Estudo de 1 Coríntios 2:10 – Comentado e Explicado

Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
1 Coríntios 2:10

Comentário de Albert Barnes

Mas Deus os revelou – ou seja, aqueles pontos de vista elevados e prazeres aos quais as pessoas em todos os outros lugares eram estranhos, e que estiveram sob todas as outras formas de religião desconhecidas, nos foram comunicados pela revelação de Deus – Este versículo começa o A “terceira” parte deste capítulo, na qual o apóstolo mostra como essas verdades, tão cheias de sabedoria, foram comunicadas aos cristãos. Não tinha sido por nenhuma dotação nativa deles; não por qualquer força de faculdades ou poderes. mas unicamente pela revelação de Deus.

d Para nós – isto é, primeiro para os apóstolos; segundo, a todos os cristãos – à igreja e ao mundo através de seus instrutores inspirados; e terceiro, a todos os cristãos pela agência iluminadora do Espírito em seus corações. A conexão mostra que ele não pretendia limitar esta declaração apenas aos apóstolos, pois seu objetivo era mostrar que todos os cristãos tinham esse conhecimento da verdadeira sabedoria. Era verdade que isso foi revelado de maneira eminente aos apóstolos, e através de suas pregações e escritos inspirados; mas também é verdade que as mesmas verdades são comunicadas pela ação do mesmo Espírito a todos os cristãos; João 16: 12-14 . Nenhuma verdade é agora comunicada aos cristãos que não foi revelada pelos escritores inspirados; mas as mesmas verdades são transmitidas por meio de seus escritos e pela iluminação do Espírito a todos os verdadeiros amigos de Deus.

Pelo seu Espírito – Pelo Espírito Santo, isso foi prometido pelo Salvador. João 14:26 ; João 15: 26-27 ; João 16: 7-14 . Isso prova:

(1) Que as pessoas, por natureza, não são capazes de descobrir as coisas profundas de Deus – as verdades necessárias para a salvação.

(2) que os apóstolos foram inspirados pelo Espírito Santo; e se sim, então as Escrituras são inspiradas.

(3) que todos os cristãos são os súditos do ensino do Espírito Santo; que essas verdades lhes são conhecidas por sua iluminação; e que, se não fosse por isso, eles permaneceriam na mesma escuridão que outros homens.

Para o Espírito – O Espírito Santo, ou o Espírito de Deus; ver 1 Coríntios 2:11 .

Searcheth – Esta palavra não expressa completamente a força do original ere?e??? ereunaIt significa pesquisar com precisão, diligência, de modo a entender completamente; pesquisa profunda que tenha conhecimento completo. Então, Davi usa a palavra hebraica ??? chaaqarin Salmo 139: 1 . Portanto, a palavra é usada para denotar uma investigação cuidadosa e precisa de coisas secretas e obscuras, em 1 Pedro 1:11 . Compare João 7:52 ; Romanos 8:27 ; Apocalipse 2:23 , onde é usado para denotar a busca profunda e precisa pela qual os desejos e sentimentos do coração são conhecidos – implicando o conhecimento mais profundo do qual podemos ter qualquer concepção; veja Provérbios 20:27 . Aqui significa que o Espírito Santo tem um conhecimento íntimo de todas as coisas. Não se deve supor que ele procure ou indague como as pessoas ignoram; mas que ele tem um conhecimento íntimo e profundo, como geralmente é o resultado de uma pesquisa próxima e precisa. O resultado é o que o apóstolo pretende declarar – o conhecimento preciso, profundo e completo, como geralmente é realizado na pesquisa. Ele não declara o modo em que é obtido; mas o fato. E ele usa uma palavra mais enfática do que o simples conhecimento, porque ele planeja indicar que seu conhecimento é profundo, completo e completo.

Todas as coisas – todos os assuntos; todas as leis; todos os eventos; todos os seres.

As coisas profundas de Deus – Ele tem um conhecimento profundo dos conselhos ou propósitos ocultos de Deus; de todos os seus planos e propósitos. Ele vê todos os seus projetos. Ele vê todos os seus conselhos; todos os seus propósitos em relação ao governo do universo, e o esquema da salvação. Ele conhece todos a quem Deus deseja salvar; ele vê tudo o que eles precisam; e ele vê como o plano de Deus é adequado para a salvação deles – Esta passagem prova:

(1) Que o Espírito é, em alguns aspectos, distinto do Pai, ou daquele que aqui é chamado Deus. Senão, como ele poderia procurar todas as coisas, até os profundos propósitos de Deus? “Pesquisar” implica “ação, pensamento, personalidade”. Não se pode dizer que um atributo de Deus busca. Como se pode dizer da justiça, da bondade, do poder ou da sabedoria de Deus que ela “procura” ou “age”? Pesquisar, é a ação de um agente inteligente e não pode ser executado por um atributo.

(2) o Espírito é onisciente. Ele procura ou entende claramente “todas as coisas” – a própria definição de onisciência. Ele entende todos os planos e conselhos profundos de Deus. E como pode haver uma demonstração superior de onisciência do que “conhecer a Deus”? – Mas, se onisciente, o Espírito Santo é divino – pois esse é um dos atributos incomunicáveis ??de Deus; 1 Crônicas 28: 9 ; Salmo 139: 1 ; Jeremias 17:10 .

(3) ele não é um ser distinto de Deus. Existe uma união entre ele e Deus, que pode ser comparada à união entre um homem e sua alma, 1 Coríntios 2:11 . Deus é um; e embora ele subsista como Pai, Filho e Espírito, ele ainda é um Deus, Deuteronômio 6: 4 – Esta passagem é, portanto, muito importante e decisiva em relação à personalidade e divindade do Espírito Santo.

Comentário de E.W. Bullinger

revelou = revelou. App-106.

por = até. App-104. 1 Coríntios 2: 1 .

Dele . Os textos lêem “o” .

Espírito . App-101.

procura . Grego. ereunao. Ver João 5:39 . Compare os Salmos 139: 1 . Apocalipse 2:23 .

Comentário de John Calvin

10. Mas Deus os revelou para nós. Tendo calado toda a humanidade na cegueira e tendo retirado do intelecto humano o poder de alcançar o conhecimento de Deus por seus próprios recursos, ele agora mostra de que maneira os crentes estão isentos dessa cegueira – honrando-os pelo Senhor com uma iluminação especial do Espírito. Portanto, quanto maior a franqueza do intelecto humano por compreender os mistérios de Deus, e maior a incerteza sob a qual ele trabalha, tanto mais segura é a nossa fé, que repousa por seu apoio na revelação do Espírito de Deus. Também nisto reconhecemos a bondade ilimitada de Deus, que faz nosso defeito contribuir para nossa vantagem.

Pois o Espírito busca todas as coisas. Isso se acrescenta à consolação dos piedosos, para que descansem com mais segurança na revelação que têm do Espírito de Deus, como se ele tivesse dito. “Basta que tenhamos o Espírito de Deus como testemunha, pois não há nada em Deus que seja profundo demais para ele alcançar.” Pois tal é a importância aqui da palavra que busca Pelas coisas profundas que você deve entender – não julgamentos secretos, nos quais estamos proibidos de pesquisar , mas toda a doutrina da salvação, que não teria nenhum objetivo definido nas Escrituras. , se Deus não elevasse nossas mentes a ele pelo seu Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus os revelou para nós – Uma prova manifesta de que o apóstolo fala aqui das glórias do Evangelho, e não das glórias do mundo futuro.

Pois o Espírito busca todas as coisas – Este é o Espírito de Deus, que falou pelos profetas, e agora deu aos apóstolos a plenitude dessa verdade celestial, da qual Ele deu ao primeiro apenas os contornos.

Sim, as coisas profundas de Deus – É apenas o Espírito de Deus que pode revelar os conselhos de Deus: estes são os propósitos que existem em Sua infinita sabedoria e bondade desde a eternidade; e particularmente o que se refere à criação, providência, redenção e glória eterna, no que diz respeito a homens e anjos nesses propósitos. Os apóstolos estavam tão convencidos de que o esquema de redenção proclamado pelo Evangelho era Divino, que afirmaram corajosamente que essas coisas superavam infinitamente a sabedoria e a compreensão do homem. Deus estava agora de certa maneira manifestado; muitos atributos dele, que para o mundo pagão permaneceriam para sempre na obscuridade (pois o mundo pela sabedoria não conhecia Deus), agora não eram apenas trazidos à luz como existiam nele, mas ilustrados pelas exibições graciosas que Ele possuía. feito de si mesmo. Somente o Espírito de Deus poderia revelar essas coisas; e era somente a energia desse Espírito que poderia levá-los todos a efeito – carimbar e selá-los como atributos e obras de Deus para sempre. Os apóstolos eram tão verdadeiramente conscientes de sua própria inspiração quanto de que tinham consciência; e o que eles falaram, eles falaram quando foram movidos pelo Espírito Santo.

Comentário de John Wesley

Mas Deus nos revelou por seu Espírito: porque o Espírito busca todas as coisas, sim, as coisas profundas de Deus.

Mas Deus revelou – Sim, e “deu livremente”, 1 Coríntios 2:12 .

Eles para nós – Mesmo a paz inconcebível e a alegria indizível.

Por seu Espírito – Quem os conhece íntima e intimamente.

Pois o Espírito busca até as coisas profundas de Deus – sejam eles sempre tão ocultos e misteriosos; as profundezas de sua natureza e seu reino.

Referências Cruzadas

Jó 12:22 – Revela coisas profundas das trevas, e traz à luz densas sombras.

Salmos 92:5 – Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos!

Isaías 48:16 – “Aproximem-se de mim e escutem isto: “Desde o primeiro anúncio não falei secretamente; na hora em que acontecer, estarei ali. ” E agora o Soberano Senhor me enviou, com seu Espírito.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Daniel 2:22 – Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele.

Amós 3:7 – Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Lucas 2:26 – Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

1 Coríntios 2:11 – Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus.

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 14:30 – Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro.

Efésios 3:3 – isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente.

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

1 João 2:20 – Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *