Estudo de Romanos 7:21 – Comentado e Explicado

Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.
Romanos 7:21

Comentário de Albert Barnes

Encontro então uma lei – existe uma lei cuja operação eu experimento sempre que tento fazer o bem. Houve várias opiniões sobre o significado da palavra “lei” neste local. É evidente que é usado aqui em um sentido um tanto incomum. Mas mantém a noção que geralmente se liga a ele do que liga ou controla. E embora isso a que ele se refere seja diferente de uma lei, na medida em que não é imposta por um superior, que é a idéia usual de uma lei, ainda assim tem até agora o senso de lei que vincula, controla, influencia ou é aquilo a que ele estava sujeito. Não há dúvida de que ele se refere aqui à sua natureza carnal e corrupta; às más propensões e disposições que o estavam desviando. Sua representação disso como uma lei está de acordo com tudo o que ele diz sobre isso, que é servidão, que ele está em servidão e que isso impede que seus esforços sejam santos e puros. O significado é este: “Eu encontro um hábito, uma propensão, uma influência de paixões e desejos corruptos que, quando eu faria o certo, impedia meu progresso e impedia de realizar o que eu faria”. Compare Gálatas 5:17 . Todo cristão está tão familiarizado com isso quanto o apóstolo Paulo.

Faça o bem – faça o certo. Seja perfeito.

Mal – Algum desejo corrupto, sentimento impróprio ou propensão ao mal.

Está presente comigo – Está próximo; está na mão. Começa espontaneamente e indesejável. Está no caminho, e nunca nos deixa, mas está sempre pronto para impedir a nossa partida e nos desviar de nossos bons desígnios; compare o Salmo 65: 3: “As iniqüidades prevalecem contra mim”. O sentido é que fazer o mal é agradável às nossas fortes inclinações e paixões naturais.

Comentário de E.W. Bullinger

uma lei, etc. = a lei comigo que deseja.

Comentário de John Calvin

21. Acho então , etc. Aqui Paulo supõe uma lei quádrupla. A primeira é a lei de Deus, que por si só é apropriadamente chamada, que é a regra da justiça, pela qual nossa vida é formada corretamente. Para isso, ele se une à lei da mente, e com isso ele quer dizer a pronta prontidão da mente fiel para obedecer à lei divina, sendo uma certa conformidade de nossa parte com a lei de Deus. Por outro lado, ele põe em oposição a isso a lei da injustiça; e de acordo com um certo tipo de semelhança, ele atribui esse nome àquele domínio que a iniqüidade exerce sobre um homem ainda não regenerado, bem como sobre a carne de um homem regenerado; pois as leis até dos tiranos, por mais iníquas que sejam, são chamadas leis, embora não sejam apropriadas. Para corresponder a essa lei do pecado, ele faz a lei dos membros, isto é, a luxúria que está nos membros, por causa da concórdia que ela tem com a iniqüidade.

Quanto à primeira cláusula, muitos intérpretes tomam a palavra lei em seu sentido apropriado e consideram ?at? ou d?? como entendido; e assim [Erasmus] a traduz “pela lei”; como se Paulo tivesse dito que, pela lei de Deus como seu professor e guia, descobrira que seu pecado era inato. Mas, sem fornecer nada, a sentença seria melhor assim: “Enquanto os fiéis lutam pelo que é bom, eles encontram em si uma certa lei que exerce um poder tirânico; porque uma propensão cruel, adversa e resistindo à lei de Deus, é implantada em sua própria medula e ossos. ”

Comentário de Adam Clarke

Acho então uma lei – estou em tal condição e estado de alma, sob o poder de tais hábitos e propensões pecaminosas, que quando eu faria o bem – quando minha vontade e razão estão fortemente inclinadas à obediência à lei de Deus e oposição ao princípio do pecado, o mal está presente comigo, ?a??? pa?a?e?ta? , o mal está próximo, está constantemente diante de mim. Que, como a vontade de fazer o bem está constantemente à mão, Romanos 7:18 , também o princípio da rebelião que me excita a pecar está igualmente presente; mas, como o único é vontade, desejo e desejo, sem poder para fazer o que é desejado, obter o que é desejado ou realizar o que é desejado, o pecado prevalece continuamente.

A palavra ??µ?? , lei, neste versículo, deve ser considerada como implicando qualquer hábito forte ou confirmado, como Hesíquio a traduz, sob a influência da qual o homem geralmente age; e, nesse sentido, o apóstolo evidentemente o usa em Romanos 7:23 .

Comentário de Scofield

lei

Seis “leis” devem ser distinguidas em Romanos: A lei de Moisés, que condena Romanos 3:19 “lei” como princípio Romanos 3:21, a lei da fé, que exclui a justiça própria Romanos 3:27, a lei do pecado nos membros, que são vitoriosos sobre a lei da mente Romanos 7:21 ; Romanos 7:23 ; Romanos 7:25 a lei da mente, que consente com a lei de Moisés, mas não pode fazê-lo por causa da lei do pecado nos membros Romanos 7:16 ; Romanos 7:23 e a “lei do Espírito”, tendo poder para libertar o crente da lei do pecado que está em seus membros e sua consciência da condenação pela lei mosaica. Além disso, o Espírito opera no crente entregue a própria justiça que a lei de Moisés exige em Romanos 8: 2 ; Romanos 8: 4 .

Comentário de John Wesley

Acho então uma lei que, quando eu faria o bem, o mal está presente comigo.

Acho então uma lei – Um poder restritivo interno, fluindo do ditame da natureza corrupta.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 30:18 – Embora muitos dos que vieram de Efraim, de Manassés, de Issacar e de Zebulom não se tivessem purificado, assim mesmo comeram a Páscoa, contrariando o que estava escrito. Mas Ezequias orou por eles, dizendo: “Queira o Senhor, que é bondoso, perdoar todo

Salmos 19:12 – Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!

Salmos 19:13 – Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.

Salmos 40:12 – Pois incontáveis problemas me cercam e as minhas culpas me alcançaram, e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.

Salmos 65:3 – Quando os nossos pecados pesavam sobre nós, tu mesmo fizeste propiciação por nossas transgressões.

Salmos 119:37 – Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.

Salmos 119:133 – Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Lucas 4:1 – Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,

João 8:34 – Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

2 Pedro 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *