Estudo de Amós 2:4 – Comentado e Explicado

Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Judá, não mudarei meu decreto. Porque desprezaram a lei do Senhor e não observaram seus mandamentos, e porque se deixaram transviar por seus falsos deuses, que já seus pais tinham honrado,
Amós 2:4

Comentário de Albert Barnes

Por três transgressões de Judá etc. – Rup .: “Aqui também não há diferença entre judeus e gentios. A palavra de Deus, um juiz justo, não poupa a pessoa de ninguém. a quem o pecado se une em um, a sentença do juiz não se apega ao castigo ” Romanos 2:12 . “Todos os que pecaram sem lei também perecerão sem lei, e todos quantos tiverem assinado a lei serão julgados por lei.” Jerônimo: “Aquelas outras nações, Damasco e o resto, ele censura não por ter rejeitado a lei de Deus, e desprezado Seus mandamentos, pois não tinham a lei escrita, mas somente a natureza. Então, segundo eles, ele diz que “eles corromperam todas as suas compaixões” – e assim por diante. Mas Judá, que, naquela época, tinha a adoração a Deus e ao templo e seus rituais, e havia recebido a lei e os mandamentos, e os juízos, e preceitos e testemunhos, é repreendido e condenado pelo Senhor, por isso “deixar de lado Sua lei e não guardou Seus mandamentos; portanto, deve ser punido como merecia.

E como eles os rejeitaram e desprezaram, então, é claro, “suas mentiras os enganaram”, isto é, seus ídolos; “Mentiras” da parte deles que os criaram e os adoraram para o Deus verdadeiro, e “mentiras” e mentiram para eles, como enganando suas esperanças. “Porque um ídolo não é nada no mundo” 1 Coríntios 8: 4 , como também não são todas as vaidades do mundo das quais as pessoas fazem ídolos, mas elas enganam por uma demonstração vã, como se fossem algo. Jerônimo: “Eles não teriam sido enganados por seus ídolos, a menos que tivessem rejeitado a lei do Senhor e não cumprido Seus mandamentos.” Eles haviam pecado com mão elevada: “desprezando” e, assim, rejeitando a lei de Deus; e assim Ele os desprezou e os rejeitou, deixando-os a serem enganados pelas mentiras que eles mesmos escolheram. O mesmo acontece com o homem. O homem deve “amar a lei de Deus, odiar e abominar mentiras” Salmo 119: 163 , ou desprezará a lei de Deus e se apegará às mentiras.

Em primeiro lugar, ele “despreza” a lei de Deus (e quem não a guarda, a despreza) e, em seguida, precisa ser enganado por algum ídolo que se torna seu Deus. Ele primeiro escolhe intencionalmente sua própria “mentira”, ou seja, o que quer que escolha de Deus, e então sua própria “mentira” o engana. Então, moralmente, os mentirosos finalmente acreditam em si mesmos. Portanto, qualquer falsa máxima que alguém tenha adotado contra sua consciência, seja na crença ou na prática, para justificar o que deseja contra a vontade de Deus, ou para explicar o que Deus revela e ele detesta, sufocando e mentindo para sua consciência, no final engana sua consciência e, finalmente, um homem acredita que isso é verdade, o que, antes de mentir para sua consciência, ele sabia que era falso. O profeta usa uma palavra ousada ao falar das relações do homem com seu Deus, “despreza”. O homem continua com a primeira fraude da serpente: “Será que Deus realmente disse?” O homem não possuiria de bom grado que está diretamente em desacordo com a Mente de Deus. Homem, em sua impotência, em guerra com a Onipotência e, em seu conhecimento limitado, com a Onisciência! Era muito bobo e terrível demais.

Então ele suaviza para si mesmo, “mentindo” para si mesmo. “A palavra de Deus não deve ser tomada com tanta precisão;” “Deus não pode ter significado;” “O autor da natureza não nos teria criado assim, se quisesse;” e todas as outras desculpas, pelas quais ele evitaria reconhecer que está rejeitando diretamente a Mente de Deus e pisoteando-a. A Escritura tira o véu. Judá tinha a lei de Deus e não a guardava; então, ele o “desprezou”. De um lado estava a vontade de Deus, Sua Sabedoria Eterna, Seu conselho para o homem para o bem; por outro, que degradações! De um lado, as terríveis ameaças de Deus; do outro, Suas promessas excedentes. No entanto, o homem escolheu o que quisesse, mentindo para si mesmo e agindo como se Deus nunca tivesse ameaçado, prometido ou falado. Esse desconhecimento da vontade conhecida de Deus, da lei e da revelação é desprezá-los, “com a mesma eficácia que amaldiçoar Deus diante de si”. Jó 2: 5 . Essa rejeição de Deus foi editada aqui.

Suas mentiras eram aquelas “pelas quais seus pais andavam”, no Egito e daí em diante, no deserto (veja a nota em Amós 5: 25-26 ), “fazendo a imagem do bezerro do Egito e adorando Baalpeor e Astarote e Baalim. O mal adquire uma espécie de autoridade com o tempo. As pessoas tornam-se atraídas pelos males, aos quais foram acostumadas. As máximas falsas, indiscutíveis, são consideradas indiscutíveis. Eles estão na posse; e “posse” é um bom título. O erro popular de uma geração se torna o axioma da próxima. A descida “da imagem da grande deusa Diana, de Júpiter” ou do Corão, torna-se uma “coisa” que não pode ser contestada ” Atos 19: 35-36 . As “mentiras pelas quais os pais andavam” enganam os filhos. Os filhos canonizam os erros de seus pais. A opinião humana é tão dogmática quanto a revelação. A segunda geração de erros exige submissão tão implícita quanto a verdade de Deus.

A transmissão do erro contra si mesmo, diz Deus, agrava seu mal, não o justifica Neemias 5: 5 . Judá é a igreja. Nela, o profeta repreende todo aquele que, adorando seus próprios vícios e pecados, passa a ter isso como um deus pelo qual é vencido; como Pedro diz: “Por meio do qual o homem é vencido, do mesmo é levado em cativeiro” 2 Pedro 2:19 . A cobiça adora Mamom; o glutão, sua barriga Philemon 3:19 ; o impuro Baalpeor; ela que, “vivendo em prazer, morre enquanto vive” 1 Timóteo 5: 6 , o prazer em que vive. ” De tais ídolos, o mundo está cheio. Toda forma justa, toda imaginação ociosa, tudo o que gratifica o amor próprio, a paixão, o orgulho, a vaidade, o intelecto, os sentidos, cada um dos mais refinados ou mais degradados, é uma “mentira”, tão logo o homem a ama e considera mais que o seu Deus.

Comentário de Joseph Benson

Amós 2: 4-5 . Por três transgressões de Judá, etc. – Tendo denunciado os julgamentos contra as nações pagãs, ele agora passa a denunciá-las contra o povo professo de Deus, que era mais culpado e indesculpável, como pecando contra uma luz maior e abusando de vantagens maiores do que aquelas com as quais os pagãos eram favorecidos. Porque eles desprezaram a lei do Senhor – a lei que era santa, justa e boa, e que os elevou em dignidade acima de qualquer outra nação. Ao desprezar essa lei, eles desprezavam a sabedoria, a justiça e a bondade do legislador; e isso eles fizeram, com efeito, quando não observaram seus mandamentos e não fizeram consciência de guardá-los ou familiarizar-se com eles. E suas mentiras – Vulgata, Idola sua, seus ídolos ou divindades fictícias os fizeram errar – Sua idolatria os cegou, em parte pela tendência natural deste pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus. Após o qual – ídolos; seus pais andaram – sucessivamente, uma geração após a outra, apesar de todas as advertências que lhes dei pelos meus profetas. Mas enviarei um fogo sobre Judá, etc. – O exército de Nabucodonosor foi esse fogo, que queimou muitas cidades de Judá e, finalmente, a própria Jerusalém.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor; Por três transgressões de Judá e por quatro, não rejeitarei o castigo; porque desprezaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus mandamentos, e as suas mentiras os fizeram errar, segundo o que seus pais andavam;

Mentiras – Ídolos.

Errar – A idolatria deles os cegou, em parte pela tendência natural desse pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus.

Após o que – ídolos.

Walked – sucessivamente, uma geração após a outra.

Comentário de Adam Clarke

Por três transgressões de Judá – Podemos levar o três e o quatro aqui para qualquer latitude; pois esse povo vivia em contínua hostilidade a seu Deus, desde os dias de Davi até o tempo de Uzias, sob o qual Amós profetizou. Suas iniqüidades são resumidas em três chefes gerais:

  1. Eles desprezaram ou rejeitaram a lei do Senhor.
  • Eles não mantiveram seus estatutos.
  • 3. Eles seguiram mentiras, eram idólatras e seguiram falsos profetas, em vez daqueles enviados por Jeová.

    Comentário de E.W. Bullinger

    Porque. desprezado, etc. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26: 14-15 ; Levítico 26:43 ). App-92.

    mandamentos = estatutos.

    suas mentiras = seus ídolos. Compare 2 Reis 17:15 . Salmos 40: 4 . Isaías 28:15 . Jeremias 16: 17-20

    Comentário de John Wesley

    Assim diz o Senhor; Por três transgressões de Judá e por quatro, não rejeitarei o castigo; porque desprezaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus mandamentos, e as suas mentiras os fizeram errar, segundo o que seus pais andavam;

    Mentiras – Ídolos.

    Errar – A idolatria deles os cegou, em parte pela tendência natural desse pecado e em parte pelo justo julgamento de Deus.

    Após o que – ídolos.

    Walked – sucessivamente, uma geração após a outra.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *