Estudo de Gênesis 6:9 – Comentado e Explicado

Esta é a história de Noé. Noé era um homem justo e perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus.
Gênesis 6:9

Comentário de Albert Barnes

Aqui estão o homem e a ocasião.

Comentário de Albert Barnes

As gerações de Noé. No terceiro documento, tivemos as gerações do homem; agora estamos limitados a Noé, porque ele está em paz com Deus, e agora é a cabeça e o representante daqueles que estão na mesma relação abençoada. A narrativa, portanto, pela primeira vez, se limita formalmente à parte da família humana em comunhão com Deus, Noé é aqui caracterizada por dois novos e importantes epítetos – “justo” e “perfeito”. É preciso lembrar que ele já havia encontrado graça aos olhos do Senhor. Adão foi criado bom; mas por desobediência, ele se tornou culpado, e toda a sua raça, Noé entre os demais, se envolveu nessa culpa. Ser justo é ter razão no direito e, assim, ter direito a todas as bênçãos dos absolvidos e justificados. Quando aplicado ao culpado, esse epíteto implica perdão do pecado, entre outros benefícios da graça. Também pressupõe a mudança espiritual pela qual a alma retorna do estranhamento à reconciliação com Deus. Por isso, Noé não é apenas justo, mas perfeito. Esse atributo do caráter importa não apenas a mudança das trevas para a luz, do erro para a verdade, do errado para o certo, mas a estabilidade da determinação moral que surge da luta, do julgamento, da vitória do bem sobre o mal, neles envolvidos. O justo é o direito na lei; o perfeito é o que é testado em santidade. “Na idade dele;” entre os homens de sua idade. Esta frase indica o contraste entre Noé e os homens de seus dias. Além disso, é provável que ele fosse de pura descendência e, a esse respeito, também se distinguisse de seus contemporâneos, que eram filhos de um casamento promíscuo entre os piedosos e os ímpios. “Noé andou com Deus”, como Henok. Esta é a conseqüência nativa de sua vitória sobre o pecado e sua aceitação com Deus. Seus filhos são mencionados, pois estão essencialmente conectados aos seguintes eventos.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 9 . Ele andou com Deus Veja cap. Gênesis 5:22 . viveu como se fosse à sua vista e, conseqüentemente, no mais exato cumprimento de todos os deveres para com o Senhor; tanto de maneira particular, como profeta ou pregador da justiça.

Observe neste caráter de Noé: 1. Ele andou com Deus quando todos ao lado estavam caminhando à sua maneira; ele ousou ser eminentemente singular e professá-lo também. É uma prova abençoada de um coração correto para Deus, quando em dias maus um homem ousa abertamente se declarar do lado do Senhor. 2. Ele era um pregador desprezado em um mundo descuidado; mas o favor de Deus o recompensou amplamente, e o tornou mais altamente honroso do que os gigantes de renome. Preferia encontrar favor aos olhos do Senhor do que ser considerado por um mundo admirador; e tenho meu nome escrito no livro da vida do Cordeiro, que estampado nos anais da fama entre os heróis mais poderosos.

Comentário de Scofield

caminhou

Noé e Enoque são os dois antediluvianos dos quais se diz que “andaram com Deus” Gênesis 5:24 ; Gênesis 6: 9 . Enoque “traduziu que ele não deveria ver a morte” Hebreus 11: 5 se torna um tipo de santos que serão “arrebatados” antes da grande tribulação; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 ; Apocalipse 3:10 ; Daniel 12: 1 ; Mateus 24:21 . Noé, preservado através do dilúvio, é um tipo de povo israelita que será preservado através da tribulação Jeremias 30: 5-9 . Veja “Tribulação”; Salmos 2: 5 ; Apocalipse 7:14 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 6: 9 . Ele andou com Deus Veja cap. Gênesis 5:22 . viveu como se fosse à sua vista e, conseqüentemente, no mais exato cumprimento de todos os deveres para com o Senhor; tanto de maneira particular, como profeta ou pregador da justiça.

Observe neste caráter de Noé: 1. Ele andou com Deus quando todos ao lado estavam caminhando à sua maneira; ele ousou ser eminentemente singular e professá-lo também. É uma prova abençoada de um coração correto para Deus, quando em dias maus um homem ousa abertamente se declarar do lado do Senhor. 2. Ele era um pregador desprezado em um mundo descuidado; mas o favor de Deus o recompensou amplamente, e o tornou mais altamente honroso do que os gigantes de renome. Preferia encontrar favor aos olhos do Senhor do que ser considerado por um mundo admirador; e tenho meu nome escrito no livro da vida do Cordeiro, que estampado nos anais da fama entre os heróis mais poderosos.

Comentário de John Calvin

9. Estas são as gerações de Noé . A palavra hebraica ?????? ( toledoth ) significa apropriadamente geração. Contudo, às vezes tem um sentido mais extenso e se aplica a toda a história da vida; este realmente parece ser o seu significado no lugar atual. (271) Pois quando Moisés declarou que um homem foi encontrado a quem Deus, quando ele havia decidido destruir o mundo inteiro, ainda preservaria, ele descreve brevemente que tipo de pessoa ele era. E, em primeiro lugar, afirma que ele era justo e reto entre os homens de sua idade: pois aqui há um substantivo hebraico diferente, ??? ( dor ,) que significa uma idade ou o tempo de uma vida. (272) A palavra ???? ( tamim ), que o antigo intérprete está acostumado a traduzir perfeita , (273) tem a mesma força que a vertical ou sincera ; e se opõe ao que é enganoso, fingido e vaidoso. E Moisés não conecta precipitadamente essas duas coisas; pois o mundo, sempre sendo influenciado pelo esplendor externo, estima a justiça, não pelo afeto do coração, mas por obras nuas. Se, no entanto, desejamos ser aprovados por Deus e considerados justos diante dele, devemos não apenas regular nossas mãos, olhos e pés, em obediência à sua lei; mas a integridade do coração é acima de todas as coisas necessárias e ocupa o lugar principal na verdadeira definição de justiça. No entanto, saibamos que eles são chamados justos e retos, não quem é perfeito em todos os aspectos e em quem não há defeito; mas que cultivam a justiça pura e de coração. Porque temos a certeza de que Deus não age em relação ao seu próprio povo com o rigor da justiça, como exigindo deles uma vida de acordo com o perfeito estado da Lei; pois, se apenas a hipocrisia reina dentro deles, mas o puro amor à retidão floresce e enche seus corações, ele os declara, segundo sua clemência, justos.

A cláusula “em suas gerações” é enfática. Pois ele já disse muitas vezes, e logo repetirá, que nada era mais corrupto do que aquela era. Portanto, foi um exemplo notável de constância, que Noé, cercado de todos os lados pela imundície da iniqüidade, não deveria, portanto, contrair contágio. Sabemos quão grande é a força do costume, de modo que nada é mais difícil do que viver a homilia entre os iníquos e evitar ser levado pelos seus maus exemplos. Dificilmente existe um em cada cem que não tem em sua boca esse provérbio diabólico: ‘Devemos uivar quando estamos entre os lobos’; e a maior parte – definindo uma regra para si mesmos a partir da prática comum – julga que tudo é lícito e geralmente recebido. Como, no entanto, a virtude singular de Noé é aqui elogiada; então, lembremo-nos de que somos instruídos sobre o que devemos fazer, embora o mundo inteiro estivesse correndo para a sua própria destruição. Se, atualmente, a moral dos homens está tão viciada e todo o modo de vida tão confuso, que a probidade se torna mais rara; ainda mais vil e terrível foi a confusão no tempo de Noé, quando ele não tinha sequer um associado no culto a Deus e na busca da santidade. Se ele pudesse suportar as corrupções do mundo inteiro, e contra tais constantes e veementes agressões à iniqüidade; nenhuma desculpa nos é deixada, a menos que, com igual firmeza de espírito, seguamos o caminho certo através de inúmeros obstáculos de vício. Não é improvável que Moisés use a palavra gerações no número plural, para declarar mais plenamente o que Noé era um extenuante e invencível combatente que, por tantas eras, permaneceu inalterado. Além disso, a maneira de cultivar a justiça, que ele adotou, é explicada no contexto; ou seja, ele “andou com Deus”, que excelência ele também elogiou no santo pai Enoque, no capítulo anterior, onde declaramos o significado da expressão. Quando a corrupção da moral era tão grande na terra, se Noé tivesse respeito pelo homem, ele seria lançado em um labirinto profundo. Ele vê, portanto, que este é seu único remédio; ou seja, desconsiderar os homens, para que ele conserte todos os seus pensamentos em Deus e faça dele o único árbitro de sua vida. De onde parece, com que tolice os papistas clamam que devemos seguir os pais; quando o Espírito nos recorda expressamente da imitação dos homens, exceto na medida em que nos levam a Deus. Moisés menciona novamente seus três filhos, com o objetivo de mostrar que, na maior tristeza pela qual ele foi quase consumido, ele ainda era capaz de ter filhos, para que Deus pudesse ter um pequeno remanescente de semente para si.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 6: 9 . Noé era um homem justo – justificado diante de Deus pela fé na semente prometida; pois ele era um herdeiro da justiça que é pela fé, Hebreus 11: 7 . Ele foi santificado e tinha princípios e disposições corretos implantados nele; e ele era justo em sua conversa, uma que tornou a consciência de prestar a todos os seus deveres, a Deus os seus deveres e aos homens deles. E ele andou com Deus, como Enoque havia feito antes dele: em sua geração – mesmo naquela era corrupta e degenerada. É fácil ser religioso quando a religião está na moda; mas é uma evidência de forte fé nadar contra a corrente e aparecer para Deus quando ninguém mais aparecer para ele: assim Noé apareceu, e isso está registrado em sua honra imortal.

Comentário de John Wesley

Estas são as gerações de Noé: Noé era um homem justo e perfeito em suas gerações, e Noé andava com Deus.

Noé era um homem justo – justificado diante de Deus pela fé na semente prometida; pois ele era um herdeiro da justiça que é pela fé, Hebreus 11: 7 . Ele foi santificado e tinha princípios e disposições corretos implantados nele: e ele era justo em sua conversa, uma que fazia a consciência de prestar a todos os seus deveres, a Deus os seus deveres e aos homens deles. E ele andou com Deus como Enoque havia feito antes dele: em sua geração, mesmo naquela era corrupta e degenerada. É fácil ser religioso quando a religião está na moda; mas é uma evidência de forte fé nadar contra a corrente e aparecer por Deus, quando ninguém mais aparece por ele: assim fez Noé, e isso está registrado em sua honra imortal.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:4 – Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus,

Gênesis 5:1 – Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

Gênesis 5:22 – Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas.

Gênesis 5:24 – Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.

Gênesis 7:1 – Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

Gênesis 10:1 – Este é o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do Dilúvio.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 48:15 – E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje,

1 Reis 3:6 – Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono.

2 Crônicas 15:17 – Embora os altares idólatras não tenham sido eliminados de Israel, o coração de Asa foi totalmente dedicado ao Senhor durante toda a sua vida.

2 Crônicas 25:2 – Ele fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração.

Jó 1:1 – Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.

Jó 1:8 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.

Jó 12:4 – “Tornei-me objeto de riso para os meus amigos, eu que clamava a Deus e ele me respondia, eu, íntegro e irrepreensível, um mero objeto de riso!

Salmos 37:37 – Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz.

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Ezequiel 14:14 – Mesmo que estes três homens — Noé, Daniel e Jó — estivessem nela, por sua retidão eles só poderiam livrar a si mesmos, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 14:20 – juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem nela, eles não poderiam livrar seus filhos e suas filhas. Por sua justiça só poderiam livrar a si mesmos.

Habacuque 2:4 – Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.

Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Lucas 2:25 – Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

Atos dos Apóstolos 10:22 – Os homens responderam: “Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer”.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Gálatas 3:11 – É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois “o justo viverá pela fé”.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *