Estudo de Daniel 9:23 – Comentado e Explicado

Apenas havias iniciado a tua oração e uma palavra foi pronunciada; eu venho desvendá-la a ti, porque és um homem de predileção. Presta pois atenção a este oráculo e compreende bem a sua revelação:
Daniel 9:23

Comentário de Albert Barnes

No início de tuas súplicas – Não somos informados a que horas Daniel começou a orar, mas, como comentado acima, é mais natural supor que ele dedicou o dia à oração e que iniciou esses solenes atos de devoção pela manhã.

O mandamento veio à tona – Margem, “palavra”. Isto é, a palavra de Deus. Evidentemente, isso significa no céu; e a idéia é que, assim que ele começou a orar, um mandamento de Deus foi emitido a Gabriel para que ele visitasse Daniel, e transmitisse a ele a mensagem importante a respeito de eventos futuros. É justo concluir que ele havia deixado o céu imediatamente em obediência à ordem e nesta alta embaixada, e que havia ultrapassado a incrível distância entre o céu e a terra no curto período de tempo em que Daniel se envolveu em oração. Se sim, e se o céu – o assento peculiar de Deus, a morada dos anjos e dos justos – está além da região das estrelas fixas, algum lugar central neste vasto universo, então isso pode nos dar uma idéia do rapidez incrível com a qual os seres celestes podem se mover. Calcula-se que existem estrelas tão distantes da nossa Terra, que sua luz não viajaria até nós por muitos milhares de anos. Nesse caso, quão mais rápidos podem ser os movimentos dos seres celestes do que a luz; talvez mais do que o flash do relâmpago – do que o fluido elétrico nos fios telegráficos – embora “isso” se mova a uma velocidade de mais de 320 mil quilômetros por segundo. Compare “Filosofia de um Estado Futuro”, de Dick, p. 220. “Durante os poucos minutos empregados para proferir esta oração”, diz o dr. Dick, “esse mensageiro angélico desceu das regiões celestiais para o país da Babilônia. Era uma rapidez de movimento que superava a compreensão da imaginação mais vigorosa e excedia em muito a incrível velocidade da luz. ” Com tal rapidez, pode ser nosso privilégio ainda passar de mundo a mundo em recados de misericórdia e amor, ou examinar em partes distantes do universo as maravilhosas obras de Deus.

E eu vim para te mostrar – Para te familiarizar com o que ainda será.

Pois tu és “muito amado – Margem, como em hebraico,” um homem de desejos “. Ou seja, ele era alguém cuja felicidade era grandemente desejada por Deus; ou um homem do deleite de Deus; isto é, como em nossa versão, muito amado. Foi por esse motivo que sua oração foi ouvida e que Deus enviou a ele essa importante mensagem a respeito do que estava por vir.

Portanto, entenda o assunto – o assunto a respeito do que ainda estava para ocorrer em relação ao seu povo.

E considere a visão – Essa visão – a visão das coisas futuras que ele estava prestes a apresentar à sua visão. Nesta passagem, descrevendo a aparência de Gabriel a Daniel, podemos aprender:

(a) Que nossas orações, se sinceras, são ouvidas no céu “tão logo” quanto são oferecidas. Eles entram imediatamente nos ouvidos de Deus, e ele os considera no instante.

(b) Uma ordem, por assim dizer, pode ser emitida imediatamente para respondê-las – “como se” ele ordenou que um anjo levasse a resposta imediatamente.

(c) Os anjos estão prontos para apressar-se aos homens, para comunicar a vontade de Deus. Gabriel ficou evidentemente satisfeito com sua embaixada e, para um ser benevolente em qualquer lugar, não há nada mais agradecido do que ser contratado para dar boas novas a outros. Possivelmente isso pode fazer parte do emprego dos justos para sempre.

(d) O pensamento é interessante, se nos for permitido entretê-lo, para que bons anjos sejam constantemente empregados como Gabriel; que sempre que a oração é oferecida na Terra, eles podem ser comissionados para trazer respostas de paz e misericórdia, ou enviados para prestar ajuda, e assim o universo pode ser constantemente atravessado por esses seres sagrados que ministram àqueles que são “herdeiros da salvação”. Hebreus 1: 1 , Hebreus 1: 4 .

Comentário de John Calvin

Aqui, o anjo não apenas extrai a docilidade do Profeta, mas também o exorta a uma maior atenção. Depois perceberemos que essa profecia singular e extraordinária não precisava de estudo comum. Esta é a razão pela qual o anjo não apenas ordena que Daniel receba sua mensagem com a obediência da fé, mas também preste mais atenção do que o habitual, porque esse foi um mistério importante e singular. Ele afirma em primeiro lugar – a palavra saiu do momento em que o Profeta começou a orar. Não vou demorar recitando as opiniões dos outros, porque acho que entendo o genuíno sentido da passagem; a saber, Deus ouviu as orações de seu servo e depois promulgou o que ele já havia decretado. Pois pela palavra “saiu”, ele expressa a publicação de um decreto que havia sido feito anteriormente; foi então emitido exatamente como se diz que os decretos dos príncipes são divulgados publicamente no exterior. Deus determinou o que ele faria, diretamente Daniel cessara, pois o conselho de Deus nunca falharia em sua realização; mas ele aqui aponta a impossibilidade de as orações de seus santos serem em vão, porque ele lhes concede exatamente o que ele teria concedido se não tivessem orado por eles, como se ele fosse obediente aos seus desejos e tivesse aprovado sua conduta. . É claro o suficiente que nada podemos obter com a nossa oração, sem a determinação prévia de Deus em concedê-la; no entanto, esses pontos não são contrários; pois Deus atende às nossas orações, como é dito nos Salmos: – Ele realiza nossos desejos e, ainda assim, executa o que havia determinado antes da criação do mundo. ( Salmos 145: 19. ) Ele havia predito por Jeremias ( Jeremias 25:11 ), como já observamos antes, o fim do exílio do povo em setenta anos; Daniel já sabia disso, como relatou no início do capítulo, mas não relaxou em suas orações, pois sabia que as promessas de Deus não nos dão base ou ocasião para preguiça ou apatia. O Profeta, portanto, orou, e Deus mostra como seus desejos não eram de forma alguma vãos, pois diziam respeito ao bem-estar de toda a Igreja. Ele depois declara – a palavra saiu assim que Daniel começou a orar; isto é, assim que ele abriu os lábios, recebeu uma resposta divina. Depois ele acrescenta que veio fazer isso conhecido, porque, diz ele, você é um homem desejável. Alguns tomam a palavra “desejável” ativamente, como se Daniel brilhasse com intenso zelo; mas isso é forçado e contrário ao uso da linguagem. Sem dúvida, o Profeta usa a palavra no sentido de aceitação de Deus, e a maioria dos intérpretes concorda plenamente comigo. O anjo, portanto, anuncia sua chegada em nome de Daniel, porque ele desfruta o favor de Deus. E isso é digno de nota, pois reunimos a partir da passagem a impossibilidade de nossos votos e orações adquirindo favor por nós diante de Deus, a menos que já sejamos acolhidos por seus cumprimentos; pois de nenhuma outra maneira achamos Deus propício, do que quando fugimos pela fé à sua benignidade. Então, confiando em Cristo como nosso mediador e advogado, ousamos abordá-lo como filhos de um pai ou mãe. Por essas razões, nossas orações são inúteis diante de Deus, a menos que, em algum grau, sejam fundamentadas na fé, que por si só nos reconcilia com Deus, pois nunca podemos ser agradáveis ??a ele sem perdão e remissão de pecados. Observamos também o sentido pelo qual se diz que os santos agradam a Deus por não conseguirem obter seus pedidos. Pois Daniel esteve sujeito a gemidos contínuos por muitos anos, e foi afligido por muita dor; e, no entanto, ele nunca se percebeu como tendo realizado algo digno de seu trabalho. ele pode realmente concluir que todo o seu trabalho está totalmente perdido, depois de orar com tanta frequência e perseverança, sem efeito. Mas o anjo finalmente o encontra e testemunha sua aceitação de Deus, e permite que ele reconheça que não sofreu repulsa, embora não tenha conseguido obter o objetivo de seus desejos mais sinceros. Portanto, quando ficamos ansiosos em nossos pensamentos e somos induzidos ao desespero pela ausência de todo lucro ou fruto de nossas orações e pela falta de uma resposta aberta e imediata, devemos derivar essa instrução do ensino do anjo, Daniel, quem era mais aceitável a Deus, foi ouvido longamente, sem poder ver o objeto de seus desejos com seus olhos corporais. Ele morreu no exílio e nunca viu a execução das profecias do Profeta a respeito do feliz estado da Igreja, como se estivesse se preparando imediatamente para celebrar seus triunfos. No final do verso, como eu já mencionei, o anjo estimula Daniel a um zelo ainda maior e exorta-o a aplicar sua mente e todos os seus sentidos atentamente para entender a profecia que o anjo foi instruído a trazer diante dele. Segue agora, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *