Estudo de 2 Tessalonicenses 1:9 – Comentado e Explicado

Eles sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da face do Senhor, e da sua suprema glória.
2 Tessalonicenses 1:9

Comentário de Albert Barnes

Quem será punido com a destruição eterna; veja as notas em Mateus 25:41 , Mateus 25:46 . A palavra que aqui é traduzida como “destruição” ( ??e???? olethron), é diferente daquela que ocorre em Mateus 25:46 , e que é traduzida como “punição” – ???as?? kolasisA palavra ??e???? olethron – “etrol” – ocorre apenas aqui e 1 Coríntios 5: 5 ; 1 Tessalonicenses 5: 3 ; 1 Timóteo 6: 9 ; em cada um dos lugares onde é destruída. Não denota aniquilação, mas é usada no mesmo sentido em que usamos a palavra quando dizemos que algo é destruído. Assim, a saúde é destruída quando falha; a propriedade é destruída quando é queimada ou afundada no oceano; um membro é destruído e perdido na batalha; a vida é destruída quando alguém morre. No caso diante de nós, a destruição, seja ela qual for, é:

(1) ser continuado para sempre; e,

(2) deve ser da natureza da punição.

O significado então deve ser que a alma seja destruída quanto aos grandes propósitos de seu ser – seu gozo, dignidade, honra, santidade, felicidade. Não será aniquilado, mas viverá e permanecerá na destruição. Parece difícil conceber como alguém pode professar sustentar que esta passagem é parte da Palavra de Deus, e ainda assim negar a doutrina do futuro castigo eterno. Não seria possível afirmar essa doutrina em linguagem mais clara que essa. Nunca está em linguagem mais clara em nenhum credo ou confissão de fé, e se não é verdade que os iníquos serão punidos para sempre, então deve-se admitir que não seria possível revelar a doutrina na linguagem humana!

Da presença do Senhor – Ou seja, uma parte de seu castigo consistirá em ser banido da presença imediata do Senhor. Existe um sentido em que Deus está presente em toda parte, e nesse sentido ele estará no mundo em que os iníquos habitarão para puni-los. Mas a frase também é usada para denotar sua presença mais imediata; o lugar onde estão os símbolos de sua majestade e glória; o lar dos santos e dos abençoados. É nesse sentido que a palavra é usada aqui, e a idéia é que será uma das circunstâncias que contribuem para a aflição mais profunda do local de punição, que aqueles que ali habitam serão banidos dessa santa morada, e nunca será permitido entrar lá.

E da glória de seu poder – O significado parece ser que eles não serão capazes de suportar a manifestação de seu poder e majestade quando ele aparecer, mas serão levados por ele para as trevas exteriores; ver 2 Tessalonicenses 2: 8 . O Salvador, ao descrever sua segunda vinda, usa esta linguagem: “Eles verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu, com poder e grande glória;” Mateus 24:30 . Haverá uma grande exposição de ambos. O poder será visto nas convulsões da natureza que o precedem ou o atendem; na ressurreição dos mortos; e levando todos a julgamento; e a glória será vista em sua própria pessoa; a dignidade e número de seus assistentes; e a honra que lhe será conferida como o juiz final de toda a humanidade. Pela manifestação desse poder e glória, os iníquos serão levados para a ruína eterna. Eles não serão capazes de ficar diante dela e, embora, em comum com os justos, possam ver a majestade do Redentor no último dia, ainda assim eles serão levados para longe para testemunhar isso.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

ser punido com = pagar (grego. tino . Somente aqui) a penalidade (App-177.), ( par ).

eterno . App-151.

destruição . Grego. oletros. Ver 1 Coríntios 5: 5 .

glória . Veja a pág. 1511

poder . App-172.

Comentário de John Calvin

9 Destruição eterna do rosto . Ele mostra, por aposição, qual é a natureza do castigo sobre o qual ele mencionara – destruição sem fim e uma morte eterna. A perpetuidade da morte é provada pelas circunstâncias, que ela tem a glória de Cristo como seu oposto. Agora, isso é eterno e não tem fim. Consequentemente, a influência dessa morte nunca cessará. A partir disso, também pode ser inferida a terrível gravidade da punição, na medida em que será grande em proporção à glória e majestade de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Quem será punido – Em que consiste esta destruição eterna, não podemos dizer. Não é aniquilação, pois o ser deles continua; e como a destruição é eterna, é uma eterna continuação e presença de um mal substancial e uma ausência de todo bem; pois parte desse castigo consiste em ser banido da presença do Senhor – excluído de sua aprovação, para sempre; para que a luz de seu semblante não seja mais desfrutada, pois haverá uma eterna impossibilidade de se reconciliar com ele.

A glória de seu poder – Nunca ver a face de Deus por toda a eternidade é um pensamento de arrepiar o coração e aterrorizante; e ser banido da glória de seu poder, cujo poder se manifesta particularmente em salvar os perdidos e glorificar os fiéis, é o que não pode ser refletido sem confusão e consternação. Mas esse deve ser o conjunto de todos que não reconhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário de Thomas Coke

2 Tessalonicenses 1: 9 . Da presença do Senhor, Esta frase expressa não apenas que eles serão expulsos daquela alegria e glória que reina na presença de Cristo, mas que sua presença aparecerá ativa na inflição de seu castigo; de modo que eles serão como foram atingidos pelo raio de seus olhos. O original é muito enfático: “Quem sofrerá punição – destruição eterna da face do Senhor”. Da glória de seu poder significa, de seu poder glorioso.

Comentário de John Wesley

Quem será punido com a destruição eterna da presença do Senhor e da glória do seu poder;

Da glória de seu poder – Treme, coração forte.

Destruição eterna – Como não pode haver fim nos pecados deles (a mesma inimizade contra Deus continua), também nenhum dos seus castigos; o pecado e seu castigo correm paralelos por toda a eternidade. Eles devem, necessariamente, ser afastados de todo bem e de toda possibilidade dele.

Da presença do Senhor – Onde consiste principalmente a salvação dos justos. Que punição indescritível está implícita, mesmo em ficar aquém disso, supondo que nada mais esteja implícito em sua vingança!

Referências Cruzadas

Gênesis 3:8 – Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Gênesis 4:16 – Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.

Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

Jó 21:14 – Contudo, dizem eles a Deus: ‘Deixa-nos! Não queremos conhecer os teus caminhos.

Jó 22:17 – Eles disseram a Deus: ‘Deixa-nos! Que é que o Todo-poderoso poderá fazer conosco? ’

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 51:11 – Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Isaías 2:10 – Entre no meio das rochas, esconda-se no pó, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade!

Isaías 2:19 – Os homens fugirão para as cavernas das rochas e para os buracos da terra, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para sacudir a terra.

Isaías 2:21 – Fugirão para as cavernas das rochas e para as brechas dos penhascos, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para sacudir a terra.

Isaías 33:14 – Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? “

Isaías 66:24 – “Sairão e verão os cadáveres dos que se rebelaram contra mim; o seu verme não morrerá, e o seu fogo não se apagará, e causarão repugnância a toda a humanidade. “

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Mateus 7:23 – Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ “

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 22:13 – “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.

Mateus 24:30 – “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Mateus 26:24 – O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido”.

Marcos 9:43 – Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,

Lucas 13:27 – “Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal! ’

Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

João 5:14 – Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.

Filipenses 3:19 – Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

2 Tessalonicenses 2:8 – Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

2 Pedro 2:17 – Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada,

2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

Judas 1:13 – São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.

Apocalipse 14:10 – também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Apocalipse 22:15 – Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *