Estudo de Salmos 111:2 – Comentado e Explicado

Grandes são as obras do Senhor, dignas de admiração de todos os que as amam.
Salmos 111:2

Comentário de Albert Barnes

As obras do Senhor são grandes – são grandes em número; grande em magnitude; grande em sabedoria; grande em bondade. Essa linguagem era apropriada no tempo do salmista, quando as pessoas olhavam para o céu apenas a olho nu e quando tinham visões muito imperfeitas da magnitude real do universo, como agora é divulgada pelo telescópio. É inteiramente apropriado agora e transmite uma impressão mais solene e sublime do que no tempo do salmista. Ainda será apropriado sob as visões mais amplas que ainda podem ser obtidas do universo por instrumentos mais perfeitos, por observações mais precisas e por estudos mais profundos. E será apropriado quando as pessoas examinarem a grandeza do universo desde as alturas do céu.

Procurado por todos eles – Estudado por todos.

Que têm prazer nisso – mais literalmente: “Procuramos a todos os seus desejos”. Talvez o significado seja que eles encontrariam todos os seus desejos satisfeitos nessas obras; encontrariam neles tudo o que desejariam encontrar, respeitando o poder, a sabedoria, a bondade e a majestade de Deus. Ainda implica que eles desejam assim estudar suas obras, ou que sentem prazer em examinar as provas do ser e dos atributos de Deus em suas obras. Um homem que ama a Deus terá um prazer real em estudar suas obras, bem como sua palavra; e é tão apropriado encontrar prazer em um quanto no outro – tão apropriado em querer encontrar o conhecimento que um transmite como o que o outro concede. Um grande erro entre os amigos de Deus é a negligência em estudar suas obras. Ao fazer isso, as pessoas não precisam negligenciar ou subestimar a Bíblia e o conhecimento que ela fornece, pois tais estudos estariam entre os melhores meios de ilustrar a Bíblia.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 111: 2 . Procurado por todos os que dele têm prazer Estudado ou investigado por todos os que dele têm prazer. Houbigant e verde. Mudge o processa, requintadamente inventado para todos os seus propósitos. Isso é um reflexo, diz ele, surgindo de uma visão da sabedoria divina, que dirige infalivelmente todas as suas ações para seus fins adequados. Isso apareceu por todo o trato milagroso de Deus com a nação judaica, que finalmente os instalou com segurança na terra prometida.

Comentário de E.W. Bullinger

trabalho. O grande assunto deste Salmo, como Seus caminhos são os seguintes. Compare Apocalipse 15: 3 .

Comentário de Adam Clarke

As obras do Senhor são grandes – ????? gedolim , vastas em magnitude; como ???? rabbim significa sua multidão e variedade.

Procurado – investigado, cuidadosamente examinado.

De todos os que têm prazer neles – Por todos que deleitam neles: por todo filósofo genuíno; todo amante da natureza; aquele que traça a grande Primeira Causa por meio de suas obras. E o homem que faz isso ficará surpreso com as perfeições do Criador e admirará todas as operações de suas mãos.

Comentário de John Calvin

2 As obras de Jeová são grandes. Ele passa a nos informar que existem abundantes materiais para louvar a Deus, supridos por suas obras, às quais ele atualmente faz apenas uma referência geral e que, posteriormente, define mais explicitamente em relação a o governo da igreja. A magnitude das obras de Deus é um assunto que geralmente escapa à observação dos homens e, portanto, poucos deles a conhecem. Essa ignorância o profeta atribui à indiferença e ingratidão dos homens, comparativamente poucos dos quais condescendem em notar a grande sabedoria, bondade, justiça e poder que brilha nessas obras. Os expositores estão divididos em seus sentimentos sobre a segunda cláusula do versículo. Alguns a traduzem, procuraram todas as suas delícias; e, de fato, o termo hebraico cha , chaphets, significa bom prazer; mas como essa é uma interpretação muito dura da palavra, é melhor entendê-la como um adjetivo, expressando a idéia de amar ou desejar. Quanto ao particípio procurado, que, de acordo com o verbo hebraico ??? , darash, propriamente denota, procurar com diligência, ainda descobrimos que as obras de Jeová são, neste lugar, chamadas ?????? , derushim, ou seja, percebido ou descoberto. Portanto, em Isaías 65: 1 , diz-se: “Fui achado daqueles que procuravam, não eu”. No entanto, não devo perder de vista o desígnio do profeta, a saber, que, por tão poucos se aplicarem ao estudo das obras de Deus, ele nos ensina que essa é a razão pela qual tantos são cegos em meio a uma inundação de luz. ; pois, quando ele diz que a excelência das obras de Deus é conhecida por todos que a desejam, ele quer dizer que ninguém a ignora, exceto as que são voluntariamente cegas, ou melhor, apaga maligna e desdenhosamente a luz que é oferecida a eles. Devemos, no entanto, atender aos meios que possuímos para chegar ao conhecimento dessas palavras, porque sabemos que, enquanto os fiéis estão na Terra, seus entendimentos são opacos e fracos, para que não possam penetrar nos mistérios, ou compreender a altura das obras de Deus. Mas, incompreensível como é a imensidão da sabedoria, eqüidade, justiça, poder e misericórdia de Deus, em suas obras, os fiéis, no entanto, adquirem tanto conhecimento deles quanto os qualifica para manifestar a glória de Deus; só nos torna começar o estudo de suas obras com reverência, para que possamos deleitar-nos, por mais desprezíveis que sejam na avaliação dos réprobos, que os tratam com desprezo ímpio. O LXX. tendo-o procurado em todas as suas vontades, Agostinho, portanto, teve ocasião, com delicadeza filosófica, de perguntar: Como pode haver, ou pelo menos parece haver, uma pluralidade de vontades em Deus? E é realmente uma consideração agradável, que, embora Deus manifeste sua vontade em sua lei, ainda assim há outro propósito secreto pelo qual ele é guiado na maravilhosa administração dos assuntos humanos. Essa doutrina, no entanto, é estranha à exposição desta passagem.

Comentário de John Wesley

As obras do Senhor são grandes, procuradas por todos os que nela têm prazer.

Procurado – diligentemente meditado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *