Estudo de Salmos 51:11 – Comentado e Explicado

De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito.
Salmos 51:11

Comentário de Albert Barnes

Não me lances fora da tua presença – Ou seja, não me rejeites, nem me rejeites completamente; não me abandones; não me deixe no meu pecado e tristeza. A linguagem deriva da ideia de que a verdadeira felicidade deve ser encontrada na “presença” de Deus, e que ser exilado dele é miséria. Compare o Salmo 16:11 , note; Salmo 31:20 , note. Veja também Salmo 140: 13 .

E não tire de mim o teu Espírito Santo – Não é certo que Davi entenda pela frase “teu Espírito Santo” precisamente o que agora é indicado por ele como se referindo à terceira pessoa da Trindade. A linguagem, usada por ele, denotaria alguma influência vinda de Deus produzindo santidade, “como se” Deus soprasse seu próprio espírito, ou seu próprio eu, na alma. A linguagem, no entanto, é apropriada para ser usada no sentido mais elevado e definitivo em que é empregada agora, como denotando aquele Espírito sagrado – o Espírito Santo – por quem o coração é renovado e por quem o conforto é transmitido à alma. . Não é necessário supor que os escritores inspirados do Antigo Testamento tivessem uma compreensão completa e completa do significado das palavras que empregavam, ou que apreciassem tudo o que suas palavras poderiam transmitir adequadamente, ou a plenitude da significação na qual eles pode ser usado corretamente nos tempos do evangelho. Compare as notas em 1 Pedro 1: 10-12 . A linguagem usada aqui por Davi – “não aceite” – implica que ele estava anteriormente na posse daquilo que agora buscava. Ainda havia em seu coração aquilo que poderia ser considerado obra do Espírito de Deus; e ele orou sinceramente para que isso não fosse totalmente removido por causa de seu pecado, ou que ele não fosse inteiramente abandonado ao desespero.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51:11 . Não me lances para longe da tua presença De diante do teu rosto. Heb. A vinda à presença de Deus foi a aproximação do tabernáculo da arca e de suas cortes, onde os sacrifícios foram oferecidos, e os sinais visíveis da majestade de Deus apareceram na nuvem e glória: e, portanto, para ser expulso de sua presença, deveria ter o privilégio de aparecer em sua casa e participar das solenidades de sua adoração. Era isso que Davi temia, como conseqüência de suas ofensas, e o que ele lamentava gravemente, quando expulso de Jerusalém pela rebelião de Absalão, como aparece no que ele disse a Zadoque, 2 Samuel 15:25 . E ele, portanto, ora para que isso possa não fazer parte de seu castigo. A próxima petição ao Espírito Santo de Deus, e a continuação dele, deve significar o Espírito de Deus, necessário para efetuar essa grande mudança no temperamento e no hábito de sua mente, e para confirmá-lo e estabelecê-lo. Ele havia perdido essa grande bênção por seus crimes presunçosos e, portanto, deprecia seriamente sua privação, para que ele não se envolvesse novamente nas mesmas práticas de culpa, cuja lembrança agora lhe causava a mais profunda angústia. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 11-12 . Não me lances fora da tua presença – isto é, do teu favor e cuidado. Não retire de mim o teu Espírito Santo – o teu Espírito santificador, pelo qual só eu posso conhecer e ter comunhão contigo. Restaure para mim a alegria da tua salvação – O sentimento confortável da tua graça salvadora, prometido e concedido a mim, tanto para a minha salvação presente como eterna. E me defenda – Uma criatura fraca e frágil, incapaz de resistir à tentação e à corrupção da minha natureza, sem os teus sucessos poderosos e graciosos; com teu Espírito livre – Ou ingênuo, liberal ou principesco, ao qual ele parece opor-se a essa própria base, espírito iliberal, falso e servil, que ele havia descoberto em suas práticas perversas e indignas. E ele agora deseja um espírito de Deus melhor, que o liberte da escravidão do pecado, incline e permita que ele livre, alegre e constantemente corra o caminho dos preceitos de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

não tome. Não é uma oração apropriada para os que estão agora “em Cristo” : pois, veja João 14:16 .

Espírito Santo. Veja as únicas outras ocorrências do AT na expressão ( Isaías 63:10 , Isaías 63:11 ). Hebraico. ruach. App-9.

Comentário de Adam Clarke

Não me lances fora da tua presença – não me banes da tua casa e das suas ordenanças.

Não retire de mim o teu Espírito Santo – sei que o lamento o suficiente para justificar a sua partida para sempre, em consequência da qual devo ser consignado à escuridão das trevas – ou ao desespero absoluto, ou ao coração duro e à consciência queimada. ; e assim trabalha a iniqüidade com a ganância, até cair na cova da perdição. Enquanto o Espírito permanece, dolorosamente convincente do pecado, da justiça e do julgamento, há esperança de salvação; quando parte, a esperança da redenção se foi. Mas enquanto houver qualquer tristeza divina, qualquer sentimento de arrependimento por ter pecado contra Deus, qualquer desejo de buscar misericórdia, então o caso não é inútil; pois essas coisas provam que a luz do Espírito não é retirada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *