Estudo de Mateus 15:24 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Mateus 15:24

Comentário de Albert Barnes

Mas ele respondeu e disse: Eu não fui enviado … – Esta resposta foi feita à mulher, não aos discípulos.

As “ovelhas perdidas da casa de Israel” eram os judeus. Ele veio primeiro para eles. Ele veio como o esperado Messias. Ele veio pregar o próprio evangelho somente aos judeus. Depois foi pregado aos gentios, mas o ministério de Jesus foi confinado quase inteiramente aos judeus.

Comentário de John Calvin

24. Eu não sou enviado. Ele informa aos apóstolos que sua razão de recusar a mulher de Canaã decorre de seu desejo de se dedicar inteiramente aos judeus, aos quais somente ele foi designado para ser ministro da graça de Deus. Ele argumenta, a partir do chamado e da ordem do Pai, que ele não deve prestar assistência a estranhos; não que o poder de Cristo estivesse sempre confinado dentro de limites tão estreitos, mas porque as circunstâncias atuais tornavam necessário que ele começasse com os judeus e, naquele momento, se dedicasse a eles de uma maneira peculiar. Pois, como eu disse na exposição de Mateus 10: 5 , o muro do meio da divisão ( Efésios 2:14 ) não foi derrubado até depois da ressurreição de Cristo, para que ele proclamasse paz para as nações que eram alienígenas do reino de Deus: e, portanto, ele proibiu os apóstolos, naquele tempo, de espalharem em qualquer lugar, exceto na Judéia, a primeira semente da doutrina. Justamente, portanto, ele afirma que, nessa ocasião, ele foi enviado apenas aos judeus, até que os gentios também seguiram na ordem apropriada.

Às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ele confere a designação de ovelhas da casa de Israel não somente aos eleitos, mas a todos os que descendem dos santos pais; pois o Senhor havia incluído tudo na aliança e foi prometido indiscriminadamente a todos como Redentor, como também se revelou e se ofereceu a todos sem exceção. É digno de observação que ele se declara enviado às ovelhas PERDIDAS, pois nos assegura em outra passagem que ele veio salvar o que estava perdido ( Mateus 18:11 .) Agora, enquanto desfrutamos desse favor, em nos dias atuais, em comum com os judeus, aprendemos qual é a nossa condição até que ele apareça como nosso Salvador.

Comentário de Adam Clarke

Não fui enviado, mas para as ovelhas perdidas – Pela nomeação divina, vim pregar o Evangelho somente aos judeus. Existem certos pregadores que devem aprender uma lição de instruções importantes desta parte da conduta de nosso Senhor. Tão logo ouvem falar que uma ovelha perdida foi encontrada por outros ministros, eles se esforçam para fazer com que ela se reúna; mas demonstram pouca sinceridade em procurar no deserto aqueles que estão perdidos. Essa conduta, talvez, procede da consciência de sua incapacidade de realizar o trabalho de um evangelista; e os leva a se sentar no trabalho de outras pessoas, em vez de se submeterem à censura de presidir capelas vazias. Tais pessoas devem cavar ou implorar imediatamente, pois são uma reprovação ao ofício pastoral; pois, não sendo enviados por Deus, eles não podem lucrar com o povo.

O deserto deste mundo é suficientemente amplo e não cultivado. Os pecadores abundam em todo lugar; e há amplo espaço para todas as pessoas verdadeiramente religiosas, que têm zelo por Deus e amor por suas criaturas que perecem, exercendo toda a sua força, empregando todo o seu tempo e exercitando todos os seus talentos, proclamando o Evangelho de Deus; não apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel, mas a um mundo perdido. Tampouco tais esforços podem ser malsucedidos. Lá a pura verdade de Deus é pregada, muitos serão convertidos. Onde essa verdade é pregada, embora com uma mistura de erros, alguns serão convertidos, pois Deus abençoará sua própria verdade. Mas onde nada além de falsa doutrina é pregado, nenhuma alma é convertida: pois Deus nunca sancionará o erro por um milagre de sua misericórdia.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:24 . Não fui enviado, mas etc. – Veja a nota na cap. Mateus 10: 5 . “Embora eu tenha vindo para salvar todas as nações do mundo, meu ministério deve estar confinado aos israelitas”. Assim, a princípio, Jesus parecia recusar o pedido da mulher e a intercessão dos discípulos em seu favor: a resposta de nosso Senhor foi bem adaptada aos seus próprios preconceitos. E, ao nutrirem noções elevadas da prerrogativa judaica, ficaram tão satisfeitos com a resposta, que não os ouvimos mais implorando por esse gentio infeliz.

Comentário de Scofield

ovelha perdida Para outro ponto de vista: consulte o tópico 301191 (grego – ?p????µ? ). (Veja Scofield “ João 3:16 “)

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Eu não sou enviado – não principalmente; ainda não.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *