Estudo de Gênesis 2:4 – Comentado e Explicado

Tal é a história da criação dos céus e da terra.
Gênesis 2:4

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 4 . Gerações ?????? Toldoth, às vezes significa a origem da coisa tratada, e às vezes a posteridade daqueles que são mencionados. Aqui significa a origem, ou produção sucessiva, do mundo; tanto quanto dizer: “este é o relato verdadeiro e fiel da origem”, etc.

Senhor Por esta palavra, nossos tradutores optaram por traduzir, ao longo de sua tradução, ???? Jeová, o nome peculiar e apropriado de Deus; o que ocorre aqui primeiro, mas será explicado de maneira mais adequada quando chegarmos ao terceiro capítulo de Êxodo e no versículo 15. Ele se une a ????? Elohim aqui, Jeová Elohim, por aposição, diz Le Clerc, para mostrar que o Deus ( Elohim ) que criou o mundo é o mesmo Jeová que os israelitas adoravam. Os médicos hebreus observam que Jeová Elohim, Senhor Deus, é o nome completo e perfeito de Deus; e, portanto, adequadamente reservado a este lugar, quando as obras de Deus foram aperfeiçoadas.

Comentário de Scofield

senhor

Senhor Deus

senhor

SENHOR (Heb. Jeová)

(1) O significado principal do nome SENHOR (Jeová) é o “Um auto-existente”. Literalmente (como em Êxodo 3:14 ), “Aquele que é quem Ele é, portanto o eterno EU SOU:”

Mas Havah, do qual Jeová, ou Yahwe, é formado, significa também “tornar-se”, isto é, tornar-se conhecido, apontando assim para uma auto-revelação contínua e crescente. Combinando esses significados de Havah, chegamos ao significado do nome Jeová. Ele é “o auto-existente que se revela”. O nome é, por si só, um avanço sobre o nome “Deus” (El, Elah, Elohim), que sugere certos atributos da Deidade, como força, etc., ao invés de Seu ser essencial.

(2) É significativo que a primeira aparição do nome Jeová nas Escrituras siga a criação do homem. Foi Deus (Elohim) quem disse: “Façamos o homem à nossa imagem” ( Gênesis 1:26 ); mas quando o homem, como no segundo capítulo de Gênesis, deve preencher a cena e se tornar dominante sobre a criação, é o Senhor Deus (Jeová Elohim) quem age. Isso indica claramente uma relação especial da Deidade, em Seu caráter de Jeová, com o homem, e todas as Escrituras enfatizam isso.

(3) Jeová é distintamente o nome da redenção da Deidade. Quando o pecado entrou e a redenção se tornou necessária, foi Jeová Elohim quem procurou os pecadores Gênesis 3: 9-13 e os vestiu com “casacos de peles” Gênesis 3:21, um belo tipo de justiça fornecida pelo Senhor Deus através do sacrifício Romanos 3 : 21 ; Romanos 3:22 . A primeira revelação distinta de Si mesmo por Seu nome Jeová estava relacionada à redenção do povo da aliança fora do Egito Êxodo 3: 13-17 . Como Redentor, é dada ênfase aos atributos de Jeová que o pecado e a salvação do homem exercem. Esses são:

(a) Sua santidade Levítico 11:44 ; Levítico 11:45 ; Levítico 19: 1 ; Levítico 22:26 ; Habacuque 1:12 ; Habacuque 1:13 (b) Seu ódio e julgamento do pecado; Deuteronômio 32: 35-42 ; Gênesis 6: 5-7 ; Salmos 11: 4-6 ; Salmos 66:18 ; Êxodo 34: 6 ; Êxodo 34: 7 (c) Seu amor e redenção dos pecadores, mas sempre com retidão; Gênesis 3:21 ; Gênesis 8:20 ; Gênesis 8:21 ; Êxodo 12:12 ; Êxodo 12:13 ; Levítico 16: 2 ; Levítico 16: 3 ; Isaías 53: 5 ; Isaías 53: 6 ; Isaías 53:10 A salvação de Jeová à parte do sacrifício é desconhecida nas Escrituras.

(4) Em sua relação redentora com o homem, Jeová tem sete nomes compostos que O revelam como suprindo todas as necessidades do homem, desde o estado perdido até o fim. Esses nomes compostos são:

(a) Jeová-jire, “o Senhor proverá” Gênesis 22:13 ; Gênesis 22:14 , ie, proverá um sacrifício; (b) Jeová-rapha, “o Senhor que cura” Êxodo 15:26 . Isso se refere à cura física, o contexto mostra, mas a cura mais profunda da doença da alma está implícita. (c) Jeová-nissi, “o Senhor, nossa bandeira” Êxodo 17: 8-15 . O nome é interpretado pelo contexto. O inimigo era Amaleque, um tipo de carne, e o conflito naquele dia representa o conflito de Gálatas 5:17, a guerra do Espírito contra a carne. A vitória foi totalmente devida à ajuda divina. (d) Jeová-Shalom, “o Senhor nossa paz” ou “o Senhor envia a paz” Juízes 6:24 . Quase todo o ministério de Jeová encontra expressão e ilustração nesse capítulo. Jeová odeia e julga o pecado Gênesis 2: 1-5 . Jeová ama e salva os pecadores Gênesis 2: 7-18, mas somente através do sacrifício Gênesis 2: 19-21 ver também; Romanos 5: 1 ; Efésios 2:14 ; Colossenses 1:20 . (e) Jeová-ra-ah, “o Senhor, meu pastor” (Salmos 23.). Nos Salmos 22, Jeová faz as pazes pelo sangue da cruz; nos Salmos 23. Jeová está pastoreando os seus que estão no mundo. (Ver Scofield “ João 10: 7 “) (f) Jeová-tsidkenu, “o Senhor, nossa justiça” Jeremias 23: 6 . Esse nome de Jeová ocorre em uma profecia referente à futura restauração e conversão de Israel. Então Israel o saudará como Jeová-tsidkenu – “o Senhor, nossa justiça”. (g) Jeová-shamá, “o Senhor está presente” Ezequiel 48:35 . Este nome significa a presença permanente de Jeová com Seu povo; Êxodo 33:14 ; Êxodo 33:15 ; 1 Crônicas 16:27 ; 1 Crônicas 16:33 ; Salmos 16:11 ; Salmos 97: 5 ; Mateus 28:20 ; Hebreus 13: 5

(5) Senhor (Jeová) também é o nome distintivo da Deidade, como em aliança com Israel Êxodo 19: 3 ; Êxodo 20: 1 ; Êxodo 20: 2 ; Jeremias 31: 31-34 .

(6) Senhor Deus (Hebreus Jeová Elohim) é o primeiro dos nomes compostos da Deidade. Senhor Deus é usado distintamente:

(1) da relação da Deidade com o homem (a) como Criador Gênesis 2: 7-15 (b) como moralmente em autoridade sobre o homem Gênesis 2:16 ; Gênesis 2:17 (c) como cria e governa as relações terrenas do homem; Gênesis 2: 18-24 ; Gênesis 3: 16-19 ; Gênesis 3: 22-24 e (d) como homem redentor Gênesis 3: 8-15 ; Gênesis 3:21

(2) da relação da Deidade com Israel Gênesis 24: 7 ; Gênesis 28:13 ; Êxodo 3:15 ; Êxodo 3:18 ; Êxodo 4: 5 ; Êxodo 5: 1 ; Êxodo 7: 6 ; Deuteronômio 1:11 ; Deuteronômio 1:21 ; Deuteronômio 4: 1 ; Deuteronômio 6: 3 ; Deuteronômio 12: 1 ; Josué 7:13 ; Josué 7:19 ; Josué 7:20 ; Josué 10:40 ; Josué 10:42 ; Juízes 2:12 ; 1 Samuel 2:30 ; 1 Reis 1:48 ; 2 Reis 9: 6 ; 2 Reis 10:31 ; 1 Crônicas 22:19 ; 2 Crônicas 1: 9 ; Esdras 1: 3 ; Isaías 21:17 Veja outros nomes da Deidade,

(Ver Scofield “ Gênesis 1: 1 “) Ver Scofield ” Gênesis 14:18 ” Ver Scofield ” Gênesis 15: 2 ” Ver Scofield ” Gênesis 17: 1 ” Ver Scofield ” Gênesis 21:33 ” Ver Scofield ” 1 Samuel 1: 3

Senhor Deus Deidade (nomes de Deus) (Ver Scofield “ Malaquias 3:18 “)

Comentário de Adam Clarke

No dia em que o Senhor Deus criou, etc. – A palavra ???? Yehová é mencionada aqui pela primeira vez. O que significa veja a nota em Êxodo 34: 5 , Êxodo 34: 6 . Onde quer que essa palavra ocorra nos escritos sagrados, nós a traduzimos Senhor, que palavra é, por respeito e reverência, sempre impressa em maiúsculas. Embora nosso termo em inglês Senhor não dê o significado particular da palavra original, ele transmite um sentido forte e nobre. Lord é uma contração do anglo-saxão, Hlaford , depois escreveu Loverd e, finalmente, Lord, do pão ; daí a nossa palavra pão, e vau , fornecer, dar. A palavra, portanto, implica o doador de pão, ou seja, aquele que trata de todas as necessidades da vida. Nossos antigos nobres ingleses estavam acostumados a manter uma casa aberta e contínua, onde todos os seus vassalos e todos os estrangeiros tinham plena liberdade para entrar e comer o quanto quisessem; e, portanto, esses nobres tinham o nome honorável de senhores, ou seja, os distribuidores de pão. Existem cerca de três da nobreza antiga que ainda mantêm esse costume honroso, do qual o próprio nome de sua nobreza é derivado. Já vimos, Gênesis 1: 1 , com que julgamento nossos ancestrais saxões expressaram Deus, o Ser Supremo, pelo termo Deus; e vemos o mesmo julgamento consultado pelo uso do termo Senhor para expressar a palavra Dominus , segundo a qual os termos que a versão da Vulgata, que eles usaram, expressa Elohim e Jeová, que traduzimos Senhor Deus. Deus é o bom Ser, e o Senhor é o dispensador de pão, o doador de todo presente bom e perfeito, que oferece generosamente o pão que perece a todo homem, e proveu amplamente o pão que perdura para a vida eterna para toda alma humana. Com que propriedade então essa palavra se aplica ao Senhor Jesus, que é enfaticamente chamado de pão da vida; o pão de Deus que desce do céu e que é dado para a vida do mundo! João 6:33 , João 6:48 , João 6:51 . Que pena que esse significado mais impressionante e instrutivo de uma palavra em uso tão geral não fosse mais amplamente conhecido e mais particularmente considerado! Veja o postscript para o prefácio geral. Eu sei que o Sr. H. Tooke se esforçou para tornar essa derivação desprezível; mas isso tem pouco peso comigo. Eu o localizei através dos escritores mais credenciados da Saxônia e dos assuntos saxões, e estou convencido de que isso e apenas isso é sua etimologia e derivação adequadas.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 4 . Gerações ?????? Toldoth, às vezes significa a origem da coisa tratada, e às vezes a posteridade daqueles que são mencionados. Aqui significa a origem, ou produção sucessiva, do mundo; tanto quanto dizer: “este é o relato verdadeiro e fiel da origem”, etc.

Senhor Por esta palavra, nossos tradutores optaram por traduzir, ao longo de sua tradução, ???? Jeová, o nome peculiar e apropriado de Deus; o que ocorre aqui primeiro, mas será explicado de maneira mais adequada quando chegarmos ao terceiro capítulo de Êxodo e no versículo 15. Ele se une a ????? Elohim aqui, Jeová Elohim, por aposição, diz Le Clerc, para mostrar que o Deus ( Elohim ) que criou o mundo é o mesmo Jeová que os israelitas adoravam. Os médicos hebreus observam que Jeová Elohim, Senhor Deus, é o nome completo e perfeito de Deus; e, portanto, adequadamente reservado a este lugar, quando as obras de Deus foram aperfeiçoadas.

Comentário de John Calvin

4. Estas são as gerações (108) O desígnio de Moisés foi profundamente para impressionar em nossas mentes a origem do céu e da terra, que ele designa pela palavra geração . Pois sempre houve homens ingratos e malignos que, fingindo que o mundo era eterno ou destruindo a memória das criações, tentavam obscurecer a glória de Deus. Assim, o diabo, por sua astúcia, afasta aqueles de Deus que são mais engenhosos e habilidosos do que outros, a fim de que cada um se torne um deus para si mesmo. Portanto, não é uma repetição supérflua que inculca o fato necessário, que o mundo existia apenas a partir do momento em que foi criado, uma vez que esse conhecimento nos direciona ao seu Arquiteto e Autor. Sob os nomes do céu e da terra, o todo é, segundo a figura sinecdochee , incluído. Alguns dos hebreus pensam que o nome essencial de Deus está aqui por muito tempo expresso por Moisés, porque sua majestade brilha mais claramente no mundo completo. (109)

Por um exame muito cuidadoso das passagens nas quais os termos ????? ( Elohim ), ???? ( Jeová ) e ???? ????? ( Jeová Elohim ) ocorrem, ele acha que determinou uma razão para o uso de cada um em seu lugar, de modo que , com algumas exceções, nas quais ele permite que um termo possa ter sido trocado pelo outro, o sentido da passagem exige absolutamente a introdução da própria denominação, e nenhuma outra, que é empregada lá. Acreditando que uma teoria tão geral não pode, com todo o engenho e aprendizado do autor, ser aplicada em todos os casos, ainda podemos admitir a importância da distinção que ele faz e podemos prontamente permitir que esses nomes pretendam apresentar o caráter Divino sob diferentes aspectos da nossa visão. Por exemplo, podemos supor que Elohim e Jeová tenham significados diferentes, decorrentes de suas derivações; mas não devemos deduzir que, ao ler as Escrituras, devemos ter essa diversidade, ou qualquer diversidade, em nossa opinião, quando nos encontramos com esses diferentes nomes de Deidade.

“Estas são as gerações.” ?????? , ( toledoth ), “ modo origina ejus rei do sermo est, modo postero eorum do quibus agitur, significat. Priori sensu hoc loco sumitur posteriori , cap. 5: 1. ” “O termo significa, às vezes, a origem da coisa mencionada, às vezes a posteridade daqueles que são mencionados. É tomado aqui no primeiro desses sentidos; e no cap. 5: 1, no último. ” – Dathe

“O Senhor Deus.” – Jeová Elohim. Os dois títulos da Deidade são aqui combinados. “Elohim”, diz Hengstenberg, “é o mais geral, e Jeová o nome profundo e mais discriminador da Deidade.” É bem possível admitir isso, sem aceitar todas as inferências deduzidas pelo autor. – Ed .

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 2: 4 . As gerações dos céus – isto é, um relato verdadeiro e completo de sua origem ou começo, e da ordem em que as diversas partes e criaturas nele foram formadas.

Comentário de John Wesley

Estas são as gerações dos céus e da terra quando eles foram criados, no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, e toda planta do campo antes de estar na terra, e toda erva do campo antes cresceu: porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Mas subiu uma névoa da terra e regou toda a face do chão. E o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas o sopro da vida; e o homem se tornou uma alma viva.

Nestes versículos, 1. Aqui está um nome dado ao Criador, com o qual ainda não nos encontramos, Jeová. O Senhor em letras maiúsculas é constantemente usado em nossa tradução para o inglês, para Jeová. Esse é o grande e incomunicável nome de Deus, que fala que ele é ele mesmo e dá tudo a todas as coisas. Significa propriamente, Aquele que era, e o que é, e o que está por vir2. Notificação adicional da produção de plantas e ervas, porque elas foram feitas para servir de alimento para a Oração de Manassés 3 . Um relato mais particular da criação do homem, Gênesis 2: 7 . O homem é um pequeno mundo, composto de céu e terra, alma e corpo. Aqui temos todos os relatos do original de ambos e da união de ambos: O Senhor Deus, a grande fonte de ser e poder, formou o homem. Das outras criaturas, diz-se, elas foram criadas e feitas; mas do homem, que ele foi formado, que observa um processo gradual no trabalho com grande precisão e exatidão. Para expressar a criação dessa coisa nova, ele pega uma nova palavra: uma palavra (alguns pensam) emprestada do oleiro que forma seu vaso na roda. O corpo do homem é curiosamente forjado. E a alma se eleva do sopro do céu. Veio imediatamente de Deus; deu-o para ser colocado no corpo, Eclesiastes 12: 7, pois depois deu as tábuas de pedra de sua própria escrita para serem colocadas na arca. É por isso que o homem é uma alma viva, isto é, um homem vivo. O corpo seria uma carcaça inútil e inútil, se a alma não o animasse.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:4 – Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Gênesis 5:1 – Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

Gênesis 10:1 – Este é o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do Dilúvio.

Gênesis 11:10 – Este é o registro da descendência de Sem: Dois anos depois do Dilúvio, aos 100 anos de idade, Sem gerou Arfaxade.

Gênesis 25:12 – Este é o registro da descendência de Ismael, o filho de Abraão que Hagar, a serva egípcia de Sara, deu a ele.

Gênesis 25:19 – Esta é a história da família de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque,

Gênesis 36:1 – Esta é a história da família de Esaú, que é Edom.

Gênesis 36:9 – Este é o registro da descendência de Esaú, pai dos edomitas, nos montes de Seir.

Exodo 6:16 – Estes, pois, são os nomes dos filhos de Levi, por ordem de nascimento: Gérson, Coate e Merari. Levi viveu cento e trinta e sete anos.

Exodo 15:3 – O Senhor é guerreiro, o seu nome é Senhor.

1 Reis 18:39 – Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “

2 Crônicas 20:6 – e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.

Jó 38:28 – Acaso a chuva tem pai? Quem é o pai das gotas de orvalho?

Salmos 18:31 – Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus?

Salmos 86:10 – Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus!

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 11:17 – dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.

Apocalipse 16:5 – Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: “Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *