Estudo de Isaías 29:23 – Comentado e Explicado

porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
Isaías 29:23

Comentário de Albert Barnes

Mas quando ele vê seus filhos … O sentido é: ‘ele não se envergonhará de seus filhos, pois os verá daqui em diante caminhando nos caminhos da piedade e da virtude’.

O trabalho das minhas mãos – Ou seja, essa mudança Isaías 29: 17-19 pela qual a nação será reformada será produzida pela ação do próprio Deus. O sentimento está de acordo com as doutrinas das Escrituras em todos os lugares, de que as pessoas são recuperadas do pecado apenas pela ação de Deus (compare Isaías 60:21 ; Efésios 2:10 ).

No meio dele – No meio do seu povo. O nome Jacó é freqüentemente empregado para denotar toda a sua posteridade, ou toda a nação dos judeus.

Comentário de John Calvin

23. Porque, quando ele verá seus filhos. A partícula ?? ( ki ) é usada aqui em seu significado natural e original de para ou porque . O Profeta indica a razão pela qual a desgraça de Israel deve ser retirada. É porque ele terá filhos, e aqueles que se pensava terem perecido ainda estarão vivos.

O trabalho das minhas mãos no meio dele. Ao dar-lhes esse nome, ele pretendeu, sem dúvida, descrever o surpreendente trabalho de redenção; porque aqueles que Deus adota para serem seus filhos, e recebe comunhão consigo mesmo, são criados por ele, por assim dizer, homens novos, de acordo com esse ditado:

“E o povo que será criado louvará ao Senhor.” ( Salmos 102: 18. )

Nessa passagem, o salmista descreve de maneira semelhante a renovação da Igreja; pois essa descrição, como afirmamos repetidamente em ocasiões anteriores, não se relaciona com a criação geral que se estende a todos, mas nos leva a reconhecer seu poder, para que não possamos julgar a salvação da Igreja pelas aparências atuais das coisas. . E aqui devemos observar vários contrastes; primeiro, entre a condição ruinosa da Igreja e sua beleza superior, entre sua vergonha e sua glória; segundo, entre o povo de Deus e outras nações; terceiro, entre “as obras das mãos de Deus” e as obras dos homens (pois somente pela mão de Deus a Igreja pode ser restaurada;) e quarto, entre sua condição de prosperidade e o estado ruinoso e desolado ao qual ela havia sido reduzida anteriormente. A frase “no meio dele” significa uma restauração perfeita, pela qual o povo deve ser unido e unido de maneira a ocupar não apenas as extremidades, mas também o próprio coração e os principais lugares do povo. país.

Eles santificarão meu nome. Por fim, ele aponta o fim da redenção. Todos fomos criados, para que a bondade de Deus seja celebrada entre nós. Mas, como a maior parte da humanidade se revoltou de sua condição original, Deus escolheu uma Igreja na qual seus louvores deveriam ressoar e habitar, como diz o salmista: “Louvor te espera em Sião”. ( Salmos 65: 1. ) Agora, já que muitos dos rebanhos se degeneraram, o Profeta designa esse ofício aos crentes, a quem Deus milagrosamente preservou.

Eles temerão o Deus de Israel. Como os hipócritas, como vimos anteriormente, honram a Deus com os lábios, mas estão longe dele em seus corações, depois de falar da atribuição de louvor, ele depois menciona o medo ; assim, significa que nossos louvores não são considerados valiosos, a menos que obedeça a Deus honestamente e sinceramente, e a menos que toda a nossa vida testemunhe que não pronunciamos hipocritamente o nome de Deus.

Comentário de John Wesley

Mas quando ele vê seus filhos, a obra das minhas mãos, no meio dele, eles santificarão o meu nome, e santificarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel.

Ele vê – Quando a crente semente de Jacó verá aqueles filhos, que eles geraram a Deus, pelo evangelho, até os gentios.

O trabalho – Os filhos, não da carne, mas da promessa, que eu, pela minha onipotente graça, regenerei.

No meio – Incorporado com os judeus, em um e no mesmo corpo.

Santificarão – Eles glorificarão a Deus, com eles e por eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *