Estudo de Tiago 5:13 – Comentado e Explicado

Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante.
Tiago 5:13

Comentário de Albert Barnes

Algum de vocês está aflito? Por doença, luto, decepção, perseguição, perda de saúde ou propriedade. . It matters not what is the form of the trial, it is a privilege which all have to go to God in prayer. And it is an inestimable privilege. Health fails, friends die, property is lost, disappointments come upon us, danger threatens, death approaches – and to whom shall we go but to God? He ever lives. He never fails us or disappoints us if we trust in him, and his ear is ever open to our cries. This would be a sad world indeed, if it were not for the privilege of prayer. The last resource of millions who suffer – for millions suffer ev A palavra usada aqui se refere ao sofrimento de qualquer tipo, ( ?a??pa?e? kakopatheiDeixe-o orar – isto é, a oração é apropriada para o julgamento. A mente naturalmente recorre a ela, e de todas as formas possíveis) Deus só pode remover a fonte de tristeza ; ele pode nos conceder “uma questão feliz de todas as nossas aflições”; ele pode torná-los o meio de santificar a alma. Compare 2 Crônicas 33:12 ; Salmo 34: 4 ; Salmo 107: 6 , Salmo 107: 13 , Salmo 107: 28. Não importa qual é a forma da provação, é um privilégio que todos têm que ir a Deus em oração. E é um privilégio inestimável. A saúde falha, os amigos morrem, os amigos morrem, a propriedade é perdida, as decepções surgem. nós, o perigo ameaça, a morte se aproxima – e para quem iremos, senão para Deus? Ele sempre vive. Ele nunca falha ou nos desaponta se confiamos nele, e seu ouvido está sempre aberto aos nossos gritos. de fato, se não fosse pelo privilégio da oração.O último recurso de milhões que sofrem – porque milhões sofrem qualquer dia – seria levado embora se fosse negado aos homens o acesso ao trono da graça. Como é, não há ninguém tão pobre que ele não possa orar; ninguém é tão desconsolado e abandonado que ele não pode encontrar em Deus um amigo; ninguém tão desanimado que ele não é capaz de amarrar seu espírito. Um dos projetos de aflição é levar-nos ao trono da graça; e é um resultado feliz das provações se somos levados pelas provações a buscar Deus em oração.

Alguma alegre? A palavra feliz agora transmite uma ideia que não é encontrada corretamente na palavra original aqui. Refere-se agora, em uso comum, ao prazer leve e barulhento; ao que é jovial; àquilo que é acompanhado pelo riso, ou que causa riso, como uma brincadeira alegre. Nas Escrituras, no entanto, a palavra denota corretamente “alegre, agradável, agradável” e é aplicada a um estado de espírito livre de problemas – o oposto de aflição – feliz, Provérbios 15:13 , Provérbios 15:15 ; Provérbios 17:22 ; Isaías 24: 7 ; Lucas 15: 23-24 , Lucas 15:29 , Lucas 15:32 . 😉 that is, to have it happy, or free from trouble; A palavra grega usada aqui ( e???µe? euthumei) significa, literalmente, “ter a mente bem” ( e? euand ??µ?? 😉 ou seja, tê-la feliz ou livre de problemas; ser alegre.

Que ele cante salmos – isto é, se alguém é feliz; se ele estiver com saúde e prosperar; se ele tem seus amigos ao seu redor, e não há nada para produzir ansiedade; se ele tem o livre exercício da consciência e gosta de religião, é apropriado expressar isso em notas de louvor. Compare Efésios 5: 19-20 . Sobre o significado da palavra aqui traduzida como “salmos cantados”, veja as notas em Efésios 5:19 , onde é traduzida como “fazendo melodia”. Não significa cantar salmos em contraste com os hinos, mas a referência é a qualquer canto de louvor. O elogio é apropriado para esse estado de espírito. O coração naturalmente expressa suas emoções em canções de ação de graças. O sentimento neste versículo é bem expresso na bela estrofe:

Em toda alegria que coroa meus dias,

Em toda dor que eu suportar,

Meu coração encontrará prazer em louvor,

Ou procure alívio na oração.

Sra Williams.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 5:13 . Algum de vocês está aflito? ore – Para que ele seja apoiado sob sua aflição, de modo a ser capaz de suportá-la com paciência e resignação à vontade divina, e achar que ela é santificada para ele, e fez os meios, como de exercício, assim também de aumentar sua graça e de purificá-lo como ouro e prata são purificados na fornalha. Alguma alegre? – está em estado de saúde, em condições prósperas e sem julgamento peculiar; deixe-o cantar salmos – dê graças a Deus e expresse sua gratidão cantando salmos ou hinos de louvor. O significado do versículo é que, como crentes em Cristo, devemos nos dedicar a exercícios religiosos particulares que sejam adequados às nossas atuais circunstâncias e estado de espírito. “Quando alegrados ao contemplar as manifestações que Deus fez de suas perfeições nas obras de criação, providência e redenção, ou por qualquer bênção concedida a nós mesmos, devemos expressar nossa alegria, não bebendo e cantando profanas, lascivas. canções, mas por hinos de louvor e ações de graças oferecidas a Deus por todas as suas misericórdias, Efésios 5: 18-19 . Por outro lado, quando afligidos, devemos orar; sendo esse o melhor meio de produzir em nós mesmos paciência e resignação. Mas, como o preceito referente aos nossos salmos cantados, quando alegres, não implica que não devemos orar então; portanto, o preceito relativo à oração na aflição não implica que não devemos expressar nossa alegria no sofrimento de acordo com a vontade de Deus, cantando salmos ou hinos, como Paulo e Silas fizeram na prisão de Filipos. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

aflito . Grego. kakopatheo. Veja 2 Timóteo 2: 3 e compare Tiago 5:10 , acima.

orar App-134.

feliz . Veja Atos 27:22 .

cante salmos . Grego. psallo. Ver Romanos 15: 9 .

Comentário de John Calvin

13 Algum de vocês está aflito? ele quer dizer que não há tempo em que Deus não nos convide para si. Pois aflições devem nos estimular a orar; a prosperidade nos fornece uma ocasião para louvar a Deus. Mas tal é a perversidade dos homens, que eles não podem se alegrar sem esquecer Deus, e que quando aflitos, ficam desanimados e são levados ao desespero. Devemos, portanto, manter-nos dentro dos limites devidos, para que a alegria, que geralmente nos faz esquecer de Deus, possa nos induzir a expor a bondade de Deus e que nossa tristeza nos ensine a orar. Pois ele colocou o canto dos salmos em oposição à alegria profana e desenfreada; e assim expressam sua alegria que são levados, como deveriam, pela prosperidade a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Algum de vocês está aflito? ore – Os judeus ensinaram que o significado da ordenança, Levítico 13:45 , que exigia que o leproso chorasse, Imundo! imundo! foi, “que assim tornando conhecida sua calamidade, o povo poderia ser levado a oferecer orações a Deus em seu favor”, Sota, página 685, ed. Wagens. Eles também ensinaram que, quando qualquer doença ou aflição entrasse em uma família, eles deveriam procurar os sábios e implorar suas orações. Bava bathra, fol. 116, 1.

Em Nedarim, fol. 40, 1, temos a seguinte relação: “Rabba, tantas vezes quanto adoeceu, proibiu seus donos de casa de mencioná-lo no primeiro dia; se ele não começou a melhorar, disse à família para publicá-lo em as estradas, para que os que o odiavam se regozijassem, e os que o amavam intercederiam com Deus por ele “.

Alguma alegre? deixe-o cantar salmos – Essas são orientações gerais, mas muito úteis. É natural que um homem cante quando está alegre e feliz. Agora, nenhum assunto pode ser mais nobre do que aquilo que é Divino: e como Deus é o único autor de todo bem que faz um homem feliz, então seu louvor deve ser o assunto do cântico daquele que é alegre. Mas onde as pessoas se alegram com a iniqüidade, e não com a verdade, Deus e as coisas sagradas nunca podem ser objeto de seu cântico.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 5:13 . Algum de vocês está aflito? & c.— Essas duas orientações relativas à oração quando foram afligidas e ao elogio quando foram fáceis e alegres, parecem referir-se à devoção privada, e não ao culto público: pois se uma pessoa era aflita e outra bastante fácil, o que poderia De acordo com essa regra do apóstolo, um naipe seria impróprio para o outro; portanto, é colocado no número singular.

Referências Cruzadas

Juízes 16:23 – Então os líderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício a seu deus Dagom e para festejar, comemorando: “O nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos”.

1 Crônicas 16:9 – Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Jó 33:26 – Ele ora a Deus e recebe o seu favor; vê o rosto de Deus e dá gritos de alegria, e Deus lhe restitui a condição de justo.

Salmos 18:6 – Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 95:2 – Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.

Salmos 105:2 – Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas.

Salmos 116:3 – As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.

Salmos 118:5 – Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade.

Salmos 142:1 – Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia.

Lamentações 3:55 – Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova.

Daniel 5:4 – Enquanto bebiam o vinho, louvaram os deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Jonas 2:2 – Ele disse: “Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.

Jonas 2:7 – “Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.

Miquéias 4:5 – Pois todas as nações andam, cada uma em nome dos seus deuses, mas nós andaremos no nome do Senhor, o nosso Deus, para todo o sempre.

Mateus 26:30 – Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Lucas 23:42 – Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

Atos dos Apóstolos 16:24 – Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

1 Coríntios 14:26 – Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

2 Coríntios 12:7 – Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

Efésios 5:19 – falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 14:3 – Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *