Estudo de Lamentações 3:55 – Comentado e Explicado

Invoquei, Senhor, o vosso nome do profundo fosso.
Lamentações 3:55

Comentário de John Calvin

Certamente, vemos que o Profeta teve um conflito interior, que também toda a experiência fiel, pelo espírito luta contra a carne, como Paulo nos ensina. ( Gálatas 5:17 .) Embora, então, por um lado ele tenha apreendido a morte, ele ainda deixou de não fugir para Deus; pois a fé fortaleceu sua mente para que ele não sucumbisse, mas, pelo contrário, rejeitou firmemente a tentação que lhe era apresentada. Embora, de acordo com a carne, ele estivesse convencido de sua própria ruína, ele, por outro lado, invocou o nome de Deus; pois os fiéis não medem o poder e a graça de Deus por seus próprios pensamentos, mas dão glória a Deus se reedificando nele, mesmo nas maiores extremidades.

E essa passagem deve ser cuidadosamente observada; pois quando Satanás não pode, de outro modo, desviar-nos da oração, ele alega nossa fraqueza; “O que você quer dizer, ser miserável? Deus te ouvirá? pois o que podes fazer? tu tremes, estás ansioso; não, tu te desesperas; e ainda assim tu pensas que Deus te será propício. ” Sempre que, portanto, Satanás tenta fechar a porta contra nós, a fim de impedir que oremos, deixe este exemplo do Profeta vir à nossa mente; pois ele, embora se considerasse perdido, ainda não abandonou a confiança que nutria sobre a ajuda e o auxílio de Deus. Pois de onde surgiu sua perseverança, exceto que, de certa maneira, ele se repreendeu quando se viu tão sobrecarregado e morto. Esses dois estados de espírito são vistos nesta curta oração de Davi,

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
( Salmos 22: 1. )

Pois quando ele se dirigiu a Deus e o chamou de Deus, vemos sua fé rara e extraordinária; e quando ele reclama que foi abandonado, vemos como, através da enfermidade da carne, ele pensou que tudo acabara com ele quanto à sua salvação. Esse conflito, então, é descrito aqui; mas a fé venceu e obteve a vitória, pois o Profeta deixou de não clamar a Deus, mesmo do abismo das profundezas – do abismo, isto é, da própria morte.

E isso também deve ser cuidadosamente observado; pois quando Deus nos carrega em suas asas, ou quando ele nos carrega em seu seio, é fácil orar; mas quando parecemos ser lançados nos mais profundos abismos, se dali em diante clamamos a ele, é uma prova real e certa de fé e esperança. Como tais passagens ocorrem frequentemente nos Salmos, elas podem ser comparadas; mas toco apenas um pouco sobre o assunto, pois não é meu objetivo juntar todas as citações apropriadas; basta apresentar o verdadeiro significado do Profeta. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

Teu nome = Te, ou Teus atributos. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *