Estudo de Salmos 72:1 – Comentado e Explicado

De Salomão. Ó Deus, confiai ao rei os vossos juízos. Entregai a justiça nas mãos do filho real,
Salmos 72:1

Comentário de Albert Barnes

Dê ao rei – Supondo que o salmo tenha sido composto por Davi em vista da inauguração de seu filho e sucessor, esta é uma oração para que Deus conceda a ele as qualificações que tenderiam a garantir um justo, prolongado e pacífico reinado. Embora se deva admitir que o salmo foi designado para se referir, em última análise, ao Messias, e para ser descritivo do reino “dele”, ainda não há impropriedade em supor que o salmista acreditasse que o reinado de Salomão seria, em algum sentido apropriado emblemático desse reinado, e que era seu desejo o reinado de um “poder”, tanto quanto possível, se assemelha ao do outro. Não há improbabilidade, portanto, em supor que a mente do salmista possa ter sido direcionada tanto na composição do salmo, quanto que, enquanto ele usava a linguagem da oração para aquele, seu olho estava principalmente voltado para as características de o outro.

Teus julgamentos – Conhecimento; autoridade; capacidade de executar teus julgamentos ou tuas leis. Ou seja, ele fala do rei como designado para administrar a justiça; manter as leis de Deus e exercer poder judicial. É uma das idéias principais no caráter de um rei que ele é a fonte da justiça; o criador das leis; o distribuidor de direito a todos os seus súditos. Os oficiais da lei administram a justiça “debaixo” dele; o último apelo é para ele.

E a tua justiça – Ou seja, veste-o, na administração da justiça, com uma justiça como a tua. Seja visto que ele representa “ti”; que seu governo possa ser considerado como sua própria administração através dele.

Ao filho do rei – Não apenas para ele, mas para seu sucessor; isto é, que a administração da justiça no governo seja perpetuada. Não há improbabilidade em supor que nisso o salmista possa ter planejado também se referir ao último e maior de seus sucessores na linha – o Messias.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 72.

Davi orando por Salomão, mostra a bondade e a glória do seu reino em espécie e em verdade no reino de Cristo: ele abençoa a Deus.

Um salmo para Salomão.

Título. ?????? lishlomoh, para Salomão Esse salmo foi composto por Davi quando ele colocou Salomão no trono, e fez com que seus súditos o reconhecessem como seu soberano, 1 Crônicas 29:24 . A visão disso levantou os espíritos do bom e velho rei, e ele citou esse poema na ocasião; quando o Espírito de Deus o instruiu a usar algumas expressões apropriadas apenas ao Messias, de quem Salomão era um tipo. Muitos dos próprios coelhos judeus interpretam essas expressões do Messias.

Salmos 72: 1 . Dê ao rei seus julgamentos, etc. – Eu não apreendo, diz o Dr. Chandler, com a generalidade de intérpretes, que, pelo rei e pelo filho do rei , Davi se refere a ele e a seu filho; mas apenas Salomão, com quem ambos os títulos concordam. Como ele era filho de Davi, e ungido por ele rei durante sua vida; e como a primeira parte do salmo é precatória, os verbos em geral devem ser traduzidos dessa forma todo, exceto quando o sentido e a conexão exigirem uma tradução diferente.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 72: 1 . Dê ao rei – Nomeadamente, Salomão, que agora era rei ungido, embora seu pai ainda estivesse vivo, 1 Reis 1:39 ; teus julgamentos – 1º, teus estatutos e preceitos, freqüentemente chamados de julgamentos de Deus; como você já os deu a ele em seu livro, então dê-os de outra maneira e melhor, escrevendo-os em seu coração, ou dando-lhe um conhecimento perfeito deles, e um amor sincero por eles, para que ele possa obedecer e andar de acordo com eles. Ou, 2d, dê a ele um conhecimento profundo da sua maneira de governar e julgar, para que ele possa seguir o seu exemplo ao governar o seu povo, como você o governa, a saber, em retidão, a seguir. Ele diz julgamentos, no número plural, porque, embora o cargo de governar e julgar fosse apenas um, ainda havia diversas partes e ramos dele; em tudo o que ele ora para que Salomão seja instruído a fazer como Deus o faria em tais casos.

Comentário de Scofield

Dê ao rei

O Salmo como um todo forma uma visão completa do reino do Messias, na medida em que a revelação do AT se estendia. Todas as orações de Davi encontrarão sua fruição no reino ( Salmos 72:20 ); 2 Samuel 23: 1-4 .

Salmos 72: 1 refere-se à investidura do Filho do Rei no reino, da qual a descrição formal é dada em Daniel 7:13 ; Daniel 7:14 ; Apocalipse 5: 5-10 ; Salmos 72: 2-7 ; Os Salmos 72: 12-14 dão o caráter do reino. (Cf) Isaías 11: 3-9 .

A palavra enfática é justiça. O sermão da montanha descreve o reino da justiça. Salmos 72: 8-11 falam da universalidade do reino. Salmos 72:16 sugere os meios pelos quais as bênçãos universais serão trazidas. Israel convertido será o “punhado de milho” Amós 9: 9, pois o próprio rei em morte e ressurreição era o único grão, o “milho de trigo” ” João 12:24 ” Para o judeu primeiro “é a ordem da Igreja e do reino .; Romanos 1:16 ; Atos 13:46 ; Atos 15:16 ; Atos 15:17 . É através de Israel restaurado que o reino deve ser estendido sobre a terra. Zacarias 8:13 ; Zacarias 8: 20-23 .

Veja Salmos 89, a seguir na ordem dos Salmos Messiânicos.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. para Salomão. Não de, mas preocupante. Veja o Epílogo de Davi por seu filho Salomão e por seu “Filho Maior” , o Messias. Escrito após a segunda investidura de Salomão, 1 Crônicas 29:23 (921 aC ). O ano anterior à morte de Davi.

o rei: ou seja, o próprio Davi.

julgamentos = justas decisões (de Davi a respeito de Salomão).

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

justiça: isto é, em todos os seus julgamentos (de Salomão), de acordo com 1 Reis 3: 5-9 . 1 Crônicas 29:19 e 1 Crônicas 28: 5 , 1 Crônicas 28: 7 .

filho do rei = Salomão; mas ainda será cumprido em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Dê ao rei seus julgamentos – Salomão receba sua lei, como o código civil e eclesiástico pelo qual ele deve governar o reino.

E a tua justiça para o filho do rei – Justiça pode significar equidade. Que ele não apenas governe de acordo com a letra estrita da tua lei, sendo essa a base sobre a qual todas as suas decisões serão fundamentadas; mas que ele reine também de acordo com a eqüidade, para que uma justiça rigorosa nunca se torne opressiva. Salomão é chamado aqui de rei, porque agora está no trono judaico; e ele é chamado filho do rei, para significar seu direito ao trono em que ele agora estava sentado.

Comentário de John Calvin

1. Ó Deus! dê teus julgamentos ao rei. (124) Enquanto Davi, a quem a promessa havia sido feita, com sua morte recomendou carinhosamente a Deus, seu filho, que o sucederia em seu reino, ele sem dúvida endossou à Igreja uma forma comum de oração, que os fiéis convenceram da impossibilidade de ser próspero e feliz, exceto sob uma só cabeça, deve mostrar todo respeito e render toda obediência a essa ordem legítima de coisas, e também para que, a partir desse reino típico, possam ser conduzidos a Cristo. Em suma, é uma oração para que Deus forneça ao rei a quem ele escolheu o espírito de retidão e sabedoria. Pelos termos justiça e julgamento, o salmista significa uma administração do governo devida e bem regulamentada, à qual ele se opõe à licença tirânica e desenfreada de reis pagãos, que, desprezando a Deus, governam de acordo com os ditames de sua própria vontade; e assim o santo rei de Israel, que foi ungido ao seu cargo por nomeação divina, se distingue de outros reis terrestres. Pelas palavras que aprendemos a propósito, que nenhum governo no mundo pode ser administrado corretamente, mas sob a conduta de Deus e sob a orientação do Espírito Santo. Se os reis possuíssem em si recursos suficientes o suficiente, não seria inútil que Davi tivesse procurado pela oração de outro, aquilo com o qual eles já eram providos. Mas, ao pedir que a justiça e o julgamento de Deus sejam dados aos reis, ele os lembra que ninguém é apto para ocupar esse posto exaltado, exceto na medida em que eles são formados para ele pelas mãos de Deus. Conseqüentemente, nos Provérbios de Salomão, ( Provérbios 8:15 ), a Sabedoria proclama que os reis reinam por ela. Tampouco se deve pensar nisso, quando consideramos que o governo civil é uma instituição tão excelente, que Deus deseja que o reconheçamos como seu autor e reivindique a si mesmo todo o louvor dele. Mas é apropriado descermos do geral para o particular; pois, como é obra peculiar de Deus estabelecer e manter um governo legítimo no mundo, era muito mais necessário que ele comunicasse a graça especial de seu Espírito para a manutenção e preservação daquele reino sagrado que ele escolhera. em preferência a todos os outros. Pelo filho do rei, Davi sem dúvida significa seus sucessores. Ao mesmo tempo, ele está de olho nessa promessa:

“Do fruto do teu corpo colocarei sobre o teu trono”
( Salmos 132: 11. )

Mas nenhuma estabilidade como é indicada nessa passagem pode ser encontrada nos sucessores de Davi, até que cheguemos a Cristo. Sabemos que, após a morte de Salomão, a dignidade do reino decaiu e, desde então, sua riqueza foi prejudicada, até que, ao levar o povo ao cativeiro e à morte ignominiosa infligida a seu rei, o reino estava envolvido em ruína total. E mesmo após o retorno da Babilônia, sua restauração não foi de molde a inspirá-los com grande esperança, até que, por fim, Cristo emergiu do meio seco de Jessé. Ele, portanto, ocupa a primeira posição entre os filhos de Davi.

Comentário de John Wesley

Dá ao rei os teus juízos, ó Deus, e a tua justiça ao filho do rei.

Julgamentos – Ele diz julgamentos no número plural, porque, embora o ofício de julgar e governar fosse apenas um, ainda havia várias partes e ramos dele; em tudo o que ele implora para que Salomão seja instruído a fazer o que Deus quer que ele faça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *