Estudo de 1 Coríntios 14:16 – Comentado e Explicado

De outra forma, se só renderes graças com o espírito, como dirá Amém a tuas ações de graças aquele que ocupar o lugar dos simples?
1 Coríntios 14:16

Comentário de Albert Barnes

Outro – ( Epe? Epei). Desde a; se isso não for feito; se o que é dito não é inteligível, como os indoutos serão capazes de expressar adequadamente seu consentimento e se unir às suas devoções?

Quando você deve abençoar – Quando você deve abençoar a Deus, ou dar graças a ele. Se você liderar as devoções do povo em expressar gratidão por misericórdias e favores. Isso pode se referir a uma parte do culto público, ou aos agradecimentos que devem ser expressos à mesa e à invocação da bênção divina para atender às recompensas de sua providência. Paulo ilustrou seu assunto pela oração e pelo canto; agora o faz por uma referência à parte importante do culto público expressa em agradecimento.

Com o espírito – da maneira mencionada acima; isto é, numa língua desconhecida, de tal maneira que seu próprio “coração” possa estar envolvido nela, mas que seria ininteligível para os outros.

Aquele que ocupa o quarto – Está no lugar, ou no lugar dos indoutos; isto é, quem não é instruído. Sobre o significado da palavra “sala”, veja a nota em Lucas 14: 8 . “Preencher” um lugar significa ocupar uma estação ou ser encontrado em uma lousa ou condição.

Dos indoutos – ( t?? ?d??t?? tou idiotou No significado desta palavra, veja a nota em Atos 4:13 . Aqui significa alguém que não estava familiarizado com a língua estrangeira falada por quem deu graças. Denota corretamente um homem em “particular). , “Em contraste com um homem na vida” pública “e, portanto, um homem que é ignorante e sem letras, como geralmente eram essas pessoas.

Diga Amém – Esta palavra significa “verdadeiramente, em verdade”; e é uma expressão de afirmação João 3: 5 ou de assentimento. Aqui significa consentimento. Como ele pode pronunciar o “Amém”; como ele pode expressar seu consentimento; como ele pode participar do ato de devoção? Este “poderia” ter sido, e provavelmente “foi”, expresso em voz alta; e não há impropriedade nele. “Pode”, no entanto, ser “mental” – um consentimento silencioso do que é dito e uma união silenciosa no ato de ação de graças. De uma maneira ou de outra, ou de ambas, o consentimento deve ser sempre expresso por aqueles que participam de atos de culto público.

Comentário de E.W. Bullinger

quando = se. App-118.

ocupa = enche. Grego. anapleroo . Aqui, 1 Coríntios 16:17 . Mateus 13:14 . Gálatas 1: 6 , Gálatas 1: 2 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:30 . 1 Tessalonicenses 2:16 .

desaprendido . Veja Atos 4:13 . Literalmente “privado” em oposição a “oficial”.

Amém = amém. Veja a pág. 1511

às . App-104.

dando graças . Grego. eucaristia. Veja Atos 24: 3 .

vendo = desde.

entende = conhece. App-132.

Comentário de John Calvin

16 Senão, se quiseres abençoar com o espírito. Até agora ele tem demonstrado que as orações de cada um de nós serão vaidosas e infrutíferas, se o entendimento não acompanhar a voz. Agora ele também fala de orações públicas. “Se aquele que emoldura ou profere orações em nome do povo não é compreendido pela assembléia, como as pessoas comuns acrescentam uma expressão de seus desejos no final, para participar nelas? Pois não há comunhão na oração, a menos que quando todos com uma mente se unam nos mesmos desejos. A mesma observação se aplica a bênçãos ou a gratidão a Deus. ”

A expressão de Paulo, no entanto, sugere, (837) que algum dos ministros proferiu ou pronunciou orações em uma voz distinta, e que toda a assembléia seguiu em suas mentes as palavras daquela pessoa, até que ele chegou ao fim, e então todos disseram Amém – íntimo, que a oração oferecida por aquela pessoa era a de todos eles em comum. (838) Sabe-se que Amém é uma palavra hebraica, derivada do mesmo termo de onde vem a palavra que significa fidelidade ou verdade. (839) É, portanto, um sinal de confirmação, (840) tanto no alarmante quanto no desejo. (841) Além disso, como a palavra era, de uso prolongado, familiar entre os judeus, passou deles para os gentios, e os gregos fizeram uso dela como se pertencessem originalmente à sua própria língua. Por isso, passou a ser um termo de uso comum entre todas as nações. Agora, Paulo diz: “Se em oração pública você faz uso de uma língua estrangeira, que não é entendida pelos indoutos e pelas pessoas comuns entre as quais você fala, não haverá comunhão, e sua oração ou bênção não será mais pública. 1.” “Por quê?” “Ninguém”, diz ele, ” pode acrescentar seu Amém à tua oração ou salmo, se ele não entender”.

Os papistas, por outro lado, consideram isso uma observância sagrada e legítima, que Paulo tão decididamente rejeita. Nisto eles descobrem uma incrível insolência. Mais ainda, este é um sinal claro do qual aprendemos com que gravidade, e com que liberdade desenfreada, Satanás se enfurece nos dogmas do papado. (842) Pois o que pode ser mais claro do que aquelas palavras de Paulo – que uma pessoa sem instrução não pode participar da oração pública se não entender o que é dito? O que pode ser mais claro do que essa proibição – “não sejam oferecidas orações ou ações de graças em público, exceto na língua vernacular”. Ao fazer todos os dias, o que Paulo diz que não deveria, ou mesmo não pode, ser feito, não o consideram analfabeto ? Ao observar com o máximo rigor o que ele proíbe, eles não desprezam deliberadamente a Deus? Vemos, então, como Satanás ostenta entre eles impunemente. Sua obstinação diabólica mostra-se nisto – que, quando advertidos, estão tão longe de se arrepender, que defendem esse abuso grosseiro por fogo e espada.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que ocupa a sala dos indoutos – Aquele que não conhece a língua em que você fala, canta ou ora.

Diga Amém – Dê seu consentimento e ratificação ao que ele não entende. Nos tempos primitivos, era muito frequente expressar sua aprovação nas assembléias públicas por Amém. Essa prática, conduzida com sobriedade e piedade, ainda pode ser de grande utilidade na Igreja de Cristo.

Essa resposta foi da mais alta autoridade e mérito entre os judeus; eles até prometeram a remissão de todos os pecados, a aniquilação da sentença de condenação e a abertura dos portões do paraíso, para aqueles que fervorosamente dizem Amém. E é uma de suas máximas que “maior é quem diz Amém do que quem ora”. Veja muitos testemunhos desse tipo em Schoettgen. Agora, permitindo que isso tenha tanta importância no tempo de São Paulo, era um assunto muito sério para uma pessoa estar em uma congregação onde a oração era oferecida, que não podia dizer Amém, porque as orações eram em um idioma que ele não entendeu.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 14:16 . Aquele que ocupa, etc. – ou aquele que é um dos não instruídos. O Dr. Heylin lê: Como um ouvinte, que conhece apenas sua própria língua, diz, etc.

Comentário de John Wesley

Senão, quando abençoares com o espírito, como é que aquele que ocupa o quarto dos indoutos diz Amém por dar graças, visto que não entende o que dizes?

Caso contrário, como aquele que ocupa o lugar de uma pessoa particular – Ou seja, qualquer ouvinte particular.

Diga Amém – Assente e confirme suas palavras, como era normal naquela época toda a congregação fazer.

Referências Cruzadas

Números 5:22 – Que esta água que traz maldição entre em seu corpo, inche a sua barriga e a impeça de ter filhos. “Então a mulher dirá: ‘Amém. Assim seja’.

Deuteronômio 27:15 – “Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente”. Todo o povo dirá: “Amém! “

1 Reis 1:36 – Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: “Assim se fará! Que o Senhor, o Deus do rei, meu senhor, o confirme.

1 Crônicas 16:36 – Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Então todo o povo exclamou: “Amém! ” e “Louvado seja o Senhor! “

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 89:52 – Bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém.

Salmos 106:48 – Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Que todo o povo diga: “Amém! ” Aleluia!

Isaías 29:11 – Para vocês toda esta visão não passa de palavras seladas num livro. E se vocês derem o livro a alguém que saiba ler e lhe disserem: “Leia, por favor”, ele responderá: “Não posso; está lacrado”.

Jeremias 28:6 – “Amém! Que assim faça o Senhor! Que o Senhor cumpra as palavras que você profetizou, trazendo os utensílios do templo do Senhor e todos os exilados da Babilônia para este lugar.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 16:20 – Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

João 7:15 – Os judeus ficaram admirados e perguntaram: “Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado? “

João 21:25 – Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.

Atos dos Apóstolos 4:13 – Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

1 Coríntios 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

1 Coríntios 11:24 – e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

1 Coríntios 14:2 – Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.

1 Coríntios 14:14 – Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.

1 Coríntios 14:23 – Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos?

1 Coríntios 16:24 – Recebam o amor que tenho por todos vocês em Cristo Jesus. Amém.

Apocalipse 5:14 – Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.

Apocalipse 22:20 – Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve! ” Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *