu vos digo que Paulo: eu, que a princípio preguei o evangelho a você; Eu também, que fui circuncidado e que anteriormente era um enérgico defensor da necessidade de observar as leis de Moisés; e eu também, que sou encarregado (veja Gálatas 5:11 ) de ainda pregar a necessidade da circuncisão, digo agora solenemente que, se você é circuncidado com o objetivo de ser justificado por isso, no todo ou em parte, isso equivale a a uma rejeição da doutrina da justificação por Cristo, e toda uma apostolado dele. Ele deve ser “um Salvador inteiro”. Ninguém deve compartilhar com ele a honra de salvar pessoas; e nenhum ritual, costume ou observância da lei é dividir a honra com sua morte. O objetivo de Paulo é dar a eles a garantia mais solene sobre esse ponto; e por sua própria autoridade e experiência para protegê-los do perigo e colocar o assunto para descansar.

Que se você for circuncidado – Isso deve ser entendido com referência ao assunto em consideração. Se você é circuncidado com uma visão mantida pelos falsos mestres que vieram entre você; isto é, com uma ideia de que é necessário para sua justificação. Evidentemente, ele não quis dizer que se algum deles tivesse sido circuncidado antes de sua conversão ao cristianismo; nem poderia dizer que a circuncisão em todos os casos representava uma rejeição ao cristianismo, pois ele próprio havia conseguido a circuncisão de Timóteo, Atos 16: 3 . Se fosse feito, como era então, por considerações prudenciais, e com o desejo de não irritar os judeus e dar a eles um acesso mais pronto a eles, não era para ser considerado errado. Mas se, como alegavam os falsos mestres da Galácia, como algo essencial à salvação, indispensável à justificação e aceitação de Deus, o assunto assumia um aspecto diferente; e então tornou-se de fato uma renúncia a Cristo como ele próprio, suficiente para nos salvar. Então, com qualquer outra coisa. Os ritos e cerimônias religiosas podem, por si só, ser suficientemente bons, se forem considerados assuntos não essenciais; mas no momento em que são considerados vitais e essenciais, começam a infringir a doutrina da justificação somente pela fé, e nesse momento devem ser rejeitados; e é por causa do perigo que este será o caso, que eles sejam usados ??com moderação na igreja cristã. Quem não conhece o perigo de depender de orações, esmolas, sacramentos e extrema unção, penitência e formas vazias para a salvação? E quem não sabe quanto na comunhão papal a grande doutrina da justificação foi obscurecida por inúmeros ritos e formas desse tipo?

Cristo não lhe servirá de nada – Não terá vantagens para você. Sua dependência da circuncisão, nessas circunstâncias, equivalerá de fato a uma rejeição do Salvador e da doutrina de justificação por ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Eis aqui . Grego. ide . App-133.

até = para.

se Grego. ean . App-118.

ser circuncidado = sofrer circuncisão.

will = vontade.

nada Grego. oudeis .

Comentário de John Calvin

2. Eis que eu, Paulo . Ele não poderia ter declarado uma ameaça mais severa do que isso os excluiria inteiramente da graça de Cristo. Mas qual é o significado disso, que Cristo não terá lucro para todos os que são circuncidados? Cristo não aproveitou nada para Abraão? Não, foi para que Cristo pudesse lucrar com ele que ele recebeu a circuncisão. Se dissermos que estava em vigor até a vinda de Cristo, que resposta daremos ao caso de Timóteo? Devemos observar que o raciocínio de Paulo é direcionado não tão adequadamente contra o ritual ou cerimônia externa, como contra a doutrina perversa dos falsos apóstolos, que fingiram que era uma parte necessária da adoração a Deus e, ao mesmo tempo, a fizeram uma base de confiança como um trabalho meritório. Esses artifícios diabólicos fizeram com que Cristo não aproveitasse nada ; não que os falsos apóstolos negassem a Cristo, ou desejassem que ele fosse totalmente posto de lado, mas que eles fizessem uma divisão entre sua graça e as obras da lei de modo a deixar não mais que a metade da salvação devido a Cristo. O apóstolo afirma que Cristo não pode ser dividido dessa maneira, e que “nada aproveita”, a menos que seja totalmente acolhido.

E o que mais nossos papistas modernos lançaram sobre nós, no lugar da circuncisão, insignificantes suas próprias invenções? A tendência de toda a sua doutrina é misturar a graça de Cristo com o mérito das obras, o que é impossível. Quem deseja ter a metade de Cristo perde o todo. E, no entanto, os papistas se consideram extremamente agudos quando nos dizem que nada atribuem às obras, exceto pela influência da graça de Cristo, como se isso fosse um erro diferente do que foi cobrado dos gálatas. Eles não creram que haviam partido de Cristo ou renunciaram à sua graça; e ainda assim eles perderam Cristo completamente, quando essa parte importante da doutrina evangélica foi corrompida.

A expressão Eis aqui Paulo , é muito enfática; pois ele se coloca diante deles, e dá seu nome, para remover toda aparência de hesitação. E embora sua autoridade tenha começado a ser menos vista entre os gálatas, ele afirma que é suficiente derrubar todos os adversários.

Comentário de Adam Clarke

Se você for circuncidado – Pela circuncisão, você assume toda a obrigação da lei judaica e, consequentemente, professa buscar a salvação por meio de suas observâncias; e, portanto, Cristo não pode tirar proveito de você; pois, ao buscar justificação pelas obras da lei, você renuncia à justificação pela fé em Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 5: 2 . Eis que: Esta palavra é usada para fixar a atenção deles. Eu Paul; – “Eu, o mesmo Paulo, que se diz pregar a circuncisão, – testifico novamente ( Gálatas 5: 3. ) – continuo meu testemunho, a todo homem; a você e a todos os homens.” Essa maneira muito enfática de falar pode muito bem ser entendida como tendo em conta o que ele percebe em Gálatas 5:11 , a saber, sua circuncisão de pregação; e é uma reivindicação muito significativa de si mesmo. Se você for circuncidado, significa: “Se você se submeter à circuncisão, e depender disso, e a observância do restante dos ritos judaicos, para justificação e salvação”. Deve ter sido permitido que Judais ou o cristianismo fosse necessário para a salvação. Se o judaísmo fosse necessário, o cristianismo não poderia ser; e ( vice-versa ), é o mesmo, se o argumento for revertido. Ficou claro, portanto, que se a observância da circuncisão e outros ritos judaicos eram obrigatórios, tudo o que Cristo havia feito e sofrido não lhes seria vantajoso; pois se a alma não pudesse restabelecer sua confiança nele para a salvação, seus olhares divididos seriam mais uma afronta do que um ato de homenagem.

Comentário de John Wesley

Eis que eu, Paulo, vos digo que, se fordes circuncidados, Cristo nada lhes servirá.

Se você é circuncidado – E procura ser justificado por isso.

Cristo – a instituição cristã.

Nada lhe servirá de lucro – pois você renuncia a Cristo e todas as bênçãos que são pela fé nele.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 15:1 – Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 15:24 – Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.

Atos dos Apóstolos 16:3 – Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:2 – Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

1 Coríntios 16:21 – Eu, Paulo, escrevi esta saudação de próprio punho.

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

Gálatas 2:3 – Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

1 Tessalonicenses 2:18 – Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu.

Filemom 1:9 – prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,

Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *