Estudo de Salmos 103:19 – Comentado e Explicado

Nos céus estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu império se estende sobre o universo.
Salmos 103:19

Comentário de Albert Barnes

O Senhor preparou seu trono nos céus – Ele “fixou” seu trono ali. Esse é o fundamento da segurança de que suas bênçãos serão comunicadas àqueles que o temem e aos filhos de seus filhos, ou que serão transmitidas às gerações vindouras. Deus é um soberano. Seu trono é firme e firme. Seu domínio não está vacilando e mudando. Seu reinado não é, como o reinado dos monarcas terrestres, dependente do capricho de uma vontade mutável ou da paixão; nem pode ser alterado pela morte, pela revolução ou por uma nova dinastia. O trono de Deus é sempre o mesmo, e nada pode abalá-lo ou derrubá-lo. Compare as notas no Salmo 11: 4 .

E seu reino domina sobre todos – Ele reina sobre todo o universo – os céus e a terra; e ele pode, portanto, executar todos os seus propósitos. Compare o Salmo 47: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 103: 19 . O Senhor preparou Estabeleceu.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 103: 19 . O Senhor preparou, etc. – Tendo celebrado a misericórdia de Deus para com o seu povo, ele agora o elogia por sua excelente majestade e domínio universal; seu trono nos céus – Qual expressão denota a eminência, glória, poder, estabilidade e imutabilidade do reino de Deus; e o seu reino governa sobre todos – Sobre todas as criaturas, tanto no céu como na terra.

Comentário de E.W. Bullinger

preparado = estabelecido.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor preparou seu trono nos céus – Lá está ele, Soberano, mas seu domínio se estende igualmente sobre toda a terra; pois seu governo – governo, influência e influência reais rege sobre todos.

Comentário de John Calvin

19. Jeová estabeleceu seu trono nos céus, Davi relatando os benefícios pelos quais Deus concede a cada um de nós em particular, e também toda a Igreja, sob sua obrigação, agora exalta em geral sua infinita glória. A quantia é que, sempre que Deus é mencionado, os homens devem aprender a ascender em suas contemplações acima do mundo inteiro, porque Sua majestade transcende os céus; e eles deveriam aprender ainda mais a não medir seu poder pelo do homem, uma vez que ele tem sob seu controle todos os reinos e domínios. Para que ninguém possa pensar que apenas as criaturas terrenas estão aqui sujeitas a Deus, o salmista se dirige principalmente aos anjos. Ao convocá-los a se unir a louvar a Deus, ele ensina a si mesmo e a todos os piedosos que não há um exercício melhor nem mais desejável do que louvar a Deus, pois não há um serviço mais excelente em que até os anjos sejam empregados. . Os anjos, sem dúvida, estão muito dispostos e prontos no cumprimento deste dever, a necessitar de incitação de nós. Com que face, então, pode-se dizer: podemos, cuja preguiça é tão grande, assumir a obrigação de exortá-los? Mas, embora esses seres exaltados corram rapidamente diante de nós, e nós com dificuldade nos atrasemos, Davi ordena que cantem louvores a Deus por nossa causa, para que, pelo exemplo deles, ele possa nos despertar de nossa sonolência. O objetivo que ele tem em vista, como já referi anteriormente, deve ser observado, ou seja, dirigindo seu discurso aos anjos para nos ensinar, que o objetivo mais elevado que eles propõem a si mesmos é promover a glória divina. Consequentemente, enquanto em uma frase ele os veste com força, no seguinte, ele os descreve como pendurados na palavra de Deus, esperando por suas ordens: – Ye quem faz seu mandamento Por maior que seja o poder, como se ele tivesse dito, com o qual você é dotado, não considera nada mais honroso do que obedecer a Deus. E não se diz apenas que eles executam os mandamentos de Deus, mas para expressar mais claramente a prontidão de sua obediência, afirma-se, que eles estão sempre prontos para realizar o que Ele lhes ordena.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *