Estudo de Mateus 7:23 – Comentado e Explicado

E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!
Mateus 7:23

Comentário de Albert Barnes

Professem para eles – Diga para eles; declarar claramente.

Eu nunca te conheci – isto é, nunca aprovei sua conduta; nunca te amei; nunca te vi como meus amigos. Veja Salmo 1: 6 ; 2 Timóteo 2:19 ; 1 Coríntios 8: 3 . Isso prova que, com todas as suas pretensões, eles nunca foram verdadeiros seguidores de Cristo. Jesus não dirá então aos falsos profetas e falsos professores de religião que ele os conheceu e depois os rejeitou; que eles já foram cristãos e depois caíram; que eles foram perdoados e depois apostataram, mas que ele nunca os conheceu – eles nunca foram cristãos verdadeiros. Quaisquer que fossem suas pretensas alegrias, seus arrebatamentos, suas esperanças, sua autoconfiança, suas visões, seu zelo, nunca haviam sido vistos pelo Salvador como seus verdadeiros amigos. Não conheço uma prova mais decidida de que os cristãos não caiam da graça que este texto. Isso resolve a questão; e prova que, o que quer que essas pessoas tivessem, nunca tiveram nenhuma religião verdadeira. Ver 1 João 2:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

sabia = conhecia. Grego. ginosko. Veja App-132.

from = longe de. Grego. apo. App-104.

iniqüidade = ilegalidade. Veja App-128.

Comentário de John Calvin

23. E então eu confessarei a eles (482) Usando a palavra ?µ?????s? , confessarei (483) Cristo parece aludir à vaidade vaidosa, pela qual os hipócritas agora se vangloriam. Eles realmente me confessaram com a língua e imaginam que cumpriram totalmente seu dever. A confissão do meu nome agora é ouvida em voz alta da língua deles. Mas eu também confesso do lado oposto, que a profissão deles é enganosa e falsa. ” E o que está contido na confissão de Cristo ? Que ele nunca os reconheceu entre seu próprio povo, mesmo no momento em que se gabavam de que eram os pilares da igreja.

Parta de mim. Ele ordena que essas pessoas saiam de sua presença, que roubaram, sob um título falso, uma posse injusta e temporária de sua casa. A partir dessa passagem no discurso de nosso Senhor, Paulo parece ter tomado o que diz a Timóteo:

O Senhor sabe quem são seus: e que todo aquele que invoca o nome de Cristo se afaste da iniqüidade ( 2 Timóteo 2:19 .)

A cláusula anterior tem como objetivo impedir que mentes fracas se assustem ou desanime com a deserção daqueles que tinham uma reputação grande e distinta: (484) pois ele declara que eles foram deserdados pelo Senhor, embora por um show vã cativaram os olhos de homens. Ele então exorta todos os que desejam ser contados entre os discípulos de Cristo, a se retirarem cedo da iniqüidade, para que Cristo não os afaste de sua presença, quando ele “separará as ovelhas das cabras ” ( Mateus 25:33 . )

Comentário de Adam Clarke

Eu professarei – ?µ?????s? , direi completa e claramente a eles, nunca te conheci – nunca te aprovei; pois assim a palavra é usada em muitos lugares, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Você manteve a verdade na injustiça, enquanto pregava minha pura e santa doutrina; e por causa da minha própria verdade, e através do meu amor pelas almas dos homens, abençoei sua pregação; mas vocês nunca poderiam estimar, porque vocês eram destituídos do espírito do meu Evangelho, profanos em seus corações e injustos em sua conduta. Ai! infelizmente! quantos pregadores existem que aparecem profetas em seus púlpitos; quantos escritores e outros obreiros evangélicos, os milagres de cujo trabalho, aprendizado e doutrina admiramos, que nada são, e são piores que nada, diante de Deus, porque não realizam sua vontade, mas a sua própria? Que consideração horrível é que um homem de dons eminentes, cujos talentos são uma fonte de utilidade pública, deva ser apenas um sinal de passagem ou dedo no caminho da felicidade eterna, apontando o caminho para os outros, sem entrar ele mesmo!

Parta de mim – Que palavra terrível! Que separação terrível! Parta de Mim! do próprio Jesus a quem você proclamou em união com quem somente a vida eterna deve ser encontrada. Pois, unidos a Cristo, tudo é o céu; separado dele, tudo é um inferno.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7:23 . Eu nunca te conheci Saber freqüentemente significa, nas Escrituras, reconhecer ou aprovar. O significado é: “Embora eu tenha chamado você para ser meus servos e você tenha se professado assim, eu nunca soube que você era assim, nem foi aprovado por você. Eu realmente sabia que vocês eram escravos de outros senhores – mamãe, seus próprios barriga e ambição; portanto, como sua vida foi contrária aos meus preceitos e à sua própria profissão, não terei nada a ver com você. ” Há uma dignidade incomparável em toda essa passagem. O pobre desprezado Jesus não apenas chama Deus de Pai, mas fala como o juiz eterno, diante de quem os homens devem implorar e implorar por suas vidas, temendo o banimento dele como sua destruição final. Veja Doddridge e Chemnitz.

Comentário de John Wesley

E então eu lhes professarei; nunca te conheci; afasta-te de vós, que praticais a iniqüidade.

Eu nunca te conheci – nunca houve um tempo que te aprovou: de modo que tantas almas quanto eles salvaram, eles mesmos nunca foram salvos de seus pecados. Senhor, é o meu caso? 13:27 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *