Estudo de 1 Coríntios 15:4 – Comentado e Explicado

foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
1 Coríntios 15:4

Comentário de Albert Barnes


E que ele foi enterrado – Isto é, evidentemente de acordo com as Escrituras; ver Isaías 53: 9 .

E que ele ressuscitou no terceiro dia … – Ou seja, que ele deveria ressuscitar dentre os mortos foi predito nas Escrituras. Não é necessariamente necessário que se predisse que ele ressuscitaria “no terceiro dia”, mas que ressuscitaria dentre os mortos. Veja o argumento para isso afirmado no discurso de Pedro, em Atos 2: 24-32 . A passagem específica que é solicitada na prova de sua ressurreição é derivada do Salmo 16: 1-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

subiu novamente = foi criado. App-178.

escrituras . Salmos 16:10 . Isaías 53: 9-11 . Jonas 1:17 . Compare Mateus 12:39 . 11:29 .

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 4 . E que ele ressuscitou no terceiro dia. Foi questionado, onde as escrituras predizem que Cristo ressuscitaria dentre os mortos no terceiro dia. Alguns pensam que há um parêntese: de modo que o significado será: “Ele ressuscitou de acordo com as escrituras, e isso no terceiro dia”. Outros se referem ao Salmo 16:10, que diz: Ele não deve ver a corrupção no túmulo, como expressiva disso, porque os corpos começam a apodrecer no quarto dia. O bispo Warburton refere isso ao sacrifício representativo de Isaac. Isaac, diz ele, era o representante de Cristo morrendo por nós; ele carregando a madeira representava Cristo carregando sua cruz; seu pai o trouxe a salvo do monte Moriah, depois de três dias, durante os quais o filho estava sob condenação da morte, representou o tempo em que Cristo continuou morto; e o pai claramente o recebeu sob o caráter de representante de Cristo, restaurado dentre os mortos; pois, como ele foi levado ao monte, ele foi amarrado e colocado no altar, figurou os sofrimentos e a morte de Cristo; assim, ele foi levado dali vivo, como corretamente representado a ressurreição de Cristo; mais ainda, o próprio tempo de sua ressurreição dentre os mortos

Comentário de John Wesley

E que ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, de acordo com as escrituras:

De acordo com as escrituras – Ele prova primeiro das escrituras, depois do testemunho de uma nuvem de testemunhas. Salmo 16:10 .

Referências Cruzadas

Salmos 2:7 – Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei.

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Isaías 53:9 – Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Oséias 6:2 – Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.

Jonas 1:17 – Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.

Mateus 12:40 – Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

Mateus 20:19 – e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará! “

Mateus 27:57 – Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus.

Mateus 27:63 – e disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’.

Mateus 28:1 – Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos 9:31 – porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: “O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará”.

Marcos 10:33 – “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios,

Marcos 15:43 – José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Marcos 16:2 – No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro,

Lucas 9:22 – E disse: “É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas e seja rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, seja morto e ressuscite no terceiro dia”.

Lucas 18:32 – Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão.

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

Lucas 24:5 – Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

Lucas 24:46 – E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,

João 2:19 – Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

João 20:1 – No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

Atos dos Apóstolos 1:3 – Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 13:29 – Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro.

Atos dos Apóstolos 13:30 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos,

Atos dos Apóstolos 13:30 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos,

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

1 Coríntios 15:16 – Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *