Estudo de Isaías 26:10 – Comentado e Explicado

Porém, se se perdoar o ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele se entregará ao mal e não verá a majestade do Senhor.
Isaías 26:10

Comentário de Albert Barnes

Permita que o favor seja mostrado aos iníquos – Isto é projetado como uma ilustração do sentimento no versículo anterior – de que os julgamentos eram necessários para que os iníquos pudessem ser levados aos caminhos da justiça. A verdade é geral, que, embora os iníquos sejam favorecidos com sucesso em seus empreendimentos, o efeito não será levá-los aos caminhos da virtude e da religião. Quantas vezes isso é ilustrado na conduta de pessoas iníquas! Quantas vezes eles demonstram, ao rolar em riquezas, ou quando cercados pelo conforto do círculo doméstico, que não sentem necessidade da amizade de Deus e que seu coração não tem resposta de gratidão para fazer por todas as suas misericórdias! Portanto, a necessidade, de acordo com a linguagem da música diante de nós, que Deus tire suas propriedades, remova seus amigos ou destrua sua saúde, para que possam ser trazidos para honrá-lo. Fazer isso é benevolência em Deus, pois tudo o que é necessário para levar o pecador ao amor de Deus e aos caminhos da virtude é bondade para sua alma.

Na terra da retidão – Mesmo quando os outros são justos e piedosos ao seu redor; quando essa é a característica geral que pode ser chamada de “terra da integridade”, ele ainda segue seu caminho de iniqüidade, embora possa ser solitário. Tal é o seu amor ao pecado, que nem o favor de Deus nem a piedade geral a seu redor – nem a misericórdia de seu Criador nem a influência de exemplos sagrados o conduzirão no caminho da piedade e da verdade.

Não contemplará a majestade do Senhor – Não verá o que glorifica o Senhor em suas relações com as pessoas, de modo a amá-lo e adorá-lo. Ele é cego e não vê evidência de beleza no caráter de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 26: 10-11 . Seja mostrado o favor, etc. – Esta passagem corresponde à primeira de maneira a ilustrá-la. O coro mostrara a necessidade dos julgamentos divinos e a disposição dos justos em relação a eles. Eles continuam seu discurso e dizem que os ímpios, quando Deus, por sua misericordiosa misericórdia, os poupa, transformam isso em motivo de maior insolência e se enfurecem ainda mais contra os piedosos, como se estavam seguros da vingança divina. Tais homens não aprenderão a justiça, mas agirão perversamente, mesmo na terra da retidão ou retidão: [isto é, em Canaã, onde Deus teve seus profetas e mestres que ensinaram o que era verdadeiro e certo. Ver cap. Isaías 30:10 .] E não observará a majestade de Jeová; isto é, quando ele começar a vingar seu povo, eles não reconhecerão que ele é o vingador deles, e que ele exerce sua glória e poder pela salvação deles. O refrão continua dizendo Isaías 26:11 . Que, embora não reconheçam a mão divina, serão finalmente compelidos de vergonha a fazê-lo, em conseqüência dos vários e repetidos julgamentos de Deus sobre os inimigos do seu povo. Vitringa apresenta o décimo primeiro versículo: Senhor, tua mão está levantada; eles não vêem; mas verão e se envergonharão; o zelo que tens pelo teu povo, sim o fogo, devorará os teus inimigos. Ver cap. Isaías 9: 7 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 26: 10-11 . Que o favor seja mostrado aos ímpios – Se você os poupa, quando castiga seu próprio povo, e lhes concede saúde, prosperidade e outras bênçãos; todavia eles não aprenderão a justiça – Eles não serão levados ao arrependimento por tua bondade; e, portanto, é necessário que você envie seus julgamentos à terra, para contar com os homens por misericórdia abusada. Na terra da retidão – Mesmo em tua igreja e entre o teu povo, onde a justiça é ensinada, professada e, entre muitas, praticada; e onde a injustiça é descontada e punida; ele – O homem mau, age injustamente – o hebreu, ???? , agirá de maneira perversa, perversa ou prejudicial; e não contemplará a majestade do Senhor – Embora Deus faça descobertas tão claras e claras de sua majestade e glória, não apenas em suas palavras, mas também em suas obras, e em todas as dispensações de sua providência, sejam elas da justiça, ou os da graça; e especialmente em sua gloriosa paciência e misericórdia para com os homens maus; todavia, eles deliberadamente fecham os olhos contra essas descobertas, e não crerão, ou não considerarão e colocarão no coração, que Deus de terrível e gloriosa majestade ele é. Senhor, quando tua mão estiver levantada – Para feri-los e castigá-los, a fim de que pelo arrependimento, fé e oração, eles possam fazer as pazes contigo; eles não verão – Eles não perceberão; não está ciente de que está zangado com eles e prestes a executar seus julgamentos sobre eles. Não, mesmo quando você realmente os fere e os pune, eles são culpados da mesma cegueira obstinada que quando você os ameaça apenas, fechando os olhos contra as convicções mais claras de culpa e ira e atribuindo ao acaso, destino comum ou segundo causas, o que é manifestamente uma correção e repreensão divina. Eles consideram não os sintomas de sua própria ruína, mas clamam: “Paz, paz”, quando tu, o Deus santo e justo, está em guerra contra eles. Mas eles verão – Se querem ou não. Eles conhecerão e sentirão, e por experiência triste, o que não aprenderiam por outras maneiras mais fáceis. Ateus, escarnecedores e carnalmente seguros sentirão em breve o que agora não acreditarão, que é uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo. Eles não verão o mal do pecado, e particularmente o pecado de odiar e perseguir o povo de Deus; mas eles serão, por fim, convencidos de sua tristeza, pelos sinais do desagrado de Deus contra eles por isso, que o que é feito contra o seu povo, Deus toma como feito contra si mesmo. E tenham vergonha de sua inveja do povo – Eles verão que fizeram muito mal ao povo de Deus e, portanto, terão vergonha dele e da inimizade e inveja que o produziram. Sim, o fogo dos teus inimigos, etc. – O fogo ou a ira que usas para derramar sobre teus inimigos implacáveis.

Comentário de John Calvin

10. O homem mau obterá favor. (167) Isaías contrasta essa afirmação com a primeira. Ele havia dito que os piedosos, mesmo quando estão aflitos, ou vêem outros aflitos, ainda confiam no amor de Deus e confiam nele. Mas agora ele declara, por outro lado, que os iníquos não podem ser levados de maneira alguma a amar a Deus, embora ele se esforce, por todo tipo de bondade, em atraí-los e conquistá-los; e que, qualquer que seja o aspecto que o Senhor assuma em relação a eles, eles não se tornam melhores.

Este versículo parece, à primeira vista, contradizer o primeiro, no qual o Profeta disse, que a justiça de Deus é reconhecida na terra, quando ele executa seus julgamentos, e mostra que ele é o juiz, e pune as transgressões dos homens. ; enquanto ele diz aqui que os iníquos não podem de forma alguma ser levados ou persuadidos a adorar a Deus, e que estão tão longe de serem melhorados pelos castigos, que até atos de bondade os tornam piores. O bom efeito dos castigos certamente não aparece em todos; porque os homens maus não aproveitam nada deles, como vemos em Faraó, a quem castigos e flagelos tornavam mais obstinados. ( Êxodo 7:13 .) Mas, embora ele tenha falado indiscriminadamente sobre “os habitantes da terra”, ele não incluiu estritamente ninguém além dos eleitos de Deus, com quem, de fato, até alguns hipócritas compartilham o lucro obtido; pois às vezes, embora com relutância, são movidos pela reverência a Deus e são impedidos pelo pavor dos castigos. (168) Mas como o Profeta aqui descreve arrependimento sincero, por “habitantes da terra” ele quer dizer apenas os filhos de Deus.

Alguns vêem isso como uma pergunta: “Por favor, será mostrado aos ímpios?” ou: “Por que o ímpio deveria obter favor?” como se o Profeta tivesse insinuado que eles não merecem que Deus trate gentilmente com eles. Mas prefiro explicá-lo assim: “Quaisquer que sejam os atos de bondade pelos quais Deus atrai os iníquos, eles nunca aprenderão a agir de maneira correta”. O Profeta, portanto, limitou a declaração feita no versículo anterior.

Na terra das ações retas, ele procederá injustamente. Isso é adicionado para mostrar mais fortemente a baixeza dessa ingratidão. Foi uma ofensa suficientemente hedionda que eles abusaram dos atos da bondade de Deus e, por meio deles, se tornaram mais rebeldes; mas é a grande iniquidade deles, que “eles praticam maldosamente a terra” que o Senhor havia consagrado a si mesmo. O que ele diz agora diz respeito à Judéia, mas pode ser estendido também a outros países nos quais Deus agora é adorado; mas naquela época não havia outro país no qual Isaías pudesse conceder esse título, pois em nenhum outro havia conhecimento de Deus. ( Salmos 76: 2. )

Assim, ele chama a Judéia de “a terra das ações retas”. Eu dou essa interpretação, porque, como o Profeta emprega ????? ( nekochoth ) no gênero feminino, a palavra vertical não pode ser aplicada aos homens. (169) Ele, portanto, concede esse título, porque a lei estava em vigor ( Salmos 76: 1 ) e essa nação havia sido escolhida por Deus de maneira peculiar; e foi acrescentado, como eu já disse, a fim de exibir mais fortemente a ingratidão da nação. Alguns a estendem indiscriminadamente a todo o mundo, porque, onde quer que vivamos, Deus nos apoia na condição de mantermos a retidão. Isso é absurdo demais; mas, como Deus agora espalhou seu reino em todas as direções, onde quer que o homem invoque seu nome, essa é “a terra das ações retas”; (170) para que sejamos dignos de dupla condenação, se, depois de termos sido estimulados por benefícios tão numerosos e tão grandes, não testemunharmos nossa gratidão pela prática da piedade e pelas boas obras.

Quando ele acrescenta que os réprobos não verão a majestade do Senhor, isso não diminui em nada o grau, mas dobra sua criminalidade; porque é uma indolência vergonhosa e vergonhosa não observar a glória de Deus que se manifesta abertamente diante de nossos olhos. Os iníquos são assim tornados os mais imperdoáveis, porque, por mais numerosos que sejam os métodos pelos quais o Senhor faz conhecer seu nome, eles ainda são cegos em meio à luz mais clara. Nunca há falta de testemunhos pelos quais o Senhor manifesta abertamente sua majestade e glória, mas, como vimos anteriormente, (171) poucos os consideram. Deus manifesta sua glória não apenas pelas obras comuns da natureza, mas também por alguns milagres e demonstrações surpreendentes, por meio dos quais ele nos dá instruções abundantes sobre sua bondade, sabedoria e justiça. Os homens maus fecham os olhos e não os observam, embora em assuntos insignificantes sejam muito claros; e o Profeta agora os censura severamente por essa maldade.

Outros pensam que é uma ameaça contra os réprobos; não verão a majestade do Senhor, como se não merecessem obter essa visão das obras de Deus. Embora isso seja verdade, contudo, como essa cláusula está intimamente ligada à anterior, o Profeta continua a censurar a indolência daqueles que não direcionam suas mentes para as obras de Deus, mas, pelo contrário, tornam-se estúpidos. Por esse motivo, devemos considerar menos maravilhoso o fato de tão poucos se arrependerem, embora muitas demonstrações da justiça de Deus sejam feitas abertamente; pois a infidelidade é sempre cega para contemplar as obras de Deus.

Comentário de John Wesley

Seja mostrado o favor aos ímpios, mas ele não aprenderá a retidão; na terra da retidão ele procederá injustamente, e não contemplará a majestade do SENHOR.

Não vai aprender – Este é o transporte do teu povo; mas o curso dos homens maus é diretamente contrário em todas as condições: pois se você os poupar, eles não aceitarão esse gracioso convite ao arrependimento.

Na terra – Mesmo na igreja de Deus e entre seu povo, onde a justiça é ensinada e praticada.

Não contemplará – Tho ‘Deus faz descobertas tão claras de sua majestade e glória, não apenas em sua palavra, mas também em obras, e especialmente nesta obra gloriosa de sua paciência e misericórdia para com os homens maus, mas eles não a reconhecerão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *