Estudo de Isaías 2:10 – Comentado e Explicado

Refugiai-vos nos rochedos, escondei-vos debaixo da terra, sob o impulso do terror do Senhor, e do esplendor de sua majestade, quando ele se levantar para aterrorizar a terra.
Isaías 2:10

Comentário de Albert Barnes

Entre na rocha – isto é, nos “buracos ou cavernas” nas rochas, como um local de refúgio e segurança; compare Isaías 2:19 Isaías 2:19Apocalipse 6: 15-16 e Apocalipse 6: 15-16 . Em tempos de invasão por um inimigo, era natural fugir para as solteiras ou para as cavernas das rochas em busca de refúgio. Essa expressão é altamente figurativa e poética. O profeta os adverte a fugir do perigo. O sentido é que tais crimes eram seus que certamente seriam punidos; e ele os aconselha a fugir para um local seguro.

E te esconda no pó. Em Isaías 2:19 , estas são ‘cavernas do pó’. É paralelo ao anterior e provavelmente tem um significado semelhante. Mas “pode” não haver referência aqui ao modo predominante no leste de evitar as monções ou o vento aquecido venenoso que passa sobre o deserto? Os viajantes de lá, para estarem seguros, são obrigados a se jogar no chão e a colocar a boca perto da terra até que ela passe.

Por medo do Senhor – hebraico ‹Da face do terror do Senhor. Ou seja, o castigo que Deus infligirá varrerá a terra, produzindo medo e terror.

E para a glória … – Ou seja, a honra ou esplendor que o atenderá quando ele surgir para infligir julgamento ao povo; Isaías 2: 19-20 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 2:10 . Entre na rocha O discurso do profeta é aqui mais sublime, a fim de encher a mente com as mais altas idéias do julgamento divino iminente. Temos um prefácio relativo à grandeza desse julgamento, Isaías 2: 10-11, uma exposição mais clara a respeito dos assuntos a serem humilhados por Deus, com as conseqüências dele; Isaías 2: 12-21 e uma advertência é subordinada no final, Isaías 2:22 . O prefácio é figurativo; e seu objetivo é ensinar que, na revelação dos julgamentos de Deus contra os iníquos, haverá a mais brilhante demonstração da majestade e glória divinas, que quase nenhum mortal será capaz de sustentar; muito menos os ímpios e idólatras, os condenadores de Deus e de sua lei. Ele, portanto, exorta-os a se esconderem nas rochas e cavernas, para que não sejam consumidos pelo fogo da majestade divina. O emblema é elegante e parece-me retirado das circunstâncias da história de Moisés e Elias, mencionados Êxodo 33:22 e 1 Reis 19:13 . Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 2: 10-11 . Entre na rocha, etc. – Tais calamidades estão vindo sobre você, e você estará pronto para se esconder nas rochas e cavernas da terra, por medo dos gloriosos e terríveis julgamentos de Deus. Os olhares elevados do homem serão humilhados – Os olhos que pareciam altos; o semblante em que a soberba do coração se mostrara será abatido em vergonha e desespero. A arrogância dos homens será abaixada – Judicialmente, enquanto eles se prostravam diante de seus ídolos voluntariamente, o castigo sendo adequado ao seu pecado. E somente o Senhor será exaltado – A justiça e o poder de Jeová serão magnificados, e a impotência e vaidade de todos os outros deuses serão detectadas, ao mesmo tempo em que a autoconfiança, a auto-suficiência e a glória vã do homem são humilhados e difamados.

Comentário de E.W. Bullinger

medo = pavor. Compare 2 Tessalonicenses 1: 9 , 2 Tessalonicenses 1:10 .

Comentário de Adam Clarke

“Quando ele se levanta para aterrorizar a terra” – Sob a autoridade da Septuaginta, confirmada pelo árabe e por um antigo EM., Adicionei aqui ao texto uma linha que, nos versos 19 e 21 ( Isaías 2: 19 , Isaías 2:21 😉 é repetido em conjunto com a linha anterior e, creio, foi evidentemente omitido por engano neste local. O MS. aqui varia apenas em uma letra da leitura dos outros dois versículos; tem ???? baarets , em vez de ???? haarets . Nenhum dos MSS de De Rossi. confirme esta adição. A linha adicionada é: quando ele se levanta para atingir a terra com terror.

Comentário de John Calvin

10. Entre na rocha Como os homens ímpios, na maioria das vezes, se acalmam com excessiva indiferença sobre as ameaças de Deus, é costume dos profetas, quando ameaçam os pecadores, com o objetivo de produzir terror, adicionar descrições vivas, como se com o objetivo de colocar essas questões sob a visão imediata dos homens. Esta é a razão pela qual o Profeta agora pede que os desprezadores de Deus entrem nas rochas e cavernas, para se esconderem embaixo da terra. E, primeiro, ele quer dizer que o julgamento de Deus deve ser mais temido do que mil mortes, e que, para escapar desse julgamento, seria desejável que eles caíssem na sepultura. Mas, abordando os próprios homens, ele dá uma ilustração mais impressionante do peso da vingança divina.

Do pavor do Senhor e da glória de sua majestade Embora pelo pavor de Deus ele queira dizer os flagelos pelos quais Deus se vingará de um povo iníquo, ainda assim, não é sem razão que ele imediatamente acrescenta sua magnífica glória. ; como se ele tivesse dito: “É de acordo com a medida de sua própria glória que Deus deve ser temido pelos ímpios, em cuja destruição ele exibe seu poder ilimitado”. Mas, embora os ímpios não sejam reformados ou obrigados a se curvar por qualquer punição, são forçados a tremer quando sentem a presença da ira de Deus. De maneira bem diferente, os castigos instruem os eleitos a temer a Deus; pois, por serem subjugados por golpes, aprendem a suportar o jugo. Isaías, portanto, declara que a glória de Deus será mostrada de maneira mais ilustrativa quando ele sair como um juiz justo; pois quando ele se esconde, ele não é observado, e eles mal pensam em sua existência.

Por isso, deixe os pastores aprenderem como devem lidar com consciências sonolentas, que devem ser despertadas pelo julgamento de Deus, para que possam considerá-lo com pavor real . Embora muitas vezes cantemos para os surdos, o terror penetra até os corações de ferro, de modo que eles não têm desculpa. Freqüentemente, também, acontece que alguns são curados; e da mesma maneira os crentes se beneficiam disso, quando aprendem as formas terríveis de punição que aguardam os ímpios e reprovados.

Comentário de John Wesley

Entra na rocha e esconde-te no pó, por temor ao SENHOR e pela glória da sua majestade.

Entre – Tais calamidades estão vindo sobre você, e você estará pronto para se esconder nas rochas e cavernas da terra, por medo dos gloriosos e terríveis julgamentos de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *