Estudo de 1 João 3:7 – Comentado e Explicado

Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também {Jesus} é justo.
1 João 3:7

Comentário de Albert Barnes

Filhinhos – Notas em 1 João 2: 1 .

Ninguém te engane – isto é, no assunto em consideração; ou seja, persuadindo você de que um homem pode viver em práticas pecaminosas e ainda assim ser um verdadeiro filho de Deus. A partir disso, fica claro que o apóstolo supôs que houvesse alguém que tentaria fazer isso, e foi para contrariar suas artes que ele fez essas declarações positivas em relação à natureza da verdadeira religião.

Quem pratica a justiça é justo – isto é estabelecido como um princípio grande e inegável na religião – uma máxima que ninguém poderia contestar, e tão importante quanto é claro. E é digno de toda a ênfase que o apóstolo coloca nele. O homem que pratica a justiça, ou leva uma vida reta, é um homem justo, e ninguém mais é. Não importa como alguém possa afirmar que é justificado pela fé; não importa como ele possa estar em conformidade com os deveres e ritos externos da religião; não importa quão zeloso ele seja pela ortodoxia ou pela ordem da igreja; não importa quais visões e arrebatamentos ele possa ter, ou que paz e alegria em sua alma ele possa se vangloriar; não importa quão pouco ele possa temer a morte ou ter esperança no céu – a menos que seja de fato um homem justo, no sentido apropriado do termo, ele não pode ser um filho de Deus. Compare Mateus 7: 16-23 . Se ele é, no sentido apropriado da palavra, um homem que guarda a lei de Deus e leva uma vida santa, ele é justo, pois isso é religião. Tal homem, no entanto, sempre sentirá que sua reivindicação de ser considerado um homem justo não deve ser atribuída ao que ele é em si mesmo, mas ao que ele deve à graça de Deus.

Assim como ele é justo – Veja as notas em 1 João 3: 3 . Não necessariamente neste mundo no mesmo grau, mas com o mesmo tipo de justiça. Daí em diante ele se tornará totalmente livre de todo pecado, como seu Deus e Salvador, 1 João 3: 2 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 3: 7-10 . Filhos pequenos ou amados, ninguém engane você – Neste assunto importante, por palavras vãs, por mais sérios e plausíveis que possam parecer. Para um ser, ele próprio imutavelmente santo, nunca pode dispensar a falta de santidade em suas criaturas inteligentes. As palavras do apóstolo implicam que alguns pretendentes à inspiração haviam tentado enganar os irmãos, ensinando o que o apóstolo aqui condena. E, como é um discurso solene do apóstolo para os discípulos, mostra a importância do assunto que introduz. Aquele que pratica ou pratica uniformemente a justiça, em todos os ramos conhecidos dela, é justo, assim como, ou porque, ele, Cristo, é justo – Ele é justo segundo o exemplo de Cristo. O apóstolo fala dessa justiça prática que é conseqüente à justificação e regeneração, quando, sendo criados de novo em Cristo Jesus ( Efésios 2:10 ), temos inclinação e poder para manter uma conduta irrepreensível e todas as boas obras. Aquele que comete pecado – Que conscientemente transgride a lei de Deus, é um filho, não de Deus, mas do diabo; porque o diabo peca – isto é, pecou; desde o início – foi o primeiro pecador do universo e continua pecando desde então. Para esse propósito, o Filho de Deus foi manifestado – Em nossa carne, viveu e morreu, e ressuscitou por nós; para que ele destrua as obras do diabo – Nomeadamente, todo erro, pecado e miséria. E ele não fará isso por e em toda essa confiança nele? A palavra; Isto significa que , destruído, significa propriamente dissolver ou demolir, e implica a demolição daquele horrível tecido de pecado e miséria que Satanás, com tanta arte, indústria e malícia, criou neste nosso mundo. Todo aquele que é nascido de Deus – é verdadeiramente regenerado pela graça divina, através da fé viva, e recebido no número de filhos de Deus; não – consciente e voluntariamente; cometer pecado; para sua semente – A semente incorruptível da palavra de Deus ( 1 Pedro 1:23 ; Tiago 1:18 ) acompanhada com seu Espírito ( João 3: 6 ) ou um princípio divino de fé viva, amorosa e obediente ; permanece nele – implantado em sua alma íntima; e ele não pode pecar – Seria contrário à natureza daquele princípio divino que é implantado nele, que ele pecasse; esse princípio não apenas lhe manifestou as infinitas conseqüências más e destrutivas do pecado, mas produziu nele um ódio fixo a ele e lhe deu poder sobre ele; porque ele nasceu de Deus – é interior e universalmente mudado. Neste – ou por esta marca; os filhos de Deus são manifestos, etc. – Aparentemente, parece para todos que têm entendimento para julgar em assuntos espirituais, que são filhos de Deus e que não são, ou seja, por cometerem ou não cometerem pecado conhecido. Quem não pratica a justiça – não vive uma vida santa e justa; não é de Deus – não é um dos seus verdadeiros filhos; nem aquele que não ama seu irmão – Com o amor que o apóstolo passa a descrever e insistir. Aqui o apóstolo passa da proposição geral respeitante à santidade universal, para um ramo particular dela, a saber, o amor fraterno.

Comentário de E.W. Bullinger

Filhinhos. App-108.

nenhum homem = ninguém. Grego. medeis.

enganar . Veja 1 João 2:26 (seduzir).

faz . Ver 1 João 2:29 .

justiça . App-191.

justos . App-191. Compare 1 João 2:29 .

Comentário de John Calvin

7. Quem pratica a justiça O apóstolo mostra aqui que a novidade da vida é testemunhada por boas obras; nem aparece a semelhança de que ele falou, que é entre Cristo e seus membros, exceto pelos frutos que produzem; como se ele tivesse dito: “Visto que devemos nos conformar a Cristo, a verdade e a evidência disso devem aparecer em nossa vida”. A exortação é a mesma de Paulo em Gálatas

“Se você vive no Espírito, ande também no Espírito.”
( Gálatas 5:25 )

Pois muitos se convenceram de que têm essa justiça enterrada em seus corações, enquanto a iniqüidade evidentemente ocupa seus pés, mãos, língua e olhos.

Comentário de Adam Clarke

Que ninguém o engane – afirmando que “você não pode ser salvo do pecado nesta vida” ou “que o pecado não fará mal a você e não poderá alterar seu estado se for adotado na família de Deus; pois o pecado não pode anular esta adoção “. Ouça a Deus, enganadores! Quem pratica a justiça é justo, de acordo com seu estado, natureza e extensão de seus poderes morais.

Assim como ele é justo – Permitindo a disparidade que deve necessariamente existir entre o que é limitado e o que é sem limites. Como Deus, na infinitude de sua natureza, é justo; por isso, estando cheios dele, são justos em sua natureza limitada.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3: 7 . Quem pratica a justiça, quem pratica a justiça; e assim 1 João 3: 8-9 quem pratica o pecado. As escrituras freqüentemente o representam como o homem justo, que habitual e constantemente, interna e externamente, pratica a justiça. O versículo pode ser assim parafraseado: “Meus queridos filhos pequenos, ninguém o engane sobre este assunto importante com palavras vãs, com qualquer pompa, solenidade ou plausibilidade que possam ser atendidas. Um ser, ele próprio imutávelmente santo, nunca pode dispensar com a falta de santidade em suas criaturas razoáveis, quem pratica a justiça é justo, assim como ele mesmo é justo: é a sua própria imagem, e deve invariavelmente amar e deleitar-se; e deve, invariavelmente, abominar o pecado, completamente contrário a ele. a natureza dele “. Esta é uma interpretação óbvia da frase; e é muito necessário evitar uma indulgência do tipo mais extravagante. Pois certamente não é todo aquele que realiza alguém uma ação justa ou justa, que pode ser denominada justa; nem qualquer homem pode ter direito a esse personagem, que não pratica a justiça universal no curso principal de sua vida. Aristóteles tem uma passagem muito parecida com a de São João: “Então o homem será justo, primeiro, se ele fizer as coisas que são justas, e souber o que ele faz; segundo, se ele as fizer livremente, ou fora de escolha; em terceiro lugar, se ele continuar firme e constantemente nesse curso de ação “. São João, ao introduzir este versículo com ninguém deixando enganar você, sugeriu que o assunto era de grande importância e que havia o perigo de serem trazidos pelos falsos mestres neste particular.

Comentário de Scofield

justiça

“Justiça” aqui, e nas passagens que têm referências marginais a isso, significa a vida justa que é o resultado da salvação por meio de Cristo. O homem justo sob a lei tornou-se justo fazendo justiça; sob a graça, ele faz justiça porque foi feito justo Romanos 3:22 .

(Veja Scofield “ Romanos 10: 3 “)

Comentário de John Wesley

Filhinhos, ninguém vos engane: quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

Ninguém te engane – ninguém te persuadi de que qualquer homem é justo, mas aquele que pratica a justiça de maneira uniforme; somente ele é justo, segundo o exemplo de seu Senhor.

Referências Cruzadas

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 72:1 – Reveste da tua justiça o rei, ó Deus, e o filho do rei, da tua retidão,

Salmos 106:3 – Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça!

Ezequiel 18:5 – “Suponhamos que haja um certo justo que faz o que é certo e direito.

Mateus 5:20 – Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.

Lucas 1:75 – em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

Atos dos Apóstolos 10:35 – mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.

Romanos 2:6 – Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”.

Romanos 2:13 – Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

Gálatas 6:7 – Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

Hebreus 7:2 – e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”.

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Tiago 2:19 – Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!

Tiago 5:1 – Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:26 – Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *