Estudo de Jeremias 31:34 – Comentado e Explicado

Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.
Jeremias 31:34

Comentário de Adam Clarke

E eles não ensinarão mais – Será um tempo de luz e conhecimento universal; todos conhecerão a Deus em Cristo, do menor ao maior; as crianças serão ensinadas a ler a Nova Aliança e a entender os termos de sua salvação.

Perdoarei a iniqüidade deles – será um tempo do general Perdão; multidões estarão diariamente na Igreja Cristã recebendo o testemunho do Espírito de Deus, e em suas vidas e conversas testemunhando uma boa confissão. Quão maravilhosamente essa profecia é cumprida na era das Bíblias, escolas dominicais e pregação nas aldeias.

Comentário de John Calvin

E ninguém mais ensinará ao seu próximo, e todo seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, dos menores aos maiores, diz Jeová; porque perdoarei seus pecados e suas iniqüidades não me lembrarei mais. Aqui é mencionada outra diferença entre a antiga e a nova aliança, mesmo que Deus, que havia se manifestado obscuramente sob a lei, emitia uma luz mais completa, para que o conhecimento dele fosse comumente desfrutado. Mas ele exalta hiperbolicamente esse favor, quando diz que ninguém precisaria de um professor ou instrutor, pois cada um teria conhecimento suficiente. Portanto, consideramos que o objetivo do Profeta é principalmente mostrar que tão grande seria a luz do Evangelho, que seria claramente evidente que Deus debaixo dele lida mais abundantemente com seu povo, porque sua verdade brilha como a sol ao meio dia. A mesma coisa que Isaías promete, quando ele diz que todos se tornariam discípulos de Deus. ( Isaías 54:13 ) Esse era realmente o caso também da lei, embora Deus tenha dado apenas um gostinho da doutrina celestial: mas na vinda de Cristo ele revelou os tesouros da sabedoria e do conhecimento, de modo que, sob o Evangelho, há a perfeição do que havia sido iniciado; pois sabemos que os povos antigos eram como crianças e, portanto, Deus os mantinha nos rudimentos do conhecimento: agora, quando crescemos, ele nos favorece com uma doutrina mais completa, e ele chega, por assim dizer, mais perto de nós.

Por isso, ele diz: ninguém mais ensinará a seu próximo, e um homem a seu irmão (55). Eu disse que o Profeta aqui amplia o favor de Deus. Mas descobrimos que alguns fanáticos abusaram de maneira ignorante e tola dessa passagem, procurando abater ensinamentos de todo tipo, como os anabatistas de nossos dias, que rejeitam todos os ensinamentos; e lisonjeando-se por sua ignorância, eles se gabam orgulhosamente de serem dotados do Espírito, e dizem que a desonra é feita a Cristo, se ainda somos discípulos, porque está escrita como um dos louvores e elogios dados à nova aliança. , que ninguém mais ensinará a seu próximo. E, portanto, também aconteceu que eles estão embriagados com doutrinas estranhas e horríveis: pois o diabo, quando fica inchado com tanto orgulho, pode fasciná-lo e iludi-lo como bem entender; e seu próprio orgulho também os leva a se desviar, para que inventem sonhos; e muitos homens sem princípios afastaram essa passagem para servir a seus próprios propósitos. Pois quando se gabam de serem profetas e persuadem os simples que são, mantêm muitos apegados a si mesmos e obtêm lucro com esse tipo de jactância.

Mas o Profeta aqui não significa inspiração, nem exclui a prática de ensinar, como eu já disse; Ele apenas nos mostra o brilho superior da luz do evangelho, pois Deus, sob a Lei, não ensinou tão perfeitamente ao seu povo como ele nos ensina hoje. E, portanto, é esse ditado de Cristo,

Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vedes e os ouvidos que ouvem as coisas que ouvistes; para muitos reis e profetas “, etc. ( Lucas 10:23 )

Cristo, então, é o melhor intérprete desta passagem, mesmo que Deus faça com que a verdade brilhe mais completamente sob o Evangelho; e, portanto, Cristo é chamado por Malaquias

“O sol da justiça” ( Malaquias 4: 2 )

pois o Profeta sugere que os Pais realmente tinham alguma luz, mas não a que temos. Em resumo, devemos ter em mente a comparação, cuja menção foi feita ontem, mesmo que Deus tenha mantido seu povo em suspense com a esperança de um estado melhor.

E para que não procuremos mais uma explicação, pesemos cuidadosamente as palavras; pois não se diz simplesmente e sem exceção: “Ninguém ensinará ao próximo”, mas é acrescentado: “Dizendo: Conheceis a Jeová”. Portanto, vemos que o Profeta promete conhecimento, para que eles não sejam mais alfabetizados; por estas palavras: “Conheceis a Jeová”, apontam os primeiros elementos da fé, ou da doutrina celestial. E, sem dúvida, se considerarmos quão grande foi a ignorância dos povos antigos, eles estavam apenas nos elementos. Aquele que hoje é o menor entre os fiéis, até agora avançou, que sabe muito mais claramente o que se refere principalmente à salvação do que aqueles que eram os mais instruídos na época. O significado então é que todo o povo escolhido de Deus seria tão dotado com o dom do conhecimento que não mais continuaria nos primeiros elementos.

Agora, se alguém insistentemente insistisse nessa cláusula, seria correto colocar diante de si uma passagem em Isaías, pois ele certamente fala do reino de Cristo, quando diz:

“Agarre cada um à mão do próximo e diga: Vinde, subamos ao monte do Senhor, e ele nos ensinará os seus caminhos” etc. ( Isaías 2: 3 )

Agora, vamos reconciliar essas duas profecias. O objetivo de ambos é apresentar o favor de Deus, manifestado por Cristo em sua vinda. A única passagem diz: “Ninguém ensinará ao próximo”; e o outro: “Agarre cada um à mão do próximo e diga: Vamos subir ao monte, para que Jeová possa nos ensinar.” Agora, a maneira de reconciliá-los é esta: – diz Jeremias, que o povo não seria tão ignorante sob a nova aliança que precisaria dos primeiros princípios da verdade; mas que Isaías diz que cada um se apossaria da mão do próximo, para que se ajudassem mutuamente, a fim de alcançar o conhecimento da lei de Deus. A questão está assim resolvida; e, ao mesmo tempo, vemos quão notável é o benefício com o qual Deus favorece seu povo, pois assim ele se torna familiar a eles.

Ele diz: Todos me conhecerão, do menor ao maior. Ele não significa que o conhecimento estaria em todos em igual medida. De fato, a experiência prova que isso é falso; e ainda sabemos que Deus testificou desde o princípio, como Paulo também nos lembra ( Romanos 12: 2 ) que a medida de seus dons está de acordo com seu bom prazer. Mas o Profeta quer dizer que aqueles que são os menores ou os mais baixos do povo de Deus devem receber tanta luz do conhecimento que serão quase como professores. Com o mesmo propósito é a profecia de Joel,

“Profetize seus filhos, suas filhas terão visões e seus velhos sonharão sonhos.” ( Joel 2:28 )

Ele promete que haverá profetas e mestres em toda parte, porque a graça de Deus seria naquele dia mais abundante; e essas coisas devem sempre ser entendidas comparativamente. Embora, então, muitos agora sejam ignorantes entre os filhos de Deus e entre aqueles que realmente são do número de fiéis, ainda que se considerarmos quão grande foi a obscuridade da Lei, aqueles que hoje são os menos entre os discípulos, não são senão profetas e mestres. E por essa razão, Cristo diz:

“Aquele que é menos no reino dos céus,
é maior que João Batista “

que ainda era superior a todos os profetas. ( Mateus 11:11 ) João Batista foi, em seu escritório, exaltado acima de todos os Profetas, e ele os superou em conhecimento; e, no entanto, o menor número daqueles que professavam o Evangelho e prestavam testemunho dele era maior, diz Cristo, do que João Batista. E isso não deve ser aplicado somente a eles individualmente, nem confinado a eles, mas sim à doutrina clara e clara que o Evangelho transmite, de acordo com a passagem citada ontem, onde Paulo diz que agora não há véu intervindo, mas que temos permissão para ver Deus, por assim dizer, cara a cara na pessoa de Cristo. ( 2 Coríntios 3:18 )

Segue-se: Pois perdoo bem seus pecados, e suas iniqüidades não me lembrarei mais. O Profeta, sem dúvida, mostra aqui o fundamento da bondade de Deus, mesmo que ele receberia o povo em favor, não lhes imputando seus pecados. Se, então, buscarmos a origem da nova aliança, é a livre remissão de pecados, porque Deus se reconcilia com seu povo. E concluímos, portanto, que não há outra causa que possamos imaginar, por que Deus apareceu em seu Filho unigênito e manifestou uma recompensa tão grande: pois o Profeta aqui reduz a nada toda a glória da carne e se prostra. todos os méritos, quando ele diz, que Deus seria tão generoso com o seu povo que se tornasse propício a eles, livremente para remeter seus pecados e não se lembrar de suas iniqüidades. Essa passagem, portanto, não pode ser tomada adequadamente como se referindo à remissão perpétua dos pecados, embora isso ele tenha incluído na doutrina geral; mas devemos ter em mente o desígnio do Profeta, que era mostrar que Deus desde o princípio, em relação à sua Igreja, foi movido por nenhuma outra causa senão o desejo de abolir pecados.

O Apóstolo, na Epístola aos Hebreus, dá uma interpretação mais refinada dessa passagem, pois ele se dedica à palavra mais, ?? , od. Ele diz que, sob o Novo Testamento, Deus perdoa as iniqüidades, porque a expiação foi feita, de modo que não há mais necessidade de sacrifícios. Pois ele assume a idéia oposta de que Deus lembrou-se das iniqüidades até fazer a nova aliança. Se ele se lembrou dos pecados, diz ele, até fazer uma nova aliança, não é de admirar que ele exigisse sacrifício diário para propiciá-lo: mas agora, sob o Novo Testamento, ele não se lembra mais deles. Então os sacrifícios cessam, porque agora não há necessidade de satisfação quando os pecados são perdoados. Ele conclui que somos tão expiados pelo sangue de Cristo e tão reconciliados com Deus que a confiança em nossa salvação deve nos dar um descanso inteiro. Mas devemos ter em mente o que eu disse, que o Profeta aqui expressamente, e em primeiro lugar, fala do começo da misericórdia e graça que Deus promete; ele, portanto, declara que Deus seria tão gentil e gracioso para não se lembrar de iniqüidades

O que, então, a partícula mais íntima? Até que Deus por um tempo ficou zangado com seu povo e visitou seus pecados com julgamento. Dizem que Deus chama nossos pecados para lembrança, diz-se que ele está zangado conosco, diz-se que ele é o vingador de nossas iniqüidades, quando nos pune, quando dá evidências de sua severidade e de sua vingança. Sempre que Deus tratava severamente seu povo, ele parecia se lembrar de suas iniqüidades; mas quando ele fez a nova aliança, todas as iniqüidades foram então enterradas e lançadas, como outro Profeta diz, nas profundezas do mar. ( Miquéias 7:19 ) Então o apóstolo aplicou mal o testemunho do Profeta: de maneira alguma; pois ele sabiamente o acomodou ao assunto que estava discutindo: o que Deus promete, que ele não se lembrará mais das iniqüidades, depois de ter feito a nova aliança, foi realizado através da vinda de Cristo. Somente Cristo efetuou isso – para que nossas iniquidades não sejam mais lembradas diante de Deus. Por isso, também aprendemos facilmente o que o apóstolo pretendia provar, mesmo que os sacrifícios cessem quando os pecados são expiados. Essas coisas realmente se harmonizam bem e não há nada forçado ou muito refinado.

Além disso, o Profeta não discute aqui toda a questão a respeito da diferença entre o Antigo e o Novo Testamento, mas apenas toma como certo que a graça de Deus seria mais abundante do que antigamente, para que os fiéis, apoiados pela esperança, pacientemente suportariam seus males e as provações mais dolorosas com as quais tiveram que enfrentar, e não se desesperariam até que Cristo se manifestasse, como dissemos ontem. Aqui, então, ele fala da graça da regeneração, do dom do conhecimento e, ao mesmo tempo, promete que Deus seria propício ao seu povo de uma maneira diferente e mais perfeita do que ele havia sido nos tempos anteriores. Mas o apóstolo nessa epístola parece aplicar isso a cerimônias, porque essas coisas estão conectadas; isto é, a revogação de cerimônias e a regeneração do Espírito, que é prometido aqui. Então o apóstolo não torce as palavras do profeta; mas, ao elogiar a nova aliança, que seria mais excelente que a Lei, conclui, portanto, que não é de admirar que as cerimônias não fossem continuar, mas por um tempo. Pois ele assume esse princípio, que uma nova aliança deveria suceder à antiga: então alguma mudança seria necessariamente. Ele também assume que a nova aliança era oposta à antiga e que a antiga estava sujeita à destruição. Os judeus não podiam suportar nenhuma mudança nos tipos, pois eles teriam que permanecer os mesmos. Mas o apóstolo diz que não é de estranhar que algo decaia; pois Deus, ele diz, certamente sem razão chama a aliança antiga que ele fez por Moisés; nem sempre continuará válido. ( Hebreus 8:13 ) Como é assim, não pode ser inconsistente com a verdade e a fidelidade de Deus, que as cerimônias cessem quanto ao seu uso, enquanto a própria Lei permaneceu inalterada. Vimos agora que o apóstolo interpretou fielmente o desígnio do Profeta, acomodando seu testemunho à revogação de cerimônias.

Porém, como tenho que explicar apenas as palavras do Profeta, não há necessidade de falar mais sobre a diferença entre o Antigo e o Novo Testamento, ou seja, em que particularidades elas diferem; pois o Antigo e o Novo Testamento diferem também em outras coisas. Mas o Profeta, como eu disse, achou suficiente abordar esse ponto – que algo melhor deveria ser esperado na vinda de Cristo do que o que os Pais de todas as épocas haviam encontrado. E assim, como eu disse, ele procurou aliviar a tristeza dos fiéis, a quem Deus exercia com duras provações antes de Cristo se manifestar na carne.

Além disso, a lei e o evangelho formam um contraste como Moisés e Cristo. Então o Novo Testamento é mais excelente que a Lei, como Cristo supera Moisés. Mas devemos chegar a uma passagem em João, para que possamos entender melhor por que o Profeta diz que a graça da nova aliança seria diferente daquela da antiga. John diz:

“A lei foi dada por Moisés, mas a graça
e a verdade veio por Jesus Cristo. ” ( João 1:17 )

João parece não deixar nada para a lei, a não ser uma sombra evanescente. Pois se Cristo apenas trouxe a verdade para nós, então não havia verdade na Lei, e não havia graça na Lei; mas isso parece exprimir uma censura à lei. Agora, essa pergunta foi parcialmente respondida ontem. Mas, como desejo terminar esta passagem, observe brevemente que, sempre que a Lei for extenuada, é apenas para que o benefício de Cristo seja estabelecido, para que possamos saber quão inestimável é a misericórdia de Deus, que aparece em sua vida. Filho unigênito.

Havia agora alguém que se opunha e dizia: “Mas por que ele publicou a Lei anteriormente? e por que ele ordenou que fosse recebido com reverência, se fosse sem graça e verdade? ” A isto, respondo, de acordo com o que disse ontem, que a Lei não era destituída dos benefícios que hoje recebemos sob o Evangelho, mas que esses benefícios eram, por assim dizer, adventícios e que não são apropriados adequadamente. pertencer à lei; pois se a lei fosse separada do evangelho, seria o mesmo que separar Moisés de Cristo. Se Moisés fosse considerado, e não oposto a Cristo, ele era o arauto e testemunha da bondade paterna de Deus para com seu povo; sua doutrina também continha promessas de uma salvação livre e abriu aos fiéis a porta de acesso a Deus. Mas se Moisés for posto em oposição a Cristo, ele se torna o ministro da morte, e sua doutrina leva à destruição; pois a carta, como Paulo em 2 Coríntios 3: 6 , chama, mata, – como assim? Porque todo aquele que está apegado a Moisés parte de Cristo; e somente Cristo possui em si a plenitude de todas as bênçãos. Segue-se, então, que nada permanece em Moisés quando considerado em si mesmo. Mas Deus prometeu salvação ao seu povo antigo, e também regenerou os escolhidos e os iluminou pelo seu Espírito. Isso ele não fez tão livre e extensivamente como agora. Como a graça de Deus é hoje em dia mais abundante, é justamente exaltada por todos os Profetas; e então, como eu já disse, tudo o que Deus naquela época conferia era adventício, pois todos esses benefícios dependiam de Cristo e da promulgação do Evangelho. Vamos agora prosseguir, –

E não ensinarão mais a ninguém a seu próximo, nem a seu irmão, dizendo: “Conheceis a Jeová;” Pois todos eles me conhecerão: dos menores até os maiores, diz o Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

todo homem. Hebraico. “ish. App-14.

todos eles Me conhecerão. Veja a nota em Jeremias 9:24 .

conhecer. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), com todos os efeitos de conhecer a Jeová.

Comentário de John Wesley

E não ensinarão mais todo homem ao seu próximo, e todo homem ao seu irmão, dizendo: Conhece o SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o SENHOR; porque eu perdoarei o seu iniqüidade, e não lembrarei mais de seus pecados.

Eu perdoarei – Deus faz com que a raiz de toda essa graça seja o perdão gratuito e a remissão de seus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *