Estudo de 2 Coríntios 13:7 – Comentado e Explicado

Entretanto, rogamos a Deus que não façais mal algum, não para que pareçamos aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos tidos como reprovados.
2 Coríntios 13:7

Comentário de Albert Barnes

Agora eu oro a Deus para que você não pratique o mal – desejo sinceramente que você faça o que é certo, e somente o que é certo; e suplico a Deus que assim seja, qualquer que seja o resultado em relação a mim, e qualquer que seja o pensamento das minhas reivindicações ao ofício apostólico. Isso foi feito para mitigar a aparente severidade do sentimento em 2 Coríntios 13: 6 . Lá ele havia dito que o encontrariam totalmente dotado do poder de um apóstolo. Veriam que ele era capaz de punir abundantemente os desobedientes. Eles teriam ampla demonstração de que ele era dotado por Cristo de todos os poderes apropriados para um apóstolo, e que tudo o que ele reivindicara havia sido bem fundado, tudo o que ameaçava seria executado. Mas isso parecia implicar que ele desejava que houvesse ocasião para o exercício desse poder de administrar a disciplina; e ele, portanto, neste versículo, remove toda suspeita de que esse era o seu desejo, dizendo solenemente, que ele orava a Deus para que eles nunca fizessem errado; para que nunca lhe dessem ocasião para o exercício de seu poder dessa maneira, embora, como conseqüência, ele fosse considerado um réprobo ou como não tendo reivindicações ao ofício apostólico. Ele preferiria ser considerado um impostor; antes, repousam sob a censura de seus inimigos que ele não tinha reivindicações ao caráter apostólico, do que eles, ao fazerem errado, deveriam dar-lhe ocasião para mostrar que ele não era um enganador.

Não que parecemos aprovados – Meu grande objetivo, e meu principal desejo, não é insistir em minhas reivindicações ao ofício apostólico e esclarecer meu próprio caráter; é que você deve levar uma vida honesta, seja o que for que eu e minha reputação.

Embora sejamos como réprobos – estou disposto a ser considerado rejeitado, reprovado, inútil, como metal comum, desde que você leve uma vida honesta e santa. Eu prefiro ser tão estimado e ter você como cristão, do que desonrar sua profissão cristã e, assim, me dar a oportunidade de demonstrar, infligindo punição, que fui contratado pelo Senhor Jesus para ser apóstolo . O sentimento é que um ministro do evangelho deve desejar que seu povo ande digno de seu alto chamado, qualquer que seja a estimativa em que ele é mantido. Ele nunca deveria desejar que eles fizessem errado – como ele pode fazer isso? – a fim de que ele possa ter ocasião de suas ações errôneas para reivindicar, de qualquer maneira, seu próprio caráter, ou para estabelecer uma reputação de habilidade na administração da disciplina ou no governo de uma igreja. Que condição miserável é – e tão perversa quanto miserável – para um homem querer tirar proveito de um estado de desordem, ou das falhas de outros, a fim de estabelecer seu próprio caráter ou obter reputação. Paulo desprezou e detestou tal pensamento; no entanto, é de se temer que às vezes seja feito.

Comentário de E.W. Bullinger

orar. Grego. euchomai. App-134.

não = não deveria (grego. eu) fazer nada (grego. medalhas) . Um duplo negativo.

mal . Kakos gregos . App-128.

aquilo = pecado ordena isso. Grego. hina.

aparecer . Grego. phaino. App-108.

aprovado . Grego. dotkimos . Veja Romanos 14:18 .

honesto. Ver 2 Coríntios 8:21 .

Comentário de John Calvin

7. Eu desejo diante de Deus. Mais uma vez, ele declara que não se importa com sua própria honra, mas deseja simplesmente promover a vantagem deles. Pois nada lhes era tão indesejável, a ponto de tirar vantagem de sua doutrina – como haviam começado a fazê-lo, por meio de seu orgulho e desprezo. “Quanto a mim”, diz ele, “pela minha reputação entre os homens, não estou preocupado. Meu único medo é que você não ofenda a Deus. Mais ainda, estou preparado para ser um réprobo, desde que você esteja livre de toda culpa. “Eu sou um réprobo”, diz ele, “no julgamento da humanidade, que muitas vezes rejeita aqueles que merecem a mais alta honra”. (961) Ao mesmo tempo, a partícula não é supérflua. Pois corresponde ao que ele diz em outro lugar – como enganadores e, no entanto, verdadeiro. ( 2 Coríntios 6: 8. ) E esta, certamente, é a verdadeira regra – que o pastor, sem se importar com si mesmo, deve se dedicar exclusivamente à edificação da Igreja. Preocupe-se com sua própria reputação, na medida em que considere favorável à vantagem pública. Esteja preparado para se sentir indiferente a ele, sempre que puder, sem desvantagem pública.

Comentário de Adam Clarke

Peço a Deus que não pratique o mal – Que não persista no curso que me obrigará a usar o poder de Cristo, com o qual sou dotado, para puni-lo. Alguns aplicam esta oração ao próprio apóstolo: Agora eu oro a Deus para que eu não faça mal a você – para que eu não seja obrigado a usar minha vara apostólica e infligir mal a você.

Não que devamos parecer aprovados – Não queremos dar essa prova de que somos aprovados por Deus, infligindo esse castigo aos transgressores.

Mas que façais o que é honesto – que façamos o que é certo e aparente, t? ?a??? , embora devamos ser, em conseqüência disso, como réprobos – como pessoas não aprovadas por Deus; porque sua reforma impedirá o exercício desse poder, que de outra forma daria uma terrível prova de que somos aprovados por Deus.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 13: 7 . Aprovado, Discernimento.

Comentário de John Wesley

Agora eu oro a Deus que você não pratique o mal; não que parecemos aprovados, mas que façamos o que é honesto, embora sejamos como réprobos.

Oro a Deus para que não pratique o mal – Para me dar ocasião de mostrar meu poder apostólico. Eu não desejo parecer aprovado – punindo milagrosamente você.

Mas para que façais o que é bom, embora devamos ser como réprobos – Não tendo ocasião de dar essa prova de nosso apostolado.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 4:10 – Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

Romanos 12:17 – Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Romanos 13:13 – Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Romanos 16:10 – Saúdem Apeles, aprovado em Cristo. Saúdem os que pertencem à casa de Aristóbulo.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

2 Coríntios 6:8 – por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;

2 Coríntios 8:21 – pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.

2 Coríntios 10:10 – Pois alguns dizem: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível”.

2 Coríntios 10:18 – pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.

2 Coríntios 13:9 – Ficamos alegres sempre que estamos fracos, e vocês estão fortes; nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 2:2 – pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *