Estudo de Lucas 1:6 – Comentado e Explicado

Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Lucas 1:6

Comentário de Albert Barnes

Ambos justos – ambos “justos” ou santos. Isso significa aqui mais do que conformidade externa à lei. É um testemunho honroso de sua “piedade” para com Deus.

Entrando … – Guardando os mandamentos. Seguir o caminho que Deus ordena é “obedecer”.

Ordenanças – Ritos e costumes que Deus ordenou ou designou. Essas palavras se referem a todos os deveres da religião que lhes foram conhecidos.

Irrepreensível – Ou seja, nenhuma falha ou deficiência foi encontrada neles. Eles eram rigorosos, exatos, pontuais. No entanto, isso, se tivesse sido mera observância “externa”, poderia não ter sido prova de piedade. Paulo, antes de sua conversão, também manteve a lei “externamente” sem culpa, Filemon 3: 6 . Mas, no caso de Zacarias e Isabel, era amor verdadeiro a Deus e consideração sincera por sua lei.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 1: 6 . Eles eram justos diante de Deus – Eles eram sinceros e realmente justos; eles eram assim aos olhos de Deus, cujo julgamento, temos certeza, está de acordo com a verdade; eles se aprovaram para quem sondar o coração; e ele ficou graciosamente satisfeito em aceitá-los. É uma coisa feliz quando aqueles que se juntam um ao outro no casamento se juntam ao Senhor! E é especialmente requisito que os sacerdotes, os ministros do Senhor, com seus companheiros de jugo sejam justos diante de Deus, para que sejam exemplos do rebanho e lhes dêem motivo de alegria. Andando em todos os mandamentos morais e ordenanças cerimoniais do Senhor sem culpa – Assim manifestaram sua justiça: ela brilhou em todo o curso de sua conversa; em todo ramo de piedade e virtude. Quão admirável é o caráter desse par piedoso! Que nosso comportamento seja assim impenetrável e nossa obediência, sincera e universal! As duas palavras, e?t??a?? ?a? d??a??µas? , aqui usadas, são geralmente interpretadas, a primeira da moral, a segunda dos preceitos cerimoniais da lei divina. É certo, no entanto, que eles são freqüentemente tomados em um sentido muito mais extenso; e que exemplos indubitáveis ??podem ser produzidos, para provar que ambos os termos são usados ??promiscuamente em ambos os sentidos.

Comentário de E.W. Bullinger

antes. Os textos leem enantion , não enopion (= na presença de, como Lucas 1:19 ). Ambos são encontrados nos papiros neste sentido.

Deus App-98.

ordenanças = requisitos legais. Grego. Plural de dlkaioma, que deve sempre ser traduzido em suas outras nove ocorrências ( Romanos 1:32 ; Romanos 2:26

; Lucas 5:16 ; Lucas 5:18 ; Lucas 8: 4 ; Hebreus 9: 1 , Hebreus 9:10 ; Apocalipse 15: 4 ; Apocalipse 19: 8 ). Compare Números 36:13 . Às vezes proferido “julgamentos” ( Êxodo 21: 1 ; Êxodo 24: 3 ), onde LXX tem dikaioma.

o Senhor. Aqui e em outros lugares deve ser frequentemente prestado a Jeová. Veja App-98. A. b.

Comentário de John Calvin

6. E ambos eram justos diante de Deus. Ele lhes concede um nobre testemunho, não apenas que entre os homens eles passaram vidas santas e retas, mas também que eles eram justos diante de Deus. Essa justiça Lucas define brevemente dizendo que eles caminharam em todo o mundo. mandamentos de Deus Ambos devem ser cuidadosamente observados; pois, embora Zacharias e Elisabeth sejam louvados com o objetivo de nos mostrar que a lâmpada, cuja luz foi diante do Filho de Deus, foi tirada não de uma casa obscura, mas de um santuário ilustre, o exemplo deles ainda nos mostra, ao mesmo tempo, a regra de uma vida devota e justa. Ao ordenar nossa vida ( Salmos 37:23 ), portanto, nosso primeiro estudo deve ser aprovar a Deus; e sabemos que o que ele exige principalmente é um coração sincero e uma consciência pura. Quem negligencia a retidão de coração, e regula sua vida exterior apenas pela obediência à lei, negligencia essa ordem. Pois é preciso lembrar que o coração, e não a máscara externa das obras, é principalmente considerado por Deus, a quem somos ordenados a olhar. A obediência ocupa a segunda posição; isto é, nenhum homem deve enquadrar para si próprio, a seu próprio prazer, uma nova forma de justiça não suportada pela Palavra de Deus, mas devemos nos permitir ser governados pela autoridade divina. Também não devemos negligenciar essa definição, de que são justos que regulam sua vida pelos mandamentos da lei; que sugere que, aos olhos de Deus, todos os atos de adoração são falsificados, e o curso da vida humana falso e instável, na medida em que se afastam de Sua lei.

Mandamentos e ordenanças diferem assim. O último termo refere-se estritamente a exercícios de piedade e adoração divina; o último é mais geral e se estende tanto à adoração a Deus quanto aos deveres da caridade. Pois a palavra hebraica ???? , que significa estatutos ou decretos, é traduzida pelo tradutor grego d??a??µata , ordenanças; e nas Escrituras ???? geralmente denota os serviços que as pessoas estavam acostumadas a realizar no culto a Deus e na profissão de sua fé. Agora, embora os hipócritas, a esse respeito, sejam muito cuidadosos e exatos, eles não se parecem em nada com Zacarias e Elisabeth. Pois os sinceros adoradores de Deus, como esses dois, não se apegam a cerimônias nuas e vazias, mas, ansiosos pela verdade, eles os observam de maneira espiritual. As pessoas profanas e hipócritas, embora concedam labuta assídua às cerimônias exteriores, ainda estão longe de observá-las quando são ordenadas pelo Senhor e, conseqüentemente, apenas perdem seu trabalho. Em resumo, nessas duas palavras, Lucas abraça toda a lei.

Mas se, cumprindo a lei, Zacarias e Isabel eram irrepreensíveis, não precisavam da graça de Cristo; pois a plena observância da lei traz vida e, onde não há transgressão, não há culpa remanescente. Eu respondo, essas magníficas recomendações, que são dadas aos servos de Deus, devem ser tomadas com alguma exceção. Pois devemos considerar de que maneira Deus lida com eles. É de acordo com o convênio que ele fez com eles, cuja primeira cláusula é uma reconciliação livre e um perdão diário, pelo qual ele perdoa os pecados deles. Eles são considerados justos e irrepreensíveis, porque toda a sua vida testemunha que eles são dedicados à justiça, que o temor de Deus habita neles, desde que dêem um exemplo santo. Mas, como seus esforços piedosos ficam muito aquém da perfeição, eles não podem agradar a Deus sem obter perdão. A justiça que é recomendada neles depende da graciosa tolerância de Deus, que não lhes considera a restante injustiça. Dessa maneira, devemos explicar quaisquer que sejam as expressões aplicadas nas Escrituras à justiça dos homens, de modo a não derrubar o perdão dos pecados, sobre os quais repousa como uma casa em seus fundamentos. Aqueles que explicam que isso significa que Zacarias e Isabel eram justos pela fé, simplesmente porque obtiveram livremente o favor de Deus através do Mediador, torturam e aplicam mal as palavras de Lucas. No que diz respeito ao próprio sujeito, eles afirmam uma parte da verdade, mas não o todo. Tenho a certeza de que a justiça que lhes é atribuída deve ser considerada obtida, não pelo mérito das obras, mas pela graça de Cristo; e, ainda assim, porque o Senhor não lhes imputou seus pecados, ele teve o prazer de conceder à sua vida santa, embora imperfeita, a denominação de justiça. A tolice dos papistas é facilmente refutada. Com a justiça da fé, eles contrastam essa justiça, que é atribuída a Zacarias, que certamente brota da primeira e, portanto, deve ser sujeita, inferior e, para usar uma expressão comum, subordinada a ela, para que não haja colisão entre eles. Também a coloração falsa que eles dão a uma única palavra é lamentável. As ordenanças, dizem eles, são chamadas mandamentos da lei e, portanto, elas nos justificam. Como se disséssemos que a verdadeira justiça não está prevista na lei, ou queixamos-nos de que sua instrução é falha por não nos justificar, e não antes que seja fraca através de nossa carne ( Romanos 8: 3 ). Nos mandamentos de Deus, como reconhecemos cem vezes, a vida é contida ( Levítico 18: 5 ; Mateus 19:17 😉 mas isso não terá proveito para os homens, que por natureza eram totalmente contrários à lei e, agora que eles são regenerados pelo Espírito de Deus, ainda estão muito longe de observá-lo de maneira perfeita.

Comentário de Adam Clarke

Ambos eram justos – retos e santos em toda a sua conduta externa na vida civil.

Antes de Deus – Possuindo o espírito da religião que professavam; exercitando-se constantemente na presença de seu Criador, cujos olhos, eles sabiam, estavam sobre toda a sua conduta e que examinavam todos os seus motivos.

Andar em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor sem culpa – Ninguém é capaz de impor nenhum mal a seu cargo. Eles eram tão exemplares e conscientes no desempenho de seus deveres religiosos quanto no desempenho dos ofícios da vida civil. Que par sagrado! eles fizeram o seu dever para com Deus, para com o próximo e para si mesmos, andam constantemente de mãos dadas. Veja a nota em Mateus 3:15 . Talvez e?t??a? , mandamentos, possa aqui significar o decálogo; e d??a??µata , ordenanças, as leis cerimoniais e judiciais que foram proferidas após o decálogo: como todos os preceitos proferidos em Êxodo 21: 1 ; Êxodo 24: 1 ; são denominados d??a??µata , julgamentos ou ordenanças.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 1: 6 . Em todos os mandamentos e ordenanças Os críticos geralmente concordam que essas palavras significam, uma a moral, a outra os preceitos cerimoniais da lei; mas eles estão grandemente divididos em fixar o sentido particular de cada um. A verdade é que exemplos indubitáveis ??podem ser produzidos, para provar que ambas as palavras foram usadas promiscuamente em ambos os sentidos; por esse motivo, é desnecessário discutir bem sobre eles. O significado claro é que esse casal exemplar era fielmente observador das instituições morais e cerimoniais da lei; para que eles não fossem apenas de caráter justo em suas relações com os homens, mas também ilustres por sua piedade e sinceros em sua adoração a Deus. Este parece ser o significado de São Lucas. Veja o inquérito de Bell sobre as missões de São João, etc. p. 46

Comentário de John Wesley

E ambos eram justos diante de Deus, andando em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor sem culpa.

Andando em todos os mandamentos morais e ordenanças cerimoniais, sem culpa – Que personagem admirável! Que nosso comportamento seja assim impenetrável e nossa obediência, sincera e universal!

Referências Cruzadas

Gênesis 6:9 – Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.

Gênesis 7:1 – Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

1 Reis 9:4 – “E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças,

2 Reis 20:3 – “Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 1:8 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

Jó 9:2 – “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus?

Salmos 119:6 – Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.

Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

Atos dos Apóstolos 23:1 – Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.

Atos dos Apóstolos 24:16 – Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

1 Coríntios 11:2 – Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:7 – Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *