Estudo de Efésios 5:19 – Comentado e Explicado

Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor.
Efésios 5:19

Comentário de Albert Barnes

Falando para si mesmos – falando entre si, isto é, esforçando-se para edificar um ao outro e promover a pureza do coração, através de cânticos de louvor. Isso tem a força de um comando, e é uma questão de obrigação para os cristãos. Desde o início, o elogio era uma parte importante do culto público e foi projetado para ser o fim do mundo; veja as notas em 1 Coríntios 14:15 . Nada é mais claro do que isso foi praticado pelo próprio Salvador e pelos apóstolos (ver Mateus 26:30 ), e pela igreja primitiva, bem como pelo grande corpo de cristãos em todas as épocas.

Nos salmos – Os salmos de Davi foram cantados pelos judeus no templo e pelos primeiros cristãos (notas Mateus 26:30 ), e o canto desses salmos constituiu uma parte deliciosa do culto público em todas as épocas. Eles falam a linguagem da devoção em todos os momentos, e uma grande parte deles é tão adequada aos serviços do santuário agora quanto era quando foi composta pela primeira vez.

E hinos – Não é fácil determinar com precisão qual é a diferença no significado das palavras usadas aqui, ou designar o tipo de composição que foi usada nas igrejas primitivas. Um “hino” é propriamente uma música ou ode em honra de Deus. Entre os pagãos, havia uma música em homenagem a alguma divindade. Conosco agora, denota um poema curto, composto para o serviço religioso e cantado em louvor a Deus. Tais breves poemas eram comuns entre os pagãos, e era natural que os cristãos os introduzissem e adotassem cedo. Se algum deles foi composto pelos apóstolos é agora impossível determinar, embora a presunção seja muito forte de que, se fossem, teriam sido preservados com tanto cuidado quanto suas epístolas, ou como os Salmos. Uma coisa é provada claramente por essa passagem: outras composições usadas no louvor a Deus além dos salmos de Davi; e se era certo então fazer uso de tais composições, é agora. Não eram meramente “Salmos” que eram cantados, mas havia hinos e odes.

Canções espirituais – odes espirituais – ?d??? odaisOdes ou canções relacionadas a coisas espirituais em contraste com as que foram cantadas em locais de festa e folia. Um ode é propriamente um pequeno poema ou música adaptado para ser definido como música ou para ser cantado; um poema lírico. De que maneira elas foram cantadas, agora é inútil conjeturar. Seja com ou sem acompanhamentos instrumentais; seja por um coro ou pela assembléia; seja apenas por um indivíduo ou por respostas, não é possível decidir de nada no Novo Testamento. É provável que isso seja feito da maneira mais simples possível. No entanto, como a música constituía uma parte tão importante da adoração do templo, é evidente que os primeiros cristãos não seriam de modo algum indiferentes à natureza da música que eles tinham em suas igrejas. E como era uma parte tão importante da adoração dos deuses pagãos e contribuía muito para manter a influência do paganismo, não é improvável que os primeiros cristãos sentissem a importância de tornar sua música atraente e tributária. para o apoio da religião. Se houver música atraente no banquete e no teatro, contribuindo para a manutenção de diversões onde Deus é esquecido, certamente a música do santuário não deve ser de nojo para aqueles de gosto puro e refinado.

Canto – ?d??te? adontesO caráter predominante da música na adoração a Deus deve ser vocal. Se instrumentos são empregados, eles devem ser tão subordinados que o serviço possa ser caracterizado como canto.

E fazer melodia – “Melody” é uma sucessão agradável de sons; uma sucessão tão regulada e modulada que agrada ao ouvido. Difere da “harmonia”, na medida em que a melodia é uma sucessão agradável de sons por uma única voz; harmonia consiste na concordância de sons diferentes. Não é certo, no entanto, que o apóstolo aqui tenha feito referência ao que é chamado apropriadamente de “melodia”. A palavra que ele usa – ????? psallo – significa tocar, se contorcer, arrancar – como o cabelo, a barba; e depois torcer uma corda – para “tocá-la” – como a corda de um arco, e depois a corda de um instrumento musical. É usado com mais frequência no sentido de tocar ou tocar uma lira ou uma harpa; e depois denota fazer música em geral, cantar – talvez geralmente com a idéia de ser acompanhado de uma lira ou harpa. É usado, no Novo Testamento, apenas em Romanos 5:19 ; 1 Coríntios 14:15 , onde é traduzido como “cantar”; em Tiago 5:13 , onde é traduzido como “cantar salmos” e no lugar diante de nós. A idéia aqui é a de cantar no coração ou louvar a Deus pelo coração. Os salmos, hinos e cânticos deveriam ser cantados para que o coração se envolvesse, e não para ser mera música ou uma mera performance externa. Na frase “no coração”, veja as notas em 1 Coríntios 14:15 .

Para o Senhor – Em louvor ao Senhor, ou endereçado a ele. Cantar, como aqui significava, é um ato de adoração direto e solene, e deve ser considerado como realmente uma oração. Ao cantar, devemos considerar-nos como falando diretamente a Deus, e as palavras, portanto, devem ser ditas com solenidade e reverência, tornando-se um endereço tão direto ao grande Senhor. Assim, Plínio diz dos primeiros cristãos: “Carmenquc Christo quase Deo dicere secure invicem” – “e eles cantaram entre si hinos a Cristo como Deus”. Se essa é a verdadeira natureza e design da salmodia pública, segue-se:

(1) que todos deveriam considerá-lo um ato de culto solene no qual deveriam se engajar – pelo menos no “coração”, se não podiam cantar.

(2) a salmodia pública não deve ser inteiramente confiada à luz e à frivolidade; à parte insignificante e descuidada de uma congregação.

(3) aqueles que conduzem essa parte do culto público devem ser piedosos. O líder “deveria” ser um cristão; e aqueles que se juntam a ela “devem” também dar seu coração ao Redentor. Talvez não seja apropriado dizer absolutamente que ninguém que não seja professor de religião participe dos exercícios de um coral de uma igreja; mas thoro não pode ter erro ao dizer que essas pessoas “devem” se entregar a Cristo e cantar de coração. Suas vozes não seriam menos doces; a música deles não menos pura e bonita; nem seu próprio prazer no serviço poderia ser diminuído. Um coro de doces cantores em uma igreja – unidos nos mesmos louvores aqui – “deveria” estar preparado para se juntar aos mesmos louvores ao redor do trono de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

in = com. Sem preposição.

salmos . Grego. Salmos. Ver 1 Coríntios 14:26 .

hinos . Grego. humos ; somente aqui e Colossenses 3:16 .

canções espirituais . Como cantado por pessoas espirituais.

espiritual . Grego. pneumatikos. Ver 1 Coríntios 12: 1 .

músicas Grego. ode , uma canção de ação de graças. Aqui; Colossenses 3:16 . Apocalipse 5: 9 ; Apocalipse 14: 3 , Apocalipse 14: 3 ; Apocalipse 15: 3 , Apocalipse 15: 3 .

fazendo melodia . Grego. psallo Veja Romanos 15: 9 .

in = com. Sem preposição.

Comentário de John Calvin

19. Salmos, hinos e cânticos espirituais. São frutas verdadeiramente agradáveis ??e deliciosas. O Espírito significa “alegria no Espírito Santo” ( Romanos 14:17 😉 e a exortação, esteja cheio (ver. 18), alude a beber profundamente, com o qual é indiretamente contrastado . Falando para si mesmos, está falando entre si. Nem os ordena a cantar interiormente ou sozinhos; pois ele imediatamente acrescenta, cantando em seus corações; como se ele tivesse dito: “Deixe seus louvores não apenas na língua, como os hipócritas, mas no coração”. Qual pode ser a diferença exata entre salmos e hinos, ou entre hinos e cânticos, não é fácil determinar, embora algumas observações sobre esse assunto sejam oferecidas em uma ocasião futura. (163) A denominação espiritual, dada a essas canções, é surpreendentemente apropriada; pois as músicas mais frequentemente usadas são quase sempre sobre assuntos triviais e muito longe de serem castas.

Comentário de Adam Clarke

Falando em salmos – Mal podemos dizer qual é a diferença exata entre essas três expressões. Salmos, , a?µ?? , provavelmente podem significar os de Davi.

Hinos – effµ???? · Derrames extemporâneos em louvor a Deus, proferidos sob a influência do Espírito Divino, ou um sentimento de sua bondade especial. Veja Atos 16:25 .

Canções – O?da?? · Odes; composições poéticas premeditadas e regulares; mas, seja qual for a forma em que foram compostos, aprendemos que todos eles eram espirituais, tendendo a magnificar a Deus e edificar os homens.

Cantando e fazendo melodia no seu coração – O coração sempre vai com os lábios. É uma profanação chocante da adoração divina se aproximar de Deus com os lábios, enquanto o coração está longe dele. É muito frequente que, no culto público, os homens sejam afastados do sentido das palavras pelos sons que lhes são postos. E quão poucos coros de cantores existem no universo cujos corações os acompanham naquilo que chamam de cantar os louvores a Deus!

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5:19 . Cantando e fazendo melodia em seu coração “Seus corações e afetos correspondentes ao que é pronunciado por suas bocas; sem os quais nenhuma melodia externa, por mais exata e harmoniosa que seja, pode ser agradável ao Senhor”.

Comentário de John Wesley

Falando em salmos, hinos e canções espirituais, cantando e fazendo melodia em seu coração ao Senhor;

Falando um com o outro – Pelo Espírito. No Salmo – de Davi.

E hinos – De louvor.

E canções espirituais – sobre qualquer assunto divino. Por não haver canções inspiradas, particularmente adaptadas à dispensação cristã, como havia aos judeus, é evidente que a promessa do Espírito Santo aos crentes, nos últimos dias, foi por sua maior efusão para suprir a falta dela. .

Cantando com seus corações – assim como sua voz.

Para o Senhor – Jesus, que busca o coração.

Referências Cruzadas

Salmos 47:7 – Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 86:12 – De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.

Salmos 95:2 – Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.

Salmos 105:2 – Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas.

Salmos 105:3 – Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor.

Salmos 147:7 – Cantem ao Senhor com ações de graças; ao som da harpa façam música para o nosso Deus.

Isaías 65:14 – os meus servos cantarão com alegria no coração, e vocês se lamentarão com angústia no coração e uivarão pelo quebrantamento de espírito.

Mateus 15:8 – ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Mateus 26:30 – Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Atos dos Apóstolos 16:25 – Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

1 Coríntios 14:26 – Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Tiago 5:13 – Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *