Estudo de 2 Reis 20:3 – Comentado e Explicado

Senhor, lembrai-vos de que andei fielmente diante de vós, e de que com lealdade de coração fiz o que é bom aos vossos olhos. E, dizendo isso, derramava abundantes lágrimas.
2 Reis 20:3

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se agora – A antiga aliança prometia prosperidade temporal, incluindo a duração de dias, aos justos. Ezequias, consciente de sua fidelidade e integridade, 2 Reis 18: 3-6 , se arrisca a expor (compare também 2 Reis 21: 1, nota). De acordo com o mais alto padrão de moralidade revelado até agora, não havia nada indecoroso na auto-justificação do monarca, que tem muitos paralelos nos Salmos de Davi ( Salmo 7: 3-10 ; Salmo 18: 19-26 ; Salmo 26: 1-8 , etc.).

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 20: 3 . Lembre-se de como andei diante de ti na verdade – Atenciosamente, com uma mente honesta. Não tenho consciência de nenhuma exorbitância, pela qual costuma encurtar os dias dos homens. E Ezequias chorou dolorosamente: “Segundo a lei, longa vida e saúde ininterrupta foram prometidas como recompensas da obediência, e a morte prematura foi denunciada como punição; veja Êxodo 20:12 ; Deuteronômio 5:33 ; e Deuteronômio 30:16 . Quando refletimos sobre isso, não precisamos nos surpreender com a tristeza que esse bom rei expressou ao se aproximar da dissolução. Ele a considerava um castigo e, consequentemente, uma marca do desagrado divino. Outras razões também podem operar fortemente com uma boa mente. A repentina dessa terrível e inesperada denúncia; o estado instável de seus assuntos públicos e domésticos; e o pavor natural da morte inerente à mente humana, que nesse caso poderia ser aumentado a partir do sentido de seus próprios defeitos e de uma persuasão completa de que Deus estava desagradado por ele, cortando-o dessa maneira, a própria flor de sua idade, e quando seu reino e família exigiam particularmente sua melhor assistência. No entanto, sejam as razões que possam, cabe a nós certamente julgar com grande sinceridade um príncipe, cujo caráter é tão bom quanto o de Ezequias: e, talvez, abençoados como somos, com um conhecimento mais claro de um estado futuro do que Ezequias desfrutou, poucos são os que conseguem ver a morte, por mais terrível que seja, até o melhor, sem algum grau de preocupação muito séria. ” – Dodd.

Comentário de E.W. Bullinger

andou = andou para lá e para cá: ou seja, andou habitualmente.

um perfeito = inteiro ou indiviso.

chorou dolorido. O hebraico “chorou com um grande choro” = chorou amargamente. Figura do discurso Polyptoton. App-6. Veja nota em Gênesis 26:28 .

Comentário de Adam Clarke

Peço- te , ó Senhor – Ezequias sabia que, embora as palavras de Isaías fossem entregues a ele em uma forma absoluta, ainda assim elas deveriam ser entendidas condicionalmente, senão ele não poderia ter orado a Deus para reverter um propósito que ele sabia ser irrevogável. Mesmo esta passagem é a chave para muitas profecias e declarações divinas: ver Isaías 18: 1-7 ; de Jeremias.

Ezequias alega sua retidão e santa conduta em seu próprio favor. Foi ímpio fazer isso? Não; mas certamente não saboreava muito a humildade ou o devido senso de sua própria fraqueza. Se ele tinha um coração perfeito, quem o fez? – Deus. Se ele fez o bem aos olhos de Deus, quem o permitiu? – Deus. Ele poderia, portanto, defender em seu favor disposições e ações que ele não poderia ter sentido nem praticado senão pelo poder da graça de Deus? Eu não atiro. Mas os tempos dessa ignorância que Deus piscou. O Evangelho nos ensina uma lição diferente.

Chorou dolorido – Quão nubladas devem ter sido as perspectivas de outro mundo! Mas diz-se que, ao ver a nação em perigo pelo exército assírio, que a invadia e ameaçava destruir a religião do verdadeiro Deus, ele foi grandemente afetado pelas notícias de sua morte, como desejava. viva para ver os inimigos de Deus derrubados. E, portanto, Deus promete que ele livrará a cidade das mãos do rei da Assíria, ao mesmo tempo que lhe promete uma pausa de quinze anos, 2 Reis 20: 6 . Seu lamento nesta ocasião pode ser visto em Isaías, Isaías 38: 9-22 .

Comentário de John Wesley

Peço-te, Senhor, que te lembre agora como andei diante de ti em verdade e com um coração perfeito, e fiz o que é bom aos teus olhos. E Ezequias chorou de dor.

Na verdade – Atenciosamente, com uma mente honesta. Não tenho consciência de nenhuma exorbitância grosseira, para a qual você costuma encurtar os dias dos homens.

Chorou – Por aquele horror da morte que é e era comum aos homens, especialmente, nos tempos do Antigo Testamento, quando a graça de Deus em Cristo não se manifestava tão plenamente, como agora é: e, pela condição distraída em dos quais a igreja e o estado provavelmente ficariam, pela incerteza da sucessão à coroa.

Referências Cruzadas

Gênesis 5:22 – Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas.

Gênesis 5:24 – Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.

Gênesis 8:1 – Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou então um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

2 Samuel 12:21 – Seus conselheiros lhe perguntaram: “Por que ages assim? Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes! “

1 Reis 2:4 – e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.

1 Reis 3:6 – Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.

1 Reis 8:61 – Mas vocês, tenham coração íntegro para com o Senhor, o nosso Deus, para viverem por seus decretos e obedecerem aos seus mandamentos, como acontece hoje”.

1 Reis 11:4 – À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.

1 Reis 15:14 – Embora os altares idólatras não tenham sido eliminados, o coração de Asa foi totalmente dedicado ao Senhor durante toda a sua vida.

2 Reis 18:3 – Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

2 Crônicas 31:20 – Foi isso que Ezequias fez em todo o reino de Judá. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus.

Neemias 5:19 – Lembra-te de mim, ó meu Deus, levando em conta tudo o que fiz por esse povo.

Neemias 13:14 – Lembra-te de mim por isso, meu Deus, e não te esqueças do que fiz com tanta fidelidade pelo templo de meu Deus e pelo seu culto.

Neemias 13:22 – Então ordenei aos levitas que se purificassem e fossem vigiar as portas a fim de que o dia de sábado fosse respeitado como sagrado. Lembra-te de mim também por isso, ó meu Deus, e tenha misericórdia de mim conforme o teu grande amor.

Neemias 13:31 – Também estabeleci regras para as provisões de lenha, determinando as datas certas para serem trazidas, e para os primeiros frutos. Em tua bondade, lembra-te de mim, ó meu Deus.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 1:8 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

Salmos 6:6 – Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.

Salmos 25:7 – Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.

Salmos 32:2 – Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Salmos 89:47 – Lembra-te de como é passageira a minha vida. Terás criado em vão todos os homens?

Salmos 89:50 – Lembra-te, Senhor, das afrontas que o teu servo tem sofrido, das zombarias que no íntimo tenho que suportar de todos os povos,

Salmos 102:9 – Cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo,

Salmos 119:49 – Lembra-te da tua palavra ao teu servo, pela qual me deste esperança.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Isaías 38:14 – Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor, vem em meu auxílio! “

Isaías 63:11 – Então o seu povo recordou o passado, o tempo de Moisés e seu povo: onde está aquele que os fez passar através do mar, com o pastor do seu rebanho? Onde está aquele que entre eles pôs o seu Espírito Santo,

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

1 João 3:21 – Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *