Estudo de Oséias 1:1 – Comentado e Explicado

Palavra do Senhor dirigida a Oséias, filho de Beeri, no tempo de Ozias, de Joatã, {de Acaz e de Ezequias}, reis de Judá, e no tempo de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
Oséias 1:1

Comentário de Albert Barnes

A palavra do Senhor, que veio a Oséias – Oséias, no início de sua profecia, declara que tudo isso, que ele entregou, veio não da sua própria mente, mas de Deus. Como Paulo diz: “Paulo apóstolo, não dos homens nem pelo homem, mas por Jesus Cristo e Deus Pai”. Ele se refere a Deus e reivindica toda obediência a Ele. Essa palavra veio a ele; existia então antes, na mente de Deus. Foi primeiro de Deus, depois tornou-se do profeta, recebendo de Deus. Assim é dito: “a palavra de Deus veio a João” Lucas 3: 2 .

Oséias – isto é, “Salvação, ou, o Senhor salva”. O profeta revelou o nome de nosso Senhor Jesus, a quem ele predisse e de quem era um tipo. “Filho de Beeri, ou seja, meu bem ou bem.” Deus ordenou que o nome de seu pai também significasse verdade. De Deus, assim como da fonte da vida, Oséias desenhou as águas vivas, que ele derramou ao povo. “Com alegria tirareis água das fontes da salvação” Isaías 12: 3 .

Nos dias de Uzias … – Oséias, embora profeta de Israel, marca sua profecia pelos nomes dos reis de Judá, porque o reino de Judá era o reino da teocracia, a linha de Davi à qual as promessas de Deus eram fez. Como Eliseu, a cujo cargo ele conseguiu, afastou-se de Jeorão 2 Reis 3: 13-14 , dizendo: “leve-te aos profetas de teu pai, e aos profetas de tua mãe”, e possuía apenas Jeosafá, rei de Judá, portanto, no título de sua profecia, Oséias imediatamente expressa que somente o reino de Judá era legítimo. Ele adiciona o nome de Jeroboão, em parte como o último rei de Israel que, em virtude de Sua promessa a Jeú, Deus ajudou; em parte para mostrar que Deus nunca deixou Israel sem advertência. Jeroboão Fui avisado primeiro pelo profeta 2 Reis 13:14 .

Assim, nos dias de Jeroboão II, Deus levantou Oséias, Amós e Jonas. Os reis e o povo de Israel não tinham desculpa, pois Deus nunca deixou de enviar Seus profetas entre eles; em nenhum reino a voz dos profetas falhou, advertindo a ira vindoura de Deus, até que ela viesse. ” Enquanto Jeroboão estava recuperando para Israel uma regra maior do que nunca desde que se separara de Judá, anexando a ele Damasco 2 Reis 14:28, que havia sido perdida para Judá mesmo nos dias de Salomão, e da qual Israel ultimamente sofrido muito, Oséias foi enviado para preveni-lo de sua destruição. Somente Deus poderia pronunciar “uma voz de trovão no meio de um céu sem nuvens”. Jeroboão sem dúvida pensou que sua casa sobreviveria, por meio de suas próprias forças, ao período que Deus havia prometido a ela. “Mas a prosperidade temporal não é prova de estabilidade ou de favor de Deus. Onde a lei de Deus é observada, ali, mesmo em meio à pressão da calamidade externa, está a garantia da prosperidade final. Onde Deus é desobedecido, há a promessa da destruição vindoura. As estações em que os homens se sentem mais seguros contra futuros castigos são frequentemente os prelúdios das mais revoluções de sinal. ”

Comentário de Thomas Coke

Oséias 1: 1 . A palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri Oséias, significa salvador, e Beeri – de um poço. Calmet observa que, se Oséias profetizou no reinado de todos esses príncipes, ele deve ter vivido muito tempo; pois há cento e doze anos desde o início de Uzias até o fim do reinado de Ezequias; adicione, por favor, vinte ou vinte e cinco anos, que pode ser a idade de Oséias, quando ele começou a profetizar, e isso fará cento e trinta e dois ou cento e trinta e sete. E se tirarmos dez anos de Uzias e tantos de Ezequias, durante os quais Oséias não profetizou, ainda restarão cento e doze ou cento e dezessete anos.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 1: 1 . A palavra do Senhor que veio a Oséias – O nome do profeta é o mesmo que o nome original de Josué e significa um Salvador. O filho de Beeri – esse era o sobrenome do profeta; pois naqueles dias eles tinham sobrenomes dos pais, como nós, ou dos lugares onde moravam. Beeri significa um poço. Nos dias de Uzias, etc. – “Se supusermos”, diz o arcebispo Newcome, “que Oséias profetizou durante os sessenta e seis anos e o colocou do ano 790 antes de Cristo, até o ano 724, ele terá exercido seu cargo oito anos no reinado de Jeroboão, o Segundo, trinta e três anos no reinado de Uzias, todo o reinado de Jotão e Acaz e três anos no reinado de Ezequias; mas não terá sobrevivido à tomada de Samaria. ” É provável, no entanto, que ele tenha iniciado seu ministério já no ano de 785; e, portanto, que ele profetizou pelo menos setenta, se não mais, anos. Os judeus, de fato, supõem que ele profetizou quase noventa anos e que ele proferiu muito mais do que escreveu. Se ele exerceu seu ofício por tantos anos, muitos dos outros profetas, como Isaías, Joel, Amós, Obadias e Miquéias, devem ter vivido e profetizado durante seu tempo.

Comentário de Scofield

dias

ou seja, dos 1260.1290 e 1335 dias.

Comentário de Adam Clarke

Oséias, filho de Beeri – Veja o relato anterior deste profeta.

Nos dias de Uzias, etc. – Se supusermos, diz Bp. Bem-vindo, que Oséias profetizou durante o curso de sessenta e seis anos e o colocou do ano 790 antes de Cristo ao ano 724, ele terá exercido seu cargo oito anos no reinado de Jeroboão no segundo, trinta e três anos no reinado de Uzias, todo o reinado de Jotão e Acaz, e três anos no reinado de Ezequias; mas não terá sobrevivido à tomada de Samaria. Mas veja o relato anterior deste profeta.

Penso que o primeiro versículo seja um título para este livro, acrescentado pelo compilador de suas profecias, e que ele se relaciona mais aos fatos que ocorreram naqueles reinados, e havia sido predito por Oséias, que somente se dizia profetizar sob e aqueles reis. por suas previsões, que foram cumpridas consecutivamente sob eles. Por aqueles, embora morto, ele continuou a falar. O trabalho do profeta começa corretamente em Oséias 1: 2 ; daí chamado: “O começo da palavra do Senhor por Oséias”.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Oséias. Hebraico. Hoshe “a” = Salvação.

Beeri. A tradição judaica identifica Be eri com Be, era de Rúben ( 1 Crônicas 5: 6 ). A tradição cristã faz Oséias de Issacar. Ambos os nomes são simbólicos, como os outros nomes neste gancho. Esta cláusula não “evidentemente foi inserida posteriormente” , como alegado.

Uzias. Veja nota na p. 1208

Jeroboão: Jeroboão II, o último rei da casa de Jeú. Veja a nota em 2 Reis 10:30 ; 2 Reis 14: 23-29 . Isso nos leva a hackear os primeiros catorze anos do longo reinado de Uzias. Veja as notas na p. 1208, para saber o significado do nome de Jeroboão aqui.

Comentário de John Calvin

Este primeiro versículo mostra o tempo em que Oséias profetizou. Ele nomeia quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acabe, Ezequias. Uzias, também chamado Azarias, reinou cinquenta e dois anos; mas depois de ter sido atingido pela hanseníase, ele não se associou aos homens e abdicou de sua dignidade real. Jotham, seu filho, o sucedeu. Os anos de Jotão foram cerca de dezesseis anos, e quase tantos foram os do rei Acabe, pai de Ezequias; e foi sob o rei Ezequias que Oséias morreu. Se agora desejamos verificar quanto tempo ele cumpriu seu ofício de ensino, devemos observar o que a história sagrada diz: – Uzias começou a reinar no vigésimo sétimo ano de Jeroboão, filho de Joás. Supondo que Oséias cumprisse seus deveres como professor, exceto alguns anos durante o reinado de Jeroboão, ou seja, os dezesseis anos que se passaram desde o início do reinado de Uzias até a morte de Jeroboão, ele deve ter profetizado trinta e seis anos sob o reinado de Uzias. Contudo, não resta dúvida de que ele começou a executar seu cargo alguns anos antes do fim do reinado de Jeroboão.

Aqui, então, parece haver pelo menos quarenta anos. Jotham sucedeu seu pai e reinou dezesseis anos; e embora seja uma provável conjectura, que o início de seu reinado seja contado a partir do momento em que ele assumiu o governo, depois que seu pai, ferido de hanseníase, foi expulso da sociedade dos homens, ainda é provável que o restante tempo para a morte de seu pai deve chegar ao nosso acerto de contas. Quando, no entanto, tomamos como certo alguns anos, deve ser que Oséias profetizou mais de 45 anos antes de Acabe começar a reinar. Adicione agora os dezesseis anos em que Acabe reinou e o número será de sessenta e um. Restam os anos em que ele profetizou sob o reinado de Ezequias. Não pode, então, ser de outra maneira, a não ser que ele seguisse seu cargo por mais de sessenta anos e provavelmente continuasse além do septuagésimo ano.

Parece, portanto, com que grandeza e com que coragem e perseverança invencíveis ele foi dotado pelo Espírito Santo. Porém, quando Deus emprega nosso serviço por vinte ou trinta anos, achamos muito cansativo, especialmente quando temos que lutar com homens iníquos, e aqueles que não aceitam o jugo de boa vontade, mas resistem a nós de maneira pertinente; instantaneamente desejamos ser libertados e desejamos nos tornar como soldados que completaram seu tempo. Quando, portanto, vemos que esse Profeta perseverou por tanto tempo, que ele seja para nós um exemplo de paciência, a fim de não nos desanimarmos, embora o Senhor possa não nos libertar imediatamente do nosso fardo.

Assim, grande parte dos quatro reis a quem ele nomeia. De fato, ele deve ter profetizado (como acabei de mostrar) por quase quarenta anos sob o rei Uzias ou Azarias, e depois por alguns anos sob o rei Acabe (para omitir agora o reinado de Jotão, ao mesmo tempo que o de seu pai ,) e ele continuou até o tempo de Ezequias; mas por que mencionou particularmente Jeroboão, filho de Joás, uma vez que ele não poderia ter profetizado sob ele, exceto por pouco tempo? Zacarias, seu filho, o sucedeu; surgiu depois a conspiração de Shallum, que logo foi destruída; então o reino se envolveu em grande confusão; e finalmente os assírios, por meio de Shalmanazar, levaram cativos as dez tribos, que se dispersaram entre os medos. Como foi esse o caso, por que o Profeta menciona aqui apenas um rei de Israel? Isso parece estranho; pois ele continuou seu ofício de ensino até o fim de seu reinado e até sua morte. Mas uma resposta pode ser facilmente dada: ele desejava expressar claramente que começou a ensinar enquanto o estado estava inteiro; pois, se ele profetizasse após a morte de Jeroboão, poderia parecer conjeturar alguma grande calamidade a partir da visão atual das coisas: assim, não teria sido profecia, ou, pelo menos, esse crédito teria sido muito menor. “Ele agora, também! adivinha o que é evidente aos olhos de todos. ” Pois Zacarias floresceu por pouco tempo; e a conspiração mencionada anteriormente era um certo presságio de uma destruição que se aproximava, e o reino logo se dissolveu. Portanto, o Profeta testemunha aqui em palavras expressas, que ele já havia ameaçado vingança futura para o povo, mesmo quando o reino de Israel floresceu em riqueza e poder, quando Jeroboão estava desfrutando de seus triunfos e quando a prosperidade inebriou toda a terra.

Essa foi a razão pela qual o Profeta mencionou apenas esse rei; porque debaixo dele o reino de Israel se fortaleceu, e foi fortalecido por muitas fortalezas e um grande exército, e abundou também em grandes riquezas. De fato, a história sagrada nos diz que Deus por Jeroboão havia libertado o reino de Israel, embora ele próprio não fosse digno, e que havia recuperado muitas cidades e uma extensão muito ampla de país. Como, então, ele havia aumentado o reino, como se tornara formidável para todos os seus vizinhos, pois havia colecionado grandes riquezas e como as pessoas viviam com facilidade e luxo, o que o Profeta declarou parecia incrível. “Não sois”, disse ele, “o povo do Senhor; sois filhos adúlteros, nascestes de fornicação. ” Tal reprovação certamente não parecia oportuna. Então ele disse: “O reino será tirado de você; a destruição está próxima de você”. “O que para nós? e ainda assim nosso rei obteve tantas vitórias, e aterrorizou outros reis. ” O reino de Judá, que era um rival, sendo quase destruído, não havia ninguém que pudesse se aventurar a suspeitar de um evento desse tipo.

Agora, então, percebemos por que o Profeta aqui diz expressamente que profetizou sob Jeroboão. Ele realmente profetizou depois de sua morte e seguiu seu cargo mesmo após a destruição do reino de Israel, mas começou a ensinar em um momento em que era um esporte para os ímpios, que se exaltavam contra Deus, e ousadamente desprezavam sua ameaça como contanto que ele poupasse e entrasse com eles; sempre assim, como comprovado pela constante experiência de todas as idades. Portanto, vemos com mais clareza com que poder do Espírito Deus havia dotado o Profeta, que ousou se levantar contra um rei tão poderoso, reprovar sua maldade e também convocar seus súditos para o mesmo julgamento. Quando, portanto, o Profeta se comportou com tanta ousadia, numa época em que os israelitas não eram apenas escoceses por causa de seu grande sucesso, mas também totalmente insanos, certamente não era nada menos que um milagre; e isso deve valer muito para estabelecer sua autoridade. Agora, agora, vemos o design da inscrição contida no primeiro versículo. Segue-se –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *