Estudo de Romanos 1:25 – Comentado e Explicado

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!
Romanos 1:25

Comentário de Albert Barnes

Quem mudou a verdade de Deus – Esta é uma repetição da declaração em Romanos 1:23 , de outra forma. A frase “a verdade de Deus” é uma frase hebraica, que significa “o verdadeiro Deus”. Nesse caso, onde dois substantivos se juntam, um é empregado como adjetivo para qualificar o outro. Geralmente, o último de dois substantivos é usado como adjetivo, mas às vezes é o primeiro, como neste caso. Deus é chamado “o Deus verdadeiro” em oposição aos ídolos, que são chamados de deuses falsos. Existe apenas um Deus verdadeiro ou verdadeiro, e todos os outros são falsos.

Em uma mentira – Em ídolos, ou deuses falsos. Ídolos não são freqüentemente chamados de mentiras e mentiras, porque não são verdadeiras representações de Deus; Jeremias 13:25 ; Isaías 28:15 ; Jeremias 10:14 ; Salmo 40: 4 .

A criatura – Coisas criadas, como o sol, lua, animais, etc.

Quem é abençoado para sempre – Não era incomum adicionar uma doxologia ou atribuição de louvor a Deus, quando seu nome era mencionado; veja Romanos 9: 5 ; 2 Coríntios 11:31 ; Gálatas 1: 5 . Os judeus também costumavam fazer isso. Dessa maneira, eles preservaram a veneração pelo nome de Deus e se acostumaram a falar dele com reverência. “Os muçulmanos também pegaram emprestado esse costume dos judeus e o praticaram em grande medida. Tholuck menciona um manuscrito árabe na biblioteca de Berlim, que contém um relato de heresias em relação ao islamismo, e sempre que o escritor tem ocasião de mencionar o nome de uma nova seita herética, ele acrescenta: ‹Deus seja exaltado acima de tudo o que eles diga ‘”(Stuart).

Amém – Esta é uma palavra hebraica que denota forte afirmação. Que assim seja. Implica aqui o assentimento solene do escritor ao que foi dito; ou seu forte desejo de que o que ele havia dito pudesse ser – de que o nome de Deus fosse estimado e abençoado para sempre. A menção à idolatria degradante dos pagãos foi fortemente calculada para impressionar em sua mente a excelência superior e a glória daquele Deus vivo. É mencionado, respeitando o honorável Robert Boyle, que ele nunca mencionou o nome de Deus sem uma pausa solene, denotando sua profunda reverência. Tal prática tenderia eminentemente a impedir uma familiaridade e uma irreverência profanas em relação ao nome sagrado do Altíssimo; compare Êxodo 20: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

Who = Desde que eles.

mudou . Grego. metalasso ; somente aqui e Romanos 1:26 . Uma palavra mais forte do que em Romanos 1:23 .

a verdade de Deus em uma mentira = a verdade de Deus para a mentira. O homem transferiu sua adoração de Deus (a Verdade) para o diabo. Compare João 8:44 . Efésios 4:25 . 2 Tessalonicenses 2: 9-11 .

uma mentira = a mentira. Grego. pseudos. Compare 2 Tessalonicenses 2:11 . O Ele é que Satanás é o benfeitor do homem e deve ser adorado.

adorado . Grego. sebazomai. App-137. Só aqui.

servido . Grego. latreuo. App-137e App-190.

criatura = as coisas criadas; não apenas sol, lua, estrelas, homens, a criação animada, mas o próprio Satanás, o arquiinimigo, que por meio de sua “mentira” ( Gênesis 3: 4 , Gênesis 3: 5 ) transferiu a adoração do homem do Criador para si mesmo, a criatura.

mais que . Grego. para App-104.

abençoado . Grego. eulogetos. Compare Romanos 9: 5 . Marcos 14:61 . (O) Abençoado. Não é uma declaração de doutrina, mas um hebraismo bem conhecido de louvor a Deus como Criador.

para sempre . App-151. uma.

Amém . Veja Mateus 5:18 . João 1:51 e p. 1511

Comentário de John Calvin

25. Quem mudou , etc. Ele repete o que havia dito antes, embora em palavras diferentes, para fixar mais profundamente em nossas mentes. Quando a verdade de Deus é transformada em mentira, sua glória é obliterada. É então, mas justo, que eles devem ser manchados com todo tipo de infâmia, que se esforça para tirar de Deus sua honra e também para reprovar seu nome. –

E adorado , etc. Para incluir duas palavras em uma, dei essa tradução. Ele aponta especialmente o pecado da idolatria; pois a honra religiosa não pode ser dada a uma criatura sem tirá-la, de maneira vergonhosa e sacrílega, de Deus: e vã é a desculpa de que as imagens são adoradas por conta de Deus, pois Deus não reconhece tal adoração, nem a considera aceitável. ; e o verdadeiro Deus não é então adorado, mas um Deus fictício, a quem a carne inventou para si mesma. (52) O que se acrescenta: Quem é abençoado para sempre , explico como já foi dito com o objetivo de expor os idólatras a uma maior reprovação e, desta maneira: “Ele é aquele a quem eles deveriam apenas honrar e adorar, e de a quem não era certo tirar nada, nem mesmo o mínimo. ”

Comentário de Adam Clarke

Mudaram a verdade de Deus para uma mentira – No lugar da verdadeira adoração a Deus, eles estabeleceram a idolatria. Em vários lugares das Escrituras, os ídolos são chamados de mentiras. Isaías 44:20 ; Jeremias 10:14 ; Jeremias 13:25 . O Deus verdadeiro era conhecido entre os habitantes primitivos da terra, aqueles que primeiro se tornaram idólatras literalmente transformaram a verdade de Deus em mentira: eles conheciam o Deus verdadeiro, mas colocavam ídolos em seu lugar.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:25 . Quem transformou a verdade de Deus em mentira Elsner se esforça ao máximo para mostrar que a verdade de Deus aqui significa o que ele realmente era; e uma mentira, uma representação falsa. É sabido que os ídolos são freqüentemente chamados de mentiras. Ver Isaías 44:20 ; Isaías 44:28 .

“Eles mudaram a verdade de Deus, a verdadeira doutrina de sua natureza e as genuínas instituições de sua adoração, em mentira, em idolatria abominável, fundamentadas nas mais falsas representações de Deus, e muitas vezes apoiadas por um trem de falsificações artísticas”. Ver Elsner’s Observations, vol. 2: p. 11)

Comentário de John Wesley

Quem transformou a verdade de Deus em mentira, e adorou e serviu a criatura mais do que o Criador, que é abençoado para sempre. Amém.

Quem mudou a verdade – A verdadeira adoração a Deus.

Em uma mentira – falsas, idiotas abomináveis.

E adorado – interiormente.

E servido – Externamente.

Referências Cruzadas

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

Isaías 44:20 – Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? “

Jeremias 10:14 – Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Jeremias 13:25 – Esta é a sua parte, a porção que lhe determinei”, declara o Senhor, “porque você se esqueceu de mim e confiou em deuses falsos.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Amós 2:4 – Assim diz o SENHOR: “Por três transgressões de Judá, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porque rejeitou a lei do SENHOR e não obedeceu aos seus decretos, porque se deixou enganar por deuses falsos, deuses que os seus antepassados seguiram,

Habacuque 2:18 – “De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

João 2:8 – Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Efésios 3:21 – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

2 Timóteo 3:4 – traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *