Estudo de Salmos 118:5 – Comentado e Explicado

Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou.
Salmos 118:5

Comentário de Albert Barnes

Invoquei o Senhor em perigo – Margem, como em hebraico, “fora de perigo”. No meio da angústia, ele invocou o Senhor; sua voz foi ouvida, por assim dizer, vindo das profundezas de suas tristezas. Veja as notas no Salmo 18: 6 .

O Senhor me respondeu – Ou seja, ele ouviu minhas orações e me libertou. Veja as notas no Salmo 18: 6 .

E me colocou em um lugar grande – eu era antes pressionado por todos os lados; tristezas me cercavam; Eu não conseguia me mexer; Eu não tinha liberdade. Agora ele me dava espaço e liberdade por todos os lados, para que eu pudesse me mover sem obstrução ou dor. Isto é literalmente: “O Senhor” – (não ???? Yahweh aqui, mas ?? Yahh ) “me respondeu em um lugar grande”. Veja Salmo 4: 1 , nota; Salmo 18:19 , note.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 118: 5 . O Senhor me respondeu, e me colocou em um lugar grande, O Senhor me respondeu com ampliação. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 118: 5-7 . Invoquei o Senhor angustiado – Como se ele tivesse dito: Você pode ver um exemplo da misericórdia divina em mim, que estava em grandes dificuldades e perigos, mas, implorando a proteção e a ajuda de Deus, ele me respondeu e me colocou em um lugar grande – Ele não apenas me livrou, mas me colocou em uma condição segura, livre de todo tipo de abuso sexual. O Dr. Waterland apresenta a cláusula: O Senhor me respondeu com ampliação. O Senhor está do meu lado – é evidente que ele participa da minha parte; Não terei medo, etc. – Embora eu tenha muitos inimigos, não tenho medo deles, pois maior é quem é por mim do que todos os que estão contra mim. O que o homem pode fazer comigo? – Homem, uma criatura frágil e impotente em si mesmo, e muito mais quando se opõe ao Deus Todo-Poderoso. Ele nada pode fazer comigo, a não ser o que Deus permite que ele faça; nada além do que Deus pode e fará trabalhar para o meu bem. O apóstolo cita esse versículo com aplicação a todos os verdadeiros cristãos, Hebreus 13: 6 . O Senhor toma minha parte, etc. – Ele está presente com meus ajudantes e permite que eles me defendam; portanto, verei meu desejo, etc. – Verei meus inimigos derrotados em seus desígnios contra mim.

Comentário de E.W. Bullinger

O SENHOR. Jah hebraico. App-4.

e me colocou em um lugar grande. O texto hebraico atual = com a libertação de JAH, bammerhab yah (duas palavras). O texto massorético o lê como uma palavra, bammerhabyah = com libertação. A versão autorizada e a versão revisada transferem o yah para o início da cláusula e são compelidas a entender o sentido fornecendo “e me definam” . Eles nem percebem a leitura massorética. O texto impresso diz: “Invoquei Jah em perigo, Ele me respondeu com a libertação de Yah .” O texto massorético diz: “Invoquei Jah em perigo, Ele me respondeu com libertação.”

Comentário de Adam Clarke

Invoquei o Senhor – sou uma prova permanente e testemunha viva da misericórdia de Deus. Tome incentivo de mim.

Comentário de John Calvin

5 Invoquei Deus em minha angústia. Temos aqui uma aplicação específica da doutrina que mencionamos anteriormente, à pessoa de Davi; com a qual também se conjuga a alegria de toda a Igreja, para cujo bem-estar público Deus providenciou ao defendê-lo. Por seu próprio exemplo, ele estabelece os fiéis, mostrando-lhes que eles não devem desmaiar no dia da adversidade. Ele parece prever antecipadamente uma objeção, que pode surgir na mente dos homens no momento em que a bondade de Deus é proclamada: “Por que ele permite que seus servos sejam tão oprimidos e aflitos?” Davi, portanto, lembra-lhes, não obstante, que a misericórdia de Deus nunca falha, pois temos em oração, consolo e um antídoto para todos os nossos males. Também a época em que ele diz que suplicou, por meio da qual obteve libertação, foi a angústia, que nos toca, de que o tempo de triste adversidade é mais apropriado para abundar na oração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *