Estudo de Salmos 2:1 – Comentado e Explicado

Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações?
Salmos 2:1

Comentário de Albert Barnes

Por que os pagãos se enfurecem – “ Por que as nações fazem barulho?” Alexander. A palavra “pagão” aqui – ???? gôyim – significa propriamente “nações”, sem respeito, no que diz respeito à palavra, ao caráter das nações. Foi aplicado pelos hebreus às nações vizinhas, ou a todas as outras pessoas que não as suas; e como essas nações eram de fato pagãs ou idólatras, a palavra passou a ter esse significado. Neemias 5: 8 ; Jeremias 31:10 ; Ezequiel 23:30 ; Ezequiel 30:11 ; compare com Jeremias 32:20 . ; Matthew 12:21 , et soepe. The word rendered “rage” – ???? ra^gash – means to make a noise or tumult, and would be expressive of violent commotion or agitation. It occurs in the Hebrew Scriptures only in this place, though the corresponding Chaldee word – ???? regash is found in Daniel 6:6 , Daniel 6:11 , Daniel 6:15 – rendered in Daniel 6:6 , “assembled together,” in the margin “came tumultuously,” – and in Daniel 6:11 , Daniel 6:15 , rendered “assembled.” The psalmist here sees the nations in violent agitation or commotion, as if under high excitement, engaged in accomplishing some purpose – rushing on to secure something, or to prevent something. The image of a mob, or of a tumultuous unregulated assemblage, would probably convey the idea of the psalmist. The word itself does not enable us to determine how ext A palavra gentio entre os hebreus (grego, ????? ethnos expressou a mesma coisa. Mateus 4:15 ; Mateus 6:32 ; Mateus 10: 5 , Mateus 10:18 ; Mateus 12:21 , et soepe. A palavra traduzida como “raiva” – ???? râgash – significa fazer barulho ou tumulto, e seria expressivo de comoção ou agitação violenta.Ele ocorre nas Escrituras Hebraicas somente neste local, embora a palavra calda correspondente – ???? regash seja encontrada em Daniel 6: 6 , Daniel 6:11 , Daniel 6:15 – traduzido em Daniel 6: 6 , “reunido”, na margem “veio tumultuadamente” – e em Daniel 6:11 , Daniel 6:15 , traduzido como “montado”. O salmista aqui vê as nações em agitação violenta ou comoção, como se estivessem em alta excitação, empenhadas em realizar algum propósito – correndo para garantir algo ou impedir algo.A imagem de uma multidão ou de uma assembléia tumultuada e não regulamentada provavelmente transmitiria a idéia O próprio salmista.A palavra em si não nos permite determinar até que ponto garantir que essa agitação seria, mas está evidentemente implícito que seria um movimento um tanto geral; um movimento no qual mais de uma nação ou povo participaria. O assunto em questão era algo que afetava as nações em geral e que produzia agitação violenta entre elas.

E o povo – ????? Le’umiym Uma palavra que expressa substancialmente a mesma idéia, a de pessoas ou nações, e se refere aqui à mesma coisa que a palavra traduzida como “pagã” – de acordo com as leis do paralelismo hebraico na poesia. São as pessoas aqui que são vistas em agitação violenta: a conduta dos governantes, a eles associada, é mencionada no próximo versículo.

Imagine – Nossa palavra “imaginar” não expressa com precisão a idéia aqui. Queremos dizer com isso, “formar uma noção ou idéia na mente; a fantasia. ” Webster. A palavra hebraica, ??? hâgâh, é a mesma que, no Salmo 1: 2 , é traduzida como “meditar”. Veja as notas nesse versículo. Significa aqui que a mente está envolvida em deliberar sobre ela; que planeja, elabora ou forma um propósito; – em outras palavras, as pessoas mencionadas estão pensando em algum propósito que aqui é chamado de propósito vã; eles estão meditando algum projeto que excita o pensamento profundo, mas que não pode ser eficaz.

Uma coisa vaidosa – isto é, que provará ser uma coisa vaidosa, ou algo que eles não podem realizar. Não pode significar que eles estavam engajados na elaboração de planos que supunham ser vaidosos – pois nenhuma pessoa formaria tais planos; mas que eles estavam engajados em projetos que o resultado mostraria ser malsucedido. A referência aqui é à agitação entre as nações em relação ao propósito divino de estabelecer o Messias como rei no mundo, e à oposição que isso criaria entre as nações da terra. Veja as notas no Salmo 2: 2 . Um amplo cumprimento disso ocorreu na oposição a ele quando ele veio em carne e na resistência em toda parte feita desde sua morte ao seu reinado na terra. Nada produziu mais agitação no mundo (compare Atos 17: 6 ), e nada ainda excita uma resistência mais determinada. As verdades ensinadas neste versículo são:

(1) que os pecadores se opõem – ainda que produzam agitação violenta da mente, e um propósito fixo e determinado – aos planos e decretos de Deus, especialmente no que diz respeito ao reinado do Messias; e

(2) que seus planos para resistir a isso serão inúteis e ineficazes; por mais sabiamente que seus planos possam parecer estabelecidos, e determinados como eles mesmos são em relação à sua execução, ainda assim eles devem considerá-los vãos.

O que está implícito aqui nos planos particulares contra o Messias, é verdadeiro para todos os propósitos dos pecadores, quando eles se colocam contra o governo de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2.

O reino de Cristo: reis são exortados a aceitá-lo.

Os rabinos judeus expõem esse salmo (como Raschi nos informa em seu comentário sobre o primeiro versículo) do rei Messias; embora ele mesmo o explique no sentido literal, em relação a Davi. A paráfrase de Chaldee parece também aplicar o Salmo ao Messias. Que, no sentido primário, David fala de si mesmo, acho que não há razão para duvidar; e o bispo Patrick reconhece que, sob a história de Davi, contém uma profecia ilustre do reino de Cristo; e, consequentemente, ele explica primeiro a Davi e depois a Cristo, seu filho. Nós, portanto, explicamos todo o Salmo como primeiro descrevendo a história da nomeação de Davi por Deus para ser rei de Israel; e se as circunstâncias da descrição pertencem, em seu sentido literal, também a Cristo, e são mais eminentemente cumpridas nele do que jamais foram ou poderiam estar em Davi, então este Salmo, em seu sentido literal, é igualmente descritivo de Cristo. a partir de David; e, portanto, muito justamente aplicado a ele pelos escritores do Novo Testamento. É certo que este salmo foi escrito após a tradução da arca para o monte Sion; porque chama expressamente o monte Sion, a colina da santidade de Deus, cujo nome não poderia pertencer a ela até que Deus a escolhesse para a residência da arca; e deve ter sido composta após a mensagem que ele recebeu de Deus por Natã, do estabelecimento perpétuo de sua casa, seu trono e reino, 2 Samuel 7: 1 ; 2 Samuel 7:29, porque ele menciona particularmente o propósito determinado de Deus em favor de si e da família: nem poderia ser mais adequado para uma composição dessa natureza do que quando esse exemplo do favor peculiar de Deus para ele estava fresco em sua mente , e ele estava agora prestes a entrar em novas guerras com príncipes vizinhos e poderosos; pois nada poderia tender mais a inspirar seu povo com determinação e coragem, do que assegurar-lhes que Deus contemplava as tentativas de seus inimigos com desprezo e escárnio, e lhe permitiria quebrá-las com a maior facilidade que conseguisse em pedaços de um oleiro. embarcação. Veja o Dr. Chandler; de quem as seguintes notas sobre este salmo são tiradas principalmente.

Salmos 2: 1 . Por que a raiva pagã Reúna-se; ou, como na margem de nossas Bíblias, se reúnem tumultuadamente. Cocceius traduz a raiz ???? ragash por convenire concorditer, para se reunir com unanimidade ou um consentimento, qualquer que seja o objetivo de tal reunião; e esse sentido combina bem com o lugar diante de nós; pois representa as nações que se confederam para perturbar o reinado de Davi e uniram suas forças para impedir o aumento de seu poder. Também responde ao fato, conforme relacionado 2 Samuel 8: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 1 . Por que os pagãos se enfurecem? Hebraico, ???? , goim, as nações, a saber, 1º, os que fazem fronteira com a Judéia no tempo de Davi, que se enfureceram contra ele, quando exaltados ao trono de Judá e Israel, 2 Samuel 5: 6 ; 2 Samuel 5:17 ; 1 Crônicas 14: 8 ; 1 Crônicas, 2 d, Os gregos e romanos, e outras nações pagãs, que se enfureceram e perseguiram a Cristo e sua causa e povo, Lucas 18:32 ; Atos 4:25 . Sob que provocação, e com que objetivo ou objetivo, eles o fazem? E o povo – Nomeadamente, judeus ou israelitas, que também se uniram contra Davi, 2 Samuel 2: 8 , e contra Cristo, Atos 4:27 ; imagine uma coisa vaidosa? – Uma coisa que eles nunca serão capazes de realizar e que, se pudessem realizá-la, produziria consequências para si e para os outros muito diferentes daquilo que eles esperam.

Comentário de E.W. Bullinger

O segundo salmo de cada livro tem a ver com o inimigo. Veja App-10.

Por quê. ? Figura do discurso Erotose. App-6. Repita no início dos Salmos 2: 2 . Compare Atos 4:25 , Atos 4:26 .

nações = nações. Observe o quádruplo Anabasis (App-6): nações, povos, reis, governantes. Compare Salmos 1: 1 .

raiva = montagem tumultuada.

pessoas = povos.

Imagine. O mesmo que meditar nos Salmos 1: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Por que os pagãos se enfurecem? Supõe-se que Davi compôs este Salmo depois de ter tomado Jerusalém dos jebuseus, e feito dele a cabeça do reino; 2 Samuel 5: 7-9 . Os filisteus, ouvindo isso, acamparam no vale de Refaim, perto de Jerusalém, e Josefo, Antiq. lib. 7: c. 4, diz que toda a Síria, a Fenícia e as outras pessoas guerreiras circunvizinhas uniram seus exércitos aos dos filisteus, a fim de destruir Davi antes que ele se fortalecesse no reino. Davi, consultando o Senhor, 2 Samuel 5: 17-19 , deu-lhes a batalha e derrotou totalmente todos os seus inimigos. Em primeiro lugar, portanto, podemos supor que este Salmo foi escrito para celebrar a tomada de Jerusalém e a derrubada de todos os reis e chefes das nações vizinhas. Em segundo lugar, descobrimos pelo uso que os apóstolos fizeram deste Salmo, Atos 4:27 , que Davi tipificou Jesus Cristo; e que o Salmo celebra as vitórias do Evangelho sobre os judeus filisteus, e todo o poder confederado dos pagãos governadores do império romano.

Os gentios, ???? goyim , as nações; aqueles que são comumente chamados de gentios.

Raiva, ???? rageshu , ranger de dentes e tumultuadamente apressar-se, daquelas pessoas indignadas e cruéis, são bem expressas pelo som e pelo significado da palavra original. Uma coisa vaidosa. É inútil impedir a propagação do evangelho no mundo. Impedir que Jesus Cristo, o rei dos reis e o senhor dos senhores, tenha o império de sua própria terra. Seus esforços foram tão vãos que todos os esforços tendiam apenas a abrir e ampliar o caminho para o domínio conquistador do cetro da justiça.

Comentário de John Calvin

Sabemos quantos conspiraram contra Davi e se esforçaram para impedir que ele subisse ao trono, e por suas tentativas hostis, se ele julgasse de acordo com os olhos dos sentidos e da razão, ele poderia estar tão cheio de apreensão, como imediatamente teria dado. toda a esperança de se tornar rei. E, sem dúvida, ele muitas vezes teve que lutar com tristeza com tentações muito graves. Mas, como ele tinha o testemunho de uma consciência aprovadora, que ele não havia tentado nada precipitadamente, nem agido como ambição e desejo depravado, impeliu muitos a buscar mudanças no governo dos reinos; pelo contrário, estava completamente convencido de que fora nomeado rei por nomeação divina, quando não cobiçava tal coisa, nem sequer pensava nela; (24) ele se encorajou pela forte confiança em Deus contra o mundo inteiro, assim como nessas palavras, ele despeja nobremente tanto os reis quanto seus exércitos. Ele confessa, de fato, que teve uma dura batalha a travar, na medida em que não era um pequeno partido, mas nações inteiras com seus reis, que conspiraram contra ele; mas ele corajosamente se vangloria de que suas tentativas foram vãs, porque travaram guerra, não contra o homem mortal, mas contra o próprio Deus. Não é certo, pelas palavras, se ele fala apenas de inimigos em seu próprio reino ou se estende suas queixas a invasores estrangeiros. Mas, como o fato era que os inimigos se levantaram contra ele em todos os setores e que, assim que ele resolveu os distúrbios entre seu próprio povo, os estados vizinhos, por sua vez, se tornaram hostis a ele, estou disposto a pensar que ambas as classes de inimigos são destinadas, tanto gentios quanto judeus. Seria um modo de expressão estranho falar de muitas nações e pessoas quando apenas uma nação era destinada, e falar de muitos reis quando ele tinha apenas olhos em Saul. Além disso, concorda melhor com a completude do tipo, supondo que diferentes tipos de inimigos foram unidos; pois sabemos que Cristo não teve apenas a ver com inimigos em seu próprio país, mas também com inimigos em outras nações; o mundo inteiro entrou em uma conspiração comum para realizar sua destruição. Os judeus, de fato, começaram a se enfurecer contra Cristo, como antes haviam feito contra Davi; mas depois a mesma espécie de loucura tomou conta de outras nações. A soma é que, embora aqueles que se esforçassem para derrubá-lo pudessem ser fortalecidos por exércitos poderosos, seus tumultos e conselhos se mostrariam inúteis e ineficazes.

Atribuindo ao povo comoção e tumulto, e aos reis e governantes a realização de assembléias, para aconselhar-se, ele usou uma linguagem muito apropriada. No entanto, ele sugere que, quando os reis se consultaram por muito tempo e o povo derramou sua maior fúria, todos eles unidos não fariam nada disso. Mas devemos cuidadosamente marcar o terreno de tal confiança, que era que ele não se empenhou em ser rei impulsivamente ou por vontade própria, mas apenas seguiu o chamado de Deus. A partir disso, ele conclui que em sua pessoa Deus foi atacado; e Deus não podia deixar de se mostrar o defensor do reino do qual ele era o fundador. Honrando-se com o título de Messias, ou o Ungido, ele declara que reinou apenas pela autoridade e ordem de Deus, na medida em que o óleo trazido pela mão de Samuel o fez rei que antes era apenas uma pessoa particular. Os inimigos de Davi, de fato, não pensavam que estavam fazendo um ataque violento contra Deus; sim, negariam resolutamente que tivessem tal intenção; todavia, não é sem razão que Davi coloca Deus em oposição a eles, e fala como se eles atacassem diretamente seus ataques contra ele, pois, tentando minar o reino que ele havia erguido, eles travaram cega e ferozmente guerra contra ele. Se todos esses são rebeldes contra Deus que resistem aos poderes por ele ordenados, muito mais isso se aplica ao reino sagrado que foi estabelecido por privilégio especial.

Mas agora é hora de chegar à substância do tipo. Que Davi profetizou a respeito de Cristo, é claramente manifesto disso, que ele sabia que seu próprio reino era apenas uma sombra. E, para aprender a aplicar a Cristo tudo o que Davi, no passado, cantou sobre si mesmo, devemos manter esse princípio, que encontramos em todos os lugares em todos os profetas, que ele, com sua posteridade, foi feito rei, nem tanto. por si próprio, como um tipo de Redentor. Muitas vezes teremos ocasião de voltar a isso depois, mas, no momento, eu informaria brevemente aos meus leitores que, como o reino temporal de Davi, era uma espécie de seriedade para o povo antigo de Deus do reino eterno, que finalmente foi realmente estabelecido na pessoa de Cristo. , aquelas coisas que Davi declara a respeito de si mesmo não são violentamente, ou mesmo alegoricamente, aplicadas a Cristo, mas foram verdadeiramente preditas a respeito dele. Se considerarmos atentamente a natureza do reino, perceberemos que seria absurdo ignorar o fim ou o escopo e descansar na mera sombra. Que o reino de Cristo é aqui descrito pelo espírito de profecia, é suficientemente atestado para nós pelos apóstolos, que, vendo os ímpios conspirando contra Cristo, se armaram em oração com essa doutrina ( Atos 4:24 ). Nossa fé, fora do alcance de todas as injustiças, é manifestamente manifestada por todos os profetas, que aquelas coisas que Davi testificou a respeito de seu próprio reino são apropriadamente aplicáveis ??a Cristo. Que isso, portanto, seja considerado um ponto estabelecido, de que todos os que não se submetem à autoridade de Cristo fazem guerra contra Deus. Visto que parece bom para Deus nos governar pela mão de seu próprio Filho, aqueles que se recusam a obedecer a Cristo negam a autoridade de Deus, e é em vão que eles professem o contrário. Pois é um verdadeiro ditado,

“Aquele que não honra o Filho, não honra o
Pai que o enviou ”( João 5:22 .)

E é de grande importância manter firme essa conexão inseparável, que, como a majestade de Deus brilhou em seu Filho unigênito, o Pai não será temido e adorado, mas em sua pessoa.

Um duplo consolo pode ser extraído dessa passagem: – Primeiro, sempre que o mundo se enfurece, a fim de perturbar e pôr um fim à prosperidade do reino de Cristo, precisamos apenas lembrar que, em tudo isso, há apenas um cumprimento do que foi previsto há muito tempo, e nenhuma mudança que possa acontecer nos incomodará grandemente. Sim, ao contrário, será altamente lucrativo para nós comparar as coisas que os apóstolos experimentaram com o que testemunhamos no presente. Por si mesmo, o reino de Cristo seria pacífico e, a partir dele, a verdadeira paz será transmitida ao mundo; mas através da maldade e malícia dos homens, nunca se eleva da obscuridade para uma visão aberta sem que os distúrbios sejam excitados. Tampouco é maravilhoso, ou incomum, se o mundo começar a se enfurecer assim que um trono for erguido para Cristo. O outro consolo que se segue é que, quando os ímpios reunem suas forças, e quando, dependendo de seu grande número, riqueza e meios de defesa, eles não apenas derramam suas orgulhosas blasfêmias, mas atacam furiosamente o próprio céu, nós pode zombar deles com desprezo, confiando nesta única consideração, de que aquele a quem eles estão atacando é o Deus que está no céu. Quando vemos Cristo quase sobrecarregado com o número e a força de seus inimigos, lembre-se de que eles estão em guerra contra Deus sobre quem não prevalecerão e, portanto, suas tentativas, sejam elas quais forem, e por mais crescentes que sejam, serão alcançadas. nada e seja totalmente ineficaz. Vamos aprender, mais adiante, que essa doutrina percorre todo o evangelho; pois a oração dos apóstolos que acabei de citar testifica manifestamente que não deve se restringir à pessoa de Cristo.

Comentário de John Wesley

Por que os pagãos se enfurecem e as pessoas imaginam uma coisa vã?

Pagão – Quem fez isso contra Davi, 2 Samuel 5: 6,17 ; 1 Crônicas 14: 8 e contra Cristo, Lucas 18:32 ; Atos 4:25 , etc.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *